raw/barf

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jooomaia
Membro Júnior
Registado: domingo fev 15, 2009 9:50 pm

segunda nov 01, 2010 10:54 pm

boa noite

depois de muito ler, pesquisar e comparar etc. vou começar a dar ao meu cão (Simão) de 3 meses raw.

mandei um mail para uma loja da especialidade em telheiras (que vende a carne já com as percentagens certas ao público) a perguntar as percentagens de comida que devia dar ao simao e disseram que era 35% de carne pura, 35% de carne com ossos e 30% de legumes e frutas.
Ele tem cerca de 9 kg , a pessoa que me respondeu ao email disse que para já devia começar com 400g (9000gx4,5% +/-) de comida(carne e vegetais)

o que quero perguntar, a quem usa este método de alimentação, é:

:arrow: ouvi dizer que para começar o melhor é pescoços de galinha. dou-lhe 35% de carne pura e os outros 35% é que é os pescoços de galinha (agora para começar)?

:arrow: que tipo de carne dão com mais frequência aos vossos cães?

:arraw: é esta a percentagem de carne que dão?

:arrow: dão legumes cosidos ou crus?

agradecia resposta
desde já obrigado
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

segunda nov 01, 2010 11:07 pm

Neste tópico encontra muita informação:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=65186
jooomaia
Membro Júnior

terça nov 02, 2010 7:00 pm

obrigado

já li este tópico e não me responde a ás segintes perguntas:

. dou-lhe 35% de carne pura e os outros 35% é que é os pescoços de galinha (agora para começar)?

.que tipo de carne dão com mais frequência aos vossos cães?

agradecia resposta
obrigado
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 02, 2010 7:11 pm

Eu não dou BARF, dou RAW.

Dou todo o tipo de carne com osso ao meu cão, preferencialmente peças inteiras ou grandes que o façam trabalhar aquelas maxilas. Dou frango, porco, peru, galinha, coelho, o que houver mais em conta no talho.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jooomaia
Membro Júnior

terça nov 02, 2010 7:36 pm

qual é a diferença?
pensei que era a mesma coisa :roll:
dinodane
Membro Veterano

terça nov 02, 2010 7:38 pm

Não. Eu não dou frutas ou vegetais.

jooomaia
Membro Júnior

terça nov 02, 2010 7:46 pm

dinodane Escreveu:Não. Eu não dou frutas ou vegetais.
ok obrigada

então para começar é como eu disse? metade carne pura e metade pescoços, ou posso dar tambem outras partes do frango?
dinodane
Membro Veterano

terça nov 02, 2010 7:58 pm

Para um cachorro é melhor começar com os pescoços sim, são ossos tenros e bons de mastigar.

jooomaia
Membro Júnior

quarta nov 03, 2010 10:25 pm

mais uma vez com mais uma pergunta :o :lol:

queria só que me dissessem o nome de alguns livros que achem bons e interessantes sobre a dieta barf e a dieta raw, e onde os posso encontra-los :?:
LFBM
Membro
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

sexta nov 05, 2010 3:34 pm

jooomaia Escreveu:mais uma vez com mais uma pergunta :o :lol:

queria só que me dissessem o nome de alguns livros que achem bons e interessantes sobre a dieta barf e a dieta raw, e onde os posso encontra-los :?:
www.rmb.com
www.rmbuk.co.uk
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo nov 07, 2010 11:21 am

dinodane Escreveu:Eu não dou BARF, dou RAW.

Dou todo o tipo de carne com osso ao meu cão, preferencialmente peças inteiras ou grandes que o façam trabalhar aquelas maxilas. Dou frango, porco, peru, galinha, coelho, o que houver mais em conta no talho.
Dino,

Que percentagem dás de carne relativamente ao peso do "Bixas"? 4%?
Quando pesas a comida, ou quando fazes a dose de comida do dia, caso a comida tenha muito osso, dás um pouco mais da dose, ou consideras o peso do osso no "bolo" como alimento?
Já agora, porque é que não dás qualquer tipo de vegetais?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

domingo nov 07, 2010 12:13 pm

jooomaia Escreveu:boa noite

depois de muito ler, pesquisar e comparar etc. vou começar a dar ao meu cão (Simão) de 3 meses raw.

mandei um mail para uma loja da especialidade em telheiras (que vende a carne já com as percentagens certas ao público) a perguntar as percentagens de comida que devia dar ao simao e disseram que era 35% de carne pura, 35% de carne com ossos e 30% de legumes e frutas.
Ele tem cerca de 9 kg , a pessoa que me respondeu ao email disse que para já devia começar com 400g (9000gx4,5% +/-) de comida(carne e vegetais)

o que quero perguntar, a quem usa este método de alimentação, é:

:arrow: ouvi dizer que para começar o melhor é pescoços de galinha. dou-lhe 35% de carne pura e os outros 35% é que é os pescoços de galinha (agora para começar)?

:arrow: que tipo de carne dão com mais frequência aos vossos cães?

:arraw: é esta a percentagem de carne que dão?

:arrow: dão legumes cosidos ou crus?

agradecia resposta
desde já obrigado
Oh, João!

O João não vai dar ração (da boa) que está estudada e comprovada e vai meter-se numa loja especializada, sabe-se lá em quê...que vende a carne já com as percentagens certas ao público, seja lá o que isto for.

Se quer dar outro tipo de alimentação que não seja ração, peça ao vet que elabore receitas para o seu bébé, de acordo com as necessidades nutricionais dele e saúde.

A loja de que fala, é um comércio, como o é a venda de rações. Sempre pode comprar a carne no talho aonde se abastece.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
acrtcc
Membro
Registado: sexta fev 18, 2005 9:58 pm
Localização: Pipoca , um Golden, um Barnabé rafeiro e um Miau...

domingo nov 07, 2010 3:26 pm

Olá,

Já fiz uma experiência com RAW há algum tempo. Depois parei e experimentei uma boa ração recentemente introduzida no mercado. O resutlado do RAW é incomparavelmente melhor e muito mais barato.

Para regressar ao RAW, tenho apenas uma dúvida:

ao dar 2% do peso em carne com ossos, por dia, dou cerca de 600 a 700g por dia a cada um dos meus cães (Golden Retriever). Se der duas refeições por dia, isso vai dar refeições de apenas 300 ou 350 g... Estou certo? Não é pouco? Gostava de ouvir especialemnte a opinião da Dinodane, que me parece ter larga experiência neste assunto!

Um abraço

antónio
dinodane
Membro Veterano

domingo nov 07, 2010 4:57 pm

Xuga:

Cerca de 3%.
dás um pouco mais da dose, ou consideras o peso do osso no "bolo" como alimento?
Depende do tipo de osso, já faço um pouco a olho.
Acho que não lhe faz grande falta, visto pouco digerir. De início dava cenoura cozida, por exemplo, e saia tudo nas fezes quase inteiro. De vez em quando dou hidratos de carbono mas a base diária é carne e osso.

TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo nov 07, 2010 7:42 pm

dinodane Escreveu:Xuga:

Cerca de 3%.
dás um pouco mais da dose, ou consideras o peso do osso no "bolo" como alimento?
Depende do tipo de osso, já faço um pouco a olho.
Acho que não lhe faz grande falta, visto pouco digerir. De início dava cenoura cozida, por exemplo, e saia tudo nas fezes quase inteiro. De vez em quando dou hidratos de carbono mas a base diária é carne e osso.
Tenho estado a falar também com a Búzio sobre este tipo de alimentação, porque estou mesmo a pensar em mudar de vez para raw. Mas tenho algumas dúvidas...

Eu no talho tenho a hipótese de arranjar fressura de vaca, completa, ou seja, todo o sistema digestivo, à excepção dos intestinos, coração, fígado, pulmões, esófago, e claro que o estômago não está incluído, apenas o que eu referi. Já uma vez comprei isso tudo e mais fígado de vaca, rim e coração, parti tudo em pedaços e dei-lhes. Eles comeram, mas quando estavam a comer o fígado por exemplo, era vê-los a arreganhar as beiças com um ar de "que é esta nojeira" que foi de rir :lol: Mas comeram...

Nunca experimentei dar peixe, mas tenho a certeza que gostam, e frangos inteiros, além de não serem muito baratos, cada vez que penso nisso lembro-me do Simão :| e arrepio caminho...

Há uma alternativa, por assim dizer, ao frango inteiro, que é uma mistura de todo o tipo de restos de frangos que são picados em máquinas industriais, e essa papa é vendida a 40 cêntimos o kilo, salvo erro, na fábrica da Kilom. Vendem isso congelado em blocos p'raí de 20kg, variam de peso, mas é fácil de separar em blocos mais pequenos. Mas esta carne moída tem a desvantagem de não exercitar a mandíbula, e como a Búzio também referiu e eu já me tinha lembrado, também propiciam o aparecimento de tártaro...

Edit: Estive a fazer as contas, e para os meus cães, sem contar com o velhote porque ele está muito velhote e tenho receio de fazer uma alteração destas no final da vida, portanto para os outros 3, seriam necessários 4,200kg de comida por dia :|
Última edição por TheOne em domingo nov 07, 2010 7:59 pm, editado 1 vez no total.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”