Adopção de gata adulta
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
a quantidade, depende da comida. Uma ração de qualidade, apesar de mais cara, leva a que comam bastante menos e evita problemas de saúde causados pelo excesso de cereais, corantes e açúcares (hidratos de carbono). Dentro das mais baratas, de qualidade aceitável, tem a Purina One e a Cat Chow (também da Purina), esta de qualidade inferior à primeira. Experimente comprar dois sacos diferentes dos mais pequenos, a ver se a gatinha gosta, e depois pode passar a comprar de quilo e meio, que deve dar para um mês (não faço ideia, tenho muitos gatos, 1,5 quilos dá para 2 dias, se tanto...
). Os sacos têm fecho hermético, desde que tire o ar e os mantenha bem fechados, a comida aguenta bastante tempo! Evite rações de peixe, muitos gatos têm intolerâncias alimentares, e todas aquelas que não têm como primeiro ingrediente a carne.

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
MFPJ fico feliz pela gatuxa ainda bem que está já desse lado, decerto está já a apreciar um cantinho confortavel e bem quentinho eles são super friorentos
a mantinha ou camisolinha quentinha
No que toca a quantidade pode ser variavel pois depende tambem da estrutura de cada animal, eu tenho algums que "comem para viver" e das que "vivem para comer"...
algo incontrolavel e tenho sempre como lhe mencionei a comida ao dispor dos pequenos, essa menina talvez coma um pouco mais nos primeiros dias onde tudo de diferente e melhor lhe apareceu mas creio que depois cai na rotina e será dose habitual.
Quanto a tempo de duração, tal como a Chamarrita diz desde que o fecho hermetico fique colado não tem assim validade curta.

No que toca a quantidade pode ser variavel pois depende tambem da estrutura de cada animal, eu tenho algums que "comem para viver" e das que "vivem para comer"...

Quanto a tempo de duração, tal como a Chamarrita diz desde que o fecho hermetico fique colado não tem assim validade curta.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
O meu Gucci come à volta de 2 kg de ração por mês. Quando comprava sacos de 1,5 kg, um saco não chegava para um mês. Eu tenho um copinho onde meço a dose diária e divido-a por duas ou três refeições ao dia.MFPJ Escreveu:Olá,
tenho uma dúvida, quantos quilos de comida costuma um gato comer por mês(em média)?
E qual o limite máximo de tempo aconselhável em que deve ser consumido um saco após a abertura?
Cumprimentos
Na última vez comprei um saco de 7,5 kg de Arden Grange e deu para ele comer quase 4 meses. Dividi a ração por sacos mais pequenos, fechei-os com fita cola e a ração manteve-se em condições durante os 4 meses.
Mas, de uma maneira geral, em todas as rações diz qual é a dose diária recomendada à contituição, ao peso e à idade do gato.
Muitos parabéns pela adopção. Vai ver que tem aí uma verdadeira amiga.

<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas têm sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
- Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT
Sobre a possível gravidez da gata, convém não perder tempo e esterilizá-la já. Deste modo impede o nascimento de mais gatinhos que por mais cuidados que se tenha nunca se sabe a que mãos vão parar além de que pelo descrevido seria complicado ter num quarto uma data de piolhos eléctricos e a família não ia achar graça possivelmente. Há quem hesite em esterilizar cadelas e gatas grávidas mas dado o panorama de excesso de animais é o melhor e mais humano a fazer.
<p>O ronronar sai de uma válvula de segurança existente no pescoço do gato para atenuar o excesso de satisfação.
</p>
<p>ADAP - Associação de Defesa dos Animais de Portimão <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
</p>
<p>ADAP - Associação de Defesa dos Animais de Portimão <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Olá a todos, obrigado pela ajuda e desculpas pela demora.
A gata adaptou-se à nova vida melhor do que eu estava à espera, aceitou bem a comida, não tive problemas com a utilização da caixa da areia, não houveram miadelas por se sentir sozinha(isto surpreendeu-me mesmo
), de todos as caminhas(muito cuidadosamente preparadas por mim) que lhe pûs ao dispor, preferiu dormir em cima de uma mochila em cima de uma cadeira, e em cima de um dossier
Em relação à caixa dos "presentes" no quarto, não tive problemas com o cheiro, mas tive problemas com o barulho que a gata fazia ao fazer o xixi das quatro da manhã
então o miau...miau...miau... às 5:00... terá fome? quer sair?
... não! simplesmente brincar
não é que a mandei calar, e após lhe dar uma espécie de chinelada no traseiro ela ficou ainda mais irrequieta a brincar com o chinelo que tempos!
Falando em brinquedos... acha imensa piada em enrolar-se e puxar as pontas dos cortinados, felizmente não lhe deu para os trepar
Os tapetes é que não escapam a servir de arranhadores... e às vezes um sofá, o que vale é que é de um tecido resistente a garras.
Retomando a barulheira dos xixis e vontades de brincar às 3/5 da manhã, e irritação nasal que a poeira me causava, passou a poder andar pela casa toda excepto a cozinha. Se antes passava o dia no meu quarto, agora apoderou-se do sofá grande da sala onde passa quase todo o dia a dormir, até acho que demais, quase sempre que a procuro está lá
Mas deve passar o dia a dormir porque pelo menos na primeira noite que ficou com mais espaço andou armada em Rosa Mota que tempos a correr pelos corredores
Agora umas dúvidas em relação à caixinha da areia:
eu tiro "presentes" e areia com urina quando vejo, ou posso, contudo a areia que lhe pûs quando a trouxe foi ganhando lentamente um cheirinho a urina, e diminuindo(a areia). Quando a areia diminui deve acrescentar-se mais à que lá está?
Eu uso a não perfumada do *ini*reço, devo deitar fora a areia toda ao fim de aproximadamente quanto tempo?(eu sei que é quando começa a cheirar mal, mas...)
Nas embalagens diz que não se deve deitar as "litters" na sanita, mas só aquela "sujita" que se retira todos os dias não há problema?
Cumprimentos
A gata adaptou-se à nova vida melhor do que eu estava à espera, aceitou bem a comida, não tive problemas com a utilização da caixa da areia, não houveram miadelas por se sentir sozinha(isto surpreendeu-me mesmo

Em relação à caixa dos "presentes" no quarto, não tive problemas com o cheiro, mas tive problemas com o barulho que a gata fazia ao fazer o xixi das quatro da manhã

Falando em brinquedos... acha imensa piada em enrolar-se e puxar as pontas dos cortinados, felizmente não lhe deu para os trepar

Os tapetes é que não escapam a servir de arranhadores... e às vezes um sofá, o que vale é que é de um tecido resistente a garras.
Retomando a barulheira dos xixis e vontades de brincar às 3/5 da manhã, e irritação nasal que a poeira me causava, passou a poder andar pela casa toda excepto a cozinha. Se antes passava o dia no meu quarto, agora apoderou-se do sofá grande da sala onde passa quase todo o dia a dormir, até acho que demais, quase sempre que a procuro está lá

Mas deve passar o dia a dormir porque pelo menos na primeira noite que ficou com mais espaço andou armada em Rosa Mota que tempos a correr pelos corredores

Agora umas dúvidas em relação à caixinha da areia:
eu tiro "presentes" e areia com urina quando vejo, ou posso, contudo a areia que lhe pûs quando a trouxe foi ganhando lentamente um cheirinho a urina, e diminuindo(a areia). Quando a areia diminui deve acrescentar-se mais à que lá está?
Eu uso a não perfumada do *ini*reço, devo deitar fora a areia toda ao fim de aproximadamente quanto tempo?(eu sei que é quando começa a cheirar mal, mas...)
Nas embalagens diz que não se deve deitar as "litters" na sanita, mas só aquela "sujita" que se retira todos os dias não há problema?
Cumprimentos

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
MFPJ: Antes de mais parabéns pela sua atitude em adoptar uma gatinha já adulta
Em relação à sua dúvida da areia, eu quando tinha apenas 1 gato mudava o caixote 1 vez por semana, agora com dois, mudo duas vezes por semana.
Há pessoas que tem a areia durante mais tempo, também depende da qualidade da mesma, normalmente quanto mais cara, mais durável será a mesma e não se sente o cheiro a urina tão depressa.
De qualquer das formas, convém não esquecer que o caixote da areia não deve estar sem ser mudado muito tempo, pois por muito boa que seja a areia e que disfarce o cheiro, há que ter em conta que as bactérias estão lá e os gatos ao escavarem com as patas vão depois espalhá-las pela casa, pelo que o meu conselho é mesmo mudar a areia 1 vez por semana retitando tudo e desinfectando todo o caixote.
A areia suja não deve de facto de ser despejada na sanita deve colocar num saco do lixo e colocar no contentor do lixo doméstico (uma vez que nada daquilo é reciclado
)
Espero que tenha ajudado

Em relação à sua dúvida da areia, eu quando tinha apenas 1 gato mudava o caixote 1 vez por semana, agora com dois, mudo duas vezes por semana.
Há pessoas que tem a areia durante mais tempo, também depende da qualidade da mesma, normalmente quanto mais cara, mais durável será a mesma e não se sente o cheiro a urina tão depressa.
De qualquer das formas, convém não esquecer que o caixote da areia não deve estar sem ser mudado muito tempo, pois por muito boa que seja a areia e que disfarce o cheiro, há que ter em conta que as bactérias estão lá e os gatos ao escavarem com as patas vão depois espalhá-las pela casa, pelo que o meu conselho é mesmo mudar a areia 1 vez por semana retitando tudo e desinfectando todo o caixote.
A areia suja não deve de facto de ser despejada na sanita deve colocar num saco do lixo e colocar no contentor do lixo doméstico (uma vez que nada daquilo é reciclado

Espero que tenha ajudado

Sónia
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
e quem não se adapta bem à boa vida? ?
fico feliz por estar tudo a correr bem e pelo acesso à casa toda! Os gatos precisam de correr e exercitar-se, um quarto é muito limitado. Quanto às caminhas favoritas, não se surpreenda... os gatos têm preferências estranhas, quase todos os meus trocam uma bela caminha própria por um caixote de cartão... os dossiers tb estão no topo dos 5+
E o sofá... pois... é deles...
a gatita agora vai usufruir de todos os prazeres apresentados, daqui a uns tempos criará os seus hábitos e será mais selectiva. Mas aposto em como não larga o sofá.
Não deve deitar os resíduos na sanita porque acabam por entupir, e convém mudar a areia 2 vezes por semana - todos nós gostamos de uma casa de banho limpinha e bem cheirosa, e os gatos prezam imenso a higiene. Pode mudar só uma vez, mas é melhor serem duas.
E fotos???

Não deve deitar os resíduos na sanita porque acabam por entupir, e convém mudar a areia 2 vezes por semana - todos nós gostamos de uma casa de banho limpinha e bem cheirosa, e os gatos prezam imenso a higiene. Pode mudar só uma vez, mas é melhor serem duas.

E fotos???

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
em relação ao vet, procure a azp, lpda ou algum que tenha acordo com uma associação. é mais barato. no que respeita a ração, a rita come cerca de 2kgs por mês. consigo controlar a quantidade porque come ração especial. um saco de 5 kgs deve dar para uma semana. com um gato barata é a festa 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
MFPJ acabei de ler as boas noticias
Ainda bem que tudo está bem encaminhado e que a pequena se adaptou bem mas claro que para melhor todos aceitamos e eles sabem bem onde se sentem melhor.
Quanto a fotos tambem gostava de conhecer essa menina sortuda, tente (quando puder) a compra ou até alguem que tenha e não utilize um cabo para passar as fotos do telemovel, depende da marca do mesmo mas creio que não seja assim muito carote.
Quanto a comida creio que depende do organismo de cada um deles mas essa menina deveria estar "um pouco atrasada" alem de que quanto melhor seja a ração mais a satisfaz sem a necessidade de comer demasiado, falo pelas criaturinhas deste lado.
Vá dando noticias são sempre benvindas e como se chama a sua gatuxa?

Ainda bem que tudo está bem encaminhado e que a pequena se adaptou bem mas claro que para melhor todos aceitamos e eles sabem bem onde se sentem melhor.
Quanto a fotos tambem gostava de conhecer essa menina sortuda, tente (quando puder) a compra ou até alguem que tenha e não utilize um cabo para passar as fotos do telemovel, depende da marca do mesmo mas creio que não seja assim muito carote.
Quanto a comida creio que depende do organismo de cada um deles mas essa menina deveria estar "um pouco atrasada" alem de que quanto melhor seja a ração mais a satisfaz sem a necessidade de comer demasiado, falo pelas criaturinhas deste lado.
Vá dando noticias são sempre benvindas e como se chama a sua gatuxa?

<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
5 kgs de areia, não de raçãoanja-azul Escreveu:em relação ao vet, procure a azp, lpda ou algum que tenha acordo com uma associação. é mais barato. no que respeita a ração, a rita come cerca de 2kgs por mês. consigo controlar a quantidade porque come ração especial. um saco de 5 kgs deve dar para uma semana. com um gato barata é a festa

Olá a todos,
eu não pûs os 5kg de areia e aquilo ainda não cheira mal(excepto se meter a cara na caixa e cheirar sonoramente, assim tem um cheiro a urina).
Comida encomendei uma amostra da AG, deve chegar hoje
Sim, de facto ao início ela comia mesmo demais, fazia umas cenas do tipo:
-eu enchia o comedouro; ela começava a comer muito depressa(mas o comprimido não foi); parava; ficava 10s a olhar para a comida; voltava a comer mais um pouco; parava de novo com uma cara «credo, se comer mais rebento»; comia mais uns biscoitos; afastava-se; voltava e comia mais um... enfim, eu só pensava: onde é que ela irá vomitar? aquilo deve custar a limpar e a casa vai ficar a cheirar mal...
Pelo que consegui saber a gata tem uns 6/7 anos, é cinzenta e branca(antes era mais castanha e cinzenta, mais já está mais bonita, as patas e barriga é que continuam não muito brancas)
Fui ao único Vet que "conheço" e ... vacinação 26Eur e ..., esterilização +-115E, "consulta inicial" 10E, mas se quiser fazer algum exame ou outro... mais $s.
Mas não perguntei quanto custava o teste ao FIV e FELV...
Antes de a trazer e durante uns 4/5 dias ela andava a espirrar um pouco...
mas já passou.
Agora passa quase todo o dia no sofá, só sai para comer e ir ao wc,
em contrapartida à noite farta-se de correr por todo o lado
...azp, lpda ... que siglas tão bonitas
, o que significam...
Cumprimetos
eu não pûs os 5kg de areia e aquilo ainda não cheira mal(excepto se meter a cara na caixa e cheirar sonoramente, assim tem um cheiro a urina).
Comida encomendei uma amostra da AG, deve chegar hoje

Sim, de facto ao início ela comia mesmo demais, fazia umas cenas do tipo:
-eu enchia o comedouro; ela começava a comer muito depressa(mas o comprimido não foi); parava; ficava 10s a olhar para a comida; voltava a comer mais um pouco; parava de novo com uma cara «credo, se comer mais rebento»; comia mais uns biscoitos; afastava-se; voltava e comia mais um... enfim, eu só pensava: onde é que ela irá vomitar? aquilo deve custar a limpar e a casa vai ficar a cheirar mal...

Pelo que consegui saber a gata tem uns 6/7 anos, é cinzenta e branca(antes era mais castanha e cinzenta, mais já está mais bonita, as patas e barriga é que continuam não muito brancas)
Fui ao único Vet que "conheço" e ... vacinação 26Eur e ..., esterilização +-115E, "consulta inicial" 10E, mas se quiser fazer algum exame ou outro... mais $s.
Mas não perguntei quanto custava o teste ao FIV e FELV...
Antes de a trazer e durante uns 4/5 dias ela andava a espirrar um pouco...
mas já passou.
Agora passa quase todo o dia no sofá, só sai para comer e ir ao wc,
em contrapartida à noite farta-se de correr por todo o lado

...azp, lpda ... que siglas tão bonitas

Cumprimetos

-
- Membro Veterano
se for sócio da AZP, a esterilização fica por 90 euros... mas as associações conseguem preços mais em conta. Tente esterilizar a gatita por intermédio de alguma associação da zona em que vive!
Se vivesse perto de Leiria, conseguia-lhe a esterilização por 60 euros, já com P.O. incluido (antibiótico e seguimento pós-cirúrgico)...

-
- Membro Veterano
com a boa disposição da gata, e a comer dessa maneira, não acho que seja infecção no útero... com piómetra, ficam murchinhas e com pouco ou nenhum apetite, queixam-se quando são pegadas ao colo... enfim, notar-se-ia que a gatita não estaria bem. Pode é engolir muito ar, se come assim tão vorazmente