drilldown1 Escreveu:Quem colocou a comunicação à frente da língua, fui eu
Só em parte, concordo com o seu ponto de vista.
Ontem, penso que na RTP1 num programa sobre as vindimas, a jovem senhora que acompanhava a Judite de Sousa (é Sousa, o nome dela?), dizia ter apenas a 1ª classe. Infelizmente, o Portugal profundo ainda existe.
Por fim, embora saber falar e escrever seja importante, muito mais importante, neste caso de foruns, é a comunicação.
Como diria uma velha tia minha, não importa cantar mal, o que importa é cantar.
É muito aborrecido e impossível comunicar (que é para isso que existe o forum), quando há sempre alguém, armado em prof. a corrigir os outros.
Ninguém é dono da verdade!
Seria bom, que quem se acha acima dos demais, tivesse humildade necessária e sufuciente para aprender, mesmo com aqueles que escrevem com erros.
Por fim, é igualmente agressivo o ataque constante à forma de expressar dos outros.
Drilldown, a questão é que, sem linguagem (seja ela de que tipo for), e sem uma linguagem correcta, a comunicação faz-se deficientemente ou pode até chegar a não se fazer.
Ninguém é dono desta verdade que se chama língua portuguesa. As línguas são como diz aquela canção dos Tribalistas: «Eu sou de ninguém Eu sou de todo mundo» E se é certo que são organismos vivos, sempre em mutação, também é verdade que existe uma forma consagrada ou correcta em cada momento. E é obrigação de todos nós proteger essa correcção.
Se se tratasse de um errito aqui, outro ali, não me passaria pela cabeça abrir este tópico, e não gosto de corrigir uma pessoa «em directo», num tópico. Mas, como se verifica em todas as outras áreas (as legendas e os rodapés, nas televisões, são disso exemplo), neste fórum pululam os pontapés na ortografia e na gramática e, sinceramente, nalguns casos, são, eles sim, agressões brutais.
Por último, ninguém (pelo menos, por mim falo, e pelas intervenções que aqui tenho visto) se acha acima dos demais por os corrigir, primeiro por atitude e, depois, porque não há mesmo ninguém que não dê erros e que, portanto, não possa ser corrigido. Nem os dicionários estão isentos de falhas...
Acho que este tópico é um serviço que podemos prestar uns aos outros. Estamos aqui precisamente com humildade, pois todos temos a aprender uns com os outros, neste aspecto como em todos.
Quem estiver interessado em melhorar o seu português ou nas conversas que por aqui se forem desenvolvendo em torno da nossa língua ou das línguas em geral, virá ler este tópico. Quem não estiver, não vem. É como tudo aqui no fórum. Uns tópicos interessam mais a alguns, outros a outros.
Eu espero aprender bastante por aqui e ter conversas interessantes. A mim, este tema fascina-me.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke