Desporto Canino - Diversão ou capricho dos donos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

BinLaden
Membro Júnior
Registado: domingo dez 28, 2008 4:37 pm

sexta nov 12, 2010 3:00 pm

Sempre gostei dos desportos caninos, sempre que posso tento assistir a provas das diversas modalidades (infelizmente no Algarve, essas são escassas) no entanto, no mês passado fui assistir a uma prova de Obediência em Lagos e fiquei "aparvalhado" com o que vi... Só assisti às provas da parte da manhã, classe 1 e 2 e o que vi da classe 1 foi algo de muito estranho. Lá ia ouvindo os concorrentes que só estavam ali para se divertir e que o importante era participar, mas em ring era um festival de quem mais dava toques de trela, até vi darem carolos nos bichos e uma senhora depois de tantos puxões de trela, ainda dá comida ao cão... Pergunto-me será que foram mesmo só para se divertir? Para quê tantas correcções nos cães? vi cães a fugir do ring, donos a falarem com os cães durante o percurso, não houve nem um que merecesse passar, foi uma perda de tempo ter assistido aquilo... Parece-me a mim que se fecha um pouco os olhos a essas situações pelo nível de competição em Portugal ser tão baixo...
Enfim há pessoas que não merecem ter cães...
O desporto canino só faz sentido se ambos, condutor e cão gostarem daquilo que estão a fazer e de trabalhar em conjunto, se for só pelo capricho do homem qual o sentido? E este usar correcções para progredir acho que é algo lamentável...
Última edição por BinLaden em domingo nov 14, 2010 8:01 pm, editado 1 vez no total.
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

sexta nov 12, 2010 3:54 pm

O desporto canino só faz sentido se ambos, condutor e cão gostarem daquilo que estão a fazer e de trabalhar em conjunto, se for só pelo capricho do homem qual o sentido? E este usar correcções para progredir acho que é algo lamentável...
Concordo que o desporto só faz sentido se for bom para ambos e o pior inimigo da sua prática é quando ego humano se sobrepõe ao bem estar do cão.
Sobre a dita prova que foi ver não comento, porque não vi, logo não sei o que realmente aconteceu.

Relativamente às correcções, depende do tipo de correcção... um não ou pequeno puxão não é o mesmo do que 1 pontapé...
NelsonGomes
Membro Júnior
Registado: quarta dez 30, 2009 1:18 am

sexta nov 12, 2010 11:30 pm

Sobre a dita prova que foi ver não comento, porque não vi, logo não sei o que realmente aconteceu.

Relativamente às correcções, depende do tipo de correcção... um não ou pequeno puxão não é o mesmo do que 1 pontapé...[/quote]

Eu digo o mesmo, mas quando o cão está a vontade parecem divertir-se muito durante as provas, e nota-se muito noutro tipo de provas como agility ou mondioring.
Faz-me mais "confusão" os cães a passarem grandes secas nas exposições a serem escovados e com secadores a volta deles e etc...
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

sexta nov 12, 2010 11:50 pm

Existe quem pratique por diversão e se esqueça que os cães também se devem divertir, e existe que leve o desporto a sério mas não comprometa o bem estar dos animais...

Infelizmente o que diz acontecer em obedience vai acontecendo por todo o desporto, violencia, maus treinos, coleiras de choques, etc Não são os castigos que me chocam, são o excesso e acima de tudo a sua pobre aplicação.

Num pais onde ainda existe muita ignorancia em relação aos novos metodos de treino é comum tentarem-se alcançar os mesmo resultados que os outros "aumentando" a intensidade dos metodos antigos...

Ou seja: o cão do outro faz, se o meu com um carolo não faz é porque precisa de dois ou tres, mas há-de fazer... Em prova, com nervos e frustrações a piorar a coisa á quem ainda faça pior...

A culpa não é do desporto, é dos maus desportistas... E acredito que é continuando a incentivar as actividades desportivas que se pode contribuir para melhorar o panorama quer desportivo quer no geral, pois, de vez em quando aparece alguem serio, que sabe o que faz e aumenta a bitola, que aumenta as espectativas, e que preciona os outros a mudar para o poderem acompanhar. Alguém que mostra o que é possivel e só possivel com respeito.

Cumps
<a href="http://www.templardog.com">www.templardog.com</a>
trinomic
Membro
Registado: domingo ago 16, 2009 2:20 am

sábado nov 13, 2010 12:42 am

NelsonGomes Escreveu:Sobre a dita prova que foi ver não comento, porque não vi, logo não sei o que realmente aconteceu.

Relativamente às correcções, depende do tipo de correcção... um não ou pequeno puxão não é o mesmo do que 1 pontapé...

Eu digo o mesmo, mas quando o cão está a vontade parecem divertir-se muito durante as provas, e nota-se muito noutro tipo de provas como agility ou mondioring.
Faz-me mais "confusão" os cães a passarem grandes secas nas exposições a serem escovados e com secadores a volta deles e etc...[/quote]

Haviam de se por com o secador à volta de meu Bart!! :lol: :lol: A mim faz-me confusão qualquer tipo de prova com cães e vê-los a obedecer a regras e normas, só para ganho humano...
Eu gosto dos meus cães com personalidade própria, que sejam eles mesmos e que façam o que bem entenderem.Claro que dentro de certos limites...é como se fossem filhos!
Mas nessas provas, a partir do momento em que o animal também se divirta, já é compensador só de ver o animal divertir-se!
:D
<p>Feliz, n&atilde;o &eacute; aquele que mais tem... Mas sim aquele que menos precisa...</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado nov 13, 2010 1:05 am

Imagem

Imagem

O meu cão é um desportista!
Se eu me decidir por praticar algum desporto com ele. Se com isso seguir as regras desse desporto e as for indicando durante a prova, seja através de palavras ou toques de trela, se ele me corresponder e o fizer com este mesmo espirito que se pode ver patente nestas fotos, tambem passo a fazer parte do lote daquelas "pessoas que não merecem ter cão " ?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado nov 13, 2010 9:49 am

nicasxi Escreveu:
O meu cão é um desportista!
Se eu me decidir por praticar algum desporto com ele. Se com isso seguir as regras desse desporto e as for indicando durante a prova, seja através de palavras ou toques de trela, se ele me corresponder e o fizer com este mesmo espirito que se pode ver patente nestas fotos, tambem passo a fazer parte do lote daquelas "pessoas que não merecem ter cão " ?
Depois há o lote dos "cães que não merecem ter pessoas" 8)
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado nov 13, 2010 1:13 pm

A maioria dos cães aprecia imenso cumprir tarefas e aprender. E correr então nem se fala!
Estamos a falar claro de animais saudáveis e a quem não são exigidos esforços superiores às suas forças.
Os animais de trabalho são geralmente mais equilibrados e fáceis de conviver que os outros e sentem imenso se os privam disso, stressam e por vezes até deprimem.
Muitos cães destruidores, nervosos e hiperactivos se calhar melhoram se tivem oportunidade de fazer agillity.
Nunca tive grande paciência para ensinar habilidades aos meus e de resto os serras não são grandes "crâneos" para aprender gracinhas, mas aprecio imenso quem tem tempo e paciência para isso e via que os cães de amigos meus que faziam isso, pareciam ter um bom relacionamento com os donos e ter prazer em executar as tarefas.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado nov 13, 2010 5:26 pm

TheOne Escreveu: Depois há o lote dos "cães que não merecem ter pessoas" 8)
Exactamente! Aqueles tão burros, mas tão burros que durante uma prova, num desporto canino, se entusiasmam de tal maneira que têm que ser controlados pelo dono.
Aliás, nem sei para que existem provas dos diversos desportos caninos, com regras .... para encher egos aos donos ?
Ou será que o forista que abriu o tópico viu algum cão ser maltratado durante a tal prova a que foi assistir ? É que se foi isso, acho até que nem era aqui que devia postar o seu desabafo, era mesmo nos sitios competentes.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
BinLaden
Membro Júnior

sábado nov 13, 2010 9:43 pm

Obviamente que nenhum cão foi espancado e nem agredido com brutalidade, quando falo de correcções, as que vi eram toques de trela (constantes), coisa proibida no desporto, para não falar de carolos na cabeça...
Atenção que não condeno quem pratica desporto canino, até gosto de assistir, agora ouvir pessoas que vão lá para se divertir e que o importante é participar e depois fazem uma triste figura... :roll:
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

domingo nov 14, 2010 12:09 am

BinLaden Escreveu:Obviamente que nenhum cão foi espancado e nem agredido com brutalidade, quando falo de correcções, as que vi eram toques de trela (constantes), coisa proibida no desporto, para não falar de carolos na cabeça...
Atenção que não condeno quem pratica desporto canino, até gosto de assistir, agora ouvir pessoas que vão lá para se divertir e que o importante é participar e depois fazem uma triste figura... :roll:
Então o que nos está a querer relatar é também um problema de incumprimento das regras (que não conheço) da modalidade. Mas para isso é que estão lá os juízes.
BinLaden
Membro Júnior

domingo nov 14, 2010 12:42 pm

Bikejorer Escreveu:
BinLaden Escreveu:Obviamente que nenhum cão foi espancado e nem agredido com brutalidade, quando falo de correcções, as que vi eram toques de trela (constantes), coisa proibida no desporto, para não falar de carolos na cabeça...
Então o que nos está a querer relatar é também um problema de incumprimento das regras (que não conheço) da modalidade. Mas para isso é que estão lá os juízes.
Isso é o menos, o Juiz não pode ver e ouvir tudo, ainda mais com o mau tempo que estava, não vi incorrecções da parte da juíza, não é isso que está em questão.
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

domingo nov 14, 2010 3:09 pm

BinLaden Escreveu:
Bikejorer Escreveu:
Isso é o menos, o Juiz não pode ver e ouvir tudo, ainda mais com o mau tempo que estava, não vi incorrecções da parte da juíza, não é isso que está em questão.
Se, como diz o seu primeiro post.foram tantos puxões de trela, carolos, etc, não se percebe bem o que estavam os juizes a fazer, que os deixaram "escapar" todos...ainda se fosse um ou dois, disfarçadamente, poderia aceitar-se. A passar-se como disse, é óbvia a incompetência dos juizes ao não penalizarem os binómios por ajudas/correcções.

Quango à queatão mais importante, penso que a primeira coisa a fazer no treino de um cão é motivá-lo para a actividade que pratica - o cão motivado tem uma atitude melhor durante a prova. Mas há quem não pense assim.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

domingo nov 14, 2010 6:34 pm

Boa tarde.

A prova era de Obedience? E foi durante a prova que viu esses esticões e caroladas nos cães?

É que em competição de Obedience, seja Classe 1, 2 ou Elite os cães fazem as provas soltos, sem trelas e sem coleiras.

Se calhar o que observou em ringue foi na prova de COB, para a obtenção do Certificado de Obediência Básica, classe essa que NÃO é de competição, pois os cães "apenas" têm de obter pontuação suficiente para passar e obter o dito COB. Esta sim tem exercícios em que os cães se encontram à trela.
É para todos os cães, e muitas pessoas procuram obter o COB, embora o objectivo não seja depois participar em níveis de competição... Aliás muitos deixam de treinar depois de ter o COB.

Quanto ao que se passou, não comento pois não estava lá e não vi. Mas creio que é necessária esta explicação para não haver confusões e mal entendidos...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
BinLaden
Membro Júnior

domingo nov 14, 2010 7:53 pm

ana_link Escreveu:Boa tarde.

A prova era de Obedience? E foi durante a prova que viu esses esticões e caroladas nos cães?

É que em competição de Obedience, seja Classe 1, 2 ou Elite os cães fazem as provas soltos, sem trelas e sem coleiras.

Se calhar o que observou em ringue foi na prova de COB, para a obtenção do Certificado de Obediência Básica, classe essa que NÃO é de competição, pois os cães "apenas" têm de obter pontuação suficiente para passar e obter o dito COB. Esta sim tem exercícios em que os cães se encontram à trela.
É para todos os cães, e muitas pessoas procuram obter o COB, embora o objectivo não seja depois participar em níveis de competição... Aliás muitos deixam de treinar depois de ter o COB.

Quanto ao que se passou, não comento pois não estava lá e não vi. Mas creio que é necessária esta explicação para não haver confusões e mal entendidos...
Sim foi durante a classe 1 (COB), Quanto a classificações não comento e aposto que a juíza deve ter penalizado tudo o que conseguiu ver, a Sra a dar comida ao cão até foi cómico, agora puxões de trela constantes, não não eram suficientemente fortes para provocar dor aos cães mas para quem diz que vai para lá para se divertir, se calhar acha divertido dar puxões ao seu companheiro ou até dar um carolo para lhe chamar a atenção!
Obviamente se o que eu tivesse visto fosse algo de bárbaro que me teria manifestado no próprio local ou ter feito queixa ao CPC, acho que deixei bem claro que o meu apontamento foi para as pessoas que fingem que vão para se divertir mas para obterem o que querem vale tudo!

PS: COB = Classe 1 de Obediência, não conta para o campeonato mas é o único modo de passagem para a classe 2! :wink:
Responder

Voltar para “Cães”