Ajudem-me

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta out 22, 2010 12:53 pm

Shy2010 Escreveu:Quanto a deixá-lo na cozinha agora não é possível porque não há cozinha (está em obras e por isso está a ser reconstruída). Mas antes eu cheguei a tentar deixá-lo lá mas ele chora e fica triste e por isso eu não resisti e deixo-o andar pela casa quando não estamos... Tenho pena de o fechar (já esteve tempo a mais fechado).
Logo vi que tinha pena de o fechar. Nem sei porque sugeri tal disparate. Alguma divisão inteira e não em obras onde o possa deixar fechado, com a sua cama, água, brinquedos e quiçá, quiçá, quiçá, um rádio ligado ou mesmo uma televisão acesa?

Se não o quer fechar.
Se não tem tempo para o ensinar.
Se ignorou a opção levar ao vet e expôr o problema.
Se não o quer dar para adopção.
Se a castração a impressiona...

Como pretende resolver a situação? Uma mola no nariz, 1 xanax e um desvario na arca, de preferência a dar na pinha da lulu?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

sexta out 22, 2010 12:59 pm

Não stress, os cães são animais muito inteligentes e aprendem depressa mas não de um dia para o outro, leve-o ao vet e tenha paciência, a casa é nova e fica algum tempo sózinho o que se calhar ainda não está habituado e faz umas asneiras, dentro das asneiras que alguns fazem não me parece das piores :wink: Era importante o Vet poder dizer a idade dele aproximadamente e já agora se puder ponha aqui uma foto dele para o conhecermos :wink:
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta out 22, 2010 1:04 pm

[
E de novo: Não o quero meter para adopção, qual é a parte que alguns teimam em não perceber, disto?
Não o quer dar para adopção?!?! Eu devo estar mesmo lerdo…..mas explique-me lá, como se eu fosse um miúdo de 4 anos, o que quis dizer com isto há umas mensagens atrás?
Eu estou triste, o cão é um docinho e merecia alguém melhor, com mais tempo e um quintal... Sinto-me mesmo triste com tudo o que vos escrevo. E envergonhada com isto. Desejosa de saber que ele fica bem, como quer que seja, ainda que isso implique separar-me dele.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta out 22, 2010 1:08 pm

sofiaabreulopes Escreveu:A minha Micas Maria, saidinha do canil de Portimão também me fez umas gracinhas na minha cama :oops: :?

Mas aprendeu com carinho e paciência - pus um jornal na cozinha e ela aprendeu a fazer lá, quando está aflita e por qualquer razão eu me atraso e não chego a tempo.

Mas lá está - é cadela, não marca território :?
Pois, paciência (e também outras coisas) é o que parece faltar aqui.

Mas atenção às frases feitas: este cão não anda a marcar território, outra coisa se passa com ele. Segundo é dito, faz uns pingos, nada de mijaretas em poça. O que continuo a achar é que o animal anda em grande tensão e em certos momentos descontrola-se, mas nada que vá por aí além. Ou então terá mesmo uma pequena infecção urinária que precisa de tratar. O que não é nada inesperado num cão que esteve fechado num canil camarário, que provavelmente não era limpo com frequência nem bem.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano

sexta out 22, 2010 1:10 pm

LuMaria Escreveu:...Como pretende resolver a situação? Uma mola no nariz, 1 xanax e um desvario na arca, de preferência a dar na pinha da lulu?
:lol: :lol: :lol: Deixe lá, a Lulu tem a pinha dura, aguenta bem!
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano

sexta out 22, 2010 1:11 pm

PauloC1 Escreveu:[
E de novo: Não o quero meter para adopção, qual é a parte que alguns teimam em não perceber, disto?
Não o quer dar para adopção?!?! Eu devo estar mesmo lerdo…..mas explique-me lá, como se eu fosse um miúdo de 4 anos, o que quis dizer com isto há umas mensagens atrás?
Eu estou triste, o cão é um docinho e merecia alguém melhor, com mais tempo e um quintal... Sinto-me mesmo triste com tudo o que vos escrevo. E envergonhada com isto. Desejosa de saber que ele fica bem, como quer que seja, ainda que isso implique separar-me dele.
Pois... 8)
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta out 22, 2010 2:18 pm

LuluB Escreveu:
sofiaabreulopes Escreveu:A minha Micas Maria, saidinha do canil de Portimão também me fez umas gracinhas na minha cama :oops: :?

Mas aprendeu com carinho e paciência - pus um jornal na cozinha e ela aprendeu a fazer lá, quando está aflita e por qualquer razão eu me atraso e não chego a tempo.

Mas lá está - é cadela, não marca território :?
Pois, paciência (e também outras coisas) é o que parece faltar aqui.

Mas atenção às frases feitas: este cão não anda a marcar território, outra coisa se passa com ele. Segundo é dito, faz uns pingos, nada de mijaretas em poça. O que continuo a achar é que o animal anda em grande tensão e em certos momentos descontrola-se, mas nada que vá por aí além. Ou então terá mesmo uma pequena infecção urinária que precisa de tratar. O que não é nada inesperado num cão que esteve fechado num canil camarário, que provavelmente não era limpo com frequência nem bem.
Pois, pois...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Shy2010
Membro Júnior
Registado: quinta out 21, 2010 8:32 pm

sexta out 22, 2010 2:40 pm

Já vos expliquei que condenar não me ajuda! O que querem fazer? Fazerem-se de protectoras dos animais? Que ridiculo.

Eu até podia tentar fechá-lo na cozinha assim que a acabarem, a casa em baixo não tem portas por mais estranho que isso vos possa parecer, a única divisão com algum tamanho e vazia que tem portas é mesmo o meu quarto (tem o colchão, é perigoso fechar o Shy lá).

As outras (2 quartos no primeiro andar) estão cheias de móveis que eram do R/C. A situação do fechar iria diminuir o meu mal estar mas não resolvia o problema ao Shy.

Quando me referia a separar dele, referia-me não a dá-lo para adopção mas que tolice é esta? Eu se o der a alguém, é alguém que seja meu amigo e que eu conheça profundamente, por forma a manter o contacto com ele. E era quando e se me convencer que isto se reduz a "marcar" território e não é uma qualquer outra coisa que irá passar com o tempo ou que se resolverá com a castração.

Para as pessoas que dizem que eu ignorei o conselho de ir com ele ao veterinário, estão bem????? Eu escrevi isto aqui ontem! E disse desde logo que ele já foi a um veterinário. E que o irei levar de novo lá para tratar do problema. Acham que o deveria ter levado ao veterinário ontem à noite ou assim? Porque dizem que ignorei o conselho ou que não considerei o conselho?

O mesmo se refere à castração, o facto de me impressionar não quer dizer que não me decida a fazê-lo se achar que é o melhor para o Shy! Qual é a parte do: é o melhor para ele que eu quero, que não conseguem perceber (ou não querem)????? Eu vim aqui exactamente para ver quem me aconselha soluções, e quem me possa desmistificar estas coisas.

Realmente hipocrisia é o que não falta por aqui. Dizem-se amigos dos animais mas vêm cá criticar outros sem os conhecerem de lado nenhum e sem saberem absolutamente nada da vida que levam aconselhando a dar para adopção em primeira linha.

Acham que não tive nunca animais? Que não tenho amor aos animais? Que o que quero é descartar-me de um cão!????? Eu poderia e posso entregá-lo no mesmo sitio de onde veio a QUALQUER momento, e sem julgamentos, foi a primeira coisa que me disseram quando pensei em adoptar! Porque aquelas são pessoas que verdadeiramente amam os animais e tentam de tudo para que encontrem um lar. E eu quero dar esse lar.

Quero resolver o problema e quando e se não o conseguir resolver eu vou assegurar-me que ele ficará sempre bem, aqui fechado numa cozinha ou como for bom para ele. Façam vocês o que consideram em consciência ser o melhor para os vossos animais e deixem de criticar situações que não conhecem e casos de pessoas que não sabem absolutamente nada!

Pensem nos animais. O que faz de mim uma "má dona"? O facto de querer resolver o problema, ou querer o melhor para ele!??? O facto de o ter ido buscar sem ter condições para ele e não ter muito tempo? A maior parte das pessoas trabalha, sabiam!? E ainda assim têm animais. Mas procuram soluções para os problemas, minimizam as incompatibilidades. É o que tento, encontrar soluções e conselhos. Vocês são boas como inquisidoras, menos eficázes como defensoras dos animais.
Shy2010
Membro Júnior

sexta out 22, 2010 2:45 pm

PauloC1 Escreveu:[
Não o quero dar para adopção!! Se algum dia decidir que ele só ficará feliz e será um cão "realizado" num espaço ao ar livre, se e quando chegar a essa conclusão (está longe de ser o que penso agora), eu arranjo alguém de confiança com um quintal ou quinta onde ele possa fazer tudo isso sem que ninguém se chateei com ele e onde fique ao meu "alcance"... E não é algo que esteja decidida a fazer, é um "worst case scenario" que está longe de ser o próximo recurso.

E agora, expliquei como se tivesse 4 anos!? Ou precisa de mais explicação?
Shy2010
Membro Júnior

sexta out 22, 2010 2:50 pm

Lulu,

são pingos mas cheiram pior que uma poça. Pela descrição que anda pela net é isso que se designa por "marcar" território.

E acho que não é infecção porque ele não o faz ao pé de nós nem connosco a ver. É quando está sozinho que o faz e mais frequentemente em sitios mais perto da "obra" o que me faz pensar que se pode confundir e achar que ali não tem mal fazer (porque está tudo com pó e tal).

Julgo que isto é "marcar" o território pela descrição que vi. Não sei é se será tarde para o castrar e evitar este problema mas falei ontem com uma pessoa que castrou um cão com 3 anos já e resolveu o problema. E através de mais mensagens pessoais que tenho trocado aqui, percebi que existem elevadas hipoteses disto ficar resolvido com a castração.
LuluB
Membro Veterano

sexta out 22, 2010 3:13 pm

Shy2010 Escreveu:Lulu,

são pingos mas cheiram pior que uma poça. Pela descrição que anda pela net é isso que se designa por "marcar" território.

E acho que não é infecção porque ele não o faz ao pé de nós nem connosco a ver. É quando está sozinho que o faz e mais frequentemente em sitios mais perto da "obra" o que me faz pensar que se pode confundir e achar que ali não tem mal fazer (porque está tudo com pó e tal).

Julgo que isto é "marcar" o território pela descrição que vi. Não sei é se será tarde para o castrar e evitar este problema mas falei ontem com uma pessoa que castrou um cão com 3 anos já e resolveu o problema. E através de mais mensagens pessoais que tenho trocado aqui, percebi que existem elevadas hipoteses disto ficar resolvido com a castração.
Vamos por partes:

Os cães marcam território em situações específicas:

- quando andam em passeio, urinando nos locais em que outros cães urinaram antes; é uma maneira de dizerem "estou aqui, este sítio também é meu";
- quando há nas redondezas cadelas em cio; apurou esta hipótese?
- quando entram numa casa nova, para lhe darem o seu cheiro e assim marcarem o seu sítio, ou território.

As restantes micções podem ter muitas origens, muitas causas. No caso de haver uma infecção urinária, o cheiro e a cor são intensos. Se se deverem a stress, também são muito mais concentradas, e por isso mais cheirosas, pois os rins não filtram água suficiente para diluir as impurezas no tempo que medeia entre uma micção e outra. E o stress actua grandemente sobre os esfíncteres, pressionando-os e desencadeando o reflexo da micção.

Pelo que conta, penso que há dois factores a fazerem stress ao seu cão: as obras, com as suas movimentações e ruídos, e a ansiedade da dona. Note que ao dizer isto não estou a insultá-la nem a julgá-la, e ainda menos a criticá-la. É um facto, e muito aparente na sua escrita.

Ora, os animais dão-se mal com as tensões dos donos. Reflectem-nas como um espelho reflecte a imagem e tomam sobre si essas tensões, reagindo de maneira instintiva e física. Ou seja: eles sofrem com os nossos sofrimentos.

Por isso a aconselhei a acalmar-se. Só com muita paciência e tranquilidade vencerá essa pequena batalha, que pode durar ainda muito tempo. Creio que se for expor o seu caso e do cão com um veterinário, ele lhe dirá o mesmo que digo aqui, pois foi com eles que aprendi.

E se alguma vez se sentir tentada a ralhar ou gritar com ele, não o faça, pois só agravará tudo. Eu sei que é difícil contermo-nos, sobretudo se andamos em stress, mas tem de ser.
Última edição por LuluB em sexta out 22, 2010 3:16 pm, editado 3 vezes no total.
<p>&nbsp;</p>
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

sexta out 22, 2010 3:14 pm

Shy2010, mantenho o conselho: leve-o ao vet para ser devidamente examinado e para despiste de qualquer problema mais sério.
Quanto ao cheiro uma dica prática (funciona com as marcações de alguns dos meus gatos, também o fazem :cry:), não evita mas elimina o odor:
vinagre, molhe o pano e adicione vinagre, passe no local, quando seca não cheira nem a vinagre nem a mais nada...
Boa sorte.
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

sexta out 22, 2010 3:33 pm

Shy2010

independentemente de tudo o que foi dito, há aqui alguns conselhos que penso que deverá seguir.

O primeiro é de ir ao veterinário ou, pelo menos, telefonar-lhe e explicar a situação. Pode ser mesmo um problema de saúde.

Segundo: Pondere bem a castração. Não tem nada de impressionante e até pode resolver o problema, caso não seja mesmo um problema de saúde. Fale com uma associação da zona ou até mesmo com o canil onde o adoptou, talvez lhe façam mais barato.

Terceiro: 15 dias é muito pouco tempo para um cão se habituar a uma casa, especialmente vindo de um canil e cujo passado é desconhecido. Faz-lhe falta muita paciência e uma esfregona sempre pronta. Não ralhe com ele, faça de conta que não liga e depois limpe o hão quando o cão não estiver a olhar.

Daqui a 15 dias diga algo :D
&#1071; &#1085;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1088;&#1099;&#1073;&#1086;&#1081; &#1080; &#1083;&#1086;&#1078;&#1085;&#1099;&#1093; &#1076;&#1088;&#1091;&#1079;&#1077;&#1081; &#1078;&#1080;&#1074;&#1086;&#1090;&#1085;&#1099;&#1093;. &#1053;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1077;&#1097;&#1077; &#1073;&#1086;&#1083;&#1100;&#1096;&#1077; &#1077;&#1074;&#1072;&#1085;&#1075;&#1077;&#1083;&#1080;&#1089;&#1090;&#1086;&#1074; &#1077;&#1088;&#1091;&#1085;&#1076;&#1072;.
Shy2010
Membro Júnior

sexta out 22, 2010 3:54 pm

Mas não se deve então ralhar quando fazem isto!? :S

Eu para ele e para os demais elementos não estou nervosa. Ontem tive um pico de tristeza... Mas quem me conhece não me acha nervosa porque eu acho que não passo isso para fora.

Eu vou levá-lo ao veterinário. Ver se consigo ter um tempinho no fim-de-semana ou no inicio da semana... As obras também não ajudam a perceber se ele é mesmo assim, e se vai mesmo ficar sempre assim...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta out 22, 2010 5:02 pm

15 dias é muito pouco tempo para um cão se habituar a uma casa

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”