PRETENDO ADQUIRIR UM CÃO. MAS QUE RAÇA? AJUDEM-ME!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MSTEIXEIRA
Registado: quinta nov 27, 2003 2:49 pm

quinta nov 27, 2003 3:22 pm

A minha filha que está prestes a completar cinco anos, tem vindo ultimamente a pedir-me com insistência um cão. A mim e à minha esposa também não nos desagrada a ideia, e estamos decididos a oferecer um à Patrícia (minha filha) neste Natal. Atendendo a que moramos em apartamento, embora espaçoso, e até podemos dispor de uma a duas horas em dias úteis, e muito mais tempo aos fins de semana, e que gostávamos particularmente de um cão de carácter meigo, dócil, Inteligente e obediente,facilmente integravel na família, e muito especialmente, e esta será a característica principal - afectuoso com crianças (por razões óbvias), que raça escolher??

Pensei inicialmente num Golden ou Lavrador, mas nas conversas que tenho tido, quase todos me alertam para as doenças associadas a estas raças. Também já me indicaram como recomendável um Collie, e até um Pastor Alemão.

Atendendo a que a escolha se vái reflectir numa vivência comum nos próximos dez a doze anos, e aproveitando o grande conhecimento que os participantes neste Forum demonstram nos seus comentários, gostaria que dentro do possível me dessem algunss conselhos que me ajudassem a formar a decisão na escolha da raça.

Agradeço desde já a a colaboraço de todos quantos tiverem a bondade de me ajudar.

MANUEL TEIXEIRA
margarido01
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

quinta nov 27, 2003 3:36 pm

Olá! Antes de mais bem vindo ao fórum.
Embora seja suspeita em relação à raça que lhe aconselho, atendendo às características que pretende num cão aconselho-o a adquirir um Collie. É um animal calmo, equilibrado, não demasiado excitado ou irrequieto, obediente, afável com crianças, pouco barulhento e que se adapta bem à vida dentro de um apartamento. Só necessita de atenção e os cuidados que requer prendem-se com a manutenção da pelagem em boas condições.
Se precisar de qualquer esclarecimento sobre a raça, disponha, naquilo que puder e souber ajudarei com prazer.
Cumprimentos
Fernanda
humanimal
Membro
Registado: segunda nov 24, 2003 9:04 pm

quinta nov 27, 2003 3:38 pm

Bemvindo

Gostaria de lhe sugerir o Dogue Alemão ou o Dobermann,pois são as raças q melhor conheço e em termos de lidar com crianças,até os pode deixar a fazer de babysitter.Convém é ser adquirido em cachorro.Quanto a espaço,se fôr um apartamento espaçoso,melhor para si,pois não lhe mandarão nada abaixo na brincadeira.Desde q tenha todos os dias algum tempo disponível para deixá-los fazer algum exercício,seria para mim a melhor escolha.

Bjks :) :)
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta nov 27, 2003 3:50 pm

Quer mesmo um cão de raça? Não põe a hipótese de adoptar um numa associação? Olhe que os rafeiros também são muito meigos e como é para uma criança aconselho adoptar um cahorro, assim habitua-se desde pequeno à criança e torna-se muito amigo :D

Pense nisso, se quiser de qualquer modo um de raça, eu acho o Labrador uma boa escolha, mas isto é como tudo, claro que existem raças mais afectuosas, mais enérgicas, mais calmas, enfim, uma variedade imensa, mas na minha modesta opinião, qualquer cão pode ser meigo, tud tem a ver com a maneira como é educado! :)

Atenção que um collie exige muita escovagem diária... ;) Mas para saber mais sobre cães consulte as secções dos cães aqui na arca ;)

Boa Escolha

Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta nov 27, 2003 3:50 pm

MSTEIXEIRA Escreveu:
Pensei inicialmente num Golden ou Lavrador, mas nas conversas que tenho tido, quase todos me alertam para as doenças associadas a estas raças.
Acho que está equivocado ou o informaram mal. O Golden e o Labrador não tem mais doenças que qualquer outra raça. Por isso acho muito injusto estar a associar estas raças como raças "doentes". O que tem é que ter cuidado na pesquisa do seu cão.
De qualquer forma, pessoalmente, não indicaria o Golden nem o Labrador para um ap., sabendo á partida que só tem uma hora, no maximo 2 disponiveis para o cão. Mas isso nada tem a ver com as doenças, mas sim com o temperamento activo dos mesmos.
Isabel
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta nov 27, 2003 3:54 pm

Bemvindo ao forum!
Antes de mais, gostava de esclarecer que, seja a raça que for a que escolham, tenham o cuidado de comprar o cachorro num criador responsavel e não numa loja de animais onde é impossivel ter certeza sobre a saúde e caracter dos pais do cãozinho. Era óptimo ver os pais naltura de escolher o cachorrinho, ainda por cima aconselharia-o a não comprar cães naqueles criadores que oferecem muitas raças diferentes, o ideal é um criador dedicado a uma ou duas raças.
Mais uma coisa importante é que o cachorrinho não deve ter menos de dois meses para ser vendido.
Eu tenho um epagneul breton com quase 7 meses, embora o meu marotinho não seja um bom exemplo porque era um bocadinho dominante :roll:até que a dona aprendeu a tratar dele, mas é meigo e brincalhão, muito dinámico e alegre, não é um cão para ficar a ver televisão o dia inteiro 8) mas adapta-se lindamente à vida num apartamento desde que tenha exercicio diario porque adora correr.
Boa sorte na escolha.

Alicia
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

quinta nov 27, 2003 3:57 pm

[quote=MSTEIXEIRA]
... cão de carácter meigo, dócil, Inteligente e obediente,facilmente integravel na família, e muito especialmente, e esta será a característica principal - afectuoso com crianças (por razões óbvias), que raça escolher??
Pensei inicialmente num Golden ou Lavrador, mas nas conversas que tenho tido, quase todos me alertam para as doenças associadas a estas raças. Também já me indicaram como recomendável um Collie, e até um Pastor Alemão.

[/quote]

Boa tarde Manuel,

Também sou suspeito, pois possuo uma cadela Golden Retriever, mas a verdade é que esta raça encaixa perfeitamente na descrição feita por si.
Não a colocaria de parte apenas devido às doenças associadas à raça. É verdade que têm tendência para colites, otites e alguns problemas dos olhos, mas penso que qualquer raça tem tendência para uma ou outra doença.
Uma doença com a qual se deverá ter especial cuidado é a displasia coxo-femural ou displasia da anca (e também do cotovelo, embora esta não seja tão frequente) e para tal aconselho-o a procurar um criador de confiança lhe ofereça garantias e que possua exames radiográficos dos progenitores.
Esta doença começa a ser frequente nos Golden, nos Labradores mas também noutras raças médias e grandes, como por exemplo os rotts e os PA.

A minha cadela tem displasia da anca, muito embora tenha tomado muitas precauções aquando a sua aquisição. Foi operada e encontra-se em recuperação, mas a verdade é que é uma operação terrível para o animal, e também para os seus donos. Na altura, aceitei a palavra do criador que me garantiu verbalmente que nunca tinha tido nenhum caso de displasia.
Não aceite nada menos que uma garantia por escrito e exames radiográficos dos progenitores que confirmem a isenção da doença.

Se necessitar de mais alguma informação sobre a raça, disponha.
theraphosi
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm

quinta nov 27, 2003 4:08 pm

Olá!
Acho que deve escolher o cão que melhor se adapte a si, é melhor do que escolher por sugestão pessoal de raça.
Eu sugeria que fizesse o teste nesta página...
http://animal.discovery.com/guides/dogs ... ector1.jsp

E nesta tem boa informação para lidar com o bichinho...
http://www.dogtimes.com.br/index-criacao.htm

Cumprimentos
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta nov 27, 2003 5:06 pm

Olá

Bem-vindo ao fórum.
Eu sou suspeito em relação à raça que vou aconselhar. Mas não sou criador nem de qualquer modo estou associado ou mantenho quaisquer interesses na venda de cães. Sou suspeito apenas pela grande admiração que tenho pela raça whippet.
Eu comecei por ter um, logo aseguir tive outro e passei a usar este slogan: quem tem um whippet tem dois ou três.... ou mais.
Neste momento tenho três whippets. Para além do grande amor que lhes tenho, passei a adorar a raça em si, ao ponto de ter criado um site que aconselho uma visitinha: http://whippet.no.sapo.pt

Presentemente estou plenamente convencido de que o whippet é um dos cães ideais para ter num apartamento. Não ladra, não cheira a cão, é dócil como poucos, simpático e de uma elegância fora do comum.
Tem muitas mais virtudes, mas destacaria estas: não precisa de manual de instruções :lol: . O que pretendo dizer com isto? É educado por natureza e não é agressivo. E, como eu costumo dizer, é como os carros japoneses, não avaria :lol: Realmente é de uma resistência também fora do comum, embora tenha aquele aspecto franzino.

Terá eventualmente um defeito. Precisa de um espaço exterior relativamente amplo e seguro (vedado) para correr. De dois ou de três em três dias é conveniente levá-lo a um espaço desses, uma praia por ex.
Em casa é calmíssimo e passa a maior parte do tempo a dormir.

Pronto, acho que já me estendi demais. Vão já meter-se comigo. :oops:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quinta nov 27, 2003 5:50 pm

Antes de mais quero lhe dar as boas vindas ao forum.
Quanto ao cachorrinho, penso que faz muito bem adquirir um .
Uma outra raça que posso sugerir com conhecimento de causa é o Boxer. Eu já tive um , e é realmente um cão simplesmente fantástico, muito dócil para os seus donos e paciente e protector com as crianças.

Antes de escolher o seu cao deverá ponderar bem se é mesmo um cão de grande porte que pretende ter, uma vez que vive num apartamento e o seu novo amigo terá que estar sozinho todo o dia.

Também deverá ter em atenção alguns factores, por exemplo ter um cão de grande porte é mais dispendioso e dá um pouco mais de trabalho que ter um cão de pequeno porte.

Embora sejam lindíssimos, sai muito mais caro alimentar um S.Bernardo ou um Dogue Alemão, um Pastor Alemão ou um Boxer etc..., do que um Caniche , um Yorkshire ou um whippet, por exemplo.
Depois tem de juntar também o preço da desparazitaçao trimestral que varia em função do peso do animal.

Também no caso dos aspectos práticos do dia a dia, a um cão de grande porte é muito mais complicado dar banho, na nossa banheira, e eu falo por experiência própria.

Poderá sempre levá-lo ao Vet para o banho, mas custará dinheiro...

Considere também o facto de que o cão estará sozinho num apartamento todo o dia e informe-se junto dos criadores se a raça que escolheu se adapta a essa situação, para não ter surpresas desagradáveis...

E claro que se tem poder económico e não se importa de ter mais trabalho, não há problema e entre tantas raças lindíssimas e com tantas qualidades, torna-se até difícil escolher uma, nao é ?

Nao estou de modo algum a dissuadi-lo de ter um cao , eu tenho dois em casa e nao me consigo ver sem eles, só estou a alertar porque ,infelizmente tem aparecido muitos anúncios de pessoas que querem dar os seus cães porque, ou são muito grandes ou dão muito trabalho e despesa, ou estragam o apartamento porque ficam sozinhos... e quem paga são os animais.

E claro que nao será o seu caso pois acredito que seja uma pessoa responsável, provou-o por colocar essa questão e por procurar se informar antes da aquisiçao mas para não se arrepender no futuro há que ter em conta todos os lados da questão, o positivo e o negativo.

Se acha que reune todas as condições e que o seu novo amigo vale todos os trabalhos e sacrificios , FORÇA.... escolha o cão dos seus sonhos, que melhor se adapta á sua vida.

Já agora considere também a hipótese de adoptar um cão rafeiro. Há tantos, tantos a necessitar de uma família amiga, e se o adoptar ainda cachorrinho ele irá se habituar facilmente ao seu novo lar, e irá retribuir com uma grande amizade e dedicação.

Boa sorte.
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quinta nov 27, 2003 5:59 pm

Eu contrariamente ao que escrevem recomendo um Golden ou um Labrador.
Eu tenho uma num apartamento, só disponho do mesmo tempo para fazer exercícios com ela na rua e mesmo assim é bastante calma e obediente.

Em relação às doenças... bem todos acabam por ter, embora nestas duas raças se salientem duas, a displasia da anca e problemas oculares. Mas nada que um bom criador não resolva já que fazem despistes aos cães produtores.

Uma coisa que sinto na minha é uma necessidade de estar com os donos, poderá até nem brincar mas quer alguém ao pé dela. Principamente os donos.

Os Labradores são mais energéticos que os Goldens, um facto a ponderar.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta nov 27, 2003 6:08 pm

Boas!!!

Não quero ser um desmancha prazeres neste tópico e muito menos duvidar do caracter das pessoas...mas...........quantas vezes já ouvimos esta história??? Sim a historia dos papás que compram um cachorro pá criança e depois quando o cachorro cresce ou por brincadeira aleija ou mesmo porque a criança nao gosta, é abandonado???
Espero realmente que nao seja esse o caso...

Levar um cão para casa é uma decisão dificil e tem que ser tomada pesando todos os prós e os contras...e não simplesmente para satizfazer alguem...
Penso até que um cão é a melhor companhia para uma criança...mas.... as vezes as crianças não sao a melhor companhia pros cães... Espero que entenda por bem estas minhas palavras, tou um pouco farto destas compras de natal que depois chegando ao verão as vemos deitadas nas nossas ruas e estradas!

Abraços,

Arcanjo
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quinta nov 27, 2003 7:19 pm

Arcanjo Escreveu: Boas!!!

Não quero ser um desmancha prazeres neste tópico e muito menos duvidar do caracter das pessoas...mas...........quantas vezes já ouvimos esta história??? Sim a historia dos papás que compram um cachorro pá criança e depois quando o cachorro cresce ou por brincadeira aleija ou mesmo porque a criança nao gosta, é abandonado???
Espero realmente que nao seja esse o caso...

Levar um cão para casa é uma decisão dificil e tem que ser tomada pesando todos os prós e os contras...e não simplesmente para satizfazer alguem...
Penso até que um cão é a melhor companhia para uma criança...mas.... as vezes as crianças não sao a melhor companhia pros cães... Espero que entenda por bem estas minhas palavras, tou um pouco farto destas compras de natal que depois chegando ao verão as vemos deitadas nas nossas ruas e estradas!

Abraços,

Arcanjo

Também foi a primeira coisa que me passou pela cabeça assim que li a parte da prenda de natal para a filha de 5 anos.
Não esquecer que a prenda é para a familia toda e principalmente para os pais que vão ser os encarregados de educação do cão ;) .
Se quer um cão mas estou a falar é claro do Manuel Teixeira e esposa em primeiro lugar, e se quer um cachorro de raça o melhor é ver qual o cão que quer e o tipo de tempo que dispõe para tratar dele convenientemente , estou a falar de tudo inclusivé dos banhos , escovadelas, vet, etc. Investigue, fale com criadores, pergunte aos criadores dentro da sua disponibilidade se o cão se adapta ao seu estilo de vida etc.
E eu também vou ter um cão no sapatinho, a minha criadora preferida vai-me oferecer mais um :D :D :D uma cadelinha!!! Mais uma!
Mas esta é para mim e para o meu marido não é para o meu filho, também é, mas principalmente para mim.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta nov 27, 2003 7:22 pm

Eu adquiri uma cadela este ano, por altura do meu aniversário. Já tinha tido um cão, serra da estrela. Eu como vivo numa vivenda tenho sempre a cadela solta, mas na altura vivia num apartamento...a verdade é que a história do exercício todos os dias e etc, na realidade não resultará tão bem assim... Eu passeava o meu todos os dias 2h e no fim-de-semana íamos para casa da minha avó que vive no campo (Ansião). Mas o cão era muito irrequieto e estragava muitos objectos, como era muito brincalhão e eu ainda pequena às vezes ele magoava e não se apercebia, é preciso ter cuidado, pois a sua filha ainda é só uma criança.
Acho também que para um apartamento um cão de médio porte será o ideal, talvez os diferentes tipos de cocker se adecuem pois são muitos meigos e apegados aos donos, ou um samoyedo, um pouco maior, mas óptima companhia para crianças... Pesquise as várias raças. porque no fim a decisão é sua ;)
jpfl
Membro
Registado: quarta fev 19, 2003 10:14 pm

quinta nov 27, 2003 10:19 pm

olá,
julgo que com este tópico vai ficar mais baralhado na escolha da raça do que de início, pois todos nós vamos dizer que a raça do nosso cão/cadel é a melhor... e eu vou baralhar mais um bocadinho a escolha eheheh :p :p :p

eu tenho uma setter irlandesa e um pastor belga tervueren. a cadela é mais independente e menos chegada aos donos. o pastor belga (www.ceppb.es ; http://bosque-duccle.planetaclix.pt ; www.homestead.com/DuquesNegrosindex/) é um lupóide de tamanho médio (20-30Kg em média e 60-62cm altura em média), armoniosamente proporcionado, com uma formas que dão a impressão de potência, distinção e elegância. Tem um olhar de "cão maroto", muito vivo e inteligente.
é um cão super doce, com um sentimento muito grande de agradar o dono e com necessidade de agradr ao dono.
necessita de atenção e de actividade física. a vossa disponibilidade de 2 horas/dia de semana é suficiente, principalmente se gostarem de correr ou de footing (marcha rápida).
é uma raça que aprende muito rápido e que não tolera brutalidade. com carinho temos tudo, mas com brutalidade não, pois é um cão muito sensível.

Resumindo (e que me perdoem os restantes foristas): É O MELHOR CÃO DO MUNDO
:lol: :lol:

que desfrutem o melhjor possível da vosso(a) futuro cão(cadela)
Responder

Voltar para “Cães”