Os bancos, neste momento, não estão a dar coisa nenhuma...Chamarrita Escreveu:os bancos dão mais facilmente crédito a casais legalmente constituídos, e as prestações são muito mais baixas que o preço de uma renda...mjoaocunha Escreveu:
Agora é diferente, qdo querem casar, a 1ª coisa q pensam é q SÓ podem casar se comprarem casa.![]()
Nunca percebi esta maneira de pensar , novos tempos, novas mentalidades.
Entendo perfeitamente que estas novas necessidades são criadas para nos levar ao consumo, mas infelizmente não podemos dizer "não" tanto como gostaríamos.
Por causa da crise deixei de...
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
bem, dar, nunca deram!
Mas "no meu tempo" era fácil ter crédito para habitação, e as pessoas preferiam pagar ao banco e a casa ser "sua" do que terem de prestar contas a alguém e sujeitarem-se a certas restrições. E não nos podemos esquecer que somos uns "cagões", mas as coisas por aqui nunca funcionaram como "lá fora". Aliás, as coisas por aqui nunca funcionaram muito bem, e desde sempre... 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm
Costumo dizer mais ou menos na tanga q antes as pessoas casavam por amor, agora casam com a casa, até pq uma grande parte (infelizmente) passado alguns anos já não estão casados. E depois há sempre a emoção da venda da casa ou para quem fica a bendita casa.Chamarrita Escreveu:os bancos dão mais facilmente crédito a casais legalmente constituídos, e as prestações são muito mais baixas que o preço de uma renda...mjoaocunha Escreveu:
Agora é diferente, qdo querem casar, a 1ª coisa q pensam é q SÓ podem casar se comprarem casa.![]()
Entendo perfeitamente que estas novas necessidades são criadas para nos levar ao consumo, mas infelizmente não podemos dizer "não" tanto como gostaríamos.
Mas para comprar casa não é preciso dar uma entrada?? Mm com a prestação mais baixa q uma renda, a verdade é q é preciso dar entrada ou mudo isso??
<p><strong>Adopte um animal do canil, terá um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condições para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
-
- Membro Veterano
esta frase está o máximo. Nota 20Chamarrita Escreveu:bem, dar, nunca deram!Mas "no meu tempo" era fácil ter crédito para habitação, e as pessoas preferiam pagar ao banco e a casa ser "sua" do que terem de prestar contas a alguém e sujeitarem-se a certas restrições. E não nos podemos esquecer que somos uns "cagões", mas as coisas por aqui nunca funcionaram como "lá fora". Aliás, as coisas por aqui nunca funcionaram muito bem, e desde sempre...

<p><strong>Adopte um animal do canil, terá um amigo para toda a vida.</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Não tenho conhecimento disso... Fiz um crédito há relativamente pouco tempo (2009), pagamento em 40 anos (bem morro sem acabar de pagar!mjoaocunha Escreveu: Mas para comprar casa não é preciso dar uma entrada?? Mm com a prestação mais baixa q uma renda, a verdade é q é preciso dar entrada ou mudo isso??

-
- Membro Veterano
antes era preciso, por isso perguntei. Os bancos não emprestavam o valor total.Chamarrita Escreveu:Não tenho conhecimento disso... Fiz um crédito há relativamente pouco tempo (2009), pagamento em 40 anos (bem morro sem acabar de pagar!mjoaocunha Escreveu: Mas para comprar casa não é preciso dar uma entrada?? Mm com a prestação mais baixa q uma renda, a verdade é q é preciso dar entrada ou mudo isso??) e não dei entrada alguma... só se depender do valor da habitação. Não faço ideia, jamais irei entender os bancos...
Pagar uma casa em 40 anos é obra, ou se compra mal se começa a trabalhar ou qdo nos reformamos ainda estamos a pagar.
Atenção q não critico quem compra casa, pelo contrário.
O q sempre me meteu impressão é ver um casalinho jovem a querer casar e a pensar TEMOS Q COMPRAR CASA. Mas a cada um cabe as suas decisões e por isso eu só penso como era diferente (puxa já estou a pensar como uma velhota..."no meu tempo..."

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
As opções que existem em arrendamento também são muito fracas, com rendas altissimas, estou a falar de Lisboa, se houvesse mais oferta os preços baixavam e era concerteza uma excelente opção para os novos casais, até pq as relações cada vez duram menos tempo e pelo menos livravam-se do problema que é depois vender a casa e como as coisas estão cada vez fica mais dificil a venda.
Sónia
Neste momento, os bancos emprestam (quando emprestam) bastante abaixo do preço de compra, não sei quanto. Portanto, a entrada que há que dar é muito maior.
Para além disso, fazem enormes exigências, como ter três ou quatro fiadores, entre outras coisas com a mesma dificuldade. Não estou a par de todas, nem quero, pois nunca poderei comprar um barraco, quanto mais uma casa.
E mesmo que se satisfaçam todas essas exigências, na maior parte das vezes não dão o empréstimo. Portanto, quem comprou casa nos belos tempos dos empréstimos a torto e a direito, que a segure bem, pois não voltará a ter outra oportunidade tão cedo.
Para além disso, fazem enormes exigências, como ter três ou quatro fiadores, entre outras coisas com a mesma dificuldade. Não estou a par de todas, nem quero, pois nunca poderei comprar um barraco, quanto mais uma casa.
E mesmo que se satisfaçam todas essas exigências, na maior parte das vezes não dão o empréstimo. Portanto, quem comprou casa nos belos tempos dos empréstimos a torto e a direito, que a segure bem, pois não voltará a ter outra oportunidade tão cedo.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Chamarrita, não é de todo verdade. E mesmo que a renda seja um pouco mais baixa, acrescem impostos, taxas, condominio, obras interiores e exteriores. No fim, a conta é demasiado alta para uma coisa que só é mesmo nossa quando formos quase velhos.Chamarrita Escreveu:os bancos dão mais facilmente crédito a casais legalmente constituídos, e as prestações são muito mais baixas que o preço de uma renda...mjoaocunha Escreveu:
Chegámos a um ponto da civilização muito infeliz.

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Essa é que é essaLuluB Escreveu:Neste momento, os bancos emprestam (quando emprestam) bastante abaixo do preço de compra, não sei quanto. Portanto, a entrada que há que dar é muito maior.

Sónia
-
- Membro Veterano
Como isto vai, havemos de ter 90 anos e ter de apresentar atestados de invalidez para conseguir a reforma!mjoaocunha Escreveu: Pagar uma casa em 40 anos é obra, ou se compra mal se começa a trabalhar ou qdo nos reformamos ainda estamos a pagar.

Por acaso, antes de vender o apartamento, tinha a intenção de o vender e ir para uma moradia arrendada. Afinal, nada é nosso e até prefiro pagar a uma pessoa e livrar-me de certas responsabilidades (condomínio, IMI e coisas-que-tais) do que pagar a esses "trafulhas" que são os bancos. mas o sonho de um mini-santuário para os gatos falou mais alto, e a ajudar, as rendas das poucas moradias disponíveis eram elevadíssimas. por isso, tratei de procurar um local que me agradasse, consegui vender o apartamento, paguei ao banco o que devia do crédito anterior e fiquei com algum para as obras que a moradia que comprei necessitava. Se soubesse o que sei hoje...

Se soubesse o que sei hoje, e se pudesse adivinhar, tinha-me deixado estar até encontrar esta casa; sem pressas, venderia o apartamento e ficaria com um bom pé de meia, mesmo pagando mais-valias... mas não sou bruxa! resta-me dar graças por ter uma profissão que, por enquanto, ainda me paga a horas e todos os meses, e me permite pagar as despesas-nossas-de-cada-dia, e um carrito que, apesar dos seus 15 anos, não me dá problemas e gasta pouco combustível. E haja saúde e alegria que, enquanto houver para o tabaco, há para o resto...!

-
- Membro Veterano
Aí é que está. Só espero que os maias estejam certos quanto à profecia para 2012 e isto dê uma grande reviravolta! Afinal, estamos no fim dos tempos, ou Kali Yuga, como lhe chamam os hindus. Festa é o que nos resta!LuMaria Escreveu: Chegámos a um ponto da civilização muito infeliz.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
O comprar casa ou arrendar tem a ver com as condições propostas pelo mercado.
E o mercado de arrendamento foi prejudicado durante décadas (e ainda o é) pela famigerada lei do arrendamento salazarista.
Eu comprei casa em início de vida. Depois vendi e vivi em casa arrendada, até chegar a altura em que quase não eram precisas entradas e uma prestação era inferior (ou ela por ela) a uma renda. Sempre tinha também a vantagem de, quando chegasse à idade da reforma e com menores rendimentos, já não ter de pagar o tecto.
Estou satisfeita com a decisão. Vivo em Lisboa, numa casa grande e pago ao banco aquilo que agora muitos pedem por um quarto. Se morrer antes de pagar a casa, tenho um seguro que liquida imediatamente a dívida e sempre deixo alguma coisa à minha filha.
O problema não está na casa, que é uma necessidade básica, e cada um encontra em cada momento a melhor maneira de a ela prover. O problema está noutras coisas de que muitos jovens hoje não abdicam (o que é natural, não os critico, nasceram numa época de vacas gordas e estão habituados assim): a casa totalmente equipada com tudo do bom e do melhor, os casamentos de arromba que custam uma fortuna...
Quando casei, nos idos de 80, comprei a mobília de quarto e a cozinha foi-me equipada, como prenda, por familiares. A sala e o hall eram só chão e paredes. Pois bem, foram tempos muito felizes. A título de exemplo, e como tinha muito chão livre, dormiram em minha casa, num fim-de-semana de Festa do Avante, alguns 30 galfarros, amigos do meu marido que tinham vindo do Norte, todos com o respectivo saco-cama. Não havia um bocadinho de chão livre. De manhã, quando quis ir ao pão, não consegui abrir a porta da rua: um deles estava lá encostado, a dormir como uma pedra.
E o mercado de arrendamento foi prejudicado durante décadas (e ainda o é) pela famigerada lei do arrendamento salazarista.
Eu comprei casa em início de vida. Depois vendi e vivi em casa arrendada, até chegar a altura em que quase não eram precisas entradas e uma prestação era inferior (ou ela por ela) a uma renda. Sempre tinha também a vantagem de, quando chegasse à idade da reforma e com menores rendimentos, já não ter de pagar o tecto.
Estou satisfeita com a decisão. Vivo em Lisboa, numa casa grande e pago ao banco aquilo que agora muitos pedem por um quarto. Se morrer antes de pagar a casa, tenho um seguro que liquida imediatamente a dívida e sempre deixo alguma coisa à minha filha.
O problema não está na casa, que é uma necessidade básica, e cada um encontra em cada momento a melhor maneira de a ela prover. O problema está noutras coisas de que muitos jovens hoje não abdicam (o que é natural, não os critico, nasceram numa época de vacas gordas e estão habituados assim): a casa totalmente equipada com tudo do bom e do melhor, os casamentos de arromba que custam uma fortuna...
Quando casei, nos idos de 80, comprei a mobília de quarto e a cozinha foi-me equipada, como prenda, por familiares. A sala e o hall eram só chão e paredes. Pois bem, foram tempos muito felizes. A título de exemplo, e como tinha muito chão livre, dormiram em minha casa, num fim-de-semana de Festa do Avante, alguns 30 galfarros, amigos do meu marido que tinham vindo do Norte, todos com o respectivo saco-cama. Não havia um bocadinho de chão livre. De manhã, quando quis ir ao pão, não consegui abrir a porta da rua: um deles estava lá encostado, a dormir como uma pedra.

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
Concordo em absoluto, só pensar no condominio, Contribuição Autárquica e depois veem as obras...é doseLuMaria Escreveu:Chamarrita, não é de todo verdade. E mesmo que a renda seja um pouco mais baixa, acrescem impostos, taxas, condominio, obras interiores e exteriores. No fim, a conta é demasiado alta para uma coisa que só é mesmo nossa quando formos quase velhos.Chegámos a um ponto da civilização muito infeliz.Chamarrita Escreveu:os bancos dão mais facilmente crédito a casais legalmente constituídos, e as prestações são muito mais baixas que o preço de uma renda...mjoaocunha Escreveu:

pagar em 40 anos, se calhar nem se acaba de pagar, mas espero q todos acabem, será sinal q estão vivos passados 40 aninhos em q pagaram mais de 4 vezes o valor da casa, valor esse q poderiam investir num bom lar para a 3ª idade (cheguei a essa conclusão qdo resolvi ver por quanto fica um empréstimo bancário. Há lares q teem uma série de serviços e q muitos de nós só em sonhos poderemos usufruir, enquanto temos uma casa sempre a precisar de gastos, até pq com o passar dos anos é preciso mudar canos, pintar, etc, etc.
Quanto à ultima frase concordo a 100%
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Mjoao, e quando fôssemos para o lar para onde iam os nossos animais? Ná, eu prefiro estar na minha casinha com eles, a ajudar-me na lida da casa. 

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke