Carta de cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado nov 06, 2010 10:24 am

Mas como de facto um animal não vive só de mimos e festas, precisa mesmo de ração, veterinário, licença e treino, e como os canis de abate estão cheios de animais que foram lá postos porque os donos não podiam suportar as despesas, não os sabiam treinar, não tinham tempo nem espaço e achavam custos disparatados as licenças, chip's e tal, a bem dos cães, acho que de facto quem não pode por falta de tempo, espaço e finanças, não se deve meter na aventura de ir buscar um animal.

Curiosamente os países onde há estes "desencentivos" são os países onde há menos animais abandonados.
Pensem nisso.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado nov 06, 2010 10:36 am

Credo, aisd, não exagere! Prefiro a higiénica carta de cão suíça à "afectuosa" tortura a que tantos e tantos animais são sujeitos neste nosso Portugalinho em progressão para não sei o quê, mas que não é agradável, com certeza... :| É que manter as pessoas dentro dos limites da civilidade defende mais o cão do que se possa pensar.

Ter um cãozinho que se ama a ponto de o deixar borrar à vontade o passeio ou o relvado, para depois não se apanhar o produto porque "é nojento", deixar o querido lulu saltar a ladrar para quem passa, etc., etc., não é exactamente confortável do ponto de vista da cidadania.

...Faz-me impressão que ter um cão se reduza a ter dinheiro para o criador, a crate, o treinador, o veternário, a ração premium, a licença e mais um universo de custos e despesas.
...
Também a mim. :? Com isto, estou de acordo. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado nov 06, 2010 12:11 pm

LuluB Escreveu:Credo, aisd, não exagere! Prefiro a higiénica carta de cão suíça à "afectuosa" tortura a que tantos e tantos animais são sujeitos neste nosso Portugalinho em progressão para não sei o quê, mas que não é agradável, com certeza... :| É que manter as pessoas dentro dos limites da civilidade defende mais o cão do que se possa pensar.
.
Well said. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

sábado nov 06, 2010 12:22 pm

A aisd tem uma piada louca. Entende-se que prefira os criadores que abandonam ninhadas nos veterinários, os malucos que andam na arca a pedir tratamentos online, os que abandonam animais na rua, os que deixam animais andar à solta na visa pública, os que defendem a cruza indiscriminada, etc....

Eu como sou contra essas coisas todas, defendo que deveria existir isso obrigatoriamente em Portugal.
E mais, quem maltratar animais ficaria defintivamente sem carta, bem como a familia com quem vivesse.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado nov 06, 2010 12:28 pm

... e não só, a existir uma coisa dessas só as pessoas que REALMENTE quisessem ter um cão se prestariam a isso.
Acabavam-se as adopções por impulso que acabam com devoluções e re-abandono.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado nov 06, 2010 1:09 pm

É tudo muito giro, só que antes desta carta já existe toda uma politica de defesa e protecção aos animais, bem como outra educação.

A vir a carta antes do mais importante é só mais uma forma de abandono maciço e, dada a falta de fiscalização, é só mais uns quantos a infrigir regras.

E não aprecio de todo a associação que se faz entre abandono, negligência, maus tratos a pouco poder económico. Tenho observado precisamente o contrário. Como se o facto de um cão ser carérrimo seja sinónimo de cão não negligênciado.

Tanta coisa a fazer antes da carta e muito mais importante. :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado nov 06, 2010 1:27 pm

Se existissem leis de efectiva protecção dos animais e se essas leis fossem efectivamente cumpridas, a maioria dos problemas desapareciam...

Suponho que a Suiça tem um alto indíce de animais abandonados e maltratados para criar esta carta que não existe em mais lugar algum do mundo...

De resto, eu apenas alerto que as questões relativas a cães são apenas sinais de problemas muito mais graves e nunca debatidos - a solidão, a falta de comunicação, a desagregação social.

Quem quiser pode continuar a fingir que vive nos anos sessenta.
Os outros podem olhar para o presente e para o que se desenha como futuro (que há-de chegar cá - e, pelos sinais, com muita violência) - de resto, não podem fazer nada para o evitar.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado nov 06, 2010 9:44 pm

catrules Escreveu:Já estou a imaginar o pessoal a dizer: epá chumbei na carta, não consegui que o cão fizesse inversão de marcha :lol:
:lol: :lol: :lol:

Esta ideia da carta é muito bonita, é mesmo, mas acham que se podia pôr em prática em Portugal?
Desconheço em que termos é que ela foi lançada na Suiça. Tem como objectivo obrigar os donos a aprender a lidar com os cães no sentido de os tratarem bem através de cuidados mínimos indispensáveis; de os dominarem minimamente de modo a não constituirem um perigo na via pública; etc. ???
De facto, o tema é um pouco vago ou abstracto. Mas, de qualquer modo, não creio que se pudesse aplicar em Portugal.

Isto é muito curioso porque há uns bons anos atrás, quando participava aqui mais assiduamente, lembro-me de ter dito por várias vezes que os donos deviam, não exactamente ter “carta de condução canina”, mas frequentar um curso sobre como lidar com os animais. Aliás, também defendi que os pais, antes de o serem, deviam “tirar um curso” para saberem lidar com os filhos.
É claro que defendi sempre isto no plano simbólico ou ideal, embora muitos donos ou muitos pais, não frequentando o curso ou não tendo tirado a carta, felizmente, tomam as necessárias precauções e tentam aprender por si. Exemplo disso é a atitude de muitos donos que colocam aqui e noutros fóruns as suas dúvidas.

No meio de tudo isto, e isto já será um lugar-comum, um aspecto muito importante tem a ver com o civismo das pessoas, embora, neste aspecto, o universo dos donos seja muito heterogéneo. De facto há de tudo, há donos civilizados que não percebem nada de cães e donos que percebem de cães mas, em termos de educação, deixam muito a desejar. Assim como há condutores civilizados e cautelosos que até são uns nabos a conduzir e outros que são uns peritos em condução mas são um perigo na estrada
Por isso, estas e muitas outras situações, num país como o nosso, não se resolvem por decreto ou por carta de condução passada sabe-se lá por quem, como e com que parâmetros... Aliás, Portugal é dos paises que tem uma legislação excelente. O problema é que não se põe em prática.
moslie
Membro Veterano

sábado nov 06, 2010 10:14 pm

Se esta Carta existisse cá, a principal preocupação seria "como aldrabar e não a tirar para poupar uns tustos" ou "como aldrabar e passar mesmo nao percebendo nada".
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

sábado nov 06, 2010 10:38 pm

Eu concordo com a carta de cão, acho que em Portugal se podia por começar por """comparticipar""" os treinadores de cães, isto é se o treino do animal fosse mais acessível (não digo só economicamente mas também geograficamente (eu não conheço nenhum onde moro por exemplo)) os donos poderiam ter uma melhor noção de como lidar com os cães.

As pessoas têm de se habituar à ideia de que os cães não são humanos e muito menos brinquedos, tem de aprender a respeita-los, aceita-los e entenderem-nos tal como eles são, com defeitos e virtudes, com prós e contras e têm de compreender que se os querem têm de ter RESPONSABILIDADE

PS: já agora se alguém souber de um treinador ( no caso das minhas feras domador :lol: 8) ) de Pinschers na zona de Odivelas ,acho que estou a precisar de um só não sei se para mim ou para eles ( não sei quem faz mais barulho :lol: ) 8)
moslie
Membro Veterano

sábado nov 06, 2010 10:40 pm

Comparticipar para quê? Quem sabe que não pode ter esse custo não arranja cão e pronto.
Uma preocupação a menos.
VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

sábado nov 06, 2010 10:42 pm

NEL, amigo..há quanto tempo
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

sábado nov 06, 2010 10:42 pm

Falando a sério acho que estou a precisar de uns conselhos os meus pirralhos, principalmente o mais novo, estão a ficar demasiado refilões e eu já não sei o que fazer, portanto se tiverem sugestões para corrigir este e outros comportamentos ou se conhecerem algum treinador na zona de Odivelas(Lisboa) agradecia ;)

Já agora alguém me sabe informar sobre os custos de um treinador???

Obrigada
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado nov 06, 2010 10:48 pm

moslie Escreveu:Comparticipar para quê? Quem sabe que não pode ter esse custo não arranja cão e pronto.
Uma preocupação a menos.
E para ter um cão educado é preciso treinador?
Oh moslie, diga lá, que mais quer tirar a quem tem recursos financeiros mais baixos?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
moslie
Membro Veterano

sábado nov 06, 2010 10:59 pm

Propuseram aqui da utilidade de se "comparticipar" os treinadores.
Eu nunca usei treinadores mas acho que seria ridiculo pedir para se comparticipar "extras"....

Quando não tenho com que pagar, não me meto nas despesas. Assim escuso de me chatear a pensar como as pagar!

Pessoas com boas posses e a fazer asneiradas com cães vi dois casos incriveis, por acaso ambos com a mesma raça de companhia. Cães que não foram nada baratos, comprados no criador, um deles a dona recusou qualquer ensino ao animal. Era para "fazer companhia". Fez um monstro porco, teimoso e insuportável. Quando mudaram da moradia para um duplex de luxo, não o levou e não sei o que fez dele...

O outro caso, meses após a compra o cão já estava relegado à varanda onde quase morreu de insolação...foi salvo por uma pessoa amiga, mas meses depois de ficarem sem o cão, já o casal maravilha pensava tentar de novo e comprar outro!
Responder

Voltar para “Cães”