Ajudem-me

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta out 22, 2010 6:31 pm

Pois, pois...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Shy2010
Membro Júnior
Registado: quinta out 21, 2010 8:32 pm

sexta out 22, 2010 8:41 pm

Heim?
LazzieJazzie
Membro
Registado: sexta set 03, 2010 2:45 pm

sexta out 22, 2010 8:45 pm

:o :o :o

O meu rafeiro, resgatado da rua...desde comer meias e sapatos, fazer pingas para os cortinados e gavetas...:evil:

Uma noite, achou que o meu portátil tinha cara de "mijadouro" e fez xixi para cima dele!:twisted:

Em julho quando comprei um colchão novo 200€, em 5 minutos em que fui ao andar de baixo...Pimba! Xixi na minha cama!:twisted:

Não foi por isso que o dei!Simplesmente, repreendo-o e castigo-o!

Boa Sorte
Shy2010
Membro Júnior

sexta out 22, 2010 8:51 pm

Hoje ligou-me uma amiga, a dizer que tem uma senhora a quem morreu o cãozinho e que queria o Shy, isto porque ontem também desabafei com ela. Eu não tenciono dar o Shy! Nem fazer-lhe nada de mal!

Devo repreender ou ignorar?? A questão é: Estas coisas aprendem-se? Ou são mesmo instinto e "marcação de território"?
VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

sábado out 23, 2010 1:58 pm

Já foi ao veterinario ?]
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado out 23, 2010 7:28 pm

Se o xixi dele cheira assim tão mal, deve ir so vet.
Para mais se o cão veio de um canil.
Parece infecção urinária...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

sábado out 23, 2010 7:34 pm

Curiosa a coincidência de escrita .
Bobbyca
Membro Veterano
Registado: quarta mai 20, 2009 7:43 pm

sábado out 23, 2010 7:53 pm

Ó Vasco... não se canse! Deixe a Senhora assentar as ideias. Ontem pareceu-me que ela queria dar o cão a quem o tratasse melhor, hoje já me parece que ela apenas quer ideias para solução do xixi em todo o lado.

Amanhã pode ser que tenhamos outra ideia, pelo que deixe que ela diga o que realmente quer e depois, nós, aqueles que não entendemos nada, dizemos o que achamos que ela deve fazer... 8)
<p>Se n&atilde;o pode adoptar um amigo de 4 patas, ajude a salv&aacute;-los! Divulgue ou apadrinhe!!!&nbsp;</p>
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

domingo out 24, 2010 9:14 am

que tipo de ajuda quer na realidade??
dar o cão...não dar o cão? :?
que lhe digam porque que é que o xixi cheira mal??
que lhe digam como fazer para um macho não marcar território??
lamento mas os cães fazem xixi mesmo! compete-lhe ensinar o canito onde o deve fazer e desiluda-se que não é em 15 dias!
é preciso paciência!
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo out 24, 2010 10:59 am

Além de 15 dias ser muito pouco tempo, o facto de o ambiente estar todo em mudança também não ajuda, com as obras o bicho deve estar a ver sempre coisas novas, cheiros novos, coisas mudadas de um lado para o outro e isso por vezes faz os animais reagirem assim, ele tenta definir algo no ambiente, e para isso marca.

As pessoas que conheço que esterilizaram machos novos deu muito resultado em relação à marcação. Mas se esperar muito tempo, a marcação torna-se um hábito e depois mesmo castrado continua.

Quanto ao resto da situação, não vale a pena chorar no molhado...
Adopção não pode ser um acto impulsivo, tem de ser muito bem pensado e TODOS na casa tem de estar de acordo.
Tem de haver tempo, finanças e espaço. Sem isso não se deve levar nenhum bicho para casa, nem sequer um peixinho!
Shy2010
Membro Júnior

quarta out 27, 2010 6:49 pm

Para vos contar novos desenvolvimentos:

Ainda não fui ao veterinário porque no fim-de-semana passado acabei por não conseguir ter tempo...

Mas o Shy melhorou significativamente. Ou melhor, ele até continua a dar uns xixis para alguns sitios (mais perto da "obra") mas os xixis deixaram de cheirar daquela forma inacreditável...

Voltou a fazer xixi no edredão, mas como disse, não era assim tão grave porque o cheiro não tem nada a ver já. E confesso-vos, se antigamente era xixis por todo o lado e nem sabia onde estavam muitas das vezes, agora noto que é mesmo a excepção e é só em locais que estão "parecidos á rua" pela sujidade e desarrumação das obras.

Até a minha vizinha da frente já me pediu o Shy para um neto! Alguma vez! Nem pensar, eu adoro-o, ele já faz parte dos nossos dias e tudo aquilo acho mesmo que foi a adaptação dele e uma qualquer infecção urinária ou coisa semelhante que já passou... De qualquer modo não sei bem se devemos ponderar a castração do Shy, porque dizem que é melhor para eles e que previne alguns problemas de saúde. Para além de que ficam menos "desatentos"...

De qualquer modo agora estou próxima da data para lhe dar novas vacinas e por isso vou esperar pela próxima semana e fazer tudo ao mesmo tempo no veterinário.

Mas até agora devo dizer-vos que o momento em que aqui escrevi naquele dia, foi efectivamente o único momento em que pensei nesta decisão e de alguma forma achei que tivesse sido imponderada a decisão e que ele não iria ser feliz connosco e nem nós com ele. Foi tolice e não tinha sequer razão de ser o receio. O Shy é super querido por toda a gente, e especialmente por mim que não resisti e trouxe-o para casa. Não estou arrependida e faria tudo de novo!!
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quarta out 27, 2010 6:53 pm

Leia isto - Pode ser que ajude quanto à decisão da castração:
sofiaabreulopes Escreveu:Este texto que vou passar a reproduzir, está no site da Associação Bianca
Pode ser que ajude a esclarecer algumas questões:
ACERCA DA ESTERILIZAÇÃO/CASTRAÇÃO
A decisão de castrar o nosso animal indica o nível de responsabilidade que assumimos para com ele. Existem muitos tabus e crenças à volta deste tema. Pretendemos aqui clarificar a questão e elucidar.

O que é a castração?
É um método cirúrgico através do qual o médico veterinário (e só ele) retira os órgãos reprodutores. Não dói. Nos machos, são os testículos; nas fêmeas, os ovários e o útero (ovariohisterectomia - OVH). Os processos hormonais desaparecem e o carácter do animal não sofre alteração. Nos machos agressivos dominantes, esta tendência pode atenuar ou desaparecer. As fêmeas deixam de ter o cio.

Vantagens da Castração
É a melhor e mais eficaz arma contra a reprodução indiscriminada e consequente sobrepopulação de cães e gatos e abate sistemático. Nas fêmeas: • elimina a possibilidade de virem a contrair cancro do ovário ou do útero; • previne a piometra, um processo inflamatório do útero que, se não for tratado a tempo (o tratamento inclui a esterilização), poderá conduzir à morte do animal; • evita a pseudociese, vulgarmente conhecida como gravidez psicológica ou falsa gestação, que é um distúrbio hormonal bastante comum nas fêmeas; • nas fêmeas esterilizadas antes do primeiro cio (aproximadamente aos seis/sete meses) há um risco praticamente nulo de desenvolver tumores mamários. Nos machos: • contribuiu para diminuir a agressividade para com outros machos e as brigas por fêmeas; • O ritual da demarcação de território com urina e os comportamentos possessivos ou dominantes tendem também a diminuir; • dimunui a ansiedade e o hábito de fugir ou de montar noutros animais e pessoas ou até na mobília; • Poupa ao animal algumas reacções instintivas relacionadas com o sistema reprodutor, e por exemplo, os machos ficam muito mais tranquilos; • evita tumores testiculares, hérnias perianales, tumores de glândulas hepatóides, tumores de glândulas perianales, tumores e quistes prostáticos, entre outros. No entanto, convém salientar que a esterilização não muda nada em relação à defesa territorial e agressividade por medo, ou seja, a esterilização não deixa o cão menos ou mais medroso, nem interfere no seu instinto de guarda. A personalidade do animal não muda. Diminui o risco de contraírem doenças venéreas transmitidas pelo acto sexual ou ainda doenças transmitidas por dentadas de outros animais. Diminui também o risco de atropelamento, por fuga.

Não estaremos a ir contra a Natureza?
Não, antes do direito natural da fêmea reproduzir está o direito da ninhada não ser morta, por exemplo: atirada ao rio com poucos dias de vida, ser morta em sacos plásticos, triturada dentro de um caminhão de lixo, etc, de muitas formas cruéis e desumanas. O Homem pode reproduzir-se, mas exerce sobre si mesmo o direito de fazê-lo ou não, mediante o uso métodos de contraceptivos. Hoje em dia, com a possibilidade de evitar a gravidez, nenhuma mulher tem tantos filhos (um por ano) quantos anos férteis e nenhum homem o exige. A natureza ditou as mesmas leis para todos. Temos de ser nós, humanos, a ajudá-los!

Vamos privar o animal de ter vida sexual?
Não, pois os animais não vivem a sexualidade como os humanos. Para um animal o sexo é apenas o processo físico da reprodução. Como o comer e beber é a garantia da sua sobrevivência individual, o sexo é a garantia da sobrevivência da sua espécie. Para o homem o sexo é uma finalidade em si mesma, para o animal é apenas a concepção de outros indivíduos. A prova é que a fêmea só aceita o macho quando está no cio, ou seja, quando o seu corpo apresenta uma exigência hormonal. Fora deste período, rejeita o macho de forma agressiva, o que quer dizer que para ela não existe uma situação de prazer relacionada com o sexo, e sim uma situação de necessidade hormonal. Por outro lado, o macho só procura a fêmea quando recebe a informação química que ela está com o cio.

Devemos ter pena de operar o animal?
Não, e por muito que gostemos do animal, mas devemos humanizá-lo, colocá-lo no nosso lugar. Quando o veterinário sugere a castração para um macho, o proprietário masculino tende a “proteger-se” como se fosse sugerida para ele mesmo. É uma reação normal e lógica, mas a decisão de esterilizar um animal é para o seu bem, quer do dono, quer do animal.

O animal engorda depois de castrado?
Um animal que tem uma alimentação inadequada engordará operado ou não. Em ambos os casos a comida deverá ser adequada e deverá fazer exercícios físicos frequentes.

O animal muda de carácter?
Depois da castração só se modificam os comportamentos ligados ás hormônas, como a marcação do território, Muitas vezes quem muda de caráter é o próprio dono, que se torna mais protetor e amigo do seu animal, ou porque tem pena por te-lo castrado, ou porque o animal “já não incomoda tanto”. Em qualquer caso a mudança é sempre positiva.

Uma fêmea deve ter pelo menos uma ninhada?
Não. Esta ideia é falsa. A reprodução é um processo hormonal e químico. Ter uma ninhada não lhe traz mais saúde. Uma vez que as fêmeas estão castradas não têm cio, não há o processo reprodutor. Nem terão gravidezes psicológicas.

Os veterinários não sugerem a esterilização ou castração apenas para ganhar dinheiro?
Os veterinários são profissionais qualificados para fazer esta sugestão, pois o seu dever é zelar pelos animais, tanto os actuais como os animais que nascerão de ninhadas indesejadas.

A castração beneficia os animais nascidos indesejavelmente?
Estudam provam que uma cadela com o ciclo reprodutor dá origem, no prazo de 6 anos a 6.000 animais, Metade morre cedo, por doença, ou porque são atiradaos aos rios, colocados vivos em sacos de plástico, em contentores de lixo, etc. Dos que sobrevivem apenas uma pequena parte tem a sorte de ser adoptado. Os outros milhares são abatidos sistematicamente em canis e estradas.

E se o cão/cadela for de raça pura, devemos castrar?
Um de cada quatro animais que são encontrados abandonados são de pura raça. E há algo ainda mais cruel nos animais de raça, que é a necessiade de mais cuidados veterinários. Quando o dono se farta de um animal destes, por já não querer gastar mais dinheiro, dá-o a alguém que por ser de raça o aceita. Mas o problema mantém-se… e vivem sem condições para a sua raça, Dos animais de raça, 90% não nascem em criadores legais, e sim em criadores de fundo de quintal, sem acompanhamento veterinário ou condições adequadas de higiene, não sobrevivendo aos primeiros meses de vida ou arrastando problemas cronicos de saúde. A criação “caseira” de animais de raça, leva à morte milhares de animais todos os anos.

Será que o cão/cadela castrado serve para guarda?
A personalidade do animal depende da sua herança genética, não das hormônas sexuais. Mas no caso de você querer um animal apenas para guarda, suguerimos que compre um alarme electrónico!

Quando as pessoas querem ter filhotes da sua cadela?
Um bebê animal é um ser frágil e desprotegido que inspira muita compaixão Se você quiser viver em casa esta experiência sublime e ensinar aos seus filhos o respeito pela vida alheia não é necessário que sua cadela ou gata tenha uma ninhada. Telefone a qualquer associação e acolha uma fêmea prestes a dar a luz ou já com sua ninhada. Você poderá cuidar deles até que possam ir para adopção. Será uma experiência duplamente gratificante: a da nova vida e a da generosidade para com os animais abandonados.

E quando as pessoas insistem em ter um filho do cão/gato?
Nenhum filho do animal vai ser a sua cópia. É preferível que quando ele já tenha deixado esta vida, pensar nele como um ser insubstituível e único. E quando estiver em condições adoptar outro, infelizmente há tantos milhares à espera. As pessoas dizem sempre que se responsabilizam pelas crias… Ninguém duvida disso. Mas o pior é depois, senão veja: você terá uma ninhada que dará a pessoas próximas de si, que por sua vez também querem ter uma ninhada. Tendo em conta que uma fêmea tem apenas duas ninhadas em toda a sua vida, se for gata 12, se for cadela 20, e levando em conta que metade das crias são fêmeas, que procriam na mesma proporção, com 100% de sobrevivência dos descendentes, Em cinco anos nasceram 300.000 animais, dos quais a maior parte acabarão morrendo abandonados, outros envenenados, mutilados, atropelados, enfim, e tudo será responsabilidade do proprietário inicial.

PENSE NISTO, SEJA SOLIDÁRIO E CONTRIBUA PARA ACABAR COM UM DOS MAIORES PROBLEMAS NO NOSSO PAÍS, OS ANIMAIS ABANDONADOS! ESTAMOS NO TOPO A NÍVEL MUNDIAL
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

quarta out 27, 2010 7:08 pm

Tudo melhora, eles adaptam-se e nós também, ainda bem que passou o stress, agora já sabe se no futuro houver alguma coisa tenha calma :D :D Espero que sejam felizes e que possamos vir a ver umas fotos dele feliz na sua casa nova :D Quanto á castração posso lhe dizer o que faria se fosse meu, castrava-o :D
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”