A VELHICE DE UM CÃO

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta nov 11, 2010 5:38 pm

A VELHICE DE UM CÃO

Seu cachorrinho já lhe terá proporcionado muitas alegrias.
Cuide para que ele tenha um final de vida feliz.
Sempre que for possível, deixe que ele permaneça ao seu lado, pois este será, realmente,
um dos poucos prazeres que lhe restarão na velhice.
A grande despedida está próxima e ele, por instinto, sabe disto.
É natural que deseje a companhia daquele que aprendeu a amar e respeitar durante toda a vida.
Não o abandone agora!
Ele já não será mais aquele animal bonito de antes.
Seus pêlos começam a cair.
Seu caminhar perderá a elegância e sua cabeça penderá, cansada, sobre suas patas.
Somente seu olhar acompanhará os passos de seu dono.
Lembre-se que, dentro do peito, ele ainda possui aquele coração que vibrará com o som da voz de seu mestre.
E, chegando o fim, não se envergonhe, chore. Você acabou de perder o mais delicado e fiel dos amigos... o cão!

Imagem

Recebi por email, mas decidi partilhar porque tenho um assim em casa, tal e qual como o texto descreve, e confesso que estas palavras me tocaram... :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Silbita
Membro
Registado: terça jul 20, 2010 2:34 pm

quinta nov 11, 2010 5:47 pm

Nem quero imaginar essa altura... :(
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta nov 11, 2010 6:41 pm

Olá,

Imagine que o seu cão é "gente", e veja, abaixo, quantos anos de alegrias e tristezas já compartilhou consigo.

Imagem
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta nov 11, 2010 6:48 pm

Estou bem perto de passar por ela... A minha Rita, luz dos meus olhos e bater do meu coração, está velhinha, velhinha... Anda trôpega, quando saímos fica parada, a olhar, como quem não se decide para onde ir, faz birras quando a puxo para andar, chega a sentar-se no chão... E, numa teimosia de velha, puxa-me ela para onde quer, normalmente para sítios por onde não posso passar.

Tem momentos em que lhe dá a estaleca e de súbito regressa a minha cadelinha de outros tempos. Desata a correr, fazendo-me negaças, olhando para trás, a ver se eu a sigo, depois vem para casa e come como se não houvesse amanhã, numa gula típica da velhice. Em casa, dorme todo o santo dia, só se levanta para ir beber água ou pedir-me o jantar.

Enfim, são quinze anos de vida de cão, nem quero pensar quando ela se for.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta nov 11, 2010 7:12 pm

jofelix Escreveu:Olá,

Imagine que o seu cão é "gente", e veja, abaixo, quantos anos de alegrias e tristezas já compartilhou consigo.

Imagem
Imagem

O meu tem cerca de 90 anos... é uma linda idade :D
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta nov 11, 2010 7:36 pm

a minha Tonta passou os 100! :D (e, se não a tivesse levado à Ponte do Arco Íris, não sei se ainda cá não andaria... mas o tempo pode ser inimigo da qualidade, e ter apenas o coração a bater, não é vida...). O meu pai chamava-lhe a Rainha-Mãe, e dizia que ainda nos havia de enterrar a todos! :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta nov 11, 2010 9:51 pm

não acredito que a desmiolada da carlota já ande nos 70 :o :cry:
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

quinta nov 11, 2010 9:55 pm

O texto faz-me pensar nos meus animais que têm agora 7 e 8 anos e caminham para a velhice.
Até me deixou de lágrimas nos olhos...
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta nov 11, 2010 10:13 pm

Eu tenho uma sessentona que ainda está para as curvas...ainda esta semana me deixou aflito, porque me roubou e comeu um toblerone de 400gr....a sorte é ela ter mais de 30kg...mas podia ter sido mau...
...as asneiras quando era pequena eram porque era pequena, cachora e tal...coitadinha, agora desculpa-se porque está velha 8)
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta nov 11, 2010 11:11 pm

Bondage2010 Escreveu: ...as asneiras quando era pequena eram porque era pequena, cachora e tal...coitadinha, agora desculpa-se porque está velha 8)
A minha, antes dos 14/ 15 anos, era a cadela mais voraz que já conheci: marchava tudo e em quantidades industriais, nem que vomitasse a seguir... :roll: era um castigo para lhe controlar o peso, já não era fácil impedir que aumentasse, quanto mais diminuir... Depois dessa idade, ela própria começou a racionar as refeições, comendo menos em duas ou 3 refeições diárias. E a partir dos 17 (ainda viveu quase mais um ano), permiti-lhe que comesse o que muito bem lhe apetecesse, excepto durante um período em que andou a comer j/d e foi terminantemente proibida de morrer antes de terminar o saco :twisted: . Mesmo antes de ser adormecida, comeu dois rebuçados "boa de neve"... era muito gulosinha, tadita, e mesmo cega, surda, paralítica e senil, nunca perdeu o apetite nem a gula. a partir de um certo momento... "morra Marta, e morra farta!". 8)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quinta nov 11, 2010 11:16 pm

a minha velha orla morreu com mais de 94... neste me«momento, velhotes, tenho uma de sessenta e tal, um de 85 e uma de 94. que velhotes ...
LuluB
Membro Veterano

quinta nov 11, 2010 11:21 pm

Ou seja, vivemos com a casa cheia de macróbios...

O meu Nilinho, pequenino e parecido com um galguinho italiano, morreu de falha renal aos dezoito anos - a bonita idade de 87 anos por esta tabela e de noventa e tal segundo a tabela publicada pelo VascoDV noutro tópico.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta nov 12, 2010 12:44 am

O meu velho, já nem aparece ali. Ou seja, já estava mesmo fora de prazo. Morreu com 14 anos.Quase, quase 15.
O dia em que me inteirei do peso da idade para o meu velho cão, foi no dia em que quando nos fomos deitar, no andar de cima, ele não conseguiu acompanhar-nos.
Sentei-me ao alto das escadas e fartei-me de o incentivar a subir. Mas ele deitou-se, lá em baixo e deixou-se ficar , a ganir baixinho.
Chorei tanto !
O nosso velho cão só pede calma. Calma no caminhar, calma para subir alguma coisa, calma quando o controle na bexiga já não é o mesmo, calma quando o seu ritmo já não é o nosso ritmo.
E pede-nos ainda que fiquemos ao seu lado, que brinquemos com ele, na mesma, mas mais pausadamente.
E no fim, que o olhemos nos olhos e lhe deixemos ver o quanto ele significa para nós.

Tenho muitas saudades do meu velho ! :?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

sexta nov 12, 2010 1:26 am

a minha velha tá quase nos 68 anos! está com cataratas, anda devagarito e volta e meia faz se de surda e só ouve o que lhe convem. quando as levo à rua, nas traseiras da minha casa, deixo-as correr um bocado à solta (só passam carros mesmo ao fundo da rua). a yasha vem quando a chamo, a yorkie vai andando andando e só se lhe mandar um berro a sério é que me ouve. ainda assim fica a olhar para mim a decidir se vem ou não.

há uns tempos aconteceu uma coisa que me deixou de lágrima no canto do olho. Fui passear as duas (a grande e a pequena). como a erva estava alta penso que a Yorkie se deve ter desorientado e estava a andar no meio da erva mas para o lado contrário de onde eu estava. a yasha estava ao meu lado tb a olhar para a pequena. disse-lhe: "yasha, vai buscar a yorkie", a yasha larga a correr, chega ao pé da outra e dá lhe uma focinhada como quem diz "é por aqui", depois veio a caminhar mais devagar com a outra atrás.

ainda dizem que eles não percebem...
LuluB
Membro Veterano

sexta nov 12, 2010 1:35 am

Nós é que não os percebemos a eles... :(
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”