Torre dos Tombos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

quarta out 20, 2010 1:00 pm

LuluB Escreveu: Com todo o gosto! :D Se quiser, eu levo o samovar! :lol:
Está combinado! :)

colette Escreveu:Sobaka, tá tramado! Ela vai mesmo ao chá/café.
Ainda bem! Foi para isso que eu convidei :)
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

quarta out 20, 2010 3:32 pm

Quem colocou a comunicação à frente da língua, fui eu
Só em parte, concordo com o seu ponto de vista.

Ontem, penso que na RTP1 num programa sobre as vindimas, a jovem senhora que acompanhava a Judite de Sousa (é Sousa, o nome dela?), dizia ter apenas a 1ª classe. Infelizmente, o Portugal profundo ainda existe.

Por fim, embora saber falar e escrever seja importante, muito mais importante, neste caso de foruns, é a comunicação.

Como diria uma velha tia minha, não importa cantar mal, o que importa é cantar.
É muito aborrecido e impossível comunicar (que é para isso que existe o forum), quando há sempre alguém, armado em prof. a corrigir os outros.

Ninguém é dono da verdade!
Seria bom, que quem se acha acima dos demais, tivesse humildade necessária e sufuciente para aprender, mesmo com aqueles que escrevem com erros.

Por fim, é igualmente agressivo o ataque constante à forma de expressar dos outros.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quarta out 20, 2010 3:49 pm

É uma senhora? Então peço desculpa.
Pelo avatar achei que seria um homem. Demasiado violento para mim.
Como sabe, tia LuLuB, sou uma senhora tímida e de gostos delicados.

Delicodoce, a bem dizer. Incapaz de empunhar uma arma, excepto o rolo da massa. Comigo, só galanterias. Galanterias e galanteios.

Relativamente ao convite, depende. Verbo transitivo, a pedir complemento directo.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

quarta out 20, 2010 11:34 pm

normalmente eu não levo a arma quando vou tomar chá, é uma questão de comodidade: com uma arma na mão é bastante complicado segurar na chávena e no bolinho. mas nesta vez vou levar, não confio nas senhoras tímidas e delicadas, elas sempre têm um rolo da massa escondido e uma dúzia de agulhas de tricô bem afiadas.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta out 21, 2010 12:00 am

A Sobaka anda ler muita Agatha Christie... :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

quinta out 21, 2010 11:00 am

you guys.... :lol: :lol:

delicodoce, gostei.... 8)
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Peixazul
Membro Veterano
Registado: sábado jan 24, 2009 12:49 pm

quinta out 21, 2010 6:30 pm

LuluB Escreveu:A Sobaka anda ler muita Agatha Christie... :lol:

Love it! :oops:
<p>&nbsp;Os melhores Cumprimentos,</p>
<p>&nbsp;Peixazul (Peixinho para alguns)</p>
LuluB
Membro Veterano

quinta out 21, 2010 6:49 pm

Peixazul Escreveu:
LuluB Escreveu:A Sobaka anda ler muita Agatha Christie... :lol:

Love it! :oops:
Agatha Christie? Também eu, adoro o ambiente inglês vitoriano dos livros dela! :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta out 21, 2010 10:13 pm

Tambem sou fã ! Adoro o Monsieur Poirot.

E agora um contributo para o tópico:
Nos verbos, como se sabe, há três " pessoas "na forma singular ( eu, tu e ele ) e três "pessoas"na forma plural ( nós, vós e eles ).
Em todos os verbos , na forma pretérito perfeito ( passado ) a terceira pessoa plural , invariavelmente termina em ram.
Exemplos : ajudaram, deram, disseram, fizeram, foram, saíram.
No futuro, embora a fonética seja um pouco idêntica, escreve-se diferente. Termina , sempre, em ão.
Exemplos : ajudarão, darão, dirão, farão, irão, sairão.
É que se vê muitas vezes isto escrito " ao contrário ".
Última edição por nicasxi em quinta out 21, 2010 10:45 pm, editado 1 vez no total.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LuluB
Membro Veterano

quinta out 21, 2010 10:37 pm

Bem, na conjugação dos verbos reina a barafunda entres os "escreventes"!

E as formas reflexas? (Têm hoje outro nome, mas não me lembro.) Ai, então...
<p>&nbsp;</p>
jadit
Registado: quinta out 21, 2010 6:42 pm

sexta out 22, 2010 9:57 am

Errado: "Há dois anos atrás"
Correcto: "Há dois anos"
LuluB
Membro Veterano

sexta out 22, 2010 10:17 am

jadit Escreveu:Errado: "Há dois anos atrás"
Correcto: "Há dois anos"
Não é propriamente errado, é uma redundância, que, como todas as redundâncias, se deve evitar. É um dos tais reforços que abundam na nossa língua, e nem é um erro de ortografia, é um caso de estilo.
<p>&nbsp;</p>
jadit
Registado: quinta out 21, 2010 6:42 pm

sexta out 22, 2010 10:28 am

É um pleonasmo. "Há dois anos" basta. Acrescentar "atrás" é inútil.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta out 22, 2010 1:13 pm

drilldown1 Escreveu:Quem colocou a comunicação à frente da língua, fui eu
Só em parte, concordo com o seu ponto de vista.

Ontem, penso que na RTP1 num programa sobre as vindimas, a jovem senhora que acompanhava a Judite de Sousa (é Sousa, o nome dela?), dizia ter apenas a 1ª classe. Infelizmente, o Portugal profundo ainda existe.

Por fim, embora saber falar e escrever seja importante, muito mais importante, neste caso de foruns, é a comunicação.

Como diria uma velha tia minha, não importa cantar mal, o que importa é cantar.
É muito aborrecido e impossível comunicar (que é para isso que existe o forum), quando há sempre alguém, armado em prof. a corrigir os outros.

Ninguém é dono da verdade!
Seria bom, que quem se acha acima dos demais, tivesse humildade necessária e sufuciente para aprender, mesmo com aqueles que escrevem com erros.

Por fim, é igualmente agressivo o ataque constante à forma de expressar dos outros.
Drilldown, a questão é que, sem linguagem (seja ela de que tipo for), e sem uma linguagem correcta, a comunicação faz-se deficientemente ou pode até chegar a não se fazer.

Ninguém é dono desta verdade que se chama língua portuguesa. As línguas são como diz aquela canção dos Tribalistas: «Eu sou de ninguém Eu sou de todo mundo» E se é certo que são organismos vivos, sempre em mutação, também é verdade que existe uma forma consagrada ou correcta em cada momento. E é obrigação de todos nós proteger essa correcção.

Se se tratasse de um errito aqui, outro ali, não me passaria pela cabeça abrir este tópico, e não gosto de corrigir uma pessoa «em directo», num tópico. Mas, como se verifica em todas as outras áreas (as legendas e os rodapés, nas televisões, são disso exemplo), neste fórum pululam os pontapés na ortografia e na gramática e, sinceramente, nalguns casos, são, eles sim, agressões brutais.

Por último, ninguém (pelo menos, por mim falo, e pelas intervenções que aqui tenho visto) se acha acima dos demais por os corrigir, primeiro por atitude e, depois, porque não há mesmo ninguém que não dê erros e que, portanto, não possa ser corrigido. Nem os dicionários estão isentos de falhas...

Acho que este tópico é um serviço que podemos prestar uns aos outros. Estamos aqui precisamente com humildade, pois todos temos a aprender uns com os outros, neste aspecto como em todos.

Quem estiver interessado em melhorar o seu português ou nas conversas que por aqui se forem desenvolvendo em torno da nossa língua ou das línguas em geral, virá ler este tópico. Quem não estiver, não vem. É como tudo aqui no fórum. Uns tópicos interessam mais a alguns, outros a outros.

Eu espero aprender bastante por aqui e ter conversas interessantes. A mim, este tema fascina-me.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta out 22, 2010 1:16 pm

Cá vão mais uns «tombos:

você e não voçê

coxear e não cochear

Este é dos grandes (Drilldown, não me diga que não prejudica a comunicação):

hotel homologado e não hotel amolgado
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”