Os animais vão para o Céu?!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
E, porque hoje é Sábado, deixo-vos com um excerto de um poema de Vinícius de Moraes, O Dia da Criação:
" (...)
De fato, depois da Ouverture do Fiat e da divisão de luzes e trevas
E depois da separação das águas, e depois da fecundação da terra
E depois da gênese dos peixes e das aves e dos animais da terra
Melhor fora que o Senhor das Esferas tivesse descansado.
Na verdade o homem não era necessário
Nem tu, mulher, ser vegetal, dona do abismo, que queres com as plantas, imovelmente e nunca saciada
Tu que carregas no meio de ti o vórtice supremo da paixão.
Mal procedeu o Senhor em não descansar durante os dois últimos dias
Trinta séculos lutou a humanidade pela semana inglesa
Descansasse o Senhor e simplesmente não existiríamos
Seríamos talvez pólos infinitamente pequenos de partículas cósmicas em queda invisível na terra.
Não viveríamos da degola dos animais e da asfixia dos peixes
Não seríamos paridos em dor nem suaríamos o pão nosso de cada dia
Não sofreríamos mares de amor nem desejaríamos a mulher do próximo
Não teríamos escola, nem serviço militar, casamento civil, imposto sobre a renda e missa de sétimo dia.
Seria a indizível beleza e harmonia do plano verde das terras e das águas em núpcias
A paz e o poder maior das plantas e dos astros em colóquio
A pureza maior dos instintos dos peixes, das aves e dos animais em cópula.
Ao revés, precisamos ser lógicos, frequentemente dogmáticos
Precisamos encarar o problema das colocações morais e estéticas
Ser sociais, cultivar hábitos, rir sem vontade e até praticar amor sem vontade
Tudo isso porque o Senhor cismou em não descansar no Sexto dia e sim no Sétimo
E para não ficar com as vastas mãos abanando
Resolveu fazer o homem à sua imagem e semelhança
Possivelmente, isto é, muito provavelmente
Porque era sábado.
" (...)
De fato, depois da Ouverture do Fiat e da divisão de luzes e trevas
E depois da separação das águas, e depois da fecundação da terra
E depois da gênese dos peixes e das aves e dos animais da terra
Melhor fora que o Senhor das Esferas tivesse descansado.
Na verdade o homem não era necessário
Nem tu, mulher, ser vegetal, dona do abismo, que queres com as plantas, imovelmente e nunca saciada
Tu que carregas no meio de ti o vórtice supremo da paixão.
Mal procedeu o Senhor em não descansar durante os dois últimos dias
Trinta séculos lutou a humanidade pela semana inglesa
Descansasse o Senhor e simplesmente não existiríamos
Seríamos talvez pólos infinitamente pequenos de partículas cósmicas em queda invisível na terra.
Não viveríamos da degola dos animais e da asfixia dos peixes
Não seríamos paridos em dor nem suaríamos o pão nosso de cada dia
Não sofreríamos mares de amor nem desejaríamos a mulher do próximo
Não teríamos escola, nem serviço militar, casamento civil, imposto sobre a renda e missa de sétimo dia.
Seria a indizível beleza e harmonia do plano verde das terras e das águas em núpcias
A paz e o poder maior das plantas e dos astros em colóquio
A pureza maior dos instintos dos peixes, das aves e dos animais em cópula.
Ao revés, precisamos ser lógicos, frequentemente dogmáticos
Precisamos encarar o problema das colocações morais e estéticas
Ser sociais, cultivar hábitos, rir sem vontade e até praticar amor sem vontade
Tudo isso porque o Senhor cismou em não descansar no Sexto dia e sim no Sétimo
E para não ficar com as vastas mãos abanando
Resolveu fazer o homem à sua imagem e semelhança
Possivelmente, isto é, muito provavelmente
Porque era sábado.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
e acabo de me lembrar de outra pergunta, para ir dormir:
se a humanidade não existisse, será que Deus existiria?

a unica virtude que distingue o Homem do resto da "criação" é o sentido de humor... ou se tem ou se não tem... não se educa.LuMaria Escreveu:Enquanto uns nanavam outros atiravam-se ao caldeirão das virtudes.
É como os nicks, uns contentam-se com um, outros precisam de muitos.
o resto das virtudes ( e também os defeitos ) facilmente se adicionam e retiram do leque ao sabor do vento, é a constante evolução da espécie...

comportamento gera comportamento... qualquer coisa asssim.
em relação aos nicks.... muitos e bons, já ando a amadurecer o proximo!!!
como dizia o "Nazi das Sopas" à Elaine.... NEXT!!!

<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
“O cansaço físico, mesmo que suportado forçosamente, não prejudica o corpo, enquanto o conhecimento imposto à força não pode permanecer na alma por muito tempo”.Herp Escreveu:Mas não se esqueça da base de toda a equação: A energia provém sempre de alguma coisa, por mais ínfima que seja. Sem nada, não existe energia. Do nada obtém-se nada. No entanto, uma partícula com uma massa infinitesimal pode ter imensa energia.Gallaecia Escreveu:com prazer.... mas mais tarde... 'cause heaven can wait but work... cannot!!
Sim, perceboeu estive a trabalhar também e por isso desapareci por uns dias, por isso as minhas ausências não se devem a querer fugir às questões mas é mesmo falta de tempo.
Platão
Segundo um critico de nome Joseph Campbell: "Metade da população mundial acha que as metáforas das suas tradições religiosas são factos. A outra metade afirma que não são factos de forma alguma. O resultado é que temos indivíduos que se julgam fiéis porque aceitam as metáforas como factos... e outros que se julgam ateus porque acham que as metáforas reli- giosas são mentiras".
Conclusão: Estamos assim compreendidos pela lógica da metodologia científica a concluir que o processo da evolução é o resultado da acção de alguma força não observável. Esta força é determinada pela criação da Natureza... a Natureza, Criadora, Transformadora, Misteriosa e Inteligente, a que muitos chamam...Deus.
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
</p>
</p>
sim existiria... Ele era antes deste playground cosmico ser impulsionado para a expansão ... e será sempre, muito depois de todos voltarmos a ser po de estrelas.Chamarrita Escreveu:e acabo de me lembrar de outra pergunta, para ir dormir:
estamos limitados Chamarrita pela nossa condição fisica e sensorial a não poder jamais alcançar ou abranger a real dimensão da força de catalisou o universo... o motor de arranque de tudo.
tal como descrito por Einstein.... Deus impulsionador mas não participante nos detalhes diarios da vida ( estou a parafrasear ), Deus como força ( energia suprema ), como o atomo basico que deu origem a tudo.
como bem diz o Herp do nada vem nada.... e se nós somos algo... vimos de algo!
Agora estou intrigada... tornei-me ateia ou consegui responder ao Herp?!
Nas eternas palavras do grande sábio Rui Veloso...
" muito mais é o que nos une.... que aquilo que nos separa!"
</p>
</p>
Primeiro mandamento da Gallaecia ( de mim para mim
):
Thou shalt not bore people to death!!!
fiquem bem

Thou shalt not bore people to death!!!
fiquem bem

</p>
</p>
O pior é que a falta de sentido de humor está sempre ligada a um fraco nível de inteligência.Gallaecia Escreveu:a unica virtude que distingue o Homem do resto da "criação" é o sentido de humor... ou se tem ou se não tem... não se educa.LuMaria Escreveu:Enquanto uns nanavam outros atiravam-se ao caldeirão das virtudes.
...

<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Mas eu não sou o ateu que Campbell fala, mas aquele que não se revê em nenhuma das religiões que conhece (falo por mim.. LOL)...Gallaecia Escreveu:“O cansaço físico, mesmo que suportado forçosamente, não prejudica o corpo, enquanto o conhecimento imposto à força não pode permanecer na alma por muito tempo”.Herp Escreveu:Mas não se esqueça da base de toda a equação: A energia provém sempre de alguma coisa, por mais ínfima que seja. Sem nada, não existe energia. Do nada obtém-se nada. No entanto, uma partícula com uma massa infinitesimal pode ter imensa energia.Gallaecia Escreveu:com prazer.... mas mais tarde... 'cause heaven can wait but work... cannot!!
Sim, perceboeu estive a trabalhar também e por isso desapareci por uns dias, por isso as minhas ausências não se devem a querer fugir às questões mas é mesmo falta de tempo.
Platão
Segundo um critico de nome Joseph Campbell: "Metade da população mundial acha que as metáforas das suas tradições religiosas são factos. A outra metade afirma que não são factos de forma alguma. O resultado é que temos indivíduos que se julgam fiéis porque aceitam as metáforas como factos... e outros que se julgam ateus porque acham que as metáforas reli- giosas são mentiras".
Conclusão: Estamos assim compreendidos pela lógica da metodologia científica a concluir que o processo da evolução é o resultado da acção de alguma força não observável. Esta força é determinada pela criação da Natureza... a Natureza, Criadora, Transformadora, Misteriosa e Inteligente, a que muitos chamam...Deus.
Ah, como é bom que alguém "descubra" o deus no qual acredito sem ter indicado qual é (sei que talvez a Gallaecia já o conhecesse), nem sequer incentivado (nem o pretendo fazer) a que acreditem nesse mesmo deus.Gallaecia Escreveu: tal como descrito por Einstein.... Deus impulsionador mas não participante nos detalhes diarios da vida ( estou a parafrasear ), Deus como força ( energia suprema ), como o atomo basico que deu origem a tudo.
como bem diz o Herp do nada vem nada.... e se nós somos algo... vimos de algo!
Agora estou intrigada... tornei-me ateia ou consegui responder ao Herp?
Se acredita nesse mesmo deus, é ateia porque não existe (que eu conheça) nenhuma religião que professe esse mesmo deus

-
- Membro Veterano
isso não me parece correcto, LuMaria. Há pessoas extremamente inteligentes e com um sentido de humor nulo. Outras, menos dotadas dessa capacidade de "inter legere", são mestras do riso e da ironia. Tudo depende das inteligências e do sentido de humor... às vezes vem em sentido contrário! 

Eu tenho apenas um nick, Herp! O AlunoBioGeo embora seja propriedade minha (o meu primeiro nick aqui), desde a despedida que não o uso! Mas continua activo, apenas com uma suspensão de 1 semana no currículo, nada de "Ban's" nem coisa parecida! E espero que terminem aqui as bocas, porque o tópico está, felizmente, a correr muito bem!LuMaria Escreveu:Enquanto uns nanavam outros atiravam-se ao caldeirão das virtudes.
-
- Membro Veterano
Mas não, não e não! Não se é ateu por não seguir um caminho, por não se ter religião; é-se ateu quando não se crê em deus algum.Herp Escreveu: Se acredita nesse mesmo deus, é ateia porque não existe (que eu conheça) nenhuma religião que professe esse mesmo deus
Ora vejamos, sou cega como um calhau que não vislumbra. Estava a dormir quando alguém deu a beber caipirinhas de sensatez. E agora sou burra como um asno e tenho o sentido de humor de uma cenoura?LuluB Escreveu:O pior é que a falta de sentido de humor está sempre ligada a um fraco nível de inteligência.Gallaecia Escreveu:a unica virtude que distingue o Homem do resto da "criação" é o sentido de humor... ou se tem ou se não tem... não se educa.LuMaria Escreveu:Enquanto uns nanavam outros atiravam-se ao caldeirão das virtudes.
...

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Atenção, a palavra deus neste caso é uma metáforaChamarrita Escreveu:Mas não, não e não! Não se é ateu por não seguir um caminho, por não se ter religião; é-se ateu quando não se crê em deus algum.Herp Escreveu: Se acredita nesse mesmo deus, é ateia porque não existe (que eu conheça) nenhuma religião que professe esse mesmo deus

Se há coisa que a Lu tenha, é sentido de humor, portanto, deixe de se armar na burra que não é.LuMaria Escreveu:Ora vejamos, sou cega como um calhau que não vislumbra. Estava a dormir quando alguém deu a beber caipirinhas de sensatez. E agora sou burra como um asno e tenho o sentido de humor de uma cenoura?LuluB Escreveu:O pior é que a falta de sentido de humor está sempre ligada a um fraco nível de inteligência.Gallaecia Escreveu:a unica virtude que distingue o Homem do resto da "criação" é o sentido de humor... ou se tem ou se não tem... não se educa.LuMaria Escreveu:Enquanto uns nanavam outros atiravam-se ao caldeirão das virtudes.
...

<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

-
- Membro Veterano
Mas eu não sou o ateu que Campbell fala, mas aquele que não se revê em nenhuma das religiões que conhece (falo por mim.. LOL)...Herp Escreveu: Conclusão: Estamos assim compreendidos pela lógica da metodologia científica a concluir que o processo da evolução é o resultado da acção de alguma força não observável. Esta força é determinada pela criação da Natureza... a Natureza, Criadora, Transformadora, Misteriosa e Inteligente, a que muitos chamam...Deus.
[/quote]
Spinoza?
"Spinoza defendeu que Deus e Natureza eram dois nomes para a mesma realidade, a saber, a única substância em que consiste o universo e do qual todas as entidades menores constituem modalidades ou modificações. Ele afirmou que Deus sive Natura ("Deus ou Natureza" em latim) era um ser de infinitos atributos, entre os quais a extensão (sob o conceito atual de matéria) e o pensamento eram apenas dois conhecidos por nós. (...)"
(wikipedia, assim de repente...)