decorar um terrario gom gerbos da mongolia, necessito ajuda!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
gerbomaniac
Membro Júnior
Registado: terça set 21, 2010 9:36 pm

terça out 26, 2010 2:34 am

ola gente

na boa , estou precisando de ajuda para decorar o terrario dos meus gerbos da mongolia , e tbm pq os meus filhotes creio eu que estejam a caminho pois o casal agouti cruzou faz um tempo , e eu queria mexer na gaiola antes de nascerem

na gaiola ate agora tem uma casinha de madeira para calopsitas ( grande o suficiente para eles , gostei muito ) num canto , uma plataforma de madeira no outro canto com uma passarela de madeira ligan a casinha e a plataforma , e um piso servindo como rampa para eles , tbm ums galinhos de goiabeira e cascas de coco

so que eu queria por mais algumas coisas para ficar legal para eles , eu queria fazer uma mini-plataforma de madeira que sirva como toca tbm do lado da casinha , com uma escadinha para o chao e outra para o teto da casinha , e outra plataforma media perto da plataforma maior

so que a questao e que nao sei que madeira usar para construir essas plataformas , quais os tipos que posso usar ? madeira de pinus pode usar ? sem ser tratada ?

eu queria saber que tipos de tronco posso porla dentro para eles subirem ? e se essas plataformas de madeira podem oferecer risco aos filhotinhos ? vai ai uma tentativa esquematica feita no paint de como quero o terrario

Imagem

1 casinha
2 tronco grande / galhinhos
3 plataformas d/ madeira
4 pedras
5 escadas de madeira
6 bebedouro
7 comedouro
8 passarela de madeira
9 suporte do bebedouro
10 areia do terrario

eu so quero saber que tipo de madeira posso usar para fazer essas coisas e que tronco , espero que me possam ajudar
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça out 26, 2010 11:52 am

O importante para os animais é ter bastante altura de substrato para poderem escavar.
Imagem
gerbomaniac
Membro Júnior

terça out 26, 2010 12:36 pm

mas a areia pode desabar e machucar os filhotes

aqui nao acho muitos materiais que possam ser postos em quantidade para eles escavarem , a unica forracao que acho e de raspas de pinus , que pode ter po se nao me engano , mas a minha ideia e que as plataformas tenham entradas que necessitem ser cavadas , e ficam parecidas com camaras

mas eu preciso saber que tipos de madeira posso comprar para montar essas plataformas ? eu queria compra-las prontas mas aqui e muito raro achar acessorios em madeira pararoedores , so se acham aqueles de plastico bem coloridos

e tbm queria saber de que tipo de arvore pode ser o tronco grande ?

a minha gaiola ta com um cheiro estranho , mas nao e de urina , e um cheiro almiscarado , e comecou depois que o macho comecou a andar arrastando a barriga no chao , o que eh isso ? e normal ?

Abracos!!
Bondage2010
Membro Veterano

terça out 26, 2010 1:18 pm

Na fotografia, é cartão roido por eles, fornecendo as caixas de cartão dos ovos, os tubos interiores de cartão dos rolos de papel higienico e de cozinha e outros tipos de cartão, servem para irem roendo e vai fazendo de substrato...não vejo vantagem a nivel higiénico, nem funcional para a especie, montar uma casinha de Barbies, quando afinal eles querem é escavar como é catracteristico e saudavel na especie.
gerbomaniac
Membro Júnior

terça out 26, 2010 2:00 pm

mas nao e bem uma casinha de barbies , e som um terrario que forneca maior espaco para eles

meu aqua tem 100x50x40 , daqui que ele encha tudo isso com papel roido , muito antes chegara a epoca de trocar a forragem , que creio que nao absorva tanto assim , por tanto e meio que desvantagem para mim esperar eles roerem tudo isso

eles parecem gostar do terrario , de ficar sobindo e descendo nas plataformas , e passando pela passarela , fora roer a madeira e claro , por isso queria saber que tipo de madeiro posso usar sem riscos com eles, sera que a de pinus serve ? eu quero saber qual madeira nao fornece perigo se ingerida

Abracos!
Bondage2010
Membro Veterano

terça out 26, 2010 2:27 pm

Se fornecer de dois em dois dias cartão, num estante tem metade do terrario com cartão roido, cá em casa nao se deitava cartão fora, era tudo para eles, é higienico, é absorvente, e funcional...quando tive gerbos tambem o meu terrario era de 1m por 50cm por 50cm, acho que deveria ler sobre a importancia do escavar na saude de um gerbo...é natural deles e devem ter oportunidade de faze-lo.
http://arcadenoe.sapo.pt/print_article.php?id=345
Arranhar e Escavar

No estado selvagem, os gerbos vivem num complexo sistema de túneis que eles próprios escavam. Em cativeiro, se os gerbos não tiverem oportunidade de cavar, eles vão na mesma expressar esse instinto tentando escavar no canto da gaiola. Este comportamento estereotipado torna-se persistente e difícil de eliminar, mesmo que depois seja dada ao animal a hipótese de cavar túneis. O melhor é permitir desde logo que ele possa escavar, colocando bastante substrato.
Tendo muito cartão diariamente para roer, não precisa preocupar-se com que tipos de madeira pode colocar...
gerbomaniac
Membro Júnior

quinta out 28, 2010 2:45 pm

mas a questao e que nao tenho tantos disponiveis assim , esse comportamento deles nao e tao frequente aqui , aqui eles passam a maior parte do tempo roendo alguma coisa , de preferencia tentam roer a casca de coco , e gastam boa parte do nia fazendo isso , senao abrindo buracos na plataforma de madeira , e eles cavam na areia aqui , nao e uma camadinha fininha de areia , se nao me engano tem bem o equivalende a uma saca de 20kg ou mais dentro do aqua , tem uma altura legal ,e eles ficam cavando sempre q podem , e tomam banhos de areia na areia , ou seja 2 coelhos numa cajadada so , e para manter a areia limpa , todo dia de manha , eu penero a areia para retirar as fezes eflocos de areia formados pela urina , alem de restos de comida , cascas e etc com a areia eu prolongo o tempo de troca da cama , ja que diariamente removo os detritos , ja com o papel cartao nao posso fazer essa peneiragem para retirar as fezes e etc, tendo q trocar toda semana , e eu nao consigo papel cartao suficiente para encher o aqua toda semana

alem do mais li no site de criadores , que para se ter filhotes , e preciso um aqua sem muita coisa , e um substrato de ums 5/6cm esta de bom tamanho ......... tanto que vou inclusive reduzir as plataformas e por somente mais algumas casinhas ( caso a femea queria mudar os filhotes de ninho )

mas antes eu so preciso saber que madeira posso usar paraconstruir as casas , pois as de periquito sao muito pequenas para eles , e as de calopsita ja sao grandes demais , quero algo mediano

outra coisinha , como posso saber se a fema ta gravida , eu vi eles cruzando mas aparentemente nao du em nada ainda , tava tao feliz achando que os bebes estavam a caminho , e eles ainda nao tentaram denovo ..... a fema ja tem 3 meses e eles tbm

outra coisa , eles nao gostam de frutas , temproblema nao dar ?

Abracos!!
Bondage2010
Membro Veterano

quinta out 28, 2010 6:07 pm

Ok, então os gerbos daí são diferentes do resto dos da especie...eu criei muitos gerbos, falo do que pesquisei e da experiencia que tive, como por cá a maior parte das pessoas criam desta maneira, será melhor então tentar as suas duvidas com alguem daí.
gerbomaniac
Membro Júnior

sexta out 29, 2010 1:01 pm

nao estou te contradizendo , nem dispensando a sua ajuda nem desvalorizando sua esxperiencia , so dise que os meus gerbos ( note que nao generalizei , citei os meus ) cavam , mas nao o fazem com tanta frequencia assim , o comportamento , por atingir a maior parte dos gerbos domesticos , nao significa que seja algo obrigatoria a acontecer em todos , assim como dizem muitos criadores que ja ouvi falarem aqui , q os hamsters sirios so vivem sozinho que nao dao certo juntos , mas ja ouvi relatos de que tem gente q cria junto , e ja vi pessoalmente um casal vivendo junto numa boa com seus filhotes , eram de minha prima inclusive

ou seja , nao e algo que seja 100% de certeza , tal comportamento pode variar de individuo para individuo , depende do gerbo , por exemplo existe a experiencia , de que gerbils nascidos em recintos , no qual existe um tubo curvo servindo de entrada para a casinha , têm o comportamento de escavar reduzido por nascerem num habitat com algo quase semelhante a uma camara

eu so fiz uma pergunta simples , que era qual tipo de madeira que eu poderia usar sem por meus gerbils em risco , para fazer plataformas para eles , uma madeira que nao lhes fornecesse problema caso a roessem , e de que tipo de arvore eu poderia usar um tronco para decorar o terrario

vc deu sua opiniao a respeito do assunto , e eu expliquei a minha situacao e nada mais , porem me desculpe se algo em parte do que escrevi foi interpretado de forma ofensiva por vc ou se algo simplesmente nao te agradou , mas fora isso obrigado pela sua ajuda

Abracos!
gerbomaniac
Membro Júnior

sábado out 30, 2010 5:55 pm

Alguem sabe dizer que tipo de madeira posso usar para fazer as plataformas para os gerbils ? , pois o topico rodou e rodou , mas nao obtive resposta

e tbm queria saber que material posso juntar ao papel higienico sem cor e sem cheiro para o ninhos dos gerbos , aquelas fibras de coco servem ?
Responder

Voltar para “Exóticos”