cockinhas Escreveu:Sendo possível, gosto mais de esclarecer dúvidas em livros. Tenho alguma dificuldade em destrinçar a fidedignidade das fontes utilizadas na internet e este ciberdúvidas já me tem deixado com mais dúvidas depois de o consultar

.
Exactamente. Não estou muito certa, mas parece-me que o Ciberdúvidas é de origem brasileira e vem do mesmo sítio que o famigerado Acordo.
Segundo o Houaiss, um indivíduo natural ou habitante da Dalmácia é um Dálmata.
O Huaiss foi um dos pais do tal famigerado Acordo, sabia? Tinha uma editora de livros escolares e queria penetrar nas ex-colónias portuguesas, prevendo vendas na ordem dos muitos milhares de exemplares.
O mesmo dicionário refere que carácter é uma letra, número ou sinal de pontuação e, também, o temperamento de um indivíduo. Logo, nunca estará errado com acento.
A entrada é longa e menciona referências que não sei interpretar mas não me deixa dúvidas que carácter diz respeito aos traços morais.
Claro que carácter diz respeito aos traços morais, mas o erro que tem andado muito em voga é precisamente o de dar a mesma palavra para as duas coisas. No singular, são homónofonas, mas no plural diferem.
No entanto, eu aprendi a dizer caracter (letra, sinal, gráfico), sem acento no singular.
Mais uma contribuição:
Eles vêem mal sem óculos - verbo ver
Eles vêm comprar os óculos- verbo vir
Podemos recorrer ao truque que aprendi na escola primária: temos dois olhos - verbo ver - escrevemos com dois "e"

.
Exactamente, aprendi o mesmo!

E com "dêem", o mesmo: temos duas mãos, escrevemos com dois "e".