Isis (papagaio cinzento)

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
jchmp
Membro
Mensagens: 110
Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm
Localização: Papagaio Cinzento Fêmea; Gato; Peixes

quinta out 21, 2010 2:42 pm

Estive a ver este filme há pouquinho e fiquei de tal forma sensibilizado que não devo arriscar o voo livre com a Isis. Nao quero passar o que o dono do Tui passou... nem pensar nisso :(

http://www.youtube.com/watch?v=OKlxjZQUueQ
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta out 21, 2010 2:53 pm

jchmp Escreveu:Estive a ver este filme há pouquinho e fiquei de tal forma sensibilizado que não devo arriscar o voo livre com a Isis. Nao quero passar o que o dono do Tui passou... nem pensar nisso :(

http://www.youtube.com/watch?v=OKlxjZQUueQ
Idem.....
Delicio-me de cada vez que vejo os papagaios a praticarem voo livre, mas quando penso que existe uma margem estatística, por mínima que seja, disto acontecer, não me passa pela cabeça arriscar a que a minha ave faça parte dela .
Nenhum de nós está livre de cometer erros, por mais pequenos que sejam. E mesmo que depois do ‘acidente’ se encontrem todas as justificações e mais algumas e se perceba qual foi o erro cometido, isso não vai trazer a ave de volta. Que me desculpem os adeptos de voo livre, mas é isto que eu penso.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quinta out 21, 2010 5:52 pm

Este senhor cometeu vários erros, e o primeiro foi logo o local que ele escolheu para esta prática.....
Eu compreendo que realmente existe risco no voo livre, por isso participo em seminários quando os há e tento sempre manter-me o mais informado possível junto de especialistas reconhecidos a nivel mundial.
Nunca eu iria voar as minhas aves numa varanda aberta, num dia de vento, ainda mais sabendo que pela rua passam veículos ruidosos.... tudo isto são condicionantes que aumentam as probabilidades de acidente de uma forma quase irresponsável da parte do dono.
Da minha pouca experiência, acidentes acontecem sempre por erros dos donos. Ou porque o excesso de confiança faz com que se descuidem, ou porque quis levar as coisas um pouco mais longe do que devia, ou até porque achou que sabia o que estava a fazer mas não sabia.
Eu tenho duas aves, e apenas uma delas voa no exterior neste momento, porque infelizmente na altura em que deviam ter aprendido, cortei-lhes as guias e agora só a Joca voa no exterior, a Juca já seria capaz mas eu não tenho as condições reunidas para iniciar na rua, ainda precisamos de ir para um armazem grande para poder praticar e ter certeza que domina o voo e só depois iremos para a rua. E ninguém faz ideia da vontade que tenho que comece também a voar pois tenho a certeza que se vão divertir muito a voar juntas.
Assim que consiga atingir o "nivel" que considero necessário vamos para a rua, mas até lá, não vou arriscar pois sei que provavelmente vai haver alguma coisa desagradável, como ficar assustada no topo de um pinheiro ou afastar-se e ter de passar os dias seguintes em buscas, colocando a vida dela em perigo.
Por isso, por agora só a Joca voa no exterior. E sempre tenho os cuidados necessários antes de ir com ela lá para fora, apesar de ter 100% de confiança nela, nas suas capacidades de voo e no amor que tem ao meu ombro.
Nunca "condenei" ninguém por não querer praticar voo livre, e realmente não é para toda a gente, pois exige muito estudo, muita dedicação e muitas horas de treino, assim como repetição quase diária. Mas a mim ninguém me tira o prazer de poder ver a minha Joca a voar à sua vontade. Sempre volta para casa super feliz....
VIP Eventos - <a href="http://www.aluguerdetendas.net">Aluguer de Tendas</a>
jchmp
Membro
Mensagens: 110
Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm
Localização: Papagaio Cinzento Fêmea; Gato; Peixes

quinta out 21, 2010 8:12 pm

Acho que vou mesmo de ter de compensar a Isis de outras formas. Vai ter tudo o que estiver ao meu alcance menos o voo livre. A minha mulher também tem pavor a tal. Enfim...
Entretanto já a consegui levar a rua com o arnês por 3 vezes. Portou-se muito bem menos na hora de meter/tirar o arnês. Foi um martírio. Agora vou tentar treina-la de maneira a permanecer quieta e fazer com que não se assuste tanto. O mais engraçado é que ela não tem medo do arnês (toco-lhe com ele) mas sim quando este a prende. Mas adorou ir a rua. E então junto ao rio a imitar as gaivotas :D foi o máximo.
jchmp
Membro
Mensagens: 110
Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm
Localização: Papagaio Cinzento Fêmea; Gato; Peixes

quinta out 21, 2010 9:10 pm

Comecei a treinar a Isis com o clicker. Em 2 dias de treinos ja toca sempre na colher de pau ou no dedo e também ja consegue dar uma volta completa sobre si mesma :D Esta a evoluir muito bem. Desculpem a falta de acentos mas estou com teclado ingles.
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quinta out 21, 2010 10:58 pm

O voo livre não é algo obrigatóriamente necessário para as aves, é um exercício que não se consegue copiar em casa e o divertimento na rua é maior que em casa, mas o maior benefício é mesmo o exercitarem-se e estarem em boa forma fisica, e isso consegue-se em casa, voando entre divisões....
Use o mesmo método de treino para vestir o arnês, vá recompensando cada movimento no sentido de a vestir. Cada um dos passos deve ser dado devagar e sempre recompensar cada evolução. Ex: vestiu uma asa, clica e recompensa, veste a outra asa clica e recompensa, aperta o fecho clica e recompensa. Quando ela começar a vestir bem a primeira asa, pode passar a clicar e recompensar só após vestir a segunda, mas logo de seguida clique e recompense para que o comportamento de deixar vestir a primeira não se extinga. Quando for algo que ela aceita fazer bem porque sabe que vai ter guloseimas, basta que recompense apenas quando está vestido.
Com o arnês na rua, tenha muito cuidado com o comprimento do elástico, de forma que nunca dê para ele voar e passar perto de árvores ou fios eléctricos ou qualquer objecto onde o fio se possa enrolar, e muito cuidado com os predadores, pois ao estar preso não tem a mesma capacidade de fugir, um cão que parece inofensivo, mata um papagaio com uma única dentada, e não precisa de ser um cão grande...
Não quero alarmar, mas todo o cuidado é pouco.
De resto, em espaços abertos como a praia, pode até ensinar a voar com um fio mais comprido, 30 a 40 metros já dá uns belos voos.
Ensine-a a voar em linha recta de si para a esposa e voltar, assim podem deixar que voe em espaços maiores e abertos.... A linha para essas situações pode comprar aquelas linhas dos papagaios de papel, são resistentes e têm enrolador com cerca de 50 metros.
É uma forma de voar no exterior com a segurança que nunca se afasta mais do que aquela distância do fio... Exige apenas que seja em locais onde o fio não se possa enrolar em nada, como a praia, campo de futebol, locais do genero, em que o chão é limpo e o fio não se enrola em nada.
VIP Eventos - <a href="http://www.aluguerdetendas.net">Aluguer de Tendas</a>
jchmp
Membro
Mensagens: 110
Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm
Localização: Papagaio Cinzento Fêmea; Gato; Peixes

quinta out 21, 2010 11:18 pm

Vou fazer isso. Mais uma vez obrigado pelos conselhos. Eu tenho mesmo muito cuidado e tenho mantido sempre o elástico curto. Também ja experimentei com ela a voar de mim para a minha mulher mas ela ainda não esta muito acostumada e prefere a segurança do ombro :wink:
jchmp
Membro
Mensagens: 110
Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm
Localização: Papagaio Cinzento Fêmea; Gato; Peixes

domingo out 24, 2010 8:12 pm

A Isis de vez em quando parece que espirra, pelo menos faz um barulho semelhante. Sera isso normal?

Eu optei por colocar todas as minhas duvidas neste mesmo tópico de forma a não haver tanta informação dispersa. Se os colegas foristas acharem que devo fazer de forma diferente digam alguma coisa. Abraços.
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo out 24, 2010 10:05 pm

Se ela espirra de vez em quando, isso é normal porque também nós espirramos e não temos uma cobertura de penas que além de se soltarem deitam pó....
Concordo em pleno consigo quando coloca aqui todas as questões, acho muito melhor haver um tópico com toda a informação sobre um caso, do que dezenas de tópicos onde pouco se retira.

Treine o voar de si para a sua esposa dentro de casa e recompense sempre que o faz ao chamamento. Tente que ela possa voar todos os dias e comece a fazer jogos tipo escondidas, chame de uma divisão diferente de forma que tenha de fazer curvas apertadas para poder chegar a si, se tiver escadas peça que voe de baixo para cima e vice versa, se não tiver escadas, pode usar os armários da cozinha, voar de uma cadeira para o topo dos armários é muito bom para desenvolver músculos... Todas as capacidades de voo que ela puder desenvolver nesta fase, ficarão para sempre gravadas nas memórias dela e mesmo que não voe na rua, poder deslocar-se por casa com facilidade baixando assim a probabilidade de acidentes já é útil....

O estar no ombro é sem duvida o local favorito deles, pois é o ponto mais alto em nós, logo, o local onde se sentem mais seguros.
jchmp
Membro
Mensagens: 110
Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm
Localização: Papagaio Cinzento Fêmea; Gato; Peixes

segunda out 25, 2010 7:20 am

Disseram-me hoje num fórum americano que convém evitar o tabaco (eu fumo) e os perfumes (eu uso) e uma lista enorme de coisas
COMMON HOUSEHOLD POISONS DANGEROUS FOR BIRDS

Air Freshener
Aerosol Disinfectant
Alcoholic Beverages
Ammonia
Ant Syrup and Paste
Arsenic
Asbestos
Auto Products
Bathroom Cleaners
Bleach
Boric Acid
Camphophenique
Carbon Monoxide
Carpet Cleaners and Deodorizers
Charcoal Fluid
Chlorine
Cigarette Smoke
Clinitest Tablets
Copper/Brass Polish
Corn/Wart Removers
Cleaners (ALL)
Deodorants
Diazinon
Disinfectant (Aerosols and Liquids)
Drain Cleaners
Epoxy
Glue
Felt Tip Markers
Flea Products
Floor Polish and Wax
Formaldehyde
Furniture Polish
Garden Sprays
Gasoline
Glade Plug-ins
Gun Cleaners
Hair Dye
Herbicides
Iodine
Kerosene
Lighter Fluid
Lye
Matches
Model Cement
Moth Balls
Muriatic Acid
Mushrooms
Nail Polish Remover
Oven Cleaners
Over Heated Non-Stick Cookware
Paint
Paint Thinners
Perfumes
Pesticides
Pine-Sol
Rx Drugs (Including over the counter)
Rubbing Alcohol
Scented Candles
Shellac
Shoe Polish
Silver Polish
Snail Bait
Spot Removers
Spray Starch
Strychnine
Sulfuric Acid
Super Glue
Suntan Lotion and Oils
Turpentine
Wax
Weed Killers
Window Cleaners
Wood Preservativ
Pensei que pudesse ser por esse facto. Tenho de perceber melhor as reacções dela. Vou tentar ao máximo não fumar perto dela. Quanto aos perfumes nem sei bem...
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda out 25, 2010 1:47 pm

Se começar a evitar tudo o que não lhe faz bem, o melhor é mudar-se com ela para o congo, pois só lá o ambiente é o ideal para ela.
Fumar perto deles ou na divisão onde se encontram é proibido, eles não gostam de fumar e faz-lhes muito pior que a nós.
Os perfumes, desde que não ponha e vá chamá-la para o ombro, não tem mal nenhum... Eu penso desta forma, não concordo com excessos mas sou consciente dos requisitos mínimos para lhes garantir qualidade de vida.
Acho que devemos tentar proporcionar-lhes o máximo de qualidade de vida, sem com isso ter de nos privarmos de viver na mesma casa que eles....
VIP Eventos - <a href="http://www.aluguerdetendas.net">Aluguer de Tendas</a>
jchmp
Membro
Mensagens: 110
Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm
Localização: Papagaio Cinzento Fêmea; Gato; Peixes

segunda out 25, 2010 4:04 pm

Joaoejoca Escreveu:Se começar a evitar tudo o que não lhe faz bem, o melhor é mudar-se com ela para o congo
:lol: essa foi boa LOL

Hoje foi a 4ª vez que a Isis foi à rua. Lá deixou meter o arnês melhor que das últimas vezes. Tenho usado o treino que me indicou e parece estar a dar os seus frutos. Já deixa que lhe tape a cabeça e feche os olhos com a minha mão e que lhe estique as asas. Depois vou-lhe metendo aos poucos o arnês e ela tem-se portado muito bem :D
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda out 25, 2010 8:06 pm

Não se esqueça de ir recompensando para ela aprender que esse comportamento é reforçado....
VIP Eventos - <a href="http://www.aluguerdetendas.net">Aluguer de Tendas</a>
jchmp
Membro
Mensagens: 110
Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm
Localização: Papagaio Cinzento Fêmea; Gato; Peixes

sexta out 29, 2010 11:34 am

Já li algures que os papagaios largam naturalmente aquelas penugens brancas (no caso dos cinzentos). A Isis nos últimos dias tem largado bastantes, vejo-as por todo lado, pelo chão na gaiola. Julgo ser normal, que acham?
Já agora outra situação que na altura me esqueci de referir. Quando eu fui buscar a Isis, fez ontem 1 mês, ela vinha com o pescoço quase sem penas. Pensei na altura que seria normal por ela ser ainda novinha e ainda não terem crescido todas as penas. Com o decorrer do tempo, e ao ver imagens de outros papagaios com a mesma idade, percebi que não era normal. Ela continua com pouquíssimas penas no pescoço. Ouvi dizer que podia ser por ter estado com outra ave e esta lhe ter arrancado as penas. Ora eu sei que ela esteve na mesma gaiola com o irmão até eu a ter ido "salvar". Que acham?
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sexta out 29, 2010 3:58 pm

É o mais provável. Isso mais algum tempo e as penas crescem novamente.
Quanto ao largar penas, também é uma situação normal, desde que não seja mesmo um grande excesso e se note que faltam penas, porque cada uma que cai, nasce outra....
VIP Eventos - <a href="http://www.aluguerdetendas.net">Aluguer de Tendas</a>
Responder

Voltar para “Aves”