Torre dos Tombos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

sexta out 22, 2010 3:30 pm

Tassebem Escreveu:
drilldown1 Escreveu:Quem colocou a comunicação à frente da língua, fui eu
Só em parte, concordo com o seu ponto de vista.

Ontem, penso que na RTP1 num programa sobre as vindimas, a jovem senhora que acompanhava a Judite de Sousa (é Sousa, o nome dela?), dizia ter apenas a 1ª classe. Infelizmente, o Portugal profundo ainda existe.

Por fim, embora saber falar e escrever seja importante, muito mais importante, neste caso de foruns, é a comunicação.

Como diria uma velha tia minha, não importa cantar mal, o que importa é cantar.
É muito aborrecido e impossível comunicar (que é para isso que existe o forum), quando há sempre alguém, armado em prof. a corrigir os outros.

Ninguém é dono da verdade!
Seria bom, que quem se acha acima dos demais, tivesse humildade necessária e sufuciente para aprender, mesmo com aqueles que escrevem com erros.

Por fim, é igualmente agressivo o ataque constante à forma de expressar dos outros.
Drilldown, a questão é que, sem linguagem (seja ela de que tipo for), e sem uma linguagem correcta, a comunicação faz-se deficientemente ou pode até chegar a não se fazer.

Ninguém é dono desta verdade que se chama língua portuguesa. As línguas são como diz aquela canção dos Tribalistas: «Eu sou de ninguém Eu sou de todo mundo» E se é certo que são organismos vivos, sempre em mutação, também é verdade que existe uma forma consagrada ou correcta em cada momento. E é obrigação de todos nós proteger essa correcção.

Se se tratasse de um errito aqui, outro ali, não me passaria pela cabeça abrir este tópico, e não gosto de corrigir uma pessoa «em directo», num tópico. Mas, como se verifica em todas as outras áreas (as legendas e os rodapés, nas televisões, são disso exemplo), neste fórum pululam os pontapés na ortografia e na gramática e, sinceramente, nalguns casos, são, eles sim, agressões brutais.

Por último, ninguém (pelo menos, por mim falo, e pelas intervenções que aqui tenho visto) se acha acima dos demais por os corrigir, primeiro por atitude e, depois, porque não há mesmo ninguém que não dê erros e que, portanto, não possa ser corrigido. Nem os dicionários estão isentos de falhas...

Acho que este tópico é um serviço que podemos prestar uns aos outros. Estamos aqui precisamente com humildade, pois todos temos a aprender uns com os outros, neste aspecto como em todos.

Quem estiver interessado em melhorar o seu português ou nas conversas que por aqui se forem desenvolvendo em torno da nossa língua ou das línguas em geral, virá ler este tópico. Quem não estiver, não vem. É como tudo aqui no fórum. Uns tópicos interessam mais a alguns, outros a outros.

Eu espero aprender bastante por aqui e ter conversas interessantes. A mim, este tema fascina-me.
:) Não percebeu, nada!!!
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta out 22, 2010 3:33 pm

Não? Então paciência.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta out 22, 2010 4:13 pm

Pois não, Tassebem, não percebeu que aquilo me era dirigido. :lol: Mas eu não respondo, tenho mais que fazer do que estar a trocar galhardetes com a Drilldown, que em matéria de agressões verbais tem maior conta do que eu.

No que respeita à ética da correcção directa, considero muito mais leal e honesto fazê-lo lá onde os erros se dão do que ir comentá-los para outro fórum, outro tópico ou por MP, esse meio de intriga de eleição dos "bem-educados" que por aí andam. Quando tenho alguma coisa a dizer, faço-o cara a cara. E são infinitamente mais as vezes que me calo por cinsideração para com os restantes do que aquelas em que me manifesto. Além disso, se ao corrigir alguém levar uma única pessoa que seja a aprender alguma coisa, já dou o esforço por compensado.

E como nada disto tem a ver com a gramática de que aqui se trata, dou por findas as minhas respostas a farpas, presentes e futuras.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

sexta out 22, 2010 4:24 pm

Tassebem,
Acho que "Hotel amolgado" nem tem discussão.
Atão não vê que haveu um terramoto e haveram vários tezunamises? Claro que o Hotel ficou amolgado.
Tinha sido construído em cartão prensado, como uma boa parte das nossas construções. Não resistiu a tantos quataquelismos.

Tia LuLuB, a proxima vez que vier cá a casa, temos que discutir seriamente as questões da murfulugia e da çintacse. Há coisas que a tia LuLuB disse, das quais eu já estava atrósmente deslembrada. Qu'o tio Al, não perdoa nem ao pai.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta out 22, 2010 4:40 pm

LuluB Escreveu:Pois não, Tassebem, não percebeu que aquilo me era dirigido. :lol: Mas eu não respondo, tenho mais que fazer do que estar a trocar galhardetes com a Drilldown, que em matéria de agressões verbais tem maior conta do que eu.

No que respeita à ética da correcção directa, considero muito mais leal e honesto fazê-lo lá onde os erros se dão do que ir comentá-los para outro fórum, outro tópico ou por MP, esse meio de intriga de eleição dos "bem-educados" que por aí andam. Quando tenho alguma coisa a dizer, faço-o cara a cara. E são infinitamente mais as vezes que me calo por cinsideração para com os restantes do que aquelas em que me manifesto. Além disso, se ao corrigir alguém levar uma única pessoa que seja a aprender alguma coisa, já dou o esforço por compensado.

E como nada disto tem a ver com a gramática de que aqui se trata, dou por findas as minhas respostas a farpas, presentes e futuras.
Se assim foi, não percebi mesmo. Pensei que era uma apreciação geral da Drilldown ao tópico em si e respondi nessa base. Ela também não explicou por que é que eu não tinha percebido, preferindo deixar-me na ignorância... :roll: Mas adiante. Não sou adepta de ler (ou pensar que leio)nas entrelinhas, é coisa que leva a muitos equívocos e mal-entendidos. As linhas já dão bastante que fazer.

Tem razão quando diz que seria melhor corrigir os erros onde eles são dados, não sei se por ser mais leal e honesto, mas certamente por ser mais eficaz. Mas a eficácia da acção directa tem depois outras contrapartidas, das quais se destacam o ser desagradável, criar anticorpos e desviar os assuntos.

Faz-se o que se pode. Este tópico pode não ter sido a ideia mais brilhante ou a forma mais eficaz de contribuir para melhorar o nosso português aqui na Arca, mas é uma tentativa.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

sexta out 22, 2010 4:44 pm

colette Escreveu:Tassebem,
Acho que "Hotel amolgado" nem tem discussão.
Atão não vê que haveu um terramoto e haveram vários tezunamises? Claro que o Hotel ficou amolgado.
Tinha sido construído em cartão prensado, como uma boa parte das nossas construções. Não resistiu a tantos quataquelismos.
(...)
Atão foi isso e eu também não percebi.

Vou dedicar o resto do dia a tarefas mais braçais, que do ponto de vista da massa cinzenta a coisa, hoje, não me está a correr bem. :roll:
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

sexta out 22, 2010 4:59 pm

Já somos duas.
Sou grande adepta das tarefas braçais.
Sempre achei que desenvolvem o intelecto, pela razão singela de que enquanto as levamos a cabo, com mais ou menos entusiasmo, o cérebro fica liberto para grandes pensamentos e também para grandes desvarios.
Há lá coisas mais inspiradoras do que estender roupa, lavar louça e, acima de tudo, passear 4 cães ao mesmo tempo? Essa sim, uma verdadeira tarefa braçal. Faltam é braços.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
drilldown1
Membro Veterano

sexta out 22, 2010 5:04 pm

Tassebem Escreveu: Drilldown, a questão é que, sem linguagem (seja ela de que tipo for), e sem uma linguagem correcta, a comunicação faz-se deficientemente ou pode até chegar a não se fazer.
A linguagem é um meio da comunicação.
Tassebem Escreveu: Ninguém é dono desta verdade que se chama língua portuguesa. As línguas são como diz aquela canção dos Tribalistas: «Eu sou de ninguém Eu sou de todo mundo» E se é certo que são organismos vivos, sempre em mutação, também é verdade que existe uma forma consagrada ou correcta em cada momento. E é obrigação de todos nós proteger essa correcção.
Amo a minha língua materna, o português.
Este facto não me dá o direito a gozar e enxovalhar quem sabe menos que eu.
No forum, participam muitas pessoas. Algumas de outras nacionalidades! Conhece todos os foristas? Sabe se alguém, que costuma escrever com erros, tem algum tipo de limitação?
Tassebem Escreveu: Se se tratasse de um errito aqui, outro ali, não me passaria pela cabeça abrir este tópico, e não gosto de corrigir uma pessoa «em directo», num tópico. Mas, como se verifica em todas as outras áreas (as legendas e os rodapés, nas televisões, são disso exemplo), neste fórum pululam os pontapés na ortografia e na gramática e, sinceramente, nalguns casos, são, eles sim, agressões brutais.
drilldown1 Escreveu:
...Acho que a intenção de quem abriu o tópico e o inicio do tópico, foram positivos. Mas vê-se muitos vezes e em vários tópicos, o apontar-se os defeitos linguisticos dos outros,e isto já não tem muito a ver com o âmbito do tópico, por exemplo, o que está a bold.

A maior parte das participações neste tópico, considero-as positivas e não ofensivas...
Tassebem Escreveu: Por último, ninguém (pelo menos, por mim falo, e pelas intervenções que aqui tenho visto) se acha acima dos demais por os corrigir, primeiro por atitude e, depois, porque não há mesmo ninguém que não dê erros e que, portanto, não possa ser corrigido. Nem os dicionários estão isentos de falhas...
Discordo! Por favor, leia novamente o tópico e outros, aonde se aponta os erros, de forma, por vezes agressiva...
Tassebem Escreveu: Acho que este tópico é um serviço que podemos prestar uns aos outros. Estamos aqui precisamente com humildade, pois todos temos a aprender uns com os outros, neste aspecto como em todos.
Penso, que poderá ser muito interessante, se todos os participantes tiverem humildade e respeito por todos os outros.
Tassebem Escreveu: Quem estiver interessado em melhorar o seu português ou nas conversas que por aqui se forem desenvolvendo em torno da nossa língua ou das línguas em geral, virá ler este tópico. Quem não estiver, não vem. É como tudo aqui no fórum. Uns tópicos interessam mais a alguns, outros a outros.

Eu espero aprender bastante por aqui e ter conversas interessantes. A mim, este tema fascina-me.
Sem comentários!!!
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano

sexta out 22, 2010 5:04 pm

Ainda cá deixo mais alguns tombos:

vezes e não veses (plural do substantivo «vez»)

círculos e não circulos

pêlo e não pelo [de cão, por exemplo; já se for como em «o medicamento foi prescrito pelo veterinário, «pelo» (contracção da preposição «por» com o artigo definido «o») está correcto]

sobre e não soubre

higiene e não higiéne
Tassebem
Membro Veterano

sexta out 22, 2010 5:15 pm

drilldown1 Escreveu:
Tassebem Escreveu: Drilldown, a questão é que, sem linguagem (seja ela de que tipo for), e sem uma linguagem correcta, a comunicação faz-se deficientemente ou pode até chegar a não se fazer.
A linguagem é um meio da comunicação.

E quem disse o contrário?
Tassebem Escreveu: Ninguém é dono desta verdade que se chama língua portuguesa. As línguas são como diz aquela canção dos Tribalistas: «Eu sou de ninguém Eu sou de todo mundo» E se é certo que são organismos vivos, sempre em mutação, também é verdade que existe uma forma consagrada ou correcta em cada momento. E é obrigação de todos nós proteger essa correcção.
Amo a minha língua materna, o português.
Este facto não me dá o direito a gozar e enxovalhar quem sabe menos que eu.
No forum, participam muitas pessoas. Algumas de outras nacionalidades! Conhece todos os foristas? Sabe se alguém, que costuma escrever com erros, tem algum tipo de limitação?

Mas quem é que está aqui a gozar e enxovalhar? Drilldown, percebe-se normalmente quando a pessoa é de outra nacionalidade. E depois? Não é do interesse dessa pessoa escrever melhor na língua em que quer exprimir-se? O mesmo se aplica a pessoas com algum tipo de limitação, embora não perceba muito bem o que quer dizer com isto.
Tassebem Escreveu: Se se tratasse de um errito aqui, outro ali, não me passaria pela cabeça abrir este tópico, e não gosto de corrigir uma pessoa «em directo», num tópico. Mas, como se verifica em todas as outras áreas (as legendas e os rodapés, nas televisões, são disso exemplo), neste fórum pululam os pontapés na ortografia e na gramática e, sinceramente, nalguns casos, são, eles sim, agressões brutais.
drilldown1 Escreveu:
...Acho que a intenção de quem abriu o tópico e o inicio do tópico, foram positivos. Mas vê-se muitos vezes e em vários tópicos, o apontar-se os defeitos linguisticos dos outros,e isto já não tem muito a ver com o âmbito do tópico, por exemplo, o que está a bold.

A maior parte das participações neste tópico, considero-as positivas e não ofensivas...
Tassebem Escreveu: Por último, ninguém (pelo menos, por mim falo, e pelas intervenções que aqui tenho visto) se acha acima dos demais por os corrigir, primeiro por atitude e, depois, porque não há mesmo ninguém que não dê erros e que, portanto, não possa ser corrigido. Nem os dicionários estão isentos de falhas...
Discordo! Por favor, leia novamente o tópico e outros, aonde se aponta os erros, de forma, por vezes agressiva...

Neste tópico, ou me falhou alguma coisa, ou não vi tal. Em outros que tenha lido recentemente, também não, mas não os leio todos, longe disso. Já agora, esclareço que me estava a referir a este tópico, não a outros.
Tassebem Escreveu: Acho que este tópico é um serviço que podemos prestar uns aos outros. Estamos aqui precisamente com humildade, pois todos temos a aprender uns com os outros, neste aspecto como em todos.
Penso, que poderá ser muito interessante, se todos os participantes tiverem humildade e respeito por todos os outros.
Tassebem Escreveu: Quem estiver interessado em melhorar o seu português ou nas conversas que por aqui se forem desenvolvendo em torno da nossa língua ou das línguas em geral, virá ler este tópico. Quem não estiver, não vem. É como tudo aqui no fórum. Uns tópicos interessam mais a alguns, outros a outros.

Sem comentários!!!
Porquê sem comentários? Disse alguma barbaridade?
drilldown1
Membro Veterano

sexta out 22, 2010 6:46 pm

Cada um, só vê e entende aquilo que quer.

E mais nada tenho a "justificar"
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta out 22, 2010 6:48 pm

O lhões foi banido.

Estão à vontade para corrigir!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Tassebem
Membro Veterano

sexta out 22, 2010 6:52 pm

LuMaria Escreveu:O lhões foi banido.

As possibilidades são inúmeras. Não é fácil.
Tassebem
Membro Veterano

sexta out 22, 2010 6:52 pm

drilldown1 Escreveu:Cada um, só vê e entende aquilo que quer.

E mais nada tenho a "justificar"
Com algumas pessoas, assim é.
E a justificar não tem nada, poderia ter era a contra-argumentar.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sexta out 22, 2010 7:33 pm

LuMaria Escreveu:O lhões foi banido.

Desculpe, mas é Lhões e não lhões, como escreveu.

Poderá ser nome de família.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”