Criadores de cães para o Sec XXI

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoDV
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

domingo nov 07, 2010 1:21 pm

Muitas vezes é referido aqui o papel do criador de cães e como ele "deve" ser.

A ideia da arca de um bom criador é de uma pessoa que gasta muitas vezes mais do que ganha, que se preocupa em melhorar as suas linhas de sangue, vê o seu trabalho em exposições, acompanha os animais que vende e toma o devido cuidado relativamente aos problemas associados a cada raça. E igualmente não criará mais que duas raças.

Por oposição o manhoso é quem, descomhecendo a raça, mistura cães com e sem Lop, vende barato ou a lojas porque "diz que gosta de animais", não vai a expos, tem os animais em condições lamentáveis e anda naquilo somente para ganhaer uns trocos.

Na minha opinião, se se concretizar o que a DGV e a ASAE têm em mente tudo irá mudar...e na minha opinião, ainda bem...

Os criadores terão de ter instalações licenciadas, estar colectados e pagar impostos e passar recibo.
Isso levará a que quem o esteja sirva de fiscalizaçao oficiosa dos vendedores na net e a preços de ocasião de animais sem padrões correctos e que estejam a ser maltratados em instalações péssimas ou mesmo inexistentes. Quem não tem dinheiro para comprar um cão de raça pura continuará a comprar cães da candonga, mas será mais dificil para esses se safarem à fiscalização.

Esta inspecciona actualmente as clinicas, as lojas de animais vãos er apertadas e os hoteis de animais e mesmo os tosquiadores estão já a ser contactados pela ASAE.

Quem nãos e quer meter nisso adoptará um animal sem dono e este factor per si servirá mais de controlo..embora insuficiente contra o aumento de animais abandonados.

Melhor ainda só a tal carta exigivel para ter animais.

E vocês que acham ?
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Debora20
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Localização: muitos e bons!!

domingo nov 07, 2010 1:45 pm

Eu concordo plenamente, mas creio estar a uma distancia de anos luz...
Mas ja esta em estudo? isso não sabia...
e concordo mesmo, ter autorização para ter um animal em casa, tal como quando se pede para adoptar uma criança, se vai ver as condições da casa e se os "dono" tem perfil para o tal animal em questão!
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
ZooManiac
Membro
Mensagens: 85
Registado: segunda out 04, 2010 1:43 pm
Localização: Muitos roedores, 3 caes rafeiros, e 1 aqua! :D

domingo nov 07, 2010 1:56 pm

Muito bem dito! Concordo!
ZooManiac
Membro
Mensagens: 85
Registado: segunda out 04, 2010 1:43 pm
Localização: Muitos roedores, 3 caes rafeiros, e 1 aqua! :D

domingo nov 07, 2010 2:00 pm

Muito bem dito! Concordo!
perapado
Membro Veterano
Mensagens: 4001
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

domingo nov 07, 2010 2:26 pm

Absolutamente de acordo. E sim, que fiscalizem as lojas de animais o mais rapidamente possível. É uma angústia tremenda ver os animais ali, dias e dias, ainda bebés; as crianças a manuseá-los... enfim, revoltante! E que dizer dos criadeiros, mal encarados, com aspecto de rufia, que vão às lojas tentar vender animais? Desconheço o meio da criação, mas o que tenho visto nas lojas, onde vou, é de bradar aos céus! Aquilo não pode ser normal... Só me apetece pegar naqueles desgraçados, trazê-los e não pagar nada aquela gente :evil:
dolfa
Membro Veterano
Mensagens: 5673
Registado: quinta out 16, 2008 7:21 pm
Localização: rudolfo e Matilda Panqueca Maia

domingo nov 07, 2010 2:34 pm

100% de acordo!
Perapado, essa das lojas tb me enoja a mim!!
<strong>Se voc&ecirc; for capaz</strong> de perdoar quando descarregam em si,por motivos pelos quais n&atilde;o tem culpa nenhuma, de aceitar criticas e censuras sem ressentimentos,<strong>ent&atilde;o meu amigo voc&ecirc; &eacute; quase t&atilde;o bom quanto o seu c&atilde;o. _______________________________________________________________ Nunca s&atilde;o demais os amigos dos animais&nbsp; By Dolfa :) :) :) Tufinho, meu gatinho querido...a tua aus&ecirc;ncia &eacute;&nbsp; t&atilde;o dolorosa, meu amigo, meu companheiro :((( &nbsp;</strong><a target="_blank" href="http://www.youtube.com/watch?v=mzMW3_M3 ... M3NeU&nbsp; </a> Animais de Barcelos <strong>

Os animais n&atilde;o s&atilde;o como n&oacute;s, mas s&atilde;o...suficientemente parecidos connosco para que sejam inclu&iacute;dos na comunidade moral.</strong>
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo nov 07, 2010 2:51 pm

Só se pode estar de acordo, pelo menos em teoria. A prática, a entrar em pleno, é que me parece ainda longínqua, mas isto é a mim, que sou pessimista.

E estou pessimista porque se não se vê a aplicação de fiscalização para se fazer cumprir as leis existentes, dando-se como justificação a falta de meios e até mesmo de regulamentação por portarias, também não se vê como é que os vai haver para isso.

Mas oxalá eu esteja enganada, o que se passa no meio é inqualificável, e se for aplicado com rigor vai começar por separar o trigo do joio entre os próprios criadores e acabar com o inferno das lojas que todos conhecemos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
VascoDV
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

domingo nov 07, 2010 3:10 pm

Os hoteis de animais estão pelo menos há dois anos a ser fiscalizados pela ASAE.Desde as licenças camarárias, licença da DGV,recibos, etc. Claro que muitos se safam por enquanto...basta ver os hoteis ilegais usados aqui na arca como deposito de animais, que baseiam-se no boca a boca mais dificil de ser apanahdo...

Quanto a tosquiadores, era uma vergonha que quase ninguém passava reibo e este ano a ASAE já andou a caçar os mesmos.As fiscalizaçõesapertam sempre no Verão, época alta. Pelo que soube ( não tem a ver mas é opara que percebam) a restauração está a prepara-se para uma operacãode larga escala em termos de ficalização...e muito bem.

Isto é simples, falamos de negócios onde a fuga a impostos atingia quase os 100%..e o Estado precisa de $$$$-Assim sendo, a fiscalização esá a eguir em frente
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
VascoDV
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

domingo nov 07, 2010 3:17 pm

As leis já existem. Quando forem a um criador exijam recibo do pagamento e num hotel peça o numero de registo na Direcção Geral de Veterinária.

È que, meus amigos...pagamos todos mais e sempre que disserem " recibo para quê, não serve para nada", lembrem-se que À conta desta conversa pagamos os impostos dessas pessoas.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo nov 07, 2010 3:21 pm

Sim, a ASAE fiscaliza a parte comercial, e como até funciona, as lojas de porta aberta vão apanhar em grande, disso não tenho muitas dúvidas. Já quanto aos particulares é que não sei. Penso que ainda vamos ver, daqui a uns tempos, muitos animais de raça a serem generosamente oferecidos...

Quanto aos SRD, quem é que consegue controlá-los? Por isso é que uma Carta de Cão como a que é falada noutro tópico seria muito útil.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo nov 07, 2010 3:23 pm

VascoDV Escreveu:As leis já existem. Quando forem a um criador exijam recibo do pagamento e num hotel peça o numero de registo na Direcção Geral de Veterinária.

È que, meus amigos...pagamos todos mais e sempre que disserem " recibo para quê, não serve para nada", lembrem-se que À conta desta conversa pagamos os impostos dessas pessoas.
E, quanto a mim, sendo um bem valioso, devia haver igualmente a exigência de um contrato de compra e venda.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
joanaduarte
Membro
Mensagens: 178
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

domingo nov 07, 2010 5:59 pm

Concordo plenamente com a existencia de legislação, não sei se concordarei com a que vier a existir... Afinal a ASAE e os legisladores nem sempre fazem uso do bom senso...

Quais serão as condições para se licenciar uma instalação de criação? Poderá uma comum casa de habitação ser licenciada? Ou à semelhança dos pp só se poderá criar em ambiente de canil/hotel?

Terão os legisladores a audácia, capacidade e conhecimentos para criar uma boa regulamentação? Cobrarão impostos "cegos" ou farão por exigir verdadeira qualidade? Serão capazes de delegar e exigir ao cpc, clubes de raça e dgv a responsabilidade de defenir o que são "aptos de cria" ou tudo o que tiver legal e lavadinho pode criar?

A ideia da regulamentação faz-me sentir no meio de um jogo de azar... Pode-nos sair a sorte grande mas existem grandes hipoteses de ser mais uma lei tipo a dos pp, feita com boas intenções mas por quem pouco ou nada percebe do assunto...
<a href="http://www.templardog.com">www.templardog.com</a>
VascoDV
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

domingo nov 07, 2010 6:58 pm

Joana, nao me fiz entender bem, A legislação e os requisitos já existem e estão bem definidos.Agora, está a haver pela primeira vez um esforço fiscalziador
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo nov 07, 2010 7:10 pm

Hehehe...és um lírico, ó Vasco!! Até parece que não sabes que a fiscalização vai recair sobre os mesmos de sempre, ou seja aqueles que afinal até preservam as raças e até o fazem com conhecimento, mas fazem uma ou duas ninhadas ocasionais e muito seleccionadas e por isso não têm Canis XPTO com as condições técnicas exigidas para uma 'expploração pecuária'. Quem é que vai veneficiar com isto? Os criadores comerciais, com dimensão e números, em termos de criações que justificam o investimento em 'instalações como manda a Lei' e também os criadores de vão de escada e puppy mills, que vão agora ter mais mercado quando os outros criadores deixarem de o fazer e quando acharem que para comprar porcaria criada ao kilo podem sempre poupar uns euros e ir buscá-la a esses criadeiros.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
rsccoutinho
Membro
Mensagens: 116
Registado: quarta set 15, 2010 10:23 pm

domingo nov 07, 2010 7:33 pm

É uma questão um pouco ambígua, oxalá que fosse como o forista Vasco definiu, e que a legislação fizesse por beneficiar os verdadeiros criadores e não os criadores de números...
É que ainda ainda no outro dia entrei numas lojas de animais ê estavam cães à venda entre eles uns "Pastores Alemães" que deviam ser tão puros como os "Beagles" que estavam ao lado, sem LOP, e por uma mosdesta quantia de 450€. :x
Responder

Voltar para “Cães”