Alimentaçao de um Dalmata
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 13, 2010 11:46 pm
Visto que os dalmatas nao conseguem excretar acido urico, alguem sabe qual ou quais as raçoes mais indicadas para esta raça? Ou sera melhor dar raw, comida feita em casa, etc...?
-
- Membro Veterano
dinodane Escreveu:Não conseguem o quê?[/quo
![]()
de novo:
os dálmatas são muito propícios a desenvolver cálculos de urato na bexiga porque apesar do fígado deles ter o enzima necessario esta não actua muito bem...
Dizer que existe uma propensão a essa condição é bastante diferente que dizer "não conseguem", nem todos os dálmatas nem pouco mais ou menos vêm a sofrer de cálculos na bexiga ou nos rins. Mas não tem mal em prevenir, há rações próprias, penso eu.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Eu acho que deve perguntar ao vet, mas no caso da RC a ração específica para esse problema é a Urinary Low Purine...
Mas pensando bem no caso, isto não é uma ração de prevenção, é auxiliar de tratamento para animais que já sofram do problema.
Mas pensando bem no caso, isto não é uma ração de prevenção, é auxiliar de tratamento para animais que já sofram do problema.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
Entao nao ha prevençao para ninguem...dinodane Escreveu:Eu acho que deve perguntar ao vet, mas no caso da RC a ração específica para esse problema é a Urinary Low Purine...

Há, sim. Pergunte ao seu veterinário.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm
Apesar de ser considerado dieta médica, este alimento está considerado para manutenção de cães de raça Dálmata. Pelo menos aqui refere "Adult maintenance of breeds at risk for urate urolithiasis":princessa Escreveu:Entao nao ha prevençao para ninguem...dinodane Escreveu:Eu acho que deve perguntar ao vet, mas no caso da RC a ração específica para esse problema é a Urinary Low Purine...
http://www.royalcanin.us/adx/aspx/adxGe ... Purine.pdf
Cumps 

-
- Membro Veterano
Muito obrigada! Mas como nao, ha para cachorros, suponho que na fase de crescimento lhe de uma normal e quando ja for adulto possa passar para esta, certo?pifo Escreveu:Apesar de ser considerado dieta médica, este alimento está considerado para manutenção de cães de raça Dálmata. Pelo menos aqui refere "Adult maintenance of breeds at risk for urate urolithiasis":princessa Escreveu:Entao nao ha prevençao para ninguem...dinodane Escreveu:Eu acho que deve perguntar ao vet, mas no caso da RC a ração específica para esse problema é a Urinary Low Purine...
http://www.royalcanin.us/adx/aspx/adxGe ... Purine.pdf
princessa o seu cachorro vai precisar de uma ração puppy de qualidade, siga as indicações do vet.
em relação à produção de acido urico não deve antecipar-se, garanta a ingestão de agua com fartura, sempre disponivel para o seu cachorrinho.
isso por si só é meio caminho andado para dar ao seu dalmata boa saude renal.
com o avançar da idade o animal poderá ou não vir a necessitar de ração especifica, mas aí uma vez mais, será o veterinario o orientador desse tipo de dieta. até porque nem todos são alimentados a ração e existem multiplas variantes que influenciarão a saude do seu animal.
nesta fase de aprofundar conhecimentos sobre a raça, penso eu ,que deveria ser uma prioridade dar especial atenção à audição.
ao contrario dos calculos renais, a surdez afecta uma larga franja da população de dalmatas, tanto nos dois ouvidos, como só num deles... o que induz muitos donos em erro ao avaliar a audição do seu cachorro.
leia muito, pergunte mais e muito boa sorte com o seu Pintas!!
em relação à produção de acido urico não deve antecipar-se, garanta a ingestão de agua com fartura, sempre disponivel para o seu cachorrinho.
isso por si só é meio caminho andado para dar ao seu dalmata boa saude renal.
com o avançar da idade o animal poderá ou não vir a necessitar de ração especifica, mas aí uma vez mais, será o veterinario o orientador desse tipo de dieta. até porque nem todos são alimentados a ração e existem multiplas variantes que influenciarão a saude do seu animal.
nesta fase de aprofundar conhecimentos sobre a raça, penso eu ,que deveria ser uma prioridade dar especial atenção à audição.
ao contrario dos calculos renais, a surdez afecta uma larga franja da população de dalmatas, tanto nos dois ouvidos, como só num deles... o que induz muitos donos em erro ao avaliar a audição do seu cachorro.
leia muito, pergunte mais e muito boa sorte com o seu Pintas!!

<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>