Com que idade deve deixar a mae?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
Quim_Jorge
Registado: segunda out 27, 2003 6:31 pm

terça out 28, 2003 3:42 pm

Boas Tardes
É só para vos dizer que lá para o fim da tarde vou fazer uma visitinha à minha futura cadelinha "PIPA" (cujo nome já foi escolhido pela minha namorada)
Ela nasceu +/- à 3 semanas e eu gostava de vos perguntar qual é o tempo minimo (pois a vontade de a ter comigo é muita) para estar com a mãe.

Obrigadao e vou continuando a dar noticias 8)
timotea
Membro
Registado: quarta out 01, 2003 4:20 pm

terça out 28, 2003 4:14 pm

Pois é... a vontade é muita!
Mas podes sempre matar as saudades com umas visitinhas como as de hoje!
Quase todos os livros e artigos recomendam que só deixem a mãe às 8 semanas. Embora alguns refiram que às 7 semanas os cachorros já estão aptos para socializar com as pessoas.
Quanto mais cedo a fores buscar (antes das 8 semanas) mais "stressante" será para a Pipa (largar tão cedo a mãe e manos e estar num ambiente completamente desconhecido) e mais problemas terás (mais noites sem dormir, mais tempo sem conseguires que ela aprenda a fazer as necessidades no sítio certo). Nota que ela vai aprender inicialmente com a própria mãe a não fazer as necessidades na própria cama, mas é preciso dar tempo para q ela desenvolve essa capacidade para aprender com a mãe.
Deves começar a ensiná-la e treiná-la assim que ela vá para tua casa, mas se ela inda for muito novinha não vai perceber, e vai levar mais tempo a fazer aquilo que tu queres!
Além disso, a nível psicológico do cachorro não sei se terá influências negativas, mas alguns dos membros veteranos daqui do sítio podem dizer isso. N é gente?! :oops: :p
Tem paciência!
Quim_Jorge
Registado: segunda out 27, 2003 6:31 pm

terça out 28, 2003 4:29 pm

[quote=timotea]
Pois é... a vontade é muita!
Mas podes sempre matar as saudades com umas visitinhas como as de hoje!
[/quote]

obrigado pela reposta e não tenho outro remédio do que ter paciência e esperar :cry:

Mas vou seguir o teu conselho e VOU MATAR TODAS AS SAUDADES QUE PODER HOJE

:lol:
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

quarta out 29, 2003 8:45 am

Olá :D

Pois, a Timotea disse tudo ;)

Há que ter paciência e esperar pelo novo membro da família :D
Afinal, depois vão ter muitos e muitos anos para desfrutarem da companhia uns dos outros (entre 12-15 anos) ;)

Mais uns diazinhos e já ficam com um pequenos furacão em casa :lol: :lol: :lol:

Bjs :p
cpin
Registado: sexta out 31, 2003 4:44 pm

domingo nov 23, 2003 3:20 pm

O meu "café" (nome que o meu filho de 3 anos lhe deu) veio para nossa casa com 4 semanas!!. Tem agora cinco e meia. Custou-me imenso essa crueldade, mas a verdade é que só chorou a primeira noite, damos-lhe muito mimo, anda por aqui a passear por toda a casa e não faz as necessidades na cama dele embora as faça em qualquer sítio da casa.
Come bem (cerelac e ração) e já brinca sozinho. Estamos ansiosos pra que comece a brincar connosco. :D [/b]
MagaPatalogika
Membro Veterano

segunda nov 24, 2003 2:01 pm

cpin Escreveu: O meu "café" (nome que o meu filho de 3 anos lhe deu) veio para nossa casa com 4 semanas!!. Tem agora cinco e meia. Custou-me imenso essa crueldade, mas a verdade é que só chorou a primeira noite, damos-lhe muito mimo, anda por aqui a passear por toda a casa e não faz as necessidades na cama dele embora as faça em qualquer sítio da casa.
Come bem (cerelac e ração) e já brinca sozinho. Estamos ansiosos pra que comece a brincar connosco. D [/b]
Olá :D
Curioso: sempre achei que "Café" seria um bom nome para um canito :D
Infelizmente, como os meus foram todos adoptados/recolhidos, não tive oportunidade de lhes escolher o nome (excepto para a Maga).

Pois é: 4 semanas é bem cedo para um canito ser desmamado...a não ser por motivos de força maior é sempre aconselhável que eles fiquem com a mãe e os irmãos até cerca das 8 semanas.
O que não quer dizer que se isso não acontecer tenham um fim trágico; nada disso! Mas de facto, as probabilidades de terem problemas, quer a nível de alimentação, quer a nível de resistência a doenças e outros agressores, são bastante mais elevadas.

Mas ainda bem que está tudo bem com o Café, e espero que assim continue ;)
Vão ver que logo, logo têm amigo para as brincadeiras :D

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda nov 24, 2003 7:15 pm

É sempre bom deixar o cãozinho o maior tempo possível com a mãe e os irmãos.

Primeiro só deve ser retirado depois de desmamado - isto é importante por causa das defesas contra as doenças e porque já sabe comer sózinho.
Em segundo lugar é com os pais que ele aprende as regras básicas de ser cão - pe, a levantar a perna para fazer chichi, a não sujar a sua cama, etc.

No seu caso não se aplica, mas é também com os pais que um cão de caça, de guarda ou pastor aprende as primeiras regras.

Segundo me dizem o ideal são as 10 semanas.
Antes das 8 semanas é sobretudo mau para o dono para agora e no futuro (já pensou ensinar o cão a levantar a perna ?!...).
MagaPatalogika
Membro Veterano

terça nov 25, 2003 5:42 pm

aisd Escreveu: (já pensou ensinar o cão a levantar a perna ?!...).
:o :o

:lol: :lol: :lol: :lol:

susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

terça nov 25, 2003 10:02 pm

aisd Escreveu: Antes das 8 semanas é sobretudo mau para o dono para agora e no futuro (já pensou ensinar o cão a levantar a perna ?!...).
Só um reparo a este paragrafo, os cães só começam a levantar a perna depois do ano, até lá é tipo cadela ;)
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”