Ajuda PF!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rakelm
Membro Veterano
Registado: terça out 19, 2010 3:35 pm

terça out 19, 2010 3:41 pm

Olá,

Sou nova aqui, e como dona de um gatinho tb.
Adoptei uma gatinha com 2 meses, a Kika, já foi desparazitada (interior e exterior), esteve a tomar medicação porque estava constipada, o meu problema é o seguinte.
Ela tem sempre o anûs sujo e cheira muito mal. Ontem limpei-a com uma toalhita mas passado um bocado já estava suja outra vez, e quando fui á caixa da areia ela não tinha feito nada. Como pode ela ficar com o anûs sujo e não ter feito nada? Observei para ver se tinha algum verme no anûs mas não tem, apenas cocó seco.
Alguem me ajuda?

Obrigado
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça out 19, 2010 3:58 pm

Rakelm Escreveu:Olá,

Sou nova aqui, e como dona de um gatinho tb.
Adoptei uma gatinha com 2 meses, a Kika, já foi desparazitada (interior e exterior), esteve a tomar medicação porque estava constipada, o meu problema é o seguinte.
Ela tem sempre o anûs sujo e cheira muito mal. Ontem limpei-a com uma toalhita mas passado um bocado já estava suja outra vez, e quando fui á caixa da areia ela não tinha feito nada. Como pode ela ficar com o anûs sujo e não ter feito nada? Observei para ver se tinha algum verme no anûs mas não tem, apenas cocó seco.
Alguem me ajuda?

Obrigado
Os gatos têm sacos anais junto ao anus que enchem com porcaria e cheira muito mal. É suposto eles despejarem os saquinhos pelas vias normais, a maioria das pessoas nem sabe disso. A mim também me foi explicado por um Vet.
pode ser que ele esteja a despejar os sacos e po isso tem o rabo sujo.
Se os sacos encherem e o animal não os conseguir despejar vão ter de ser espremidos por alguem que saiba (VET) para não criar fisuras ou feridas no rabinho do animal.
Rakelm
Membro Veterano

terça out 19, 2010 4:45 pm

Outra coisa que reparei é que tem a barriginha dura, será por causa disso também?
99smiles
Membro Veterano

terça out 19, 2010 4:54 pm

Rakelm Escreveu:Outra coisa que reparei é que tem a barriginha dura, será por causa disso também?
Isso já não tem nada a ver... Acho que 2 meses é normal terem a barriguinha riginha, mas se tem duvidas ligue ao vet que viu a gatinha e coloque-lhe a questão por telefone.
A gatinha tem ido com regularidade a caixinha?
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

terça out 19, 2010 4:57 pm

É nestes momentos que eu até levanto as mãos pro céu (mesmo não ligando a questões religiosas) quando ela funciona bem nessas coisas. Confesso que se tivesse que andar a despejar os sacos da bixana iria ter com o Tio Gregório muitas vezes
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
Rakelm
Membro Veterano

terça out 19, 2010 5:02 pm

Ela vai bem á caixa, 1 a 2 vezes por dia. Mas hoje está a fazer muito mole, não é bem diarreia, mas mais mole do que o costume.

Realmente ter que lhe despejar o saco será complicado... Caso seja esse o caso, vai ser necessário fazer isso toda a vida?

A vet não está no consultório hoje...
99smiles
Membro Veterano

terça out 19, 2010 5:07 pm

Rakelm, não acho que seja caso para uma emergencia :wink:
Fale com calma com a vet amanhã e exponha todas as suas duvidas. Há animais que nunca tiveram que ser espremidos nem os donos sabem da existencia dos benditos sacos anais.
Se é um gatinho com 2 meses também pode ser normal ter o rabito mais sujo.
Tem é realmente vigiar se está com diarreia, mas apenas o facto de ter o rabo sujo e mal cheiroso pode ser falado quando a vet estiver no consultório :wink:
Rakelm
Membro Veterano

terça out 19, 2010 5:15 pm

Obrigado pela ajuda.

Sou dona de 1ª viagem, nunca tive animais de estimação por isso tudo é novo para mim.

Vou ver o que a veterinária me diz e dare noticias.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça out 19, 2010 5:37 pm

O mais provavel é ainda estar parasitada. O veterinário vai indicar se precisa ou não de mais desparasitações.

As glândulas anais não deixam o rabiosque sujo.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Rakelm
Membro Veterano

quarta out 20, 2010 1:56 pm

Contactei a vet hoje e disse-me para não me preocupar, porque poderia ser efeito do antibiotico (penincilina) para esperar mais uns 2 dias.

A Kika quando chegou á cerca de 3 semanas vinha muito assustada não saia de trás do sofá, com medo e quando se pegava nela fica imóvel quase em choque com medo. Com muito miminho tornou-se muito meiguinha e carinhosa, ao ponto de chegar a fazer festinhas na minha cara quando queria adormcer no meu colo. Ficou brinacalhona e até mimalha. De á dois dias para cá anda agressiva, não deixa fazer festas, ferra sempre que tentamos tocar-lhe, o usual era ela procurar a nossa companhia quando estamos em casa, e agora fica noutra divisão sem ligar nenhuma á nós.... Não consigo perceber.

Sinto saudades da minha meiguinha... :(
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta out 20, 2010 10:39 pm

A gatinha não está bem de saúde, essa mudança de comportamento é de um animal que não apenas sente desconforto como dores. Também não é normal isolar-se! As parasitações podem ser muito graves, e a diarreia, num gato tão pequenino, leva rapidamente à desidratação. Se a vet habitual não lhe dá uma resposta satisfatória, mude de vet, mas leve a gatinha a um, e depressa!
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Gatos”