Repreensão à posteriori

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dolphy
Membro
Mensagens: 191
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

quarta out 20, 2010 1:51 pm

Há muitos anos que tenho cães que não entram em casa. Sempre tive cães desde os 3 meses de idade e nunca nenhum teve este tipo de comportamento. E sempre ficaram horas sozinhos.
Aceito que esta raça possa ser diferente. A ajuda que pedi foi nesse sentido.

Sempre me guardaram o espaço que circunda a casa e, consequentemente esta. E nunca tive tantos problemas como agora tenho com esta raça. Eles têm mais de 1000 m2 de relva e nunca me queixei sobre o que por lá fazem.

E passo com os cães o tempo que posso. Não vivo para os cães.
Tenho vida própria sem eles e estimo os meus cães como poucos e dedico-lhes muito do meu tempo disponivel.

LuluB, lamento desapontar mas não estimo mais a minha máquina que o cão, nem me conhece para fazer esse tipo de afirmação.

Além de ter alarme gosto de ter cães, mas também estes têm que ter regras, como todos temos lá em casa.

Agradeço aos que gostam de sugerir meios ou comportamentos para ultrapassar ou alterar esta relação entre mim e o destroyer.
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quarta out 20, 2010 2:17 pm

Em termos de raças de cães, 150 anos é relativamente recente.
E eu não disse que os cães têm problemas de comportamento porque não podem entrar em casa. Mas passando o dia fora e a noite a dormir, o tempo que é dedicado a treinar e ensinar o animal deve ser muito pouco. Supondo que janta dentro de casa, e se senta no sofá à noite dentro de casa (ou outra coisa qualquer), quantas horas é que passa com o animal por dia?
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta out 20, 2010 2:23 pm

LuluB Escreveu:
PauloC1 Escreveu:...condição cinequanon para ter um cão estável!!
Sine qua non, expressão em latim.
isso ;)
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
chino
Membro
Mensagens: 179
Registado: quinta set 02, 2010 1:17 pm

quarta out 20, 2010 2:35 pm

ziggy Escreveu:Em termos de raças de cães, 150 anos é relativamente recente.
E eu não disse que os cães têm problemas de comportamento porque não podem entrar em casa. Mas passando o dia fora e a noite a dormir, o tempo que é dedicado a treinar e ensinar o animal deve ser muito pouco. Supondo que janta dentro de casa, e se senta no sofá à noite dentro de casa (ou outra coisa qualquer), quantas horas é que passa com o animal por dia?
Exacto...os meus avós por exemplo sempre tiveram os cães fora de casa, no entanto, o meu avô como agricultor andava com os cães todo o santo dia....

Especialmente enquanto são novos, não há forma de aprenderem sozinhos...até pode haver cães "menos exploradores", mas seja da raça ou não este claramente que o é, portanto, sem lhe dedicar um pouco mais de tempo para a educação, não vejo como é que ele pode aprender sozinho...
A minha sugestão de o deixar entrar de vez em quando em casa, não foi no sentido de o tornar num "cão caseiro" mas no sentido de ter mais oportunidades para lhe mostrar o que deve ou não fazer...
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta out 20, 2010 2:39 pm

ziggy Escreveu:Em termos de raças de cães, 150 anos é relativamente recente.
E eu não disse que os cães têm problemas de comportamento porque não podem entrar em casa. Mas passando o dia fora e a noite a dormir, o tempo que é dedicado a treinar e ensinar o animal deve ser muito pouco. Supondo que janta dentro de casa, e se senta no sofá à noite dentro de casa (ou outra coisa qualquer), quantas horas é que passa com o animal por dia?
O que eu quis dizer é que não faz mal nenhum que o cão não entre dentro de casa desde que se lhe dedique o devido tempo de atenção. E esse nesse tempo até nem desempenha papel fundamental a quantidade, mas sim a qualidade.
A minha postura pessoal nesta matéria é que os cães têm acesso a dentro de casa, mas isso é por opção pessoal e porque EU gosto de estar perto deles e de tê-los perto de mim o mais tempo possível. Esta visão pessoal, não obsta a que compreenda quem tenha uma postura diferente e ache que os cães devem ficar fora de casa. E da mesma forma que nem todos os cães que convivem com os donos dentro de casa são animais de comportamento estável, também não se poderá assumir que os animais que não entram dentro de casa são todos animais sem educação ou treino e de comportamento instável. Por outras palavras, e não me tendo dirigido ao Ziggy em particular, e respondendo ao que foi uma preocupação em determinada altura de quem abriu o tópico, deixar o cão entrar em casa não é condição Sine qua non (gostaste Bronkas ;) ) para ter um animal com temperamento estável e educado.
Ilustrei esta minha posição afirmando que o Bullmastiff não é propriamente uma raça criada nestes tempos de “animais membros da família que comem à mesa connosco” , e que desde a sua criação já devem ter sido muitos os que nunca puseram os pés dentro do espaço habitacional dos donos, e não foi por isso que ficaram conotados com problemas comportamentais!!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta out 20, 2010 2:51 pm

PauloC1 Escreveu:...Sine qua non (gostaste Bronkas ;) ) ...
Gostei, pois! :D E não te ofendeste nem nada! 8)

Estou de acordo contigo, parece haver qualquer coisa que falha na relação deste dono com o seu cão. Nada que não possa ser resolvido, pois os animais, como as pessoas, não são todos iguais.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
dolphy
Membro
Mensagens: 191
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

quarta out 20, 2010 4:14 pm

Ziggy, aceito que possa passar pouco tempo com os cães, mas com os outros todos passei o mesmo. Então é este que necessita mais de tempo?
Se sim, aceito.

Chino, mas se o cão entrasse em casa, não teria nem haveria necessidade de lhe corrigir nada no que respeita à destruição de coisas ou objectos. Teria talvez só que proibir que lhe dessem de comer da mesa na boca.... o que já não seria pouco porque ele adora comer todo o tipo de fruta, mas junto à porta. Porque ele durante o tempo que está connosco porta-se lindamente...

Concordo com o PauloC1 e os outros nunca entraram e sempre fizeram asneiras, mas nunca tantas e deste tipo.

LuluB, aquilo que pode falhar é eu não poder ter o tempo para o cão que, possivelmente, ele necessitaria, mas que todos gostariam, ou seja, de estarem com os donos e serem acompanhados e acarinhados.

Mas repito, é só com este que estou a ter problemas, pela especificidade da raça? Talvez, até porque nunca tive um cão que passasse tanto tempo junto à porta, junto de nós, como este.
E penso que por isso sente mais a nossa falta que todos os outros que já tive.

Mas aquilo que me fez abrir este tópico era saber se, mostrando o obecto danificado ao cão e ao mesmo tempo o repreendesse, ele associaria as 2 coisas objecto destruido e repreensão.
choque
Membro
Mensagens: 173
Registado: quinta ago 05, 2010 1:19 pm

quarta out 20, 2010 4:28 pm

dolphy Escreveu:Mas aquilo que me fez abrir este tópico era saber se, mostrando o obecto danificado ao cão e ao mesmo tempo o repreendesse, ele associaria as 2 coisas objecto destruido e repreensão.
Não ele não associa.
dolphy
Membro
Mensagens: 191
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

quarta out 20, 2010 4:39 pm

Ora era esta certeza que eu gostaria de ter, para não andar a castigar o cão, com todas as consequências que daí decorrem e que minam a relação entre cão e dono.

E se eu acho esta raça fantástica! Mas detesto a capacidade de destruição dela.

Obrigado
cpontos
Membro Veterano
Mensagens: 263
Registado: terça jan 13, 2009 7:04 am

quarta out 20, 2010 5:01 pm

dolphy Escreveu:Ora era esta certeza que eu gostaria de ter, para não andar a castigar o cão, com todas as consequências que daí decorrem e que minam a relação entre cão e dono.

E se eu acho esta raça fantástica! Mas detesto a capacidade de destruição dela.

Obrigado
Mas a isso já lhe tinham respondido, dolphy :wink:

Paciência nesta caminhada, acredite que não está só.
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta out 20, 2010 5:25 pm

dolphy Escreveu:Lumaria (...)Depois não disse que o prenderia em vez de mudar a moto de local.
dolphy Escreveu:ziggy, espero que passe, senão vou ter que o fechar.
(...)Mas rorer a alavanca de velocidades, os cubos das rodas, os piscas da moto 4, espelhos laterais dos carros que ficam fora da garagem....

Está a ser demais....
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
chino
Membro
Mensagens: 179
Registado: quinta set 02, 2010 1:17 pm

quarta out 20, 2010 5:33 pm

dolphy Escreveu:Chino, mas se o cão entrasse em casa, não teria nem haveria necessidade de lhe corrigir nada no que respeita à destruição de coisas ou objectos. Teria talvez só que proibir que lhe dessem de comer da mesa na boca.... o que já não seria pouco porque ele adora comer todo o tipo de fruta, mas junto à porta. Porque ele durante o tempo que está connosco porta-se lindamente...
Pois...assim é mais complicado apanha-lo (literalmente) com a boca na botija para dar o ralhete e dar-lhe um brinquedo para lhe mostrar o que é que ele deve roer e abocanhar...
É que (como já disse) acredito que assim em vez de o ensinar a não estragar acredito que lhe está a ensinar apenas que "o dono quando pega em qualquer coisa da mota ou num tapete ou numa toalha é porque vai ralhar comigo"...daí ele fugir quando o vê com estes objectos...

Tem que arranjar uma estratégia qualquer que lhe permita um bom timing para lhe ensinar o certo e o errado!!!

Em todo o caso se estiver disposto a largar uns €'s para os poupar em coisas partidas, creio que uma escola de treino pode ajudar...
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quarta out 20, 2010 5:58 pm

dolphy Escreveu:Ziggy, aceito que possa passar pouco tempo com os cães, mas com os outros todos passei o mesmo. Então é este que necessita mais de tempo?
Se sim, aceito.
Comparando com um rafeiro do alentejo? Sim, muito mais.
BrownEye
Membro Veterano
Mensagens: 1152
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
Localização: caes e tartarugas terrestres

quarta out 20, 2010 6:25 pm

LuMaria Escreveu:
dolphy Escreveu:Lumaria (...)Depois não disse que o prenderia em vez de mudar a moto de local.
dolphy Escreveu:ziggy, espero que passe, senão vou ter que o fechar.
(...)Mas rorer a alavanca de velocidades, os cubos das rodas, os piscas da moto 4, espelhos laterais dos carros que ficam fora da garagem....

Está a ser demais....
Pois...
joanaduarte
Membro
Mensagens: 178
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

quarta out 20, 2010 6:25 pm

Para um castigo ter efeito tem de provocar uma ligação emocional negativa com o acto cometido.

Quando mostramos o objecto destruido é obvio que o cão se lembra que o destruiu mas se o castigar-mos ele associará o castigo ao momento da sua aplicação e não ao momento da destruição. Usando o seu exemplo do castigo á postriori pelo tapete destruido o efeito será:

Dono + tapete = ligação negativa (devido ao castigo)
Roer + tapete = ligação positiva (devido ao prazer de o roer)

A diferença entre nós e os cães é de que emocionalmente eles vivem no presente não criando relações emocionais com o pasado ou o futuro independentemente de terem, sem margem para duvidas consciencia desse pasado e futuro, e por isso que só castigar no acto é que produz efeito.

Cumps
<a href="http://www.templardog.com">www.templardog.com</a>
Responder

Voltar para “Cães”