Hamsters na 3ª idade

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

terça out 26, 2010 10:29 am

Boas tardes, tenho uma pequena dúvida para a Niarctaa e outros utilizadores com experiencia em hamsters.

Eu nunca me preocupei muito em saber a raça da minha Hamster (winter white ou hibrido talvez?) porque nunca achei importante, de qualquer modo ela foi adoptada com 6/7 meses (segundo a antiga proprietaria) e ja tinha tido 1 ninhada.

Bom agora o importante, eu quando era novo, tinha tido 2 hamster, mas 1 viveu pouco mais de 1 ano e meio e outro 2 anos, mas a Amélia já vai com 3 anos praticamente ja foi operada 1 vez a um abcesso na bolsa esquerda (uns belos 130 euros a menos na carteira) e agora surgiu outro no abdomen, mas devido à idade e ao estado avançado da idade que seria provavel que não aguentasse a operaçao.

Ela já perdeu pêlo nas pernitas, agora dorme sempre em cima da tacinha da comida, consegue de algum modo dormir mais ainda do que já dormia (como se não fosse pouco) e anda menos desperta (agora nem parece que um barulho repentino a incomoda se calhar ficou surda ?Mas ainda acorda com vibrações).

A dúvida é...o que fazer para tornar estes ultimos...tempos mais confortaveis? Ela come e bebe ainda sem problema, no entanto perdeu a paciencia (ou força) para andar na roda...

Imagem
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça out 26, 2010 5:27 pm

Não sei muito sobre hamsters... mas é muito bom ver um animal velhinho bem tratado :)
Walder
Membro Veterano

terça out 26, 2010 6:59 pm

Pois :( , o que li também não ajuda muito, não encontrei propriamente muitos topicos sobre geriartria dos hamsters 8) , o problema também é que ha muita gente com hamsters, mas são experiencias pontuais como a minha, que não podem acrescentar geralmente muito a este tipo de situação em particular, por isso estava a ver se aparecia alguém que tenha hamster há muito tempo ou que tenha tido um hamster com uma idade tão avançada...
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça out 26, 2010 11:20 pm

já tive vários com idade avançada, perto dos 4 anos. O meu recorde pessoal (e da ómega) foi a sid, uma síria que viveu 9 anos, embora não tenha como o provar.
Em termos de cuidados penso que não há grande coisa a fazer a não ser ir verificando se ela não se quaixa ao toque. ter cuidado em observar dentes e estado geral, principalmente os olhos, dado que a maioria dos roedores que tive velhinhos apresentaram muitos problemas oculares, especialmente pressão elevada que causa muitas dores e cataratas. Parece-me óbvio que com a idade a rodinha já não faz falta, mas pode ser tão somente a baixa de temperatura que se tem verificado que faça com que ela esteja mais adormecida. É mantê-la quentinha e bem alimentada e deixar a vida dela seguir o percurso normal.
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

quarta out 27, 2010 3:12 pm

buzio Escreveu:já tive vários com idade avançada, perto dos 4 anos. O meu recorde pessoal (e da ómega) foi a sid, uma síria que viveu 9 anos, embora não tenha como o provar..
entao se nao tens como provar, nao conta! :P :lol:
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p>&nbsp;" Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes :P</p>
Walder
Membro Veterano

segunda nov 01, 2010 12:29 am

Obrigado Buzio, infelizmente estes dias surgiu um novo alto desta vez na sua pata dianteira direita e como o Vet em Lisboa diz que seria complicado na idade dela uma nova intervenção cirurgica vou ver o que o Vet aqui do Porto diz pois é uma situaçao muito delicada.
buzio
Membro Veterano

segunda nov 01, 2010 12:41 am

Ponky Escreveu:
buzio Escreveu:já tive vários com idade avançada, perto dos 4 anos. O meu recorde pessoal (e da ómega) foi a sid, uma síria que viveu 9 anos, embora não tenha como o provar..
entao se nao tens como provar, nao conta! :P :lol:
tenho apenas testemunhas de 8 anos e ela já vinha adulta :)
calati ponkia chata.

boa sorte walder. e um restinho de vida descansado para a bicharoca.
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

terça nov 02, 2010 12:45 pm

Ola walder, de facto a Buzio já disse o essencial! Eu reforço a ideia do "quentinho" - é o mais importante nesta fase tendo em conta a época do ano. De resto acho que não deves alterar nada do que tem sido até hoje a vida dela. Porque alterações nesta idade poderiam não ir a favor da hamster. Uma forma de reforçar a alimentação dela é ir acrescentando de vez em quando em minimas quantidades, papa de ovo ou insectivora.

Quanto à intervenção cirurgica eu desaconselho de todo. Com esse tamanho, com essa idade, uma anestesia...:roll: hmmm, tenho cá p'ra mim que não morria da doença, mas da cura.

Boa sorte e Longa Vida... à rainha! :wink:
Walder
Membro Veterano

terça nov 02, 2010 1:11 pm

Pois ela já teve uma complicada a 1 das bolsas, então eles desancolheram-me de todo, telefonei hoje a outro Vet aqui do Porto e ele disse-me o mesmo que já me tinham dito em Lisboa e reforçado por vocês... atendendo à idade é impensável e ver a evolução do novo nódulo/abcesso etc...

Mas tenho uma questão, o que é papa de ovo? Onde posso adquirir?
Raiquiis
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 6:15 pm

terça nov 02, 2010 7:10 pm

Walder Escreveu:Mas tenho uma questão, o que é papa de ovo? Onde posso adquirir?
Papa de ovo, acho que estão a falar de cozeres um ovo e dares a parte amarela ao hamster. :P
buzio
Membro Veterano

terça nov 02, 2010 7:28 pm

olha, embora eu não desse papa de ovo sem saber os efeitos porque sobrecarrega os rins, papa de ovo para uns é gema de ovo cozida, para outros é a papa amarela dos canários.
Manda uma pm à niarctaa que nisso ela tem mais conhecimentos :)
__dani__
Membro Veterano

segunda nov 08, 2010 2:51 am

A papa que eu falo é mesmo essa dos canários! Ou essa ou insectivora. Obvio que tudo tem de ser dado em moderação, e entao para uma velhotinha muito mais! É algo que se dá aos bebes e às hamsters mães no periodo de gestação-amamentação!

Esta é a minha experiência e é o que eu faria!
__dani__
Membro Veterano

segunda nov 08, 2010 2:55 am

__dani__ Escreveu:Uma forma de reforçar a alimentação dela é ir acrescentando de vez em quando em minimas quantidades, papa de ovo ou insectivora.
Os hamsters são omnivoros, e precisam de proteína animal. Claro que a quantidade nesta fase deve ser reduzida. É uma forma de reforçar a alimentação, numa altura em que o animal está mais debil.
Walder
Membro Veterano

domingo dez 05, 2010 11:53 pm

Agradeço toda a ajuda, mas a Amélia faleceu ou melhor tive que decidir pela eutanásia depois de mais uma consulta, dado ter o seu bem estar comprometido e não queria a minha velhota em sofrimento.

Mais uma vez obrigado aos que ajudaram de algum modo.
Responder

Voltar para “Exóticos”