Repreensão à posteriori

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

BrownEye
Membro Veterano
Mensagens: 1152
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
Localização: caes e tartarugas terrestres

quarta out 20, 2010 6:29 pm

Uma alavanca, travão e não mais quê, não pode de forma alguma ser mais importante que o bem estar de ser vivo, neste caso um cão, reconhecido há séculos como o nosso fiel companheiro.

O problema está em si, não no cão!
chowista
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
Localização: *chow chow
*shar pei

quarta out 20, 2010 6:53 pm

comparar umas raças a outras que já teve não faz sentido.
cada cão é um cão e este parece precisar de outro tipo de estímulos e treino.
eu tenho dois cães e um deles sempre me deu mais trabalho e despesa que o outro porque destruia tudo o que apanhasse. eles não distinguem as coisas de valor e eu apenas retirei as coisas dos locais onde ele pudesse chegar (excepto a escada cá de casa cujos degraus neste momento não têm cantos :D ).
a fase da destruição passou junto com a mudança dos dentes, mas se eu me esquecer de uma almofadinha ou de uma peça de roupa, lá vai!
a opção de treino profissional deve ser pensada se vê que não consegue fazê-lo sozinho.
e cuidado com as repreensões tardias quando chega a casa porque ele vai começar a associar a sua chegada aos castigos e o problema só se vai agravando.
claudiamendes
Membro
Mensagens: 199
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

quarta out 20, 2010 7:14 pm

Os meus têm sempre a porta aberta para irem ao quintal quando querem, onde é que eles passam o tempo? em casa sem dúvida...
Quanto aos brinquedos, já percebi que aquele que eu tenho na mão é o melhor do mundo :lol: por esse motivo, evito deixa-los espalhados em casa, desse modo quando chego vou "ao saco" e faço uma grande festa à volta do brinquedo novo, atiro, recompenso quando devolvem e depois deixo-os curtir o brinquedo novo da forma que os dois quiserem...

Uma boa estratégia é cansa-los, dormem até ao meio dia! Boa sorte :wink:
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quinta out 21, 2010 6:06 am

Só uma sugestão : dê-lhe ossos bem grandes (joelho ou úmero de vaca/porco - dão nos talhos) para roer.
Os cães precisam de roer e o melhor são estes ossos, que não se estilhaçam - são naturais, com cheiro e sabor e entretem horas seguidas.
Tendo alternativa, vai ver que prefere os ossos a outras coisas.

O osso dá-se cru.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
dolphy
Membro
Mensagens: 191
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

quinta out 21, 2010 8:29 am

LuMaria, quando disse que o teria que fechar, não significaria que não tencionava mudar a moto de local. Obviamente que é mais fácil mudar a moto,... Equacionar fechá-lo não seria por isso, obviamente. Mas há situações que não posso mudar, tapetes, roupa na corda, tomadas de corrente nas paredes exteriores, tampas de respiro do piso, espelhos laterais dos carros, torneiras, ...etc, etc.

Não pensei que pudesse associar fechar o cão por causa da moto ou dos baldes que ficam cá fora.
dolphy
Membro
Mensagens: 191
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

quinta out 21, 2010 8:38 am

BrownEye, não penso que é mais importante as coisas que ele destrói que o próprio cão.

Que os prejuízos são grandes (e nem os enumerei ainda todos), são.
Mas não esperava tê-los (ou pelo menos tantos), porque não sou propriamente inexperiente em raças de cães, mas nunca tive um assim.

Por isso nunca tive necessidade de castigar um cão, apenas repreendê-los.
dolphy
Membro
Mensagens: 191
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

quinta out 21, 2010 8:45 am

Cpontos,

É verdade que já me tinham respondido, mas como o assunto não é consensual, fui aguardando pelas confirmações, mas também como tenho pouco tempo seguido disponivel (por isso respondo individualmente), não consigo ler todas as respostas.

E felizmente que a maior parte daqueles que respoderam (e respondem) a este tópico foram (e vão) dando ajudas preciosas.
Agradeço a todos eles.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta out 21, 2010 10:14 am

PauloC1 Escreveu:Por sorte ou azar, a cabeça de um cão está longe de ser tão complicada como a nossa. Por sorte ou azar, a sensibilidade dos cães para sentirem o nosso estado é bem mais apurada do que a nossa. Se o cão foge com medo , não é certamente porque se lembra que estragou o objecto que você tem na mão e sabe que vai levar um raspanete. Se ele foge é porque desde logo já percebeu por habituação que quando você chega a casa é hora de punição, embora possa nem fazer ideia porquê (se foi do tapete, da moto ou do toalhão na corda de roupa), e mesmo que assim não fosse, o cão sente a sua tensão e os seus nervos, e sabe que isso não significa coisa boa….sabe-se lá porquê!! Por isso, à posteriori, punir serve apenas para confundir o animal e para o tornar receoso de si, e apenas lhe ensina que a sua chegada a casa é sempre seguida de um momento de frustração e medo.
É como eu penso também.

E não penso que seja um problema inerente à raça do animal, um cão entediado e sózinho entretem-se como pode, uns satisfazem-se passando o dia a ladrar ao vento, outros batem grandes sornas, outros como este dedicam-se a destruir o que está ao seu alcance.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dolphy
Membro
Mensagens: 191
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

quinta out 21, 2010 10:30 am

Bem, quando chego a casa o cão ainda vem, todo contente, receber-me, assim como a rafeira, riscam-me a porta do carro com as unhas....

Ainda não cheguei e nem espero chegar a essa fase de mal me vêm ... há pernas que aí vem ele para me chatear.

Mas que ele associa o objecto danificado, com a alteração do tom de voz ou não, com possivel ralhete ou castigo, disso não tenho dúvida.

Se vou na direcção dos sacos de ração.... ou na direcção de um cobertor desfeito, a reacção é diferente.
dolphy
Membro
Mensagens: 191
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

quinta out 21, 2010 3:44 pm

Devo também esclarecer que quando disse que ando a ensinar o cão na fase de obediência, eu faço os tpc em casa, mas de acordo e com o acompanhamento de um profissional da área, porque não conseguimos conciliar horários para ser ele (como o fez com a rafeira) a treiná-lo.

Aos sábados de manhã lá vamos prestar provas (eu e o cachorro).

Mais uma vez obrigado a todos os que me ajudaram.
MarciaSilva
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: terça fev 24, 2009 8:50 pm
Localização: Orfeu - Pastor alemão *
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum

sexta out 29, 2010 8:22 pm

claudiamendes Escreveu:Os meus têm sempre a porta aberta para irem ao quintal quando querem, onde é que eles passam o tempo? em casa sem dúvida...
Quanto aos brinquedos, já percebi que aquele que eu tenho na mão é o melhor do mundo :lol: por esse motivo, evito deixa-los espalhados em casa, desse modo quando chego vou "ao saco" e faço uma grande festa à volta do brinquedo novo, atiro, recompenso quando devolvem e depois deixo-os curtir o brinquedo novo da forma que os dois quiserem...

Uma boa estratégia é cansa-los, dormem até ao meio dia! Boa sorte :wink:


A minha cadela dorme até ao meio dia e eu não a canso de manhã :lol:
"Uso os animais para instruir os homens" Jean de La Fontaine
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta out 29, 2010 8:40 pm

dolphy Escreveu:Há muitos anos que tenho cães que não entram em casa. Sempre tive cães desde os 3 meses de idade e nunca nenhum teve este tipo de comportamento. E sempre ficaram horas sozinhos.
Aceito que esta raça possa ser diferente. A ajuda que pedi foi nesse sentido.

Sempre me guardaram o espaço que circunda a casa e, consequentemente esta. E nunca tive tantos problemas como agora tenho com esta raça. Eles têm mais de 1000 m2 de relva e nunca me queixei sobre o que por lá fazem.

E passo com os cães o tempo que posso. Não vivo para os cães.
Tenho vida própria sem eles e estimo os meus cães como poucos e dedico-lhes muito do meu tempo disponivel.

LuluB, lamento desapontar mas não estimo mais a minha máquina que o cão, nem me conhece para fazer esse tipo de afirmação.

Além de ter alarme gosto de ter cães, mas também estes têm que ter regras, como todos temos lá em casa.

Agradeço aos que gostam de sugerir meios ou comportamentos para ultrapassar ou alterar esta relação entre mim e o destroyer.
qquerer que eles pensem e enham a lógica dos humanos, é pedir demais

e para dar regras, é preciso saber. eu como não sei, tive de recorrer a um especialista. do danos que me causaram, inclusivamente físicos, não me queixo. são cães. e
dolphy
Membro
Mensagens: 191
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

terça nov 02, 2010 3:49 pm

Eu penso que os cães sabem que devem cumprir regras desde que saibamos transmitir-lhas. Mas com este não está a ser fácil, é teimoso.

E tentei ocupá-lo com ossos grandes, mas não resulta porque a cadela não deixa, ou seja, larga o dela e vem ter com ele, e ele... e até o deve ter assustado, pela reacção dele.... Só se o tiver fechado, mas não queria.
LFBM
Membro
Mensagens: 162
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

sexta nov 05, 2010 4:05 pm

Segundo os entendidos, uma recompensa ou um castigo só têm efeito se forem aplicados em menos de 2 segundos do acto em si. Eu, que pratico treino "marker" posso garantir que recompensar/castigar instantaneamente ou passado meio segundo já faz muita diferença.

Portanto o amigo só tem hipotese de treinar o ção a não estragar coisas, no acto. Para isso é necessário:

- recriar as situações que quer treinar(dificil numa escola de treino) e qd "atacar um objecto" mostra-lhe uma alternativa muito mais agradável como um briquedo na sua mão que usará para brincar com ele. Assim está a mostrar-lhe quais os objectos que pode morder e quais os proibidos. Para esta tática resultar a brincadeira com o objecto do dono tem que ser muito mais divertida do que roer sozinho qualquer coisa.
- não permitir aceso do cão a esses objectos qd não está ao pé dele,
- exercitar/brincar com o cão o mais possivel criando desta forma uma ligação forte entre ambos. De uma forma geral, os cães de guarda precisam de um líder forte ao qual se ligam incondicionalmente (estrutura social dentro da matilha)
- não esquecer que o cão é uma "criança" e só será adulto lá para os 3 anos. E exigir que uma criança não faça asneiras é como pedir-lhe que não seja criança, por isso é que não se vê crianças por aí sozinhas sem supervisão.
dolphy
Membro
Mensagens: 191
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

segunda nov 08, 2010 4:28 pm

LFBM,

Era este tipo de esclarecimento que queria obter, desde inicio!

Mas isto só acontece porque ele está horas sozinho, com a rafeira.
Falando com outro dono de um cão da mesma raça, ele me disse que o dele nunca fez tal coisa.

Assim de nada serve mostrar-lhe os objectos destruídos.

Também arranjei ossos grandes, mas isso só resulta se fechar os 2 cães, cada um no seu canil.
Deixei um osso grande a cada um de manhã, quando saí. Quando cheguei a casa verifiquei que o cachorro tinha medo da cadela. Ela deve ter-lhe dito qualquer coisa na minha ausência que o assustou.

Obrigado pela ajuda e esclarecimento.
Responder

Voltar para “Cães”