Boa noite,
Tenho um coelho anão que vai fazer 2 anos. Sempre foi muito senhor de si, nunca gostou de festas nem que lhe tocássemos muito de maneira que era raro pegar nele, mas soltava-o várias vezes da gaiola, ele está na cozinha e ao fim do dia andava sempre solto de um lado para o outro e nunca fez asneiras. Nunca mordeu nada... tudo corria bem assim....
Acontece que de há uns meses para cá, sempre que o solto faz logo xixi e cocó fora da gaiola, até no curto espaço de tempo em que lhe vou limpar a gaiola ele suja a cozinha toda!!!
Desta forma não sei o que fazer, com muita pena minha até ja o tenho soltado menos, e quando solto e faz porcaria vai logo para dentro da gaiola (o que tem acontecido em menos de um minuto), mas não sei o que se passa, e se estou a proceder bem .....
Alguém pode ajudar....
Coelho rebelde
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta set 06, 2007 6:17 pm
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Não sei se isso será realmente um problema, mas por norma os animais tipo roedores e lagamorfos não têm hábitos de higiene como os nossos...Varia de animal para animal. E acho que o facto de ele sujar a cozinha não é assim tão preocupante, não deixe é de ter contacto com ele e libertá-lo um pouco por esse motivo.
-
- Membro Júnior
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.
É um problema sim, até porque ele nunca fez isto... só agora tem uns comportamentos destes... e parece de propósito, não é porque por acaso tem vontade...
Parece para marcar território não sei... e pensei que alguém percebesse mais deste tipo de comportamentos....
Parece para marcar território não sei... e pensei que alguém percebesse mais deste tipo de comportamentos....
Sim, é para marcar território. Ele deita esguichos de urina, certo? Dá um pulo, estica as patas traseiras e pimba, esguicho por todo o lado. Isso é o que os coelhos fazem para marcar o seu território.
Pode ter havido alguma alteração na cozinha, um cheiro diferente...
Este comportamento pode até durar para sempre, para dizer a verdade. O meu coelho tem 2 anos e já tem esse comportamento desde os 6 meses. Para que ele pare de marcar o território... só castrando.
Pode ter havido alguma alteração na cozinha, um cheiro diferente...
Este comportamento pode até durar para sempre, para dizer a verdade. O meu coelho tem 2 anos e já tem esse comportamento desde os 6 meses. Para que ele pare de marcar o território... só castrando.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am
Pois, se são marcações de território é um assunto mais sério, mas de qualquer forma se ele não for castrado continuará assim (suponho, segundo o que a GSfanatic referiu), logo terá de tumar uma de três decisões. Castrar, soltar e limpar ou deixá-lo sempre na gaiola, sendo que a ultima hipotese não parece ser muito viavel.
Boa sorte
Boa sorte

-
- Membro Júnior
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.
Pois, de maneira alguma terei o animal sempre preso....
Mas eu li que poderia ser durante uma idade só, como a nossa adolescência....
Mas não sei se os sites que li são muito certos.....
É um habito que tem agora... mas é algo imediato mesmo... e tem feito isso todos os dias........
Em relação à castração deste tipo de animais, quais os benefícios/danos que podem trazer ao animal? Alguém sabe?
Muito obrigado pela ajuda desde já...
Mas eu li que poderia ser durante uma idade só, como a nossa adolescência....
Mas não sei se os sites que li são muito certos.....
É um habito que tem agora... mas é algo imediato mesmo... e tem feito isso todos os dias........
Em relação à castração deste tipo de animais, quais os benefícios/danos que podem trazer ao animal? Alguém sabe?
Muito obrigado pela ajuda desde já...