Ajuda na escolha!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Peixinhu
Membro
Registado: sábado nov 13, 2010 3:39 pm

sábado nov 13, 2010 4:02 pm

Olá pessoal, sou novo no Forum.

Gosto muito de animais, tenho um passarinho e um peixinho de agua fria. Neste momento estou a pensar ter um cão.

O que me levou a querer ter o cão?

Sempre quis ter um, a minha namorada tem uma Labradora e eu divirto me muito com ela. Á pouco tempo fomos ao veterinário com ela e fiquei apaixonado com o que vi lá, com as pessoas a tratar dos seus animais, foi excelente. É como levar o filho ao pediatra :D

Condições para ter o cão?

Ora bem, eu não tenho casa com jardim, portanto o cão teria de ficar dentro de casa. Terá constante companhia pois a minha mãe trabalha em casa. A ideia de ter o cão não lhe agrada muito, mas penso que logo ficará apaixonada por ele. O meu trabalho, da me tempo para passear com ele todos os dias. Venho inclusive almoçar a casa e não trabalho aos fins de semana. Não vivo num apartamento, mas sim numa casa germinada.

Características que o cão deveria ter.

A ideia de ter um cão grande cá em casa agrada-me muito, pois gosto muito do Dog Alemão e do Cane Corso, contudo acho que essa ideia não será bem aceite pela minha mãe. A não ser que vocês me convençam a ter um destes cães e realmente me deixem tranquilo que não vão destruir a casa toda nem ladrar muito :D
O cão teria de ser calmo, de companhia, que não largue muito pelo nem que liberte odores muito intensos. Contudo não quero um morcão cá em casa. Tinha pensado num Basset Hound, mas li que o seu cheiro não é muito agradável.

Ideais do animalzinho

Sei que com treino é possível, mas nem todos os cães aprendem tão bem. Portanto seria um factor importante ter um cão que eu consiga educar bem, a não estragar a casa, a fazer as necessidades lá fora, etc... atenção que não tenho experiência nestes parâmetros.

Cães que gosto

Basset hound
Beagle
Basset Artésien Normand
Cane Corso
Labrador
Dog Alemão

Cães que não gosto

Todos os cães pequeninos, tipo Pinsher.
Cães tipicamente femininos também não, que se costuma colocar lacinhos e tal.

O que mais doi

Pois é, eu como quase todos não abundo muito em €, portanto teria de ser um cão não muito caro. Gostava que em aconselhassem locais onde os possa comprar, de confiança. Talvez um bom criador. Vivo em Santa Maria da Feira.

Aguardo as vossas ajudas
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado nov 13, 2010 4:19 pm

Começando pelo fim:
Se não tem possibilidade de comprar, pode adoptar um. Basta começar a fazer uma pesquisa pelos canis municipais e associações de animais. Por vezes até aparecem animais de raça. Pode arranjar um cão jovem, bebés de raça para dar como é lógico não há. Cães de raça "baratos" podem significar animais sem LOP e de criação amadora, que acabam por sair caros porque tem problemas de saúde ou comportamento.
Mais vale poupar 1º e adquirir depois num criador de confiança.

A sua mãe: pelos vistos é quem vai estar mais tempo com o cão. Se eu fosse a si, não levava nenhum animal sem ter a certeza absoluta que ela estará de acordo. Provávelmente é ela que vai ter mais trabalho com ele.

Cane corso precisa de espaço e de alguém com experiência em educar cães dominantes. Você tem? É um animal possante e precisa de muito exercicio. Dogue Alemão é caro, a manutenção é cara, tem esperança média de vida, curta. Em jovens, fechados numa casa, podem não ser a opção mais ideal.

Todos os cães ladram muito, destroem tudo e tornam-se insuportáveis se: não tiverem companhia, muito exercicio e espaço.

Cães calmos: não adquira um bebé, arranje um animal já com um ano. Adaptam-se muito bem. De contrário vai enfrentar destruição.

Cheiro a cão e pêlos: caniches, terriers e cão de água. Todos os outros largam e muito na época da muda, o resto do ano largam mais ou menos. É preciso escovar bem. Aviso: um cão numa casa implica mais trabalho, o aspirador e a esfregona vão estar sempre a funcionar.

Leva vários meses a habituar um cão a ir à rua.

Tenha sempre em mente que: um cão dá muito trabalho, muita preocupação e muita despesa. É preciso ter muita paciência e gostar realmente.

Cães que não cheiram, não deitam pelo, não destroem nada: só de loiça ou peluche...
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado nov 13, 2010 4:21 pm

Peixinhu Escreveu:Olá pessoal, sou novo no Forum.

Gosto muito de animais, tenho um passarinho e um peixinho de agua fria. Neste momento estou a pensar ter um cão.

Sempre quis ter um, a minha namorada tem uma Labradora e eu divirto me muito com ela. Á pouco tempo fomos ao veterinário com ela e fiquei apaixonado com o que vi lá, com as pessoas a tratar dos seus animais, foi excelente. É como levar o filho ao pediatra :D
É excelente mas custa muito dinheiro, nem tudo é um mar de rosas ;)

Peixinhu Escreveu: Condições para ter o cão?

Ora bem, eu não tenho casa com jardim, portanto o cão teria de ficar dentro de casa. Terá constante companhia pois a minha mãe trabalha em casa. A ideia de ter o cão não lhe agrada muito, mas penso que logo ficará apaixonada por ele. O meu trabalho, da me tempo para passear com ele todos os dias. Venho inclusive almoçar a casa e não trabalho aos fins de semana. Não vivo num apartamento, mas sim numa casa germinada.
Quase todas as raças se adaptam a apartamento, independentemente do porte ;)
Peixinhu Escreveu:
Características que o cão deveria ter.

A ideia de ter um cão grande cá em casa agrada-me muito, pois gosto muito do Dog Alemão e do Cane Corso, contudo acho que essa ideia não será bem aceite pela minha mãe. A não ser que vocês me convençam a ter um destes cães e realmente me deixem tranquilo que não vão destruir a casa toda nem ladrar muito :D
O cão teria de ser calmo, de companhia, que não largue muito pelo nem que liberte odores muito intensos. Contudo não quero um morcão cá em casa. Tinha pensado num Basset Hound, mas li que o seu cheiro não é muito agradável.
Dogue Alemão é uma das raças gigantes que melhor se adapta a apartamento. São extremamente cuidadosos quando andam dentro de casa, e quanto ao cheiro, é igual aos outros.
Peixinhu Escreveu: Ideais do animalzinho

Sei que com treino é possível, mas nem todos os cães aprendem tão bem. Portanto seria um factor importante ter um cão que eu consiga educar bem, a não estragar a casa, a fazer as necessidades lá fora, etc... atenção que não tenho experiência nestes parâmetros.
Quando não se tem experiência, o ideal é ser acompanhado por um treinador.
Peixinhu Escreveu:
O que mais doi

Pois é, eu como quase todos não abundo muito em €, portanto teria de ser um cão não muito caro. Gostava que em aconselhassem locais onde os possa comprar, de confiança. Talvez um bom criador. Vivo em Santa Maria da Feira.

Aguardo as vossas ajudas
"talvez um bom criador" não, DE CERTEZA a um bom criador :wink:
Não deve escolher um cão pelo preço de aquisição, deve escolher de acordo com as suas posses e estilo de vida, pois o que vai custar mais num cão não é a sua aquisição, mas a sua manutenção: veterinário, alimentação...

Para escolher um Criador, peça uma lista de criadores ao CPC e visite vários. Só depois avance para a aquisição.
Se não tem disponibilidade para dar 500 ou 600 euros, ou mais, por um cão, pense em adoptar, pois há por aí milhares à espera de dono, e mais vale adoptar do que dar 100 ou 200€ a um criadeiro sem escrúpulos.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

sábado nov 13, 2010 4:34 pm

Dois alertas... ter um cão não é só divertido como parece achar..é uma RESPONSABILIDADE.
E não é dog alemão, é DOGUE alemão ;)

Se tem dificuldades monetárias para adquirir um cão, mas consegue dispender cerca de 60 euros mês em comida e vacinas, estimativa baixa, equacione adoptar um de milhares de animais sem raça nos canis ;)
Bem vindo ao fórum.
Peixinhu Escreveu:Olá pessoal, sou novo no Forum.

[/b]
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Peixinhu
Membro

sábado nov 13, 2010 4:35 pm

Estou surpreendido pelas rápidas respostas :D

A questão monetária, não dêem tanto relevo, já deixei para o fim por isso mesmo. Fiquei até na duvida se escreveria ou não. Não tenho qualquer tipo de problema em adoptar um cão, mesmo que seja apenas arraçado, gostava era que fosse arraçado das raças que eu gosto.

Poderá haver a possibilidade de levar o meu cão para o trabalho de vez em quando, questão que tenho de falar com o meu patrão, pois andava la um Rottweiler à nossa beira no armazém.

Optar por um cão já com um ano, eu sei que ele seria mais calmo pois já estaria mais adulto, mas também perderia a magia de o ver crescer e das brincadeiras deles.

O cão de agua, nunca tinha pensado nessa possibilidade. O que me podem falar a cerca dele?

Eu sei que não é só brincadeira, serei responsável.
Não existe problema em dispensar 60euritos para o cão por mês :D

E desculpa pelo erro no nome do cão.
ImIsabel
Registado: sábado nov 13, 2010 4:28 pm

sábado nov 13, 2010 4:47 pm

Bem eu também sou novo no fórum e também vou ter um cão,mas já tenho tido muita experiência com animais
Bem tal como muitos disseram
Um cão exige trabalho,muita atenção,espaço e despesa
Se achares que não tens espaço para a raça de cão que queres então
Senão estiveres disposto a cuidar dele(e acredita que dá MESMO muito trabalho)então esquece =/
Depois como sabes um cão existe que invistas algum capital nele(as rações,vacinas,higiene,o cão pode adoecer e precisar de cirurgias...)
E de uma pessoa que dispense muito tempo com ele,independentemente da raça se um cão começa a ser ignorado poe ganhar comportamentos nervosos,apanhar depressões começa a cair o pêlo enfim horrível
Se achas que tens as condições e o tempo pa dedicar ao teu cãozinho então força podes contar com a nossa ajuda!
Desculpa lá o off topic , já com os amigos eu explico lhes isso porque um cão é um ser vivo e épah e dura quase 20 anos da nossa vida portanto não é nenhum capricho
Eu também não sou rica,optei por cocker porque acho lindos,não são muito grandes e são fáceis de treinar.
Se gostares da raça e quisere so contacto do meu eu depois indico te ;D
Eu sou a Isabel nova membro do fórum o meu cachorrinho cocker nasceu há 1 semana e é laranja ruão!
moslie
Membro Veterano

sábado nov 13, 2010 4:53 pm

Cães de água são óptimos: fáceis de treinar, muito vivos e amigáveis, são bons cães de alerta e bons para quem goste de dar uma corridas e fazer exercicio.

Precisam de muito estimulo, brincadeira, ensinar coisas, senão tornam-se destruidores. São cães de trabalho não são de colo.

Não deitam cheiro e o pêlo que cai é insignificante.

Contras: não suportam solidão e o pêlo exige paciência a escovar e custos regulares em tosquia.
Se não se corta cresce muito e fica com rastas.

É uma das minhas raças portuguesas preferidas. A sua mãe ia gostar, é impossivel não gostar de um cão de água.

Escolha um criador de confiança! Reparei que algumas raças que escolheu são cães de caça(Basset hound, Beagle ,Basset Artésien Normand).
Estas raças são de matilha, ladram imenso, destroem bastante e tem tendencia natural para fugir. Não são, regra geral, muito fáceis de treinar.

Antes de mais, leia e pesquise sobre as raças de que gosta. Por vezes há surpresas entre o que gostamos pelo aspecto e depois o que os animais de facto precisam e para o qual foram criados.
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

domingo nov 14, 2010 1:33 am

Peixinhu faça uma vesita aos canis também encontra lá cães bébes e certamente com cruzamento das raças que voce está inclinado. E quem sabe não encontra lá um animal puro, não se importo se ele já tiver uns meses ou 1 ano isso não faz diferença nenhuma eles teem facil adaptação.

Boa sorte
Unha..
Peixinhu
Membro

domingo nov 14, 2010 2:56 am

Ora bem, em relação ao cão de agua, já estive a ler sobre ele e agradou me bastante. Alguém me consegue informar de um preço em media para essa raça? E onde o encontrar?

Eu continuo mais inclinado para o Beagle ou para o Basset Hound. Que opiniões tem sobre estas duas raças?
chino
Membro
Registado: quinta set 02, 2010 1:17 pm

domingo nov 14, 2010 9:50 am

Atenção que os cães de água são muito energéticos e são cães que necessitam de um pulso bastante firme...eu gosto da raça mas sendo o primeiro cão e havendo alguém reticente em casa eu (mas isto sou eu) não optaria por ele...

A escolha que fiz, não me arrependo nem um pouco...Golden Retriever!
O único senão é o pelo pelo menos agora no outono tem largado bastante a minha...mas escovando regularmente também não é nada com que não se consiga viver....
De resto, é um cão de porte médio/grande, com um temperamento calmo e amigável, mas que gosta de brincar e de correr, aprende com uma velocidade impressionante, adora agradar os donos, o cheiro, nq minha opinião, é óptimo, e conquistam qualquer pessoa com duvidas... :P

Em relação à sua lista de raças preferidas, são todas raças de que também gosto e tirando o BAN e Cane Corso, também as considerei para mim...mas em todas há também um senão (isto é dito com base em cães que conheço de amigos e complementado com o que li quando andava a decidir que cão queria):

Basset hound - muitos deles adoram ladrar
Beagle - ladrar e muuuuuita energia
Basset Artésien Normand - esta não conheço bem, mas também tenho ideia de gostarem de ladrar
Cane Corso - necessita muito exercício e experiência
Labrador - roedor nato...xP
Dog Alemão - adoro-os, mas duvido que a sua mãe não torcesse o nariz a um cão de porte tão grande...para além do preço...

Seja qual for a sua opção, mentalize-se que vai dar muito trabalho e alguma despesa, mas se gosta mesmo mesmo de cães, vai-se sentir completamente recompensado...
eu pelo menos não podia estar mais feliz!!! :wink:

Boa sorte e bem vindo ao fórum!

EDIT: Outra raça pela qual estive quaaaaaase a optar (mas esta é carota) e que adoro, é o Buldogue Inglês!!!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo nov 14, 2010 10:15 am

Opte por um rafeiro, um SRD.

Há rafeiros lindíssimos à espera de um dono capaz. Faça uma boa acção, e levará para casa um animal que lhe ficará tão grato que nunca mais descolará de si, terá um amigo e um companheiro para a vida. Além disso, os rafeiros são mais saudáveis, muito inteligentes e aprendem as regras da casa com facilidade. Se adoptar um cachorro poderá ter uma surpresa menos boa no que respeita à sua maneira de ser, mas se adoptar um jovem adulto poderá saber o que leva para casa.

Escolha uma fêmea, de preferência a um macho. As fêmeas são em geral mais meigas e sossegadas, e depois de esterilizadas dão ainda menos trabalho que um macho.

Lembre-se que a sua mãe também tem voz activa na matéria, pois será ela que vai ter de limpar e aturar o cão enquanto o Peixinhu trabalha...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Peixinhu
Membro

domingo nov 14, 2010 11:31 am

Curioso que nos sites em que li sobre as raças não referia que ladravam muito.

Sempre tive a ideia de que os cães rafeiros poderiam ter mais problemas de saúde do que um cão de raça.

Curiosamente a cadela da minha namorada teve agora filhotes, que são arraçados de labrador,nasceram pretos. Mas estes não são muito agitados para ter dentro de casa?

A cadela dela é tudo menos calma ou pacifica :P
moslie
Membro Veterano

domingo nov 14, 2010 11:43 am

Os rafeiros podem ser tudo: barulhentos ou calados, agressivos ou meigos, calmos ou agitados.

Há partida nunca sabemos, é uma incógnita, depende do passado do animal, dos seus pais, da educação que recebe.

Até geralmente são bastante espertos e fáceis de ensinar, conheci quem andasse com rebanhos e achasse que eram dos cães mais fáceis de treinar, mas nunca se pode saber por isso muita gente prefere um cão que se sabe o que se pode esperar.

De saúde, são sempre mais resistentes.

Eu não tenho nada contra os rafeiros, gosto de cães no geral, mas se queremos determinadas caracteristicas, devemos escolher um cão de raça.

A sua namorada pelos vistos deixou a cadela engravidar, o que é lamentável, porque agora meteu no mundo mais uma data de cachorrinhos sem dono e cujo futuro é incerto!

Mesmo se fosse de um labrador, só os criadores com conhecimentos o devem fazer. Agora, o que fazer desses bichos?

Aproveite e fique com um e ensine-o o melhor que puder. Já sabe que ficará grandito, e se for um bom dono, vai ser tão esperto como outro qualquer.

Um conselho: esterilizem a cadela o mais rápido possivel. E já agora, se ficar com um cão, mande também esterilizar.
Os canis estão cheios de rafeiros e até de cães de raça sem dono, não vale a pena estar a fazer mais rafeiros!
Peixinhu
Membro

domingo nov 14, 2010 11:56 am

Já pensei na possibilidade de ficar com um dos cãezitos realmente, seria de todo benéfico, mas como eram rafeiros, e como referi em cima, tinha duvidas em relação á probabilidade de ter doenças com mais frequência, ter um temperamento mais agitado do que o normal....

Ela "não deixou a cadela engravidar", simplesmente quando a cadela estava com o cio, um cão conseguiu subir o muro de casa dela,que não é assim tão baixo. Parecia um gato autentico a trepar o muro.

Por favor continuem a dar mais opiniões. Mesmo sobre outras raças que eu não tenha mencionado. Sabendo que é um cão para estar dentro de casa.
moslie
Membro Veterano

domingo nov 14, 2010 12:34 pm

Todos, mas todos os cachorros, seja qual for a raça, em pequenos são: agitados e destruidores.
Conte com isso.
Conte com muita porcaria para limpar e por muito que se tenha cuidado, coisas destruidas. Seja qual for a raça.

A cadela como deve ser nova, é agitada, claro, os labradores são eternas crianças, quanto menos treino e exercicio fizerem pior! Como são grandes, os estragos notam-se mais e a falta de treino também...

Quanto a mim, não se meta com raças de caça como os beagles e os basset's, são adoráveis mas são uma carga de trabalho em casa e ainda por cima levam bastante tempo a aprender as necessidades fora de casa.

As raças que falou, são todas caras. os cães de bons criadores são caros. Até onde está disposto a ir em termos de custos?

O último labrador que vi comprar custou há 9 anos quase mil euros. Foi a compra perfeita em termos de saúde e carácter. Conte com valores acima de 500 €.

Já tem aí uma óptima oportunidade de ter um cachorro, não hesite!

E por favor, convença a sua namorada a esterilizar a cadela!
Responder

Voltar para “Cães”