Gatinho em mau estado- imagens eventualmente chocantes
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am
Olá a todos. Desde que fui mãe, nunca mais aqui consegui vir, mas hoje tive mesmo necessidade.
Ontem quando cheguei a casa vi um gatinho bebé à minha porta, quando me aproximei assustei-me, porque tinha pus a sair por todos os orificios da cabeça, os olhos então nem os abria e estavam cheios de fibrina.
Uma vizinha minha pegou logo nele e atirou-me para o outro lado de um muro e não o vi mais ontem.
Hoje fui comprar pão e lá estava ele, novamente junto ao portão do meu jardim. Fiz birra, chorei baba e ranho e mesmo contra o meu marido, peguei no bichinho e no meu filho e fiz 30 km para o levar ao vet.
É uma menina, está magrissima, desidratada. Foi bem aquecida, fez soro sub-cutâneo tb aquecido, foi desparasitado e alimentado um pouco à força.
Já fez uma dose de antibiótico e.v, mas vai continuar com ele 15 dias, mas oralmente.
Vai tb fazer fluimucil e várias medicações oftálmicas. Tenho indicação para lhe dar água de hora a hora e comida de 3 em 3 horas.
Chegámos a casa há cerca de 2 horas, está a dormir finalmente junto do recuperador e embrulhado num cobertor, nota-se que está exausta.
Pelo que tenho lido, está fora de questão dar-lhe banho, mas ela está imunda e tenho um filho de 2 anos em casa que adora animais e está doidinho para lhe dar festas. que faço?
Além disso tenho mais gatos que já deram conta do novo inquilino.
A bichinha está mesmo em mau estado, que cuidados devo ter para que não contaminar ninguém? Segunda a vet está com uma enorme constipação, nem sabe se sobreviverá, tem cerca de 2 meses, mas eu não quero desitir dela. Devia ter perguntado isto a ela, mas na altura ne me lembrei.
Devo manter este afastado dos outros? Durante qt tempo?
Obrigada a todos
Ontem quando cheguei a casa vi um gatinho bebé à minha porta, quando me aproximei assustei-me, porque tinha pus a sair por todos os orificios da cabeça, os olhos então nem os abria e estavam cheios de fibrina.
Uma vizinha minha pegou logo nele e atirou-me para o outro lado de um muro e não o vi mais ontem.
Hoje fui comprar pão e lá estava ele, novamente junto ao portão do meu jardim. Fiz birra, chorei baba e ranho e mesmo contra o meu marido, peguei no bichinho e no meu filho e fiz 30 km para o levar ao vet.
É uma menina, está magrissima, desidratada. Foi bem aquecida, fez soro sub-cutâneo tb aquecido, foi desparasitado e alimentado um pouco à força.
Já fez uma dose de antibiótico e.v, mas vai continuar com ele 15 dias, mas oralmente.
Vai tb fazer fluimucil e várias medicações oftálmicas. Tenho indicação para lhe dar água de hora a hora e comida de 3 em 3 horas.
Chegámos a casa há cerca de 2 horas, está a dormir finalmente junto do recuperador e embrulhado num cobertor, nota-se que está exausta.
Pelo que tenho lido, está fora de questão dar-lhe banho, mas ela está imunda e tenho um filho de 2 anos em casa que adora animais e está doidinho para lhe dar festas. que faço?
Além disso tenho mais gatos que já deram conta do novo inquilino.
A bichinha está mesmo em mau estado, que cuidados devo ter para que não contaminar ninguém? Segunda a vet está com uma enorme constipação, nem sabe se sobreviverá, tem cerca de 2 meses, mas eu não quero desitir dela. Devia ter perguntado isto a ela, mas na altura ne me lembrei.
Devo manter este afastado dos outros? Durante qt tempo?
Obrigada a todos
Última edição por ritagameiro em sexta dez 03, 2010 1:24 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Boa tarde, ritagameiro.
Em primeiro lugar, parabéns pela sua atitude de acolher e tratar a gatinha.
Deve mantê-la afastada dos seus outros gatos, sim, pois a coriza (que deve ser o que ela tem) é contagiosa. Eu usaria também uma bata própria para tratar dela e teria outros cuidados básicos como lavar bem as mãos a seguir. No entanto, se os seus gatinhos estão vacinados contra a coriza, estarão mais protegidos.
Deixo aqui um link para informação sobre a coriza: http://www.hospitalveterinario.pt/pt/bo ... 38-coriza/
Boa sorte nos seus esforços para tratar a gatinha e as rápidas melhoras dela.
Em primeiro lugar, parabéns pela sua atitude de acolher e tratar a gatinha.
Deve mantê-la afastada dos seus outros gatos, sim, pois a coriza (que deve ser o que ela tem) é contagiosa. Eu usaria também uma bata própria para tratar dela e teria outros cuidados básicos como lavar bem as mãos a seguir. No entanto, se os seus gatinhos estão vacinados contra a coriza, estarão mais protegidos.
Deixo aqui um link para informação sobre a coriza: http://www.hospitalveterinario.pt/pt/bo ... 38-coriza/
Boa sorte nos seus esforços para tratar a gatinha e as rápidas melhoras dela.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Ah, em relação ao menino, eu não vejo qualquer problema em que ele lhe faça festinhas, desde que também lave muito bem as mãos antes de ir mexer nos outros gatinhos. O problema é para eles, não para o menino.
Quando a gatinha começar a melhorar, ela lava-se sozinha, mas poderá ajudar com um toalhete embebido em água morna (para o quente), secando-a muito bem a seguir com uma toalha seca, tudo num lugar bem quentinho. Mas só quando ela começar a melhorar. Agora, eu não arriscava. Neste momento, a sujidade é um dos menores problemas -- seus e dela.
Quando a gatinha começar a melhorar, ela lava-se sozinha, mas poderá ajudar com um toalhete embebido em água morna (para o quente), secando-a muito bem a seguir com uma toalha seca, tudo num lugar bem quentinho. Mas só quando ela começar a melhorar. Agora, eu não arriscava. Neste momento, a sujidade é um dos menores problemas -- seus e dela.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
Bata não tenho, mas não lhe tenho pegado. Está deitada numa mantinha e não sai de lá. Lavar as mãos sem dúvida, mas isso já é um hábito que tb vem da minha profissão.
De momento não a fechei num quarto, mas os outros gatos nem entram na sala, porque já desconfiam que se passa alguma coisa.
Durante a noite, sim vou fechá-la, deixando-a bem quentinha.
E já agora a coriza demorará qt tempo a passar? Quarta ou Quinta irá novamente ao vet, espero que esteja bem melhor.
E como limpá-la? Com dodots não consegui, ela está nojenta.
À conta de ser uma choramingas já estão aqui dois gatos de rua e um cão. E ainda há dois meses apanhei outro gato que consegui que a minha avó o acolhesse.
O meu marido tem uma certa razão, não posso acolher tudo, mas tb não sei o que fazer, porque virar costas está fora de questão. Nem é isso que quero ensinar ao meu filho, ele que já é um apaixonado por animais.
De momento não a fechei num quarto, mas os outros gatos nem entram na sala, porque já desconfiam que se passa alguma coisa.
Durante a noite, sim vou fechá-la, deixando-a bem quentinha.
E já agora a coriza demorará qt tempo a passar? Quarta ou Quinta irá novamente ao vet, espero que esteja bem melhor.
E como limpá-la? Com dodots não consegui, ela está nojenta.
À conta de ser uma choramingas já estão aqui dois gatos de rua e um cão. E ainda há dois meses apanhei outro gato que consegui que a minha avó o acolhesse.
O meu marido tem uma certa razão, não posso acolher tudo, mas tb não sei o que fazer, porque virar costas está fora de questão. Nem é isso que quero ensinar ao meu filho, ele que já é um apaixonado por animais.
-
- Membro Veterano
Peço desculpa, não tinha reparado no link. Vou já ler com atenção.
Muito obrigada.
Edit: Já li e fiquei de rastos. Não devo ter sorte nenhuma, estou mesmo a ver que não se deve safar.
E com um bocado de sorte os meus outros gatos ainda se tramam.
Deixem-me cá rezar a todos os santinhos.
Muito obrigada.
Edit: Já li e fiquei de rastos. Não devo ter sorte nenhuma, estou mesmo a ver que não se deve safar.
-
- Membro Veterano
Serve qualquer peça de roupa que a cubra o mais possível, um casaco de malha comprido ou um robe. É que vai ter de lhe pegar para a tratar. Eu fazia assim e despia essa peça de roupa antes de sair da divisão onde ela está, depois de lhe ter pegado.
E feche mesmo a porta da sala aos seus gatinhos por enquanto. A curiosidade vai levá-los a entrar, mais cedo ou mais tarde.
E feche mesmo a porta da sala aos seus gatinhos por enquanto. A curiosidade vai levá-los a entrar, mais cedo ou mais tarde.
-
- Membro Veterano
Não fique, Rita, pensamento positivo.ritagameiro Escreveu:Peço desculpa, não tinha reparado no link. Vou já ler com atenção.
Muito obrigada.
Tenho cá dois manos que foram tirados da rua com um mês, no estado em que essa está. Têm uns dois anos e, para já (deixa-me cá bater na madeira), vendem saúde. O rapaz ficou cego, mas faz uma vida normalíssima. A irmã ficou completamente bem, à excepção de uma pequenina mácula num olho.
Tudo é possível. Vamos apostar na capacidade de resistência da gatinha e nos seus bons cuidados.
-
- Membro Veterano
Mas tenho medo pelos meus outros gatos, desde que foram esterilizados há cerca de 3 anos, nunca mais os consegui enfiar numa transportadora para serem vacinados. Ficaram traumatizados ou o raio, parecem possuidos quando as vêem.
Falei com a vet e na altura disse-me que se eles não saem de casa não havia tanto problema, apesar de ser preferivel, claro.
Eles sairem não saem, mas não estava à espera desta menina.
Por enquanto, vou mantê-los separados, mas não sei até qd conseguirei. Ainda por cima semanas, não é? Estou tramada. eheh
Muito obrigada, este fórum continua a ser espectacular a ajudar.
Falei com a vet e na altura disse-me que se eles não saem de casa não havia tanto problema, apesar de ser preferivel, claro.
Eles sairem não saem, mas não estava à espera desta menina.
Por enquanto, vou mantê-los separados, mas não sei até qd conseguirei. Ainda por cima semanas, não é? Estou tramada. eheh
Muito obrigada, este fórum continua a ser espectacular a ajudar.
-
- Membro Veterano
Tem alguma casa de banho ou quarto que não utilize? Se tiver, seria o ideal para pôr a gatinha, numa caminha bem quentinha e com o aquecedor ligado. Assim ficaria mais facilmente afastada dos seus gatos e seria um ambiente mais sossegado para ela.
-
- Membro Veterano
É o que vou fazer, sem dúvida.
Só ainda não pus, porque a casa ainda está um bocadinho fria e tirei-a hoje da rua, prefiro que esteja mais por perto.
Logo à noite meto-a num quarto sossegadinha e lá ficará até ter luz verde para sair.
Tenho pena dela, ter que ficar ali presa, mas é o melhor.
E já estou a ver que será provável ficar cega, tadinha.
Só ainda não pus, porque a casa ainda está um bocadinho fria e tirei-a hoje da rua, prefiro que esteja mais por perto.
Logo à noite meto-a num quarto sossegadinha e lá ficará até ter luz verde para sair.
Tenho pena dela, ter que ficar ali presa, mas é o melhor.
E já estou a ver que será provável ficar cega, tadinha.
-
- Membro Veterano
Ela agora precisa mesmo é de ficar em repouso e tranquilidade, não se preocupe por ficar sozinha.
E pode não ficar cega, mas isso só o veterinário pode dizer. O veterinário onde levei estes dois irmãos disse logo, após a primeira observação, que ele provavelmente iria ficar cego e ela não.
Quando for à próxima consulta talvez o veterinário já saiba responder a essa questão.
E pode não ficar cega, mas isso só o veterinário pode dizer. O veterinário onde levei estes dois irmãos disse logo, após a primeira observação, que ele provavelmente iria ficar cego e ela não.
Quando for à próxima consulta talvez o veterinário já saiba responder a essa questão.
-
- Membro Veterano
Também é verdade, ela agora só quer dormir e pouco mais, mas amanhã será a mesma coisa?
Bem, um dia de cada vez. Vou dando novidades da minha Nala (deve dar sorte já ter nome, não?)
Obrigada e um beijinho para todos.
Bem, um dia de cada vez. Vou dando novidades da minha Nala (deve dar sorte já ter nome, não?)
Obrigada e um beijinho para todos.
-
- Membro Veterano
De nada. Muito boa sorte, ritagameiro e Nala. 

-
- Membro Veterano
Tassebem, muito obrigada pela ajuda, do fundo do coração.