Ao Celso Alves

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda nov 24, 2003 6:22 pm

Estimado Celso:

Porque o tópico sobre os PB foi "fechado" pelo moderador, fiquei sem oportunidade de lhe responder. Faço-o com este novo tópico porque me parece que o assunto merece a pena ser discutido.

Antes de mais, agradecer-lhe a sua resposta, com a qual estou de acordo na generalidade. Faria apenas algumas achegas e, se você achasse por bem, gostaria de saber a sua opinião:

1. É certo que o castigo ou pressão deve ser evitado o mais possível na educação de um cão. No entanto, todos sabemos que é quase impossível educar um cão exclusivamente através de estímulos positivos, embora isso fosse o desejável. A própria palavra "não" contém já em si alguma forma de estímulo negativo.

2. O problema que se põe concretamente é como reagir perante um cão dominante que nos desafia. Pessoalmente penso que tal atitude se surgir não deve ser tolerada pelo dono, que a deve resolver imediatamente e adequando a pressão ao conhecimento que tem do carácter do cão (sensibilidade, têmpera, dureza, etc). Penso que aqui está o verdadeiro perigo da aplicação - ou não - do castigo, e das consequências que ele poderá ter na formação do carácter do cachorro. Um castigo mal "doseado" pode pecar por excesso ou por defeito, e em ambos os casos é mau...

3. Com cachorros "dominantes" eu não vejo que outra resposta possa ser dada que não seja a pressão, seja qual seja a forma mais indicada. Deixar passar sem resposta adequada um desafio à liderança do dono é estarmos a preparar novos enfrentamentos à medida que o cachorro se vá tornando mais forte e mais convencido do seu papel de chefia.

4. Como referi antes, o agarrar pelo cachaço reflecte as acções educativas da mãe perante o cachorro, ou mesmo as de transporte. São, na minha opinião, fàcilmente aceites e entendidos por este. Já não tenho a mesma ideia relativamente a palmadas, no focinho ou fora dele...

5. Claro que deve ser o último recurso, e sabemos que há estratégias como as "carícias " de contenção que podem evitar que este problema chegue a surgir. Também sabemos que o comportamento coerente do dono durante a convivencia com o cachorro pode evitá-los, e isso é o ideal. No entanto, a questão é saber como proceder quando os problemas surgem realmente.

6. Por último, concordar que é preciso saber que tipo de cão temos nas mãos. Você sabe melhor do que eu que nem todos reagem da mesma maneira, e aqui é que está realmente o problema. Um apport forçado não é aplicável a todos os cães, trabalhar mais em presa ou mais em defesa são decisões que se devem tomar a partir do conhecimento profundo que se tem do cão.

Cumprimentos

José Carlos
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda nov 24, 2003 6:47 pm

A questão do José sobrepõe-se à minha no outro tópico por isso bastará o Celso reponder ao José que já vejo respondida a minha questão.

E já agora, outra coisa que não tem muito a ver com este assunto mas já ando com isto "entalado" há muito tempo.

Ao treinarmos rci com um cão, mais concretamente manga, estamos a habituar o mesmo a morder somente no lado onde está a manga.

A minha questão é se com isto o cão não perde o instinto que tem de morder em qualquer lado, no pescoço, pernas, etc, e se passa a morder sempre nesse braço, em todas as ocasiões?

Pergunto isto porque se por exemplo eu sei que um certo cão pratica rci, e se lhe quiser fazer mal, não bastará eu enrolar um casaco no braço e com a outra mão segurando uma faca resolvo o problema? Ou o cão fora da área de treinos sabe que não precisa de morder naquele braço especifico?
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 24, 2003 8:19 pm

A isso pode-lhe certamente o Celso responder com muito mais autoridade do que eu, no entanto gostaria de deixar a minha opinião: na verdade, no treino de protecção do RCI o cão é "condicionado" a morder a manga, o que já não acontece, por exemplo no mondioring.

Simplesmente os exercícios de mordida no RCI são treinados quase como um jogo em que o cão sai sempre vencedor e o seu troféu é a manga, fazendo-se mais apelo ao seu instinto de presa que ao de defesa. Não sei até que ponto o condicionamento à manga obtido no RCI interferirá em situações de defesa na vida real. Penso que isso dependerá do caracter do cão e dos seus niveis instintivos.

Tenho neste momento dois cães com que estou a treinar RCI e em casa são bons guardas, mas realmente nunca me deparei com situações "reais" como a que descreveu.

Cumprimentos

José Carlos
CelsoAlves
Membro
Registado: sexta abr 12, 2002 5:12 pm

quarta nov 26, 2003 7:28 am

Caros amigos dos “caninos”
Em primeiro lugar queiram desculpar não ter respondido antes, mas só agora me foi possível responder.
Para responder melhor ás vossas questões vou separa-las por pontos distintos, para poder ser mais explicito.

Carácter dos pastores belgas:
O pastor Belga é um cão que tem uma grande sensibilidade ao dono, conjugada com uma capacidade de aprender tudo muito rápido, sendo considerado no mundo desportivo como um “Ferrari” canino, que pode dar grandes e magnificas prestações, mas uma “mudança” mal posta pode partir-lhe a “caixa ou o motor”, isto usando termos motorizados, para mais simples compreensão.

Ao longo dos anos tenho treinado muitos cães, pastores belgas e também das mais diferentes e variadas raças, pelo que posso dizer com segurança que ao pé de outras raças, estas características que realcei no paragrafo anterior são determinantes na evolução e no final de um treino ou de uma educação.

Tenho um amigo estrangeiro, apaixonado por Pastores Alemães, que costuma dizer brincando, que um pastor belga é como Ferrari que pode dar 320Km em 15 segundos ou partir o motor em 3 segundos por má condução, já um Pastor Alemão pode andar mais devagar mas funciona como um camião que dificilmente parte o motor.

Alem destes detalhes, existe ainda um pormenor muito importante a ter em conta, que é o nível de stress e de ansiedade, isto relacionado com a mudança ultra rápida de mudança de “drives” (caça, presa, defesa), se for mal interpretado e usado pode dar resultados catastróficos.

Neste aspecto posso dizer que um pastor belga quando for punido pode adoptar três comportamentos distintos:

- Se souber o porquê de ser corrigido aceita com facilidade, desde que não seja excessivo.
- Se não souber o porquê pode acobardar-se
- Ou pelo contrário revoltar-se contra o líder, o que por norma acontece quando a punição é excessiva.

Ora, como é um cão muito rápido em tudo, até na forma de estar, e reagir a estímulos estas mudanças podem acontecer em segundos, sem que o dono saiba o que fazer depois. È um cão que requer muita paciência calma e ponderação. As maiores punições para estes cães são as de ordem psicológica. Como por ex. vamos levar o cão à rua e o cão fica histérico puxando a trela como um louco em vez de o corrigirmos com meia dúzia de puxões, podemos antes colocar-lhe a trela e assim que ele começar a puxar dizer-lhe “não” e voltar para casa e repetir até que ele fique e se mantenha calmo. Dando a entender ao cão que ou se comporta de determinada maneira ou não vai passear.

Como dominar um cão sem usar força física?
Através de técnicas de rebaixamento social, que obviamente não as poderei indicar aqui todas senão o “moderador” viria chamar a atenção sobre o tamanho das mensagens, mas vou “tentar” indicar brevemente e de uma forma muito sucinta e generalizada algumas das formas de o fazer, que tenho aplicado ao longo dos anos em cães com problemas graves.

A grande dificuldade destas regras é que por vezes, os donos preferem dar umas bofetadas no cão, pois sempre descarregam a sua fúria, do que trabalhá-lo com a inteligência, que requer paciência e sangue frio.
De uma forma geral as medidas visam controlar todo o ambiente que rodeia o cão, a comida, a bebida, o passeio, o contacto social com os outros elementos da matilha, etc… Se o cão quer algo, nós devemos saber e levar a que ele para o obter deva submeter-se antes à nossa vontade, subjugando-o, progressivamente e lentamente até que ele se sinta o último da hierarquia. Desta forma evitamos o confronto, que num cão já feito resulta num desencadeamento de agressividade. No final de um cão muito dominante chegamos a um cão que vem quase a rastejar para nós, procurando agradar. Porque adquiriu que só assim obtêm sucesso e recebe algo que ele quer.

No entanto, devo confessar que é um processo complexo e lento, que requer profundos conhecimentos de psicologia canina e diagnóstico, aconselhando que, tal com o treino deve ser sempre acompanhado por alguém que possua os necessários conhecimentos para ajudar a aplicar o método.

Sobre as mordidas de RCI, devo esclarecer que o seu fundamento prende-se com um objectivo de selecção de reprodutores com determinadas características. Essas características relacionam-se com o facto que um bom cão de RCI, deve ser muito equilibrado e com baixo instinto agressivo, pois só dessa forma suporta as duras cargas psicológicas dos figurantes sem que o comportamento agressivo venha ao de cimo. Caso, o cão mostre agressividade, por certo não irá largar e será impossível manter-se estável perante o figurante durante as fazes da guarda, quando tal lhe for indicado pelo dono.

Ora, vocês podem perguntar se não deve ter agressividade como morde? O cão deve morder não para matar ou lesionar o figurante, mas antes para o imobilizar. Acredite que se um cão morder bem, não é com um casaco num braço que você se safa. Com facilidade posso mostrar-lhe casos de cães que com uma manga de cachorros, que é mais forte que um casaco você fica com o braço todo dorido e negro, sem grandes vontades de fazer o que quer que seja.

Sobre o facto do cão estar só condicionado para a manga isso depende muito do tipo de cão e das suas “drives”, como ex. posso dar-lhe um caso que se passou comigo e com o meu cão que treinava na manga e um dia um treinador pensando o mesmo, que o Pedro questionou, decidiu testar o cão, e sem a minha autorização desferiu um pontapé na direcção do cão, ao que o cão lhe respondeu abocanhando a perna imediatamente, só tendo interrompido porque eu imediatamente o mandei largar e informei o sr. treinador que nunca mais repetisse a experiência.

Mesmo no Mondioring os objectivos são idênticos, aos do RCI, só que além do trabalho de condicionamento (técnicidade da manga), trabalha-se o espírito de iniciativa e resolução de problemas pelo cão, o que proporciona que em caso de diversidade o cão deve agarrar o homem o mais rápido possível, independentemente do sítio. No entanto, existem diversas zonas interditas, passando a citar as principais, tais como as mãos, os pés, ou mesmo o pescoço que caso o cão agarre nessa zona o juiz manda de imediato interromper o exercício.
O cão não pode ter agressividade, senão deixa-se impressionar pela presença dos acessórios, que podem ser os mais diversos e não consegue passar para agarrar o homem. Por cada segundo são lhe subtraídos 3 pontos.
Um cão de Mondioring, tal como um cão de RCI, pode estar solto com o homem com o fato vestido que o cão não lhe irá morder sem ordem, as mordidas são executadas como um exercício de obediência, que só começa quando o dono autoriza e termina com a sua voz de comando.

Para terminar embora a prática destas modalidades possa ser vista como nos humanos de uma forma de arte marcial que não serve para atacar, mas antes para defender, e em que estabelece rigorosos padrões de ética para a sua utilização, devo acrescentar que num caso real a maioria dos praticantes irá preferir resolver ele pessoalmente os seus problemas que esconder-se detrás das acções de um cão.

No entanto como cada cão é um caso, devemos ter em consideração que apenas descrevi uma forma generalizada que pretende abarcar o cão "medio" e não deve ser aplicada da mesma forma a todos os cães.
Espero ter contribuído para esclarecer algumas dúvidas que pudessem existir.

Respeitosas saudações

Celso Alves
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 26, 2003 10:01 am

Caro Celso.

Antes de mais agradeço-lhe a sua extensa explicação sobre as caracteristicas do PB, que intuía mas cujo conhecimento profundo não conheço, já que nunca tive nenhum como companheiro. Já agora, gostaria me elucidasse sobre se são extensivas´aos 4 tipos de PB ou se se referia concretamente aos malinois ou gronendal.

Dizer-lhe também que comparto inteiramente a explanação que fez sobre a filosofia do trabalho de protecção.

Tambem vejo muito lógica a sua exposição sobre as estratégias para tratar com sintomas de dominãncia ao longo da convicencia com um PB, utilizando outras formas de pressão que não o castigo físico. No entantoi e sobre este tema em particular, gostaria de perguntar-lhe

Como aconselha a resolução de casos súbitos de enfrentamentos por dominãncia, isto partindo do princípio que nem todos os donos de PB seguirão a sua estratégia de hierarquização progressiva'

Dou-lhe um exemplo concreto, embora anedótico - vou para me sentar no meu sofá favorito para ver o jogo do FCP e encontro lá refastelado o meu malinois de 10 meses. digo-lhe para sair e o tipo não se meche. arreganha-me o lábio superior, olha-me com cara de poucos amigos e responde-me com um rosnar baixo. A nova insistencia da minha parte, ele levanta-se com o pelo eriçado, aumenta a intensidade do rosnar e mostra-me a placa toda, como quem diz - vai para outro lado, que este sofá é meu. gostaria de saber como resolveria um caso destes.

cumprimentos

José Carlos
cadymba
Membro Júnior
Registado: terça set 16, 2003 8:02 pm

quarta nov 26, 2003 10:25 am

Bom dia,

Como já disse anteriormente tenho uma pastora belga com 3meses e meio, que de alguns dias para cá tenho vindo a reparar uma certa dominância da parte da minha cadela comigo, ou seja, ontem por exemplo ela estava a comer as 300 coisas que apanha no chão da rua e eu como sempre quando ela está a mastigar e retiro da boca dela, mas ontem ela quis me morder eu ralhaei e ainda fez pior... no outro dia estava a brincar com ela e com de habito estava ela e eu agarrar no boneco e toquei-lhe no lombo (a dar uma festa) e ela virou o focinho rápido rosnando com se me fosse morder...fora estes comportamentos está sempre a mordicas as mãos mesmo que por brincadeira!!!acho que começa a pensar que é ela que manda, isto porque nunca quis agir com violência com ela, e agora tenho muitas duvidas pelo seguinte, não sei se este comportamento é de cão dominante ou de maldade mesmo?

Eu já me informei aqui na minha zona acerca de escolas de obediência e já vou começar com ela este fim de semana.

Gostaria de saber também o que Sr. Celso acha deste comportamento, e se é corrigivel ou não! tenho lido muitas coisa acerca de PB e quero muito saber lidar com a minha cadela.

Obrigado.
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

quarta nov 26, 2003 10:50 am

Viva,

Para o Sr. Celso Alves

Só queria solicitar ao Sr. Celso Alves, tal qual faz nos seus artigos publicados em algumas revistas, que lembre ou informe sempre, que o tipo de desporto aqui referido deve única e exclusivamente ser treinado mediante a orientação de um profissional com provas dadas nessas disciplinas.

Como admirador da raça Rottweiler, preocupa-me que as pessoas menos informadas e esclarecidas, coloquem os seus cães onde não devem ou eles próprios improvisem.Infelizmente, começa a ser uma triste realidade, com consequências nefastas para a raça.

Gostaria igualmente de um comentário seu sobre o seguinte:

É minha opinião que muitas escolas em Portugal, não apadrinham o Rottweiler como cão de trabalho. Quando alguém diz que quer fazer algo com um Rottweiler, é motivo de “chacota” e somos de imediato aconselhados a mudar de raça. Já se passou comigo e com pessoas que tem dois cães da minha criação. É triste.

Pessoalmente, tenho a sorte de treinar os meus cães com alguém com vasta experiência no meio e que embora utilize outra raça e seja grande defensor da mesma, não é por isso que deixa de me ajudar e incentivar. Estou-lhe muito grato por isso. É algo que nunca vou poder esquecer ou ignorar.

O Trabalho dá trabalho e o uso de um Rottweiler nem sempre é fácil. Em condições normais, não por falta de aptidões, mas porque avalia “demais” as situações e necessita de uma dose de motivação e empenho bastante grandes, leva as pessoas a desistirem ou nem sequer a começar. Talvez aqui as escolas tivessem um papel importante, motivando e encaminhando para as disciplinas mais adequadas.

Quando há um mês atrás soube da presença de um Rottweiler no campeonato do mundo de Mondioring, pela mão de um Português e através da CaneUtile, fiquei muito feliz com a notícia. Mais uma vez aproveito para dar os parabéns à CaneUtile, ao Rottweiler e ao seu condutor. Tem que se começar por algum lado. Parabéns!

Era bom haver escolas que recebessem de braços abertos esta raça. Sendo certo, infelizmente, quando chegam às escolas já vão numa situação que não é a melhor. O único objectivo passa a ser a correcção comportamental.

Grato pela atenção dispensada.
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

quarta nov 26, 2003 11:25 am

Viva,

Para todos:

Por lapso no post anterior esqueci-me de colocar o seguinte:

http://www.amigodorottweiler.com/bo/con ... &pag_num=1

No Link acima, aconcelho o Download (vale a pena) dos seguintes videos:

Tyson Van Het Polderbos

Noris - Ataque lançado

Obs - Gostava dos vossos comentarios. Obrigado.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta nov 26, 2003 2:36 pm

Celso e José Carlos, excelente tópico este!

Como sempre, o Claudio tocou bem profundo num problema real.
Embora ande nestas andanças há pouquissimo tempo (4 meses, o tempo de treino da Shiva), tenho-me apercebido que não há muitos Rottweilers a trabalhar, nem a serem treinados com esse objectivo, o que me entristece muito.
Conheço escolas em que simplesmente se desiste dos cães desta raça, em favor de outras raças "mais faceis de treinar".
Felizmente encontro-me numa escola onde tanto treina o Rott, como o rafeiro, como PB ou o PA, ou qualquer outro. E onde acima de tudo me incentivam a continuar, a não desesperar, a nunca desistir, e a trabalhar muito.
O Rottweiler não é um cão muito fácil de treinar, mas quanto a mim isso não se deve em nada á falta de inteligência, mas sim exactamente ao oposto.
Desgosta-me ouvir por vezes certos comentários, por exemplo, que aos 8 meses a minha cadela já deveria estar muito mais treinada, pois é o que sucede com os PAs, PBs ou outros. Ela é realmente muito dominante e extremamente energética além de ainda ser muito brincalhona. Mas lentamente vai gravando o que é necessário, com alegria, motivada. Vai certamente demorar mais tempo para tirar o COB mas sei que quando o tirar será quase perfeito. Tenho consciência que é um trabalho constante, e confio que os frutos serão muitos, assim que ela amadurecer e atingir a idade adulta. Eu não quero um cão de trabalho autómato, quero um cão de trabalho motivado e feliz.
E acima de tudo, posso gabar-me de ter uma cadela perfeitamente sociabilizada com pessoas e animais, extremamente meiga, afectuosa (que equilibra o seu caracter dominante) e confiante...ao contrário de muitos que vejo fazerem tudo certinho, mas que depois não podem estar ao pé de outros cães...
Desculpem o testamento :oops:
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta nov 26, 2003 2:58 pm

nynf Escreveu: ...ao contrário de muitos que vejo fazerem tudo certinho, mas que depois não podem estar ao pé de outros cães...
Esta mensagem resume praticamente tudo o que eu gostaria de dizer, e queria sublinhar esta ultima frase... 8)
Na escola onde levo a Zeta, há cães muito bem treinados, sem dúvida, mas já houve cenas de pegas imperdoáveis por questões de dominância. Também na minha rua há um senhor que tem um PA que lhe obedece cegamente, mas o dia que o cão não tiver o senhor ao pé, salve-se quem puder... :?
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 26, 2003 2:59 pm

CMNogueira Escreveu: Viva,

Para todos:

Por lapso no post anterior esqueci-me de colocar o seguinte:

http://www.amigodorottweiler.com/bo/con ... &pag_num=1

Tyson Van Het Polderbos

Noris - Ataque lançado

Obs - Gostava dos vossos comentarios. Obrigado.
Olá Claudio,

O ataque do Noris é impressionante! Até agora só ainda assisti a 2 ataques e este é sem dúvida o mais rápido e forte!!!
Quanto ao Tyson Van Het Polderbos (Campeão Belga (FCI) ­ 1998) RTW fiz o download mas não consigo abri-lo. QUal é o programa utilizado?
<p>&nbsp;</p>
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

quarta nov 26, 2003 3:24 pm

nynf Escreveu: ...RTW fiz o download mas não consigo abri-lo. QUal é o programa utilizado?
Cristina,

O programa para ver o video é o Real One Player, pode ser descarregado do seguinte link: http://www.real.com/freeplayer/?rppr=rnwk
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 26, 2003 3:29 pm

bbaixo Escreveu:
nynf Escreveu: ...RTW fiz o download mas não consigo abri-lo. QUal é o programa utilizado?
Cristina,

O programa para ver o video é o Real One Player, pode ser descarregado do seguinte link: http://www.real.com/freeplayer/?rppr=rnwk
Obrigada!!

:D
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta nov 26, 2003 4:00 pm

Tyson Van Het Polderbos

Noris - Ataque lançado

Está simplesmente fantástico, o ataque mais parece um relâmpago com dentes ! A prova de obediência é de uma perfeição como eu nunca tinha visto, o cão parece que vai literalmente COLADO às pernas do dono... Nunca vi nada igual, fantástico.
Obrigado pela recomendação e já agora pelo link do RealOne player!
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 26, 2003 5:20 pm

Contràriamente ao que aqui já foi dito, penso que há cada vez mais Rotts a trabalhar desportivamente. Não sendo um conhecedor da raça, jukgo que, comparativamente com outras mais utilizadas tem em seu desfacor a corpulência e peso inerente. No entanto possui talvez uma maior potência e contundência, o que de certa forma equilibra as coisas. Na minha opinião é uma excelente raça de trabalho, e tenho visto boas performances de vários exemplares.
Responder

Voltar para “Cães”