Entristece-me ver cada vez mais gatos espalhados um pouco por toda a cidade de Setúbal, dormindo ao relento, sem um tecto que os abrigue da chuva e do frio. Dou ração a alguns que já sei onde se costumam encontrar, mas nem sempre é fácil, ainda mais em dias de chuva.
Pensei então se seria fácil e viável arranjar uma espécie de abrigo para gatos, de preferência com um quintal vedado, onde os iria recolher, alimentar, castrar/esterilizar, um sitio onde pudessem estar abrigados e ter também um espaço ao ar livre para passearem e apanharem sol. O ideal seria que uma alma caridosa cedesse um espaço semelhante, que estivesse sem uso, mesmo que a precisar de obras, eu não me importaria de recuperar o espaço.
Pergunto-me se esta idéia seria fácil e viável de concretizar e se haveria algum problema a nivel camarário ou outro semelhante de o fazer.
Há tantos barracões e armazéns ao abandono nesta cidade, principalmente na baixa e junto ao rio, poderia aproveitar-se um espaço desses para construir este abrigo.
A quem me poderei dirigir para saber disto?
Abrigo para felinos - seria viável?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am
Esses espaços são espaços privados, por isso teria de achar um para alugar ou vender.
Teria de explicar para que fim se destinava. Teria de ter uma licença camarária para isso, visto que iria juntar um grande nº de animais num local, tendo de garantir condições sanitárias adequadas.
Um armazém é um espaço bem grande, o que implica ser necessário bastante esforço para manutenção, sendo que muitos gatos juntos sujam bastante!
Visto tratar-se de um local no perimetro urbano, penso que um projecto destes não seria possivel.
Por último, os ajuntamentos de animais não resultam porque em termos de saúde, implicam riscos, as doenças espalham-se rápidamente por ex.
Teria de explicar para que fim se destinava. Teria de ter uma licença camarária para isso, visto que iria juntar um grande nº de animais num local, tendo de garantir condições sanitárias adequadas.
Um armazém é um espaço bem grande, o que implica ser necessário bastante esforço para manutenção, sendo que muitos gatos juntos sujam bastante!
Visto tratar-se de um local no perimetro urbano, penso que um projecto destes não seria possivel.
Por último, os ajuntamentos de animais não resultam porque em termos de saúde, implicam riscos, as doenças espalham-se rápidamente por ex.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Há doenças que se espalham rapidamente se houver focos (estou a lembrar-me da panleucopénia, por exemplo). Mas isso resolvia-se só juntando a animais que já se sabia estarem saudáveis gatos que passassem primeiro por um espaço de quarentena.
Portanto, o problema não está aqui. Haverá outros, mas este não me parece óbice suficiente.
Portanto, o problema não está aqui. Haverá outros, mas este não me parece óbice suficiente.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am
Essas colónias protegidas, onde se encontram exactamente? Como poderei ter acesso a uma, para ver como funciona?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
não sei, mas se fôr ao felinus, há pessoas que alimentam algumasPedrocasPT Escreveu:Essas colónias protegidas, onde se encontram exactamente? Como poderei ter acesso a uma, para ver como funciona?
Permitam-me uma opinião pouco experiente, mas penso que se procurasse concretizar essa acção conjuntamente com uma Associação de Animais (sem fins lucrativos, portanto), em nome da qual pediria a aquisição do espaço e aí encarregar-se-ia dos gastos necessários posteriores...
É que, tal como referido, é necessário um controlo sanitário, acompanhamento veterinário e verba permanente para assegurar a alimentação e estado de saúde dos animais! Integrado num pedido de uma Associação, possivelmente certas disponibilizações tornar-se-iam mais fáceis e prioritárias (um só indivíduo com um pedido desses é, certamente, relegado para último plano em questões de atendimento! Já para não falar da morosa burocracia com fiscalizações, entrega e aprovações de projectos que lhe possam requerer, os quais podem ter melhor despacho desde que realizados por um organismo mais forte do que um cidadão apenas).
Acho que é um conselho sensato (perdoem-me se me engano): procure colaborar com uma associação na concretização de qualquer auxílio global aos animais. Sozinho não é sensato. A UNIÃO FAZ A FORÇA!
BOA SORTE na sua belíssima iniciativa!!!
É que, tal como referido, é necessário um controlo sanitário, acompanhamento veterinário e verba permanente para assegurar a alimentação e estado de saúde dos animais! Integrado num pedido de uma Associação, possivelmente certas disponibilizações tornar-se-iam mais fáceis e prioritárias (um só indivíduo com um pedido desses é, certamente, relegado para último plano em questões de atendimento! Já para não falar da morosa burocracia com fiscalizações, entrega e aprovações de projectos que lhe possam requerer, os quais podem ter melhor despacho desde que realizados por um organismo mais forte do que um cidadão apenas).
Acho que é um conselho sensato (perdoem-me se me engano): procure colaborar com uma associação na concretização de qualquer auxílio global aos animais. Sozinho não é sensato. A UNIÃO FAZ A FORÇA!
BOA SORTE na sua belíssima iniciativa!!!