Novato em chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
abrenozes
Membro
Registado: sexta out 29, 2010 9:49 am

sexta out 29, 2010 10:04 am

Olá. Este é o meu primeiro tópico.

Comprei uma gaiola para receber uma chinchila (60x30x100Alt) mas ainda estou muito indeciso na compra.
Já li algumas dezenas de páginas na net mas continuo com algumas dúvidas que vos deixo, uma vez que noutros tópicos reparei haver aqui elementos com farta experiência e competência com chinchilas.

- Como penso ter apenas um elemento, gostava de saber se há uma grande diferença entre ser macho ou fêmea.

- Sair de casa às 8 da manha e regressar às 19 mantendo-a todo este tempo na gaiola é incompatível com uma vida saudável e confortável da chinchila?

- Vivendo num T1 pequeno, apenas a posso soltar na sala. Será uma animal "destruidor" com todos aqueles saltos, ou é algo exagerado o movimento quase eléctrico que se vê nalguns videos ?

- A saída da gaiola, se for de 30 minutos com um acompanhamento exclusivo para ela, será suficiente ou terá de ser maior?

E para já... é só!

Um abraço e um agradecimento antecipado pelas respostas.

P.S.- Já agora, a adopção de chinchilas é usual? Evidentemente preferia adoptar uma de confiança do que comprar...
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sexta out 29, 2010 11:16 am

Ora vamos lá a responder às perguntinhas:

1- Não existe diferença entre macho e fêmea (tirando o óbvio :twisted: ). Desde que bem tratado e habituado a contacto humano, será um excelente animal de companhia, seja macho ou fêmea.

2- As chinchilas dormem durante o dia e ficam acordadas à noite, portanto esse horário é bastante compatível com o de uma chinchila. O mais provável é que a sua chinchila a determinada altura comece a fazer o seu horário e então você chegará a casa e encontrará uma chinchila agarrada às grades, a pedir miminhos.

3- As chinchilas só destroem se conseguirem ferrar os dentinhos nas coisas. De resto, por mais que corram e pulem, não destroem nada. Parece que têm um sexto sentido que as impede de deitar bibelots ao chão. Os meus saltam para cima de armários, de cómodas, de mesas de cabeceira e até agora nunca partiram nada (e eu tenho muitas coisas que podem partir-se).

4- 30 minutos é tempo suficiente, sim. Mas se quiser dar um pouquinho mais, a chinchila não leva a mal :P. Relembro apenas que no Verão não deve soltar a sua chinchila, devido ao risco de choque calórico. Daí que uma gaiola espaçosa (como a que você tem) é o ideal.

Quanto à adopção, há realmente casos de adopção, mas costuma ser difícil encontrar chinchilas para dar. Bom, eu digo isto, mas ainda há pouco tempo veio uma pessoa aqui pedir uma chinchila cinza e em poucos dias já tinha uma. É uma questão de tentar. Eu tenho 3 chinchilas adoptadas, mas já eram adultas e foram adoptadas em circustâncias pouco agradáveis. Infelizmente há sempre alguém capaz de abandonar os seus animais.
abrenozes
Membro

sexta out 29, 2010 11:38 am

:D Muito obrigado pelas respostas!

Fiquei mais animado...

Sem querer ser "chato" colocaria mais uma pergunta: É absolutamente imprescindível existirem 2 ou mais chinchilas? Na verdade para começar gostaria de ter apenas uma, mas também não queria que isto fosse um sacríficio para ela derivado de um gesto egoista da minha parte. Perguntaria de outra forma: É possível uma chinchila ser perfeitamente feliz e realizada vivendo sem companhia de outro ser da sua espécie?

Obrigado.
GSfanatic
Membro Veterano

sexta out 29, 2010 12:39 pm

Na minha opinião uma chinchila sozinha, desde que tenha a atenção do seu dono, pode sim ser feliz. Conheço vários casos de chinchilas que vivem sozinhas e não é por isso que deixam de ser felizes.

No entanto é fantástico ver o companheirismo entre duas chinchilas. A verdade é que há coisas que uma companhia da mesma espécie pode dar, que nós, por mais que queiramos, nunca poderemos. Por exemplo, nós nunca poderemos ter uma conversa com as nossas chinchilas. Bom, podemos falar com elas, elas até gostam de ouvir a nossa voz, mas não existe aquele grau de comunicação que existiria com uma companhia da mesma espécie.

Para mim, uma pessoa que faça perguntas para poder dar as melhores condições ao seu animal, jamais poderá ser "chata". ;)
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sexta out 29, 2010 1:11 pm

Bom, a GSfanatic já disse tudo! :D

Eu também tenho apenas um chin, numa gaiola com as medidas que referiu. Dando mimo, falando com ela/ele, brincando e deixando brincar, pode ter um chin apenas. Claro que se depois quiser arranjar companhia pode arranjar, terá é de hever uma aproximação gradual.

Pode e deve soltar o chin para passear. Os saltos não destroem, apenas os dentes. :lol: Mas sempre pode soltá-la no corredor ou na wc, desde que feche a tampa da sanita e não haja fios eléctricos por perto. :lol:

Na minha opinião, se vive sozinho num T1, é uma excelente escolha. São animais fantásticos e vai apaixonar-se por ele logo desde o dia em que o acolher.

Qualquer dúvida, é só dizer. :wink:
Tal como disse a GSfanatic, não chateia nada, pois só quer o bem-estar do seu animal. Assim é muito bom esclarecer dúvidas. Há sempre dúvidas, mesmo tendo um chin há 2 anos e meio. :D
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

sexta out 29, 2010 1:49 pm

já foi tudo dito e está a ser optimamente encaminhado :wink:
eu acho que para primeira chinchila é uma boa opção comprar apenas uma, primeiro, para voce se habituar ao animal, as suas rotinas e necessiaddes, e depois sobretudo para a chinchila se habituar a si. A minha primeira chinchila tive-a 6 meses sozinha antes de decidir arranjar-lhe um companheiro e sinto que se criou um laço muito forte entre nós. Acho que não teria sido a mesma coisa se ela tivesse tido companheiro desde início.
Depois até foi mais fácil o companheiro dar-se bem comigo pois por mais medo que ele tinha via que ela me saltava logo para o colo mal eu abria a gaiola e a curiosidade superou o medo e ele começou a fazer igual. Ou seja, a segunda chinchila demorou muito menos tempo a adaptar-se a mim e ficar meiga que a primeira... e as seguintes que cá vieram! Não penso que tivesse sido tão fácil se tivesse comprado dois, pois quando os dois tem medo é mais difícil habituá-los a nós. Agora o tal "companheiro" que é o meu Nero serve na maior parte do tempo de babyssiter pois é ele que ensina as crias a saltarem-me para o ombro e para a cabeça (coisa que ele faz com uma paixão louca :lol: )
por isso acho um óptimo começo iniciar com uma chinchila e depois decidir se fica apenas com ela ou arranja outra. elas podem perfeitamente viver sozinhas, até ficam mais meigas pois só o tem a si para brincar e ter companhia. Tem é de lhe dar umas horas de atenção por dia ser falha! Pois pelo que tenho notado as chinchilas são animais de hábitos e se deixar de lhes ligar elas aos poucos e poucos também vão deixar de lhe ligar, e por isso é necessário conviver com elas todos os dias! eu nos dias em que tenho menos tempo, arranjo sempre um pouquinho de tempo apenas para pegar em cada uma ao colo dar-lhe festas. Elas já sabem e poem-se na ponta dos pés a beira da porta e basta por as mãoes em concha e saltam logo para as minhas mãos. são umas mimadas 8) boa sorte e qualquer dúvida estaremos todos aqui para ajudar :D
abrenozes
Membro

sexta out 29, 2010 1:57 pm

Muito obrigado pelas respostas! :D

Vou então começar a pesquisar e matutar na melhor forma de a obter: como, quando, quanto, qual, etc.
GSfanatic
Membro Veterano

sexta out 29, 2010 1:58 pm

Exactamente. O meu primeiro chinchila, o Freddie, foi adoptado já adulto e durante meses esteve sozinho.

Veja bem a que ponto chegou a nossa relação:

Imagem
abrenozes
Membro

sexta out 29, 2010 2:09 pm

heheheh que bela "botija de água quente" para o Inverno...

Por acaso tem sujestões sobre lojas/criadores/dadores na cidade do Porto que sejam de confiança?
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

sexta out 29, 2010 2:42 pm

no porto não mas em lisboa sei de quem vai ter uma ninhada dentro em breve breve 8) :lol: :wink:
não conheço criadores no porto mas secalhar a GSFanatic e a chinchilavis sabem
abrenozes
Membro

sexta out 29, 2010 3:19 pm

Obrigado. Fico então à espera de alguém que saiba.

Entretanto, e depois de ler alguns tópicos bem tristes sobre o falecimento de chinchilas, gostaria de ter desde já uma lista de veterinários ou clínicas no Porto a quem possa recorrer no caso de algum azar. Desde já obrigado por tudo.
GSfanatic
Membro Veterano

sexta out 29, 2010 3:20 pm

Andei à procura uma vez, para uma rapariga do Porto, mas não encontrei ninguém. Perguntei a outros criadores, que me disseram que no Porto não conheciam criadores de confiança. Só criadeiros :(.

No entanto vou enviar-lhe mp com o contacto de alguém que talvez possa ajudá-lo (um criador de extrema confiança).
sofassis
Membro
Registado: sexta set 24, 2010 8:35 am

sexta out 29, 2010 4:46 pm

eu também gostava muito de ter uma chinchila mas aqui na minha zona só há para venda em lojas e poucas se vêem... não tenho grande confiança nas lojas :?
Os criadores dão mais confiança e o preço é mais baixo mas se for de graça então é uma maravilha!!!

Boa sorte com o teu futuro bichinho!
GSfanatic
Membro Veterano

sexta out 29, 2010 5:03 pm

Uma veterinária do Porto de quem tenho excelentes referências é a Drª Carla Monteiro, do Hospital Veterinário do Porto.
abrenozes
Membro

sábado out 30, 2010 12:00 pm

Bom dia!

Hoje fui buscar a gaiola e mais uns adereços. Gostava de críticas sobre o quce tenho neste momento e sugestões para melhorar o ambiente da chinchila.

Por mim já só falta a fofa, mas as que vi hoje eram um pouco carotas (pelo menos para o meu bolso). Fiquei siderado numa pequena preta mas 90 euros é um pouco puxado para o meu bolso...

Imagem
Imagem
Responder

Voltar para “Exóticos”