Tassebem Escreveu:
Drilldown, a questão é que, sem linguagem (seja ela de que tipo for), e sem uma linguagem correcta, a comunicação faz-se deficientemente ou pode até chegar a não se fazer.
A linguagem é um meio da comunicação.
Tassebem Escreveu:
Ninguém é dono desta verdade que se chama língua portuguesa. As línguas são como diz aquela canção dos Tribalistas: «Eu sou de ninguém Eu sou de todo mundo» E se é certo que são organismos vivos, sempre em mutação, também é verdade que existe uma forma consagrada ou correcta em cada momento. E é obrigação de todos nós proteger essa correcção.
Amo a minha língua materna, o português.
Este facto não me dá o direito a gozar e enxovalhar quem sabe menos que eu.
No forum, participam muitas pessoas. Algumas de outras nacionalidades! Conhece todos os foristas? Sabe se alguém, que costuma escrever com erros, tem algum tipo de limitação?
Tassebem Escreveu:
Se se tratasse de um errito aqui, outro ali, não me passaria pela cabeça abrir este tópico, e não gosto de corrigir uma pessoa «em directo», num tópico. Mas, como se verifica em todas as outras áreas (as legendas e os rodapés, nas televisões, são disso exemplo), neste fórum pululam os pontapés na ortografia e na gramática e, sinceramente, nalguns casos, são, eles sim, agressões brutais.
drilldown1 Escreveu:
...Acho que a intenção de quem abriu o tópico e o inicio do tópico, foram positivos. Mas vê-se muitos vezes e em vários tópicos, o apontar-se os defeitos linguisticos dos outros,e isto já não tem muito a ver com o âmbito do tópico, por exemplo, o que está a bold.
A maior parte das participações neste tópico, considero-as positivas e não ofensivas...
Tassebem Escreveu:
Por último, ninguém (pelo menos, por mim falo, e pelas intervenções que aqui tenho visto) se acha acima dos demais por os corrigir, primeiro por atitude e, depois, porque não há mesmo ninguém que não dê erros e que, portanto, não possa ser corrigido. Nem os dicionários estão isentos de falhas...
Discordo! Por favor, leia novamente o tópico e outros, aonde se aponta os erros, de forma, por vezes agressiva...
Tassebem Escreveu:
Acho que este tópico é um serviço que podemos prestar uns aos outros. Estamos aqui precisamente com humildade, pois todos temos a aprender uns com os outros, neste aspecto como em todos.
Penso, que poderá ser muito interessante, se todos os participantes tiverem humildade e respeito por todos os outros.
Tassebem Escreveu:
Quem estiver interessado em melhorar o seu português ou nas conversas que por aqui se forem desenvolvendo em torno da nossa língua ou das línguas em geral, virá ler este tópico. Quem não estiver, não vem. É como tudo aqui no fórum. Uns tópicos interessam mais a alguns, outros a outros.
Eu espero aprender bastante por aqui e ter conversas interessantes. A mim, este tema fascina-me.
Sem comentários!!!
<p> Sou responsável pelo que digo, não pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>