Codorniz - ajuda urgente!!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
faias
Registado: sexta jan 16, 2009 12:23 pm

domingo nov 14, 2010 2:13 pm

Olá!
Apareceu hoje no meu quintal uma avezinha que me pareceu um perdigoto dourado. Falei com o meu pai, que me disse que pela descrição deveria ser uma codorniz.
Pelas minhas pesquisas na net, deverá ser uma codorniz da china ou japonesa, fêmea, uma vez que não tem riscas na cabeça.
Coloquei-a numa caixa em forma de ninho, dei-lhe miolo de pão esfarelado e arroz, que ela comeu. Pensei que estivesse ferida por estar muito sossegadinha no quintal, mas parece que não. Deixou-se apanhar facilmente.
Comecei a pensar que não a poderia deixar no quintal, pq poderia vir algum gato ou coruja e come-la e coloquei-a numa cesta de verga na cozinha, com comida (ao pão e arroz, juntei brocolos) e água.
Agora não sei como a hei-de tratar, uma vez que nunca tive aves e tenho pena de a colocar numa gaiola...
Devo colocá-la numa gaiola grande ou comprar uma caixa de madeira onde ela se esconda em caso de perigo e deixá-la no quintal (que tem uma área de cerca de 50 m2, com relva e uma zona abrigada com alguns vasos)?
Obrigada
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

domingo nov 14, 2010 5:08 pm

Imagem

É como esta?
Silviel
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am

domingo nov 14, 2010 5:51 pm

e verificar que se trata de fauna europeia, deve de imediato contactar o ICNB, que enviarão alguns agentes para recolher a ave!
faias

domingo nov 14, 2010 9:45 pm

MFPJ Escreveu:Imagem

É como esta?
Sim, é muito idêntica
[/url]
vialongaf
Membro Júnior
Registado: quarta abr 07, 2010 9:22 pm

domingo nov 14, 2010 9:54 pm

faias Escreveu:

É como esta?
Sim, é muito idêntica
[/url]
boa noite

se for como essa vê se a ave está ferida... pode ter algum bago de chumpo
faias

domingo nov 14, 2010 10:27 pm

Não vi sangue, ela já corre e "voa", portanto nõ me parece que esteja ferida.
Já lhe dei sementes variadas (mistura para canários) e ela alimenta-se bem e bebe água com regularidade.
MFPJ
Membro Veterano

segunda nov 15, 2010 1:19 am

faias Escreveu:

É como esta?
Sim, é muito idêntica
[/url]
Dúvido MUITO que seja uma coturnix coturnix(codorniz-brava, e que é muito semelhante à coturnix japonica(doméstica)), se o fosse, muito dificilmente a veria... então apanhar... :lol:

O mais provável é que se trate mesmo de uma codorniz-doméstica(c japonica) que fugiu a alguém, estas aves apesar de serem maioritariamente muito mansas, o que leva a que por vezes algumas pessoas subestimem a sua capacidade de fuga... ou sei do que estou a falar, num instante podem estar muito mansinhas a esgravetar... como por qualquer pequeno susto se aninham, começam a correr(bem depressa!) e levantam voo subitamente :twisted:

Se for essa a ave, a comida que normalmente lhes é dada é ração para pintos, misturas de trigo, milho partido, leguminosas,etc. Mas se quiser ficar com ela para animal de estimação, dê-lhe mistura de piriquitos, elas adoram :wink:
Se a soltar vai acabar mesmo na barriga de algum gato, ave de rapina,... ou vizinho :lol:
MFPJ
Membro Veterano

segunda nov 15, 2010 1:26 am

Imagem

Fêmea ou macho?(respectivamente)
faias

segunda nov 15, 2010 1:42 pm

Deve ser fêmea, pois não tem as riscas do macho (embora eu não perceba nada de identificação de codornizes...)
Responder

Voltar para “Aves”