
Nome do Gato: Xico
Raça (ou cruzado de): SRD
Sexo: Macho
Idade: 1 mês
Situação: FAT
Vacinado: Não
Esterilizado: Não
Desparasitado: Sim
Localidade: Almada - Lisboa
Contactos para adopção:
Nádia Cirilo 917348884, [email protected]
Informações Adicionais:
Este é o Xico… um menino laranjinha, que foi encontrado completamente desorientado, num parque de estacionamento subterrâneo, num grande centro comercial em Lisboa.
Tem no máximo um mês, e aparenta estar saudável… apesar da valente magreza e desidratação.
Não era possível ficar indiferentes aos miados desesperados de uma gato tão pequeno, e indefeso… mal entrámos no parque de estacionamento, depois do parque pago, ouvimos os miados aflitivos do pequeno Xico… tentámos perceber de onde viriam… e perto do segurança do parque, ali estava ele, a miar desesperadamente por alguém que lhe desse a mão…
Miava, miava, miava… só parava quando nos aproximava-mos demais.
Perguntámos ao segurança pelo pequeno, ao que ele nos contou que ele já lá permanecia à três dias, e não tocava sequer na água que lhe tentavam dar, nem na comida.
Foi quando ouvimos – vai acabar por morrer… é assim a vida… - que encaminhando-nos para o carro, pensamos em como iríamos esticar mais a corda…
Ligámos para alguns amigos, na tentativa de alguém o poder acolher… mas também tínhamos de sair do parque, pois já passava muito o tempo de permanência após pagamento…
Já sem esperanças, e fora do mesmo, que ouvimos – trá-lo lá, que ele fica aqui em casa – que estacionámos o mais rapidamente possível, e mesmo sem nada que nos auxilia-se, fomos em busca de apanhar o Xico.
Foi uma aventura “e peras”… éramos três pessoas, em busca de um gato, debaixo dos carros estacionados. Demorámos algum tempo… foram mais as tentativas falhadas que as conseguidas… ele metia-se em tudo o que era buraco. E depois de muito nos deitar-mos no chão, nos afastar-mos, aproximar-mos, e de perceber-mos finalmente onde ele se enfiara e estava refugiado, que com algumas mordidelas, lá o conseguimos retirar de dentro da roda do carro…
Depois, foi só perceber o gato calmo, dócil, e afável… mais calmo, e ternurento que o Xico é.
Agradecemos ao segurança, e foi como pôde, em braços, que o trouxemos até ao carro estacionado já fora do parque.
Enroscámo-lo numa toalha, e depois de descobrir tudo, aninhou-se, e dormiu descansado… nunca ele se deve ter sentido tão seguro e protegido, como naquele momento.
Levámo-lo até a casa da pessoa que o vai acolher… e lá chegado, portou-se lindamente.
Continuou aninhado, a querer mimos e carinhos… e ao mesmo tempo algo esperto, como que a tentar perceber o que o esperava…
Esperava-o um local quentinho, onde ele estará abrigado… longe dos motores dos carros, longe da confusão dos carros em andamento…
Fruto do local onde permaneceu nestes últimos dias, o pequeno Xico estava cheia de óleo, de fuligem… à falta de um banho, que talvez ainda não se possa dar, limpamo-lo o melhor que pudemos com toalhitas, e devido a ter-mos visto uma pulguinha (ainda nova), mas para evitar futuros problemas, lá lhe demos uma pequenina esfrega de desparasitante externo.
Ainda ronronou um pouco, comeu um bocadinho de paté, bebeu um nada de água, e dormiu a noite toda, descansado…
O dia acabou, já de madrugada. Foi uma aventura “e peras”, a qual nenhum de nós esperava… mas tal como alguém me disse – não iria dormir descansado, sabendo que ali, ele ia acabar por morrer… e se é para morrer, que morra num local quente e abrigado, feliz e descansado…
Aqui ficam mais algumas fotos do pequeno Xico:





O Xico é um gatinho laranja, de olho azul (que pode mudar claro), muito provavelmente macho (mas aguardamos inspecção veterinária), com um mês de vida no máximo.
Demonstra ser um gato calmo, afável, e muito meigo.
Para o Xico pedimos uns donos maravilhosos e responsáveis, que lhe queiram dar a oportunidade que ele tanto precisa, e merece… não anda por aí nenhuma família que queira receber todo o amor, carinho e agradecimento que o Xico tem para dar?
A sua adopção carece da assinatura de um termo de responsabilidade, e da sua esterilização (em idade própria para o efeito).
Se não poder adoptar, ajude-nos a encontrar uma família para este pequenino divulgando-o… bem haja!