PRETENDO ADQUIRIR UM CÃO. MAS QUE RAÇA? AJUDEM-ME!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta nov 27, 2003 10:23 pm

sea Escreveu: Eu contrariamente ao que escrevem recomendo um Golden ou um Labrador.
Eu tenho uma num apartamento, só disponho do mesmo tempo para fazer exercícios com ela na rua e mesmo assim é bastante calma e obediente.

Uma coisa que sinto na minha é uma necessidade de estar com os donos, poderá até nem brincar mas quer alguém ao pé dela. Principamente os donos.
Não está aqui uma contradição?
Repare que a pessoa quer um cachorro para oferecer á filha no Natal, PODE até dispensar 1 hora ou duas (no maximo) durante a semana....
E o que eu estou a ver é um labrador bébe sózinho o dia inteiro em casa, casa numa balburdia, quando os donos chegam... e... quem sabe, depois o que se passará a seguir.
Isabel
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta nov 27, 2003 10:24 pm

Desaconselho a compra para oferer a uma criança mesmo que a responsabilidade não seja dela claro. Ou se gosta mesmo de cºaes e de raças especificas, ou então pode dar torto. Como disse o arcanjo, um cão de grande porte pode magoar na brincadeira a criança, e casos desses por vezes fazem com que os pais metam o cão na rua...

Mas, eu não impeço ninguém, por isso...

Não vou aconselhar raças porque cada um é que sabe do que gosta, mas falando nas que referiu, não há doenças que um golden tenha que qualquer outra raça do mesmo porte não tenha. Quem lhe disse isso não percebe de cães ou está habituado a comprar cães em lojas de animais.

Quanto ao labrador e golden, serão muito bons sim, mas necessitam de muito exercicio, especialmente o labrador de forma a não ficarem obesos.

O collie, precisa de muito exercicio também. Não que fique obeso, mas é um cão que necessita de liberdade, de correr e de estimulos mentais como por exemplo, treinos de obediência ou actividades desportivas.

O pastor alemão, como disseram há pouco tempo em outro tópico, é um tractor. Aguenta imenso. Não precisa de tanto desporto assim, mas terá de lhe dar um bom espaço para se exercitar. Sobre esta raça o membro jcsousa poderá dar-lhe grandes detalhes.

Acima de tudo, antes de pensar nas raças, pense na sua disponibilidade. O cão é para si, não para a sua filha. Tem de poder levá-lo à rua no minimo 3x por dia. Se é para ficar sózinho o dia inteiro, não vale a pena...
Até ao um ano de idade, ele irá destruir várias coisas em sua casa, irá defecar e urinar por todo o lado e terá de ser treinador para assumir que o dono é o lider da casa.
Por mês vai necessitar de mais ou menos 50€ na compra de uma boa ração. Os gastos no veterinário, tanto podem ser poucos como imensos. Podem ser dezenas, ou centenas... Terá de ter a disponibilidade financeira para suportar uma intervenção cirurgica em caso de necessidade. Mas há seguros para cães que lhe pagam as intervenções, como outros tratamentos, se desejar efectuar um.

Não o assustei? Óptimo, então escolha a raça que prefere, ou adopte num canil (neste caso, por muito nobre que seja a intenção, você nada sabe acerca do futuro possível temperamento do cão) e acima de tudo, se optar por um cão de raça., compre num verdadeiro criador. Se assim o quiser nos indicamos onde escolher.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quinta nov 27, 2003 10:32 pm

Olá

Bem, antes de mais nada, veja se realmente tem condições para o ter.

Não basta ter espaço nem 2 horas diárias para dizer que "preenche os requisitos". Conforme alguém aqui disse, ficar baralhado sobre raça ideal, ficará de certeza, até porque, não existem cães ideais e, todos nós que aqui estamos temos as nossas preferências. Olhe, eu no meu caso, que embora tenha um labrador, nunca o aconselharia a ter num apartamento. E, em relação ao meu outro cão, fila de são miguel, então nem falar.

Tenha atenção, procure, pesquise, fale, veja pelos seus próprios olhos, o que é ter um animal entre 4 paredes, sozinho e por sua conta, em casa durante a maior parte do dia. Com isto não o quero desiludir mas, se o fizer, evitará que um destes dias apareça aqui a perguntar o que fazer para evitar que o seu cão largue tanto pêlo, faça os "deveres" no respectivo lugar e/ou não lhe dê cabo do mobiliário de casa.

Se estiver preparado para tudo isto, então a raça ficará ao seu critério e gosto pessoal.

Felicidades,
jpfl
Membro
Registado: quarta fev 19, 2003 10:14 pm

quinta nov 27, 2003 10:41 pm

Não está aqui uma contradição?
Repare que a pessoa quer um cachorro para oferecer á filha no Natal, PODE até dispensar 1 hora ou duas (no maximo) durante a semana....
E o que eu estou a ver é um labrador bébe sózinho o dia inteiro em casa, casa numa balburdia, quando os donos chegam... e... quem sabe, depois o que se passará a seguir.
Isabel
[/quote]

eu não tenho nada a ver com o assunto, até porque não conheço a pessoa em questão, mas não será que está a a responder sem saber exactamente qual será a situação?!
a tal 1-2horas/dia até pode ser muito se esse tempo for considerado apenas o tempo para sair à rua com o cachorro, mais tarde cão. se o futuro dono gostar de exercício físico pode levar o cão consigo e estreitar assim a relaçção com o seu amigo de 4 patas. será que não terá 2-4horas/dia para passar com ele em casa?
há muitas atenuantes que têm que ser pensadas pelos futuros donos, mas que não podem ser logo postas em questão pelos foristas.

mas tal como referiu, por outras palavras, há donos de cães e proprietários de cães, sendo que para este o cão é só mais um bicho/brinquedo do qual se podem desfazer a qualquer momento.
cabe a MSTeixeira saber qual dele vai ser.
casalc
Membro Veterano
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Contacto:

quinta nov 27, 2003 10:53 pm

Caro sr. Teixeira,

Parece-me importante considerar a compra de uma cadela e não de um cão. Isto no caso de ser o primerio cão da família.
As razões prendem-se com o comportamento esperado do animal. De uma maneira geral vai ter mais sossego com uma cadela que com um cão. Mas há excepções como em todas as regras. Mas para isso também é preciso ter um pouco de sorte.

Quanto à raça recomendo-lhe que compre a que mais gostar. Afinal o cão é para a sua família e é preciso que vocês gostem muito dele em todas as ocasiões: boas e más.
Sei que corro o risco de despoletar uma chuvada de protestos mas aconselho-o a pensar na raça como se da marca de uma carro se tratasse. Todas têm pontos fracos e pontos fortes. É preciso gostar-se mais de um que de outro. A unica diferença é que nos cães, e em todas as raças vai encontrar leques de preço entre os cinco contos (Jornal noticias, todos os sábados) e os 200 contos - se se tratarem de exemplares de muito boa qualidade.

Finalmente e não menos importante. Saiba que existem organizações que acompanham a adopção de cachorros. Funciona mais ou menos assim: Leva o cachorro para casa à experiência: se ao fim de algum tempo se verificarem incompatibilidades entre o cachorro e os membros da família, a organização volta a receber o cão.

Boa sorte!

Cumprimentos
Pedra
Membro Veterano

quinta nov 27, 2003 11:03 pm

jpfl Escreveu:
eu não tenho nada a ver com o assunto, até porque não conheço a pessoa em questão, mas não será que está a a responder sem saber exactamente qual será a situação?!
Eu também não conheço a pessoa em questão, e por isso mesmo, tenho que me basear no que a mesma escreveu. "Até podemos dispender de 1 hora ou 2". Ora isso leva-me a crer que o resto do tempo o cachorro vai estar só, ou pelo menos uma grande parte do dia. E, na minha opinião, nenhum cachorro, e muito menos um labrador ou mesmo Golden aguenta tanto tempo sem fazer nicles. O resultado já muitos sabem, e limito-me a opiniar naquilo que me parece ser mais justo e sensato não só para a familia como principalmente para o cachorro.
Isabel
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta nov 28, 2003 10:50 am

Bem, eu já tenho idade para ter juizo, mas de facto de vez em quando pareço um catraio. O meu primeiro impulso ao ler o tópico foi logo fazer "propaganda" do whippet. Depois li algumas mensagens, reconsiderei e, de facto, acho que me precipitei.

No entanto (há sempre um mas...), a pessoa que colocou o tópico denota à partida uma preocupação que não é tão vulgar assim. Poderei estar enganado, mas creio que a maior parte das pessoas atira-se de cabeça para a aquisição do cão sem pensar em prós, em contras, nos mínimos detalhes. E muito menos ter o cuidado de colocar a questão num fórum. Faz-se a vontade à criancinha e depois se o cão fica sozinho ou não vai à rua, que aguente. Ora, a atitude do autor do tópico não me parece que seja esta. O que poderá é julgar que basta dispor de meia ou de uma hora por dia para o cão...
Com isto não estou a contrariar algumas mensagens mais pessimistas (antes cautelosas) de alguns intervenientes. Acho que a função deste fórum também passa por aí.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

sexta nov 28, 2003 11:04 am

nel Escreveu: No entanto (há sempre um mas...), a pessoa que colocou o tópico denota à partida uma preocupação que não é tão vulgar assim. Poderei estar enganado, mas creio que a maior parte das pessoas atira-se de cabeça para a aquisição do cão sem pensar em prós, em contras, nos mínimos detalhes. E muito menos ter o cuidado de colocar a questão num fórum. Faz-se a vontade à criancinha e depois se o cão fica sozinho ou não vai à rua, que aguente. Ora, a atitude do autor do tópico não me parece que seja esta. O que poderá é julgar que basta dispor de meia ou de uma hora por dia para o cão...
Concordo plenamente, pareceu-me ter havido uma certa reflexão e não ser um acto impulsivo.
Quanto ao tempo, quantos de nós têm possibilidade de dedicar mais que duas horas diárias exclusivas aos seus cães?
Pedra
Membro Veterano

sábado nov 29, 2003 1:39 am

Desculpe, mas parece-me que o Sr. Teixeira está a pensar num cachorro e não num cão adulto. Continuo a dizer que 1 ou 2 horas é muito pouco tempo. Se não há ninguém em casa uma boa parte do dia (ex.empregada, familiares, etc), se a familia sai de manha e volta á noite, será uma boa ideia?
Sinceramente acho que não, mas... os defensores acérrimos dos animais que se manifestem.
Isabel
Pedra
Membro Veterano

sábado nov 29, 2003 1:41 pm

casalc Escreveu: Finalmente e não menos importante. Saiba que existem organizações que acompanham a adopção de cachorros. Funciona mais ou menos assim Leva o cachorro para casa à experiência se ao fim de algum tempo se verificarem incompatibilidades entre o cachorro e os membros da família, a organização volta a receber o cão.

Boa sorte!

Cumprimentos
Ora aqui está uma coisa com a qual eu não concordo, pelo menos no seu todo!
Cães á experiência?????? Não irá isso contribuir para a desresponsabilização da posse de um animal? Está-me a parecer um bocado, " se não estiver satisfeito, devolva que nós devolvemos os seu dinheiro". E depois, leva outro, e outro, e quem sabe... mas outro. E quem anda na corda bamba, quem é?
No entanto, acho preferivel receber de volta que lavar daí a suas maõs, mas... dar pubilicidade a "se não se adaptar nós recebemos de volta", isso não me parece nada bom.
Isabel
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado nov 29, 2003 7:22 pm

casalc Escreveu: Finalmente e não menos importante. Saiba que existem organizações que acompanham a adopção de cachorros. Funciona mais ou menos assim Leva o cachorro para casa à experiência se ao fim de algum tempo se verificarem incompatibilidades entre o cachorro e os membros da família, a organização volta a receber o cão.

Boa sorte!

Cumprimentos

Muito usado nos canis do Reino Unido até se verificar que causava problemas de adapatação aos cães. De todo desaconselhável.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
casalc
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 29, 2003 7:33 pm

Pedra Escreveu: Ora aqui está uma coisa com a qual eu não concordo, pelo menos no seu todo!
Cães á experiência?????? Não irá isso contribuir para a desresponsabilização da posse de um animal? Está-me a parecer um bocado, " se não estiver satisfeito, devolva que nós devolvemos os seu dinheiro". E depois, leva outro, e outro, e quem sabe... mas outro. E quem anda na corda bamba, quem é?
No entanto, acho preferivel receber de volta que lavar daí a suas maõs, mas... dar pubilicidade a "se não se adaptar nós recebemos de volta", isso não me parece nada bom.
Isabel
Não há devolução de dinheiro porque não há pagamento. Os cães abandonados são colocados em familias sem qualquer retribuição monetária.

Também me pareceu bizarra a ideia, no início. Depois de investigar, descobri muita coisa positiva neste processo. A taxa de devoluções é irrisória - os cães só saem depois de avaliadas as condições de adopção (dentro do possível e aceitável é claro).

É claro que não fazem publicidade ao "se não aceitarem nós recebemos de volta". Mas que isso funciona como uma segurança para as pessoas é verdade.
Pedra
Membro Veterano

domingo nov 30, 2003 12:45 am

Eu entendi que não havia devolução de dinheiro, visto que são animais abandonados e não vendidos. O slogan foi apenas uma ideia que me veio logo á cabeça. Se não fazem publicidade disso, pelo menos existe essa informação, ou seja, se não se adaptar, traga de volta.
Isso também eu faço com os cães que vendo, ou seja, se por qualquer motivo o cão não possa ficar com a pessoa que o adquire, DEVE informar-me de tal facto, de forma a evitar abandonos ou que vá parar a maõs erradas. Até á data, apenas um veio de volta, com a desculpa de não adaptação a novo ambiente (ao fim de 2 anos), mas o certo é que a verdadeira razão, foi que o cão trazia com ele uma doença altamente contagiosa e não curavel... esta foi a verdadeira razão.
Mas, não querendo desviar-me do assunto, continua a parecer-me que se a pessoa vai ao canil buscar um cão, sabendo que pode sempre devolvê-lo sem mais nem ontem, fica aberta uma porta para experimentar várias raças, e é uma desresponsabilização em relação á posse de animais. Enquanto isso, o cão vai e vem e não me parece bom.
Por outro lado, é uma alternativa a que o mesmo seja de novo abandonado, e neste caso, venha o diabo e escolha...
Já agora, esse sistema que fala é praticado cá em Portugal?
Isabel
casalc
Membro Veterano
Contacto:

segunda dez 01, 2003 11:03 pm

Pedra Escreveu: ...
Já agora, esse sistema que fala é praticado cá em Portugal?
Isabel
Isabel,

Canil Municipal do Porto, mais concretamente pelo movimento de voluntários que lhe está associado.

Cumprimentos
Pedra
Membro Veterano

terça dez 02, 2003 2:22 am

Obrigada.
Fico contente que as coisas estejam a dar certo. Contrariamente ao que eu esperaria cá em Portugal. De qualquer forma, uma andorinha não faz a primavera, mas sempre dá um ar da sua graça...e isso é muito bom.
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”