quinta nov 27, 2003 1:51 pm
Bom dia
Antes de mais,
queria confirmar o que o CMNogueira, disse, e que neste caso por lapso, não referi.
Os donos não devem "inventar" e/ou seguir treinando RCI ou Mondioring, com qualquer pessoa, sem terem conhecimento sobre as suas REAIS capacidades para esse tipo de treino, independentemente de serem profissionais, ou não, existem muitos amadores como eu, que o fazemos por paixão, e já mostaram por diversas vezes em prova o que sabem fazer.
No entanto o que aconteçe muitas vezes é que as pessoas vão a uma escola para treinar guarda ou defesa e ataque e umas treinam tudo desde que seja pago e dê lucro, mesmo sendo completamente ILEGAL e outras como é o caso da CaneUtile, é informado aos donos que só fazemos trabalhos de mordida quando esse trabalho vise a prática de um desporto RCI ou Mondioring, porque as regras são rigorosas e acima de tudo, o dono tem que assumir um código de ética sobre a utilização do treino ensinado. Não ensino cães a morder cujos donos são "agressivos" (gostam que o cão tente atacar qualquer um que passa).
Para melhor responder à questão do jcsousa
"O que eu gostava de saber é a vossa opinião sobre a forma de agir quando a situação de confronto se coloca num dado momento. Imaginemos que o cão mostra os dentes e tenta mesmo mordê-la. Insistiria ou sentava-se na incómoda cadeira ao lado do sofá?"
Devo antes dizer que tenho 4 cães Pastores Belgas (3 groenendael e 1 Malinois) casa, vivendo soltos pela casa, 3 deles são muito dominantes, em especial o meu macho com quase 9 anos (o Athos M. Templários RCI 3, Mondioring 1) e não tenho problemas desse genero, apesar deles poderem sobir para cima da cama e do sofá.
Independentemente da raça, a grande diferença está no dono. Eu tenho um grande amigo que é sócio fundador do clube e que trabalha com Rott's, tendo 2 em casa, em que uns dos quais fez RCI 3 e Mondioring 1 (Quanto V. Hause Frick, agora com cerca de 9 anos tambem), e nunca teve esse tipo de problema.
Esta ausencia de problemas prende-se com todo um conjunto de regras base e que sendo aplicadas correctamente o cão até pode rosnar resmungando, mas sai imediatamente do local.
Nos treinos de reeducação que levei a cabo devo dizer que este sistema resulta e bem. Mas este sistema, é uma formula global, que para resultar tem que funcionar num conjunto, em que uma das primeiras regras é:
Só entrar em conflito quando se pode vencer, doutra forma devemos evitar o confronto contornado o problema, e só depois de criarmos todas as circunstancias necessárias a nossa vitória é que devemos intervir.
Tenho ao longo dos anos assistido que aconselhar um dono a castigar um cão dominate pode ser muito perigoso para esse dono, pois se ele tiver medo ou demonstar insegurança o cão vai sair para morder e estabelecer a sua dominancia. Neste caso o dono tem que ser uma pessoa inteligente e prever com antecedencia as manobras.
Para responder a pergunta do jcsousa ou eu não mandava sair o cão do sofá porque sabia que ele ia rosnar e eu não tinha como confronta-lo, ou ia buscar uma sandes e começava a comer na sua frente e depois dele estar interessado então mandava-o sair do sofá, coisa que nessa altura ele imediatamente faria por mero interesse e depois sentava-me eu e procurava treinar o cão para saber que quando eu mandasse sair do sofá não era mau, mas sim bom, ele ganhava mais por obedecer que por contestar. No entanto, isto só aconteceria porque eu não tinha a minha hierarquia bem definida.
Sobre os Rott's e a sua capacidade de trabalho será algo que poderei abordar caso queiram num proximo post.
Cumprimentos
Celso Alves