Por causa da crise deixei de...

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo nov 14, 2010 2:33 pm

Chamarrita Escreveu:
mjoaocunha Escreveu:
Agora é diferente, qdo querem casar, a 1ª coisa q pensam é q SÓ podem casar se comprarem casa. :o
Nunca percebi esta maneira de pensar , novos tempos, novas mentalidades. 8)
os bancos dão mais facilmente crédito a casais legalmente constituídos, e as prestações são muito mais baixas que o preço de uma renda...

Entendo perfeitamente que estas novas necessidades são criadas para nos levar ao consumo, mas infelizmente não podemos dizer "não" tanto como gostaríamos.
Os bancos, neste momento, não estão a dar coisa nenhuma...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo nov 14, 2010 2:49 pm

bem, dar, nunca deram! :lol: Mas "no meu tempo" era fácil ter crédito para habitação, e as pessoas preferiam pagar ao banco e a casa ser "sua" do que terem de prestar contas a alguém e sujeitarem-se a certas restrições. E não nos podemos esquecer que somos uns "cagões", mas as coisas por aqui nunca funcionaram como "lá fora". Aliás, as coisas por aqui nunca funcionaram muito bem, e desde sempre... :twisted:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
mjoaocunha
Membro Veterano
Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm

domingo nov 14, 2010 2:52 pm

Chamarrita Escreveu:
mjoaocunha Escreveu:
Agora é diferente, qdo querem casar, a 1ª coisa q pensam é q SÓ podem casar se comprarem casa. :o
os bancos dão mais facilmente crédito a casais legalmente constituídos, e as prestações são muito mais baixas que o preço de uma renda...

Entendo perfeitamente que estas novas necessidades são criadas para nos levar ao consumo, mas infelizmente não podemos dizer "não" tanto como gostaríamos.
Costumo dizer mais ou menos na tanga q antes as pessoas casavam por amor, agora casam com a casa, até pq uma grande parte (infelizmente) passado alguns anos já não estão casados. E depois há sempre a emoção da venda da casa ou para quem fica a bendita casa.

Mas para comprar casa não é preciso dar uma entrada?? Mm com a prestação mais baixa q uma renda, a verdade é q é preciso dar entrada ou mudo isso??
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condi&ccedil;&otilde;es para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
mjoaocunha
Membro Veterano

domingo nov 14, 2010 2:54 pm

Chamarrita Escreveu:bem, dar, nunca deram! :lol: Mas "no meu tempo" era fácil ter crédito para habitação, e as pessoas preferiam pagar ao banco e a casa ser "sua" do que terem de prestar contas a alguém e sujeitarem-se a certas restrições. E não nos podemos esquecer que somos uns "cagões", mas as coisas por aqui nunca funcionaram como "lá fora". Aliás, as coisas por aqui nunca funcionaram muito bem, e desde sempre... :twisted:
esta frase está o máximo. Nota 20 :D
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo nov 14, 2010 3:05 pm

mjoaocunha Escreveu: Mas para comprar casa não é preciso dar uma entrada?? Mm com a prestação mais baixa q uma renda, a verdade é q é preciso dar entrada ou mudo isso??
Não tenho conhecimento disso... Fiz um crédito há relativamente pouco tempo (2009), pagamento em 40 anos (bem morro sem acabar de pagar! :twisted: ) e não dei entrada alguma... só se depender do valor da habitação. Não faço ideia, jamais irei entender os bancos... :?
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
mjoaocunha
Membro Veterano

domingo nov 14, 2010 3:17 pm

Chamarrita Escreveu:
mjoaocunha Escreveu: Mas para comprar casa não é preciso dar uma entrada?? Mm com a prestação mais baixa q uma renda, a verdade é q é preciso dar entrada ou mudo isso??
Não tenho conhecimento disso... Fiz um crédito há relativamente pouco tempo (2009), pagamento em 40 anos (bem morro sem acabar de pagar! :twisted: ) e não dei entrada alguma... só se depender do valor da habitação. Não faço ideia, jamais irei entender os bancos... :?
antes era preciso, por isso perguntei. Os bancos não emprestavam o valor total.
Pagar uma casa em 40 anos é obra, ou se compra mal se começa a trabalhar ou qdo nos reformamos ainda estamos a pagar.
Atenção q não critico quem compra casa, pelo contrário.

O q sempre me meteu impressão é ver um casalinho jovem a querer casar e a pensar TEMOS Q COMPRAR CASA. Mas a cada um cabe as suas decisões e por isso eu só penso como era diferente (puxa já estou a pensar como uma velhota..."no meu tempo..." :oops:
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo nov 14, 2010 3:27 pm

As opções que existem em arrendamento também são muito fracas, com rendas altissimas, estou a falar de Lisboa, se houvesse mais oferta os preços baixavam e era concerteza uma excelente opção para os novos casais, até pq as relações cada vez duram menos tempo e pelo menos livravam-se do problema que é depois vender a casa e como as coisas estão cada vez fica mais dificil a venda.
S&oacute;nia
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo nov 14, 2010 3:29 pm

Neste momento, os bancos emprestam (quando emprestam) bastante abaixo do preço de compra, não sei quanto. Portanto, a entrada que há que dar é muito maior.

Para além disso, fazem enormes exigências, como ter três ou quatro fiadores, entre outras coisas com a mesma dificuldade. Não estou a par de todas, nem quero, pois nunca poderei comprar um barraco, quanto mais uma casa.

E mesmo que se satisfaçam todas essas exigências, na maior parte das vezes não dão o empréstimo. Portanto, quem comprou casa nos belos tempos dos empréstimos a torto e a direito, que a segure bem, pois não voltará a ter outra oportunidade tão cedo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo nov 14, 2010 3:30 pm

Chamarrita Escreveu:
mjoaocunha Escreveu:

Chamarrita, não é de todo verdade. E mesmo que a renda seja um pouco mais baixa, acrescem impostos, taxas, condominio, obras interiores e exteriores. No fim, a conta é demasiado alta para uma coisa que só é mesmo nossa quando formos quase velhos.
Chegámos a um ponto da civilização muito infeliz. :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo nov 14, 2010 3:30 pm

LuluB Escreveu:Neste momento, os bancos emprestam (quando emprestam) bastante abaixo do preço de compra, não sei quanto. Portanto, a entrada que há que dar é muito maior.

Para além disso, fazem enormes exigências, como ter três ou quatro fiadores, entre outras coisas com a mesma dificuldade. Não estou a par de todas, nem quero, pois nunca poderei comprar um barraco, quanto mais uma casa.

E mesmo que se satisfaçam todas essas exigências, na maior parte das vezes não dão o empréstimo. Portanto, quem comprou casa nos belos tempos dos empréstimos a torto e a direito, que a segure bem, pois não voltará a ter outra oportunidade tão cedo.
Essa é que é essa :wink: grande verdade, comprei a minha há cerca de 6 anos e ainda bem que o fiz nessa altura, agora como as coisas estão...
S&oacute;nia
Chamarrita
Membro Veterano

domingo nov 14, 2010 3:42 pm

mjoaocunha Escreveu: Pagar uma casa em 40 anos é obra, ou se compra mal se começa a trabalhar ou qdo nos reformamos ainda estamos a pagar.
Como isto vai, havemos de ter 90 anos e ter de apresentar atestados de invalidez para conseguir a reforma! :roll: :twisted:

Por acaso, antes de vender o apartamento, tinha a intenção de o vender e ir para uma moradia arrendada. Afinal, nada é nosso e até prefiro pagar a uma pessoa e livrar-me de certas responsabilidades (condomínio, IMI e coisas-que-tais) do que pagar a esses "trafulhas" que são os bancos. mas o sonho de um mini-santuário para os gatos falou mais alto, e a ajudar, as rendas das poucas moradias disponíveis eram elevadíssimas. por isso, tratei de procurar um local que me agradasse, consegui vender o apartamento, paguei ao banco o que devia do crédito anterior e fiquei com algum para as obras que a moradia que comprei necessitava. Se soubesse o que sei hoje... :roll: :evil: enquanto as obras decorriam, estive num apartamento arrendado, no qual pude ter animais "por especial favor". Infelizmente, no momento da aquisição do imóvel (moradia para recuperar + terreno), não fui informada de que se encontrava em território REN (reserva ecológica nacional - por isso a venderam!) e, não sei como (provavelmente denúncia de alguém que sabia mais que eu...), a obra foi embargada na fase final devido a falta de autorização do Ministério do Ambiente. :evil: Acabei por ficar a viver no apartamento mais um ano do que o previsto, os aérios para as restantes obras foram para a conta do meu senhorio, e estou neste momento numa moradia arrendada, modesta e velhota, mas um cantinho do céu, com boa vizinhança, gatos em liberdade, muito espaço, sossego e silêncio, aguardando o resultado do pedido de parecer sobre o projecto apresentado. Até lá continuo a pagar renda, a prestação da casa que ainda não estou a habitar, e a aguardar que me calhem uns euromilhares porque, como isto está, duvido muito que consiga vender mesmo com projecto aprovado e a dita autorização de obras... :twisted: e o dinheirito para estas já era! 8)

Se soubesse o que sei hoje, e se pudesse adivinhar, tinha-me deixado estar até encontrar esta casa; sem pressas, venderia o apartamento e ficaria com um bom pé de meia, mesmo pagando mais-valias... mas não sou bruxa! resta-me dar graças por ter uma profissão que, por enquanto, ainda me paga a horas e todos os meses, e me permite pagar as despesas-nossas-de-cada-dia, e um carrito que, apesar dos seus 15 anos, não me dá problemas e gasta pouco combustível. E haja saúde e alegria que, enquanto houver para o tabaco, há para o resto...! :)
Chamarrita
Membro Veterano

domingo nov 14, 2010 3:49 pm

LuMaria Escreveu: Chegámos a um ponto da civilização muito infeliz. :roll:
Aí é que está. Só espero que os maias estejam certos quanto à profecia para 2012 e isto dê uma grande reviravolta! Afinal, estamos no fim dos tempos, ou Kali Yuga, como lhe chamam os hindus. Festa é o que nos resta! :lol:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo nov 14, 2010 4:05 pm

O comprar casa ou arrendar tem a ver com as condições propostas pelo mercado.

E o mercado de arrendamento foi prejudicado durante décadas (e ainda o é) pela famigerada lei do arrendamento salazarista.

Eu comprei casa em início de vida. Depois vendi e vivi em casa arrendada, até chegar a altura em que quase não eram precisas entradas e uma prestação era inferior (ou ela por ela) a uma renda. Sempre tinha também a vantagem de, quando chegasse à idade da reforma e com menores rendimentos, já não ter de pagar o tecto.

Estou satisfeita com a decisão. Vivo em Lisboa, numa casa grande e pago ao banco aquilo que agora muitos pedem por um quarto. Se morrer antes de pagar a casa, tenho um seguro que liquida imediatamente a dívida e sempre deixo alguma coisa à minha filha.

O problema não está na casa, que é uma necessidade básica, e cada um encontra em cada momento a melhor maneira de a ela prover. O problema está noutras coisas de que muitos jovens hoje não abdicam (o que é natural, não os critico, nasceram numa época de vacas gordas e estão habituados assim): a casa totalmente equipada com tudo do bom e do melhor, os casamentos de arromba que custam uma fortuna...

Quando casei, nos idos de 80, comprei a mobília de quarto e a cozinha foi-me equipada, como prenda, por familiares. A sala e o hall eram só chão e paredes. Pois bem, foram tempos muito felizes. A título de exemplo, e como tinha muito chão livre, dormiram em minha casa, num fim-de-semana de Festa do Avante, alguns 30 galfarros, amigos do meu marido que tinham vindo do Norte, todos com o respectivo saco-cama. Não havia um bocadinho de chão livre. De manhã, quando quis ir ao pão, não consegui abrir a porta da rua: um deles estava lá encostado, a dormir como uma pedra. :lol:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
mjoaocunha
Membro Veterano

domingo nov 14, 2010 4:10 pm

LuMaria Escreveu:
Chamarrita Escreveu:
mjoaocunha Escreveu:

Chamarrita, não é de todo verdade. E mesmo que a renda seja um pouco mais baixa, acrescem impostos, taxas, condominio, obras interiores e exteriores. No fim, a conta é demasiado alta para uma coisa que só é mesmo nossa quando formos quase velhos.Chegámos a um ponto da civilização muito infeliz. :roll:
Concordo em absoluto, só pensar no condominio, Contribuição Autárquica e depois veem as obras...é dose :?

pagar em 40 anos, se calhar nem se acaba de pagar, mas espero q todos acabem, será sinal q estão vivos passados 40 aninhos em q pagaram mais de 4 vezes o valor da casa, valor esse q poderiam investir num bom lar para a 3ª idade (cheguei a essa conclusão qdo resolvi ver por quanto fica um empréstimo bancário. Há lares q teem uma série de serviços e q muitos de nós só em sonhos poderemos usufruir, enquanto temos uma casa sempre a precisar de gastos, até pq com o passar dos anos é preciso mudar canos, pintar, etc, etc.

Quanto à ultima frase concordo a 100%
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo nov 14, 2010 4:15 pm

Mjoao, e quando fôssemos para o lar para onde iam os nossos animais? Ná, eu prefiro estar na minha casinha com eles, a ajudar-me na lida da casa. :lol:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”