Shy2010 Escreveu:Lulu,
são pingos mas cheiram pior que uma poça. Pela descrição que anda pela net é isso que se designa por "marcar" território.
E acho que não é infecção porque ele não o faz ao pé de nós nem connosco a ver. É quando está sozinho que o faz e mais frequentemente em sitios mais perto da "obra" o que me faz pensar que se pode confundir e achar que ali não tem mal fazer (porque está tudo com pó e tal).
Julgo que isto é "marcar" o território pela descrição que vi. Não sei é se será tarde para o castrar e evitar este problema mas falei ontem com uma pessoa que castrou um cão com 3 anos já e resolveu o problema. E através de mais mensagens pessoais que tenho trocado aqui, percebi que existem elevadas hipoteses disto ficar resolvido com a castração.
Vamos por partes:
Os cães marcam território em situações específicas:
- quando andam em passeio, urinando nos locais em que outros cães urinaram antes; é uma maneira de dizerem "estou aqui, este sítio também é meu";
- quando há nas redondezas cadelas em cio; apurou esta hipótese?
- quando entram numa casa nova, para lhe darem o seu cheiro e assim marcarem o seu sítio, ou território.
As restantes micções podem ter muitas origens, muitas causas. No caso de haver uma infecção urinária, o cheiro e a cor são intensos. Se se deverem a stress, também são muito mais concentradas, e por isso mais cheirosas, pois os rins não filtram água suficiente para diluir as impurezas no tempo que medeia entre uma micção e outra. E o stress actua grandemente sobre os esfíncteres, pressionando-os e desencadeando o reflexo da micção.
Pelo que conta, penso que há dois factores a fazerem stress ao seu cão: as obras, com as suas movimentações e ruídos, e a ansiedade da dona.
Note que ao dizer isto não estou a insultá-la nem a julgá-la, e ainda menos a criticá-la. É um facto, e muito aparente na sua escrita.
Ora, os animais dão-se mal com as tensões dos donos. Reflectem-nas como um espelho reflecte a imagem e tomam sobre si essas tensões, reagindo de maneira instintiva e física. Ou seja: eles sofrem com os nossos sofrimentos.
Por isso a aconselhei a acalmar-se. Só com muita paciência e tranquilidade vencerá essa pequena batalha, que pode durar ainda muito tempo. Creio que se for expor o seu caso e do cão com um veterinário, ele lhe dirá o mesmo que digo aqui, pois foi com eles que aprendi.
E se alguma vez se sentir tentada a ralhar ou gritar com ele, não o faça, pois só agravará tudo. Eu sei que é difícil contermo-nos, sobretudo se andamos em stress, mas tem de ser.