Alimentaçao de um Dalmata

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

princessa
Membro Veterano
Registado: sábado mar 13, 2010 11:46 pm

domingo out 31, 2010 5:04 pm

Visto que os dalmatas nao conseguem excretar acido urico, alguem sabe qual ou quais as raçoes mais indicadas para esta raça? Ou sera melhor dar raw, comida feita em casa, etc...?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo out 31, 2010 5:13 pm

Não conseguem o quê?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

princessa
Membro Veterano

domingo out 31, 2010 5:18 pm

dinodane Escreveu:Não conseguem o quê?[/quo
:oops:
de novo:
os dálmatas são muito propícios a desenvolver cálculos de urato na bexiga porque apesar do fígado deles ter o enzima necessario esta não actua muito bem...
dinodane
Membro Veterano

domingo out 31, 2010 5:23 pm

Dizer que existe uma propensão a essa condição é bastante diferente que dizer "não conseguem", nem todos os dálmatas nem pouco mais ou menos vêm a sofrer de cálculos na bexiga ou nos rins. Mas não tem mal em prevenir, há rações próprias, penso eu.

princessa
Membro Veterano

domingo out 31, 2010 5:27 pm

E o dinodane sabe de alguma?
dinodane
Membro Veterano

domingo out 31, 2010 5:31 pm

Todas as marcas premium têm gama renal, penso eu de que...

princessa
Membro Veterano

domingo out 31, 2010 5:35 pm

dinodane Escreveu:Todas as marcas premium têm gama renal, penso eu de que...
Estive a ver o site da royal canin e tem gama renal e urinaria, qual delas sera?
dinodane
Membro Veterano

domingo out 31, 2010 5:45 pm

Eu acho que deve perguntar ao vet, mas no caso da RC a ração específica para esse problema é a Urinary Low Purine...

Mas pensando bem no caso, isto não é uma ração de prevenção, é auxiliar de tratamento para animais que já sofram do problema.

princessa
Membro Veterano

domingo out 31, 2010 5:49 pm

dinodane Escreveu:Eu acho que deve perguntar ao vet, mas no caso da RC a ração específica para esse problema é a Urinary Low Purine...

Mas pensando bem no caso, isto não é uma ração de prevenção, é auxiliar de tratamento para animais que já sofram do problema.
Entao nao ha prevençao para ninguem... :|
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo out 31, 2010 5:52 pm

Há, sim. Pergunte ao seu veterinário.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
princessa
Membro Veterano

domingo out 31, 2010 5:54 pm

Ainda nao tenho o cachorro. Por agora estou a juntar o maximo de informaçao possivel. mas quando tiver eu pergunto ao vet.
Obrigada a todos!
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

segunda nov 01, 2010 10:26 pm

princessa Escreveu:
dinodane Escreveu:Eu acho que deve perguntar ao vet, mas no caso da RC a ração específica para esse problema é a Urinary Low Purine...

Apesar de ser considerado dieta médica, este alimento está considerado para manutenção de cães de raça Dálmata. Pelo menos aqui refere "Adult maintenance of breeds at risk for urate urolithiasis":
http://www.royalcanin.us/adx/aspx/adxGe ... Purine.pdf
Cumps ;)
princessa
Membro Veterano

segunda nov 01, 2010 10:36 pm

pifo Escreveu:
princessa Escreveu:

Apesar de ser considerado dieta médica, este alimento está considerado para manutenção de cães de raça Dálmata. Pelo menos aqui refere "Adult maintenance of breeds at risk for urate urolithiasis":
http://www.royalcanin.us/adx/aspx/adxGe ... Purine.pdf
Muito obrigada! Mas como nao, ha para cachorros, suponho que na fase de crescimento lhe de uma normal e quando ja for adulto possa passar para esta, certo?
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

segunda nov 01, 2010 10:55 pm

princessa o seu cachorro vai precisar de uma ração puppy de qualidade, siga as indicações do vet.

em relação à produção de acido urico não deve antecipar-se, garanta a ingestão de agua com fartura, sempre disponivel para o seu cachorrinho.

isso por si só é meio caminho andado para dar ao seu dalmata boa saude renal.

com o avançar da idade o animal poderá ou não vir a necessitar de ração especifica, mas aí uma vez mais, será o veterinario o orientador desse tipo de dieta. até porque nem todos são alimentados a ração e existem multiplas variantes que influenciarão a saude do seu animal.

nesta fase de aprofundar conhecimentos sobre a raça, penso eu ,que deveria ser uma prioridade dar especial atenção à audição.

ao contrario dos calculos renais, a surdez afecta uma larga franja da população de dalmatas, tanto nos dois ouvidos, como só num deles... o que induz muitos donos em erro ao avaliar a audição do seu cachorro.

leia muito, pergunte mais e muito boa sorte com o seu Pintas!! :)
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça nov 02, 2010 1:00 pm

Se quer um dálmata e está preocupada com estas questões, procure um criador de dálmatas LUA ou NUA. No Reino Unido o KC aceita o registo destes cães.
Responder

Voltar para “Cães”