Primeiro Aquário - Recomeçar a Aquariofilia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
XkO20
Membro
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

segunda nov 15, 2010 10:04 pm

Boa Noite.
Desde já, quero pedir desculpa se estou a repetir perguntas já respondidas aqui no fórum. Como já sabem, existe inúmeras páginas e é impossível revê-las todas à procura da ajuda que preciso.
Quando eu tinha uns 11 anos, iniciei o meu gosto pelos peixes, mas... muito infelizmente para eles, a minha experiência e esperteza era insignificante.
Durante uns 2 anos, criei Guppys, Mollys, Platys (peixes de água quente) em aquários de água fria. Sem filtros, sem aquecedor, só com uma lâmpada. Quando disse 'quase 2 anos', não quer dizer que tenham durado muito tempo. Morriam no espaço de um mês e eu comprava mais (os papás). Chegou a uma altura que eles fartaram-se de gastar dinheiro nisso.
Agora, que já tenho 3 tartarugas lindas num aquário com as devidas condições (termostato, filtros, UVB, etc), quero recomeçar a minha paixão por peixes de água quente.
Para além de já ter pesquisado muito sobre aquários para peixes deste tipo, venho aqui tentar receber mais informações porque sei que aqui podem ajudar-me.
Para já, queria saber o seguinte:
- Posso cruzar (reprodução) Platy Macho com Molly fémea? Acho que os meus cruzaram-se naquele tempo...
Pergunto isto porque queria comprar 2 Molly femeas, 2 Platy machos (ou vice-versa), um limpa-vidros e uns 4 Guppys.
- Para ter um limpa vidros (para aproveitar-me da limpeza que faz :P) é necessário ter plantas naturais no aquário ou ele come também as impurezas criadas pela água?
Última edição por XkO20 em sexta nov 19, 2010 4:16 pm, editado 2 vezes no total.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda nov 15, 2010 10:17 pm

Não percebo porque não compra platys e mollys de ambos os sexos... porque quer criar híbridos de duas espécies diferentes, qual a vantagem?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

XkO20
Membro

segunda nov 15, 2010 10:25 pm

dinodane Escreveu:Não percebo porque não compra platys e mollys de ambos os sexos... porque quer criar híbridos de duas espécies diferentes, qual a vantagem?
Pois, realmente...
Aquilo era mais uma curiosidade. Porque lembro-me de os ter cruzado anteriormente.
dinodane
Membro Veterano

segunda nov 15, 2010 10:33 pm

Se quer ter um aquário como deve ser tem de ter plantas naturais. Não são nenhum bicho de sete cabeças, há plantas mesmo muito fáceis quer de obter no comércio quer de manter, como por exemplo anúbias, elódea, cabomba, valisnéria, feto e musgo de java, etc... as plantas ajudam a manter a química da água, oxigenam e fornecem esconderiços e um ambiente natural aos peixes.

Os limpa-vidros comem o mesmo que os outros peixes... podem dar uma ajuda com as algas mas não substituem de mofo nenhum a manutenção cuidada do aqua, a limpeza das algas que se formam nos vidros, as trocas parciais de água, a aspiração do fundo e limpeza do filtro...

Invista num aquário com um mínimo de 60 litros se quer fazer tudo certo e leia tudo sobre a ciclagem (e faça-a) ANTES de introduzir os peixes...

XkO20
Membro

segunda nov 15, 2010 10:45 pm

dinodane Escreveu:Se quer ter um aquário como deve ser tem de ter plantas naturais. Não são nenhum bicho de sete cabeças, há plantas mesmo muito fáceis quer de obter no comércio quer de manter, como por exemplo anúbias, elódea, cabomba, valisnéria, feto e musgo de java, etc... as plantas ajudam a manter a química da água, oxigenam e fornecem esconderiços e um ambiente natural aos peixes.

Os limpa-vidros comem o mesmo que os outros peixes... podem dar uma ajuda com as algas mas não substituem de mofo nenhum a manutenção cuidada do aqua, a limpeza das algas que se formam nos vidros, as trocas parciais de água, a aspiração do fundo e limpeza do filtro...

Invista num aquário com um mínimo de 60 litros se quer fazer tudo certo e leia tudo sobre a ciclagem (e faça-a) ANTES de introduzir os peixes...
~
Pois, isso da Ciclagem já li um artigo daqui do fórum e vou tentar ao maximo segui-lo a rigor. Mas e as plantas são fáceis de manusear? Tipo, quando for limpar o aquário, como procedo se tenho as plantas lá instaladas?
Nisso então não tenho experiencia nenhuma... :S
XkO20
Membro

segunda nov 15, 2010 10:47 pm

Lembrei-me de outro promenor.
Nas tartarugas, eu faço a limpeza semanalmente e é tudo, mas tudo limpo.
Nos peixes, já não, certo? sei que mensalmente dá, mas, nunca se retira a água toda para limpar o aquário, certo?
Por acaso acho que nunca li nada sobre isso...
dinodane
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 1:33 pm

XkO20 Escreveu: Pois, isso da Ciclagem já li um artigo daqui do fórum e vou tentar ao maximo segui-lo a rigor. Mas e as plantas são fáceis de manusear? Tipo, quando for limpar o aquário, como procedo se tenho as plantas lá instaladas?
Nisso então não tenho experiencia nenhuma... :S
Não se retira nunca a totalidade da água do aquário... fazem-se trocas de água parciais semanalmente ou de 15 em 15 dias, retira um terço ou um quarto da água e substitui com água nova tratada com anti-cloro.
As plantas estarão enraizadas no fundo e não lhes vai mexer, a não ser para tirar as folhas mortas e podar se precisarem. O areão é aspirado com um sifão ou um tubo aspirador próprio, não é nada de complicado. Compra-se um limpador magnético para limpar as algas que se criam no vidro.
A manutenção é ESSENCIAL. Podem ter-se espécies "limpadoras" como os limpa-vidros e as coridoras mas nada substitui a manutenção regular.

Essencial para o sucesso no hobby também é, mais uma vez, começar com um aqua grande, fazer a ciclagem antes de introduzir a fauna e escolher com algum critério a mesma, informar-se sobre as necessidades dos peixes, saber de que biótopo vêm e que condições exigem, escolher espécies compatíveis entre si, não adquirir peixes cujo tamanho em adulto supere a capacidade do aquário e colocar o aqua num local onde não incida o sol.
Última edição por dinodane em terça nov 16, 2010 6:36 pm, editado 1 vez no total.

XkO20
Membro

terça nov 16, 2010 5:19 pm

Pois era disso que eu não sabia, a manutenção requer algum trabalho mas até agora eu não sabia o que era necessário ter e fazer.
Obrigado pela ajuda. Vou dar o meu melhor.

Cumps
XkO20
Membro

quinta nov 18, 2010 11:30 pm

Já tenho a lista do material que vou comprar quase pronta.
Amanha vou ver se "posto" aqui e peço então que digam se são boas escolhas.

obrigado
XkO20
Membro

sexta nov 19, 2010 2:59 pm

Boa tarde. Vou então colocar o material que já comprei e que me falta comprar. Peço que me digam o que aconselham e o que não aconselham.
Aviso já que estou a comprar os materiais aos poucos para não ser um grande "rompo" na carteira, daí ter coisas que não posso ter sem antes comprar outras.

:arrow: Aquário: 50x35x30(cm) inclui duas lâmpadas de 7W e um termostato (>50W) - Ainda não o comprei mas já estive a vê-lo numa loja.
:arrow: Termostato: (incluído no aquário)
:arrow: Filtro: FAN Filter plus [https://sklep.aquael.pl/webapp/wcs/stor ... ctId=13795] - ainda não comprei.
:arrow: AquaSafe "torna a água da torneira em água própria para peixes" - Já comprei.
:arrow: PlantaMin "Fertilizante c/ ferro para todos os aquário de água doce" - já comprei.
:arrow: Tetra test pH [http://paraisodospeixes.com.br/loja/ind ... roduto=771]
:arrow: Termómetro flutuante com ventosa. "AquaPor" -já comprei.
:arrow: Botija de Ar: APSSO tetratec 10-60l (é mesmo necessário a botija de ar?) - ainda não comprei.
:arrow: Aspirador de ar "gravel cleaner" [http://www.seapets.co.uk/products/aquar ... eaner.html] - já comprei.
:arrow: Pedra Difusora: 2,5cm (Eu li que era essencial para peixes que necessitam de mais oxigênio, acho que não é o caso mas vale a pena comprar?)
:arrow: AquaClear Amonia remover insert. (Vale a pena comprar isto? Vou comprar também testes de valores de Amónia, para além do teste de pH, então, compro isto também?)
E por fim, os seres vivos:
:arrow: Peixes: 5 Guppys, 2 Mollys, 2 Espadas, 2 Platys, e 1 limpa-vidros.
:arrow: Plantas Naturais: Até agora só "marquei" uma Anubia c/vaso a cerca de 6,58€. Ainda tenho que ler muito sobre as plantas, mas acho que já li que esta é compativél com o tipo de peixes que vou comprar.

E então? o que falta? o que está a mais? o que posso substituir por melhor?

Desde já obrigado por perderem tempo a ler o que escrevi.
Cumps
dinodane
Membro Veterano

sexta nov 19, 2010 6:11 pm

Olá.

Eu optaria por um filtro que tivesse compartimentos para as cerâmicas que fixam as bactérias nitrificantes e para o carvão activado. Um filtro só de esponja é fraquito e num aquário desses quer-se um filtro capaz.

A pedra difusora só serve em conjunto com a bomba de ar. Não é absolutamente necessário para a fauna que vai ter, no entanto é bom ter e com gosto faz um efeito interessante no aquário, uma cortina de bolhas.

O aquário continua a ser pequeno, descontando o volume do areão e decorações, tem para aí uns 40 litros úteis. Eu comprava maior.

Os produtos: Aquasafe ok, Aquaclear pode dar jeito e é bom ter, Plantamin mal não faz.

A fauna: todos vivíparos... o que quer dizer que se safarem muitos alevins em breve tem o aqua sobrelotado. Porque não opta por um trio de platys, por exemplo, e adiciona um pequeno cardume de néons ou outro tetra? Também pode colocar guppys que tendem a estar no nível superior do aquário, um pequeno cardume de 5 ou 6 tetras que preencherão a meia água e, em vez do limpa-vidros que cresce um bocado e costuma ser territorial e melga para os outros peixes,umas 3 coridoras para o fundo. Um caracol amarelo (ampulária) também ia bem.
Mas nunca os adicione todos de uma vez... a ampulária pode ajudar a fazer a ciclagem.

A flora: as anúbias são boas. Pode ver também feto de java e valisnérias, estas fazem um belo efeito de cortina no fundo.

Falta comprar três coisas, em termos de acessórios: um limpa vidros magnético (daqueles que metade fica dentro do aqua e a outra metade fora), dá um jeitão, uma rede para apanhar os peixes e starter, líquido com colónia de bactérias para acelerar o ciclo biológico.

XkO20
Membro

sexta nov 19, 2010 8:34 pm

Boas.
A bomba de ar, realmente, dá um efeito "vida" ao aquário :P Vou então comprar a bomba. Mas, a pedra difusora é colocada no fundo certo?

Quanto ao tamanho, não sei se consigo maior. Está a ser muito difícil trazer isto tudo para casa, e se for agora dizer à minha mãe que tem que ser um aquário ainda maior, ela dá-me um tiro!
Tenho 20 anos, mas enquanto viver debaixo do tecto da mamã tenho que seguir as regras dela. Já foi muito bom conseguir convencer-lhe a pôr mais um aquário cá em casa (já tenho um grande com 3 tartarugas que crescem todos os dias :o ). E mesmo o preço, só vai fazer com que piore a situação. Vou tentar um de 60cm em vez de 50, mas não acredito que faça grande diferença :(

Pois, a Fauna, aqui em S.Miguel (Açores), é ABUNDANTE no Mar, mas nas lojas, as espécies não são muitas. Para além dos que disse que eu queria comprar, vi nas lojas Cometas, tubarões (que não sei agora o nome técnico, mas são aqueles pequenos que têm nas duas pontas da cauda uma pinta preta), Tetras e Discos. (fora os de água salgada).
Gostava tanto de ter Coridoras em vez de limpa-vidros. Mas cá ainda não vi uma Coridora em nenhuma das lojas :(

Sei que os Guppys têm muitos alevins, mas eu sempre gostei de ter Guppys. De qualquer maneira, não vou deixar que fique sobrelotado. Já tenho amigos que querem filhotes e se não der na mesma, vejo se arranjo outro aquário. Pode ser uma forma de convencer a
minha mãe a comprar outro.

O Limpa vidros magnético era uma opção mas não o encontrei nas lojas :| . Amanha vou ver a uma outra que ainda não fui, e pode ser que tenha.
O Starter, nunca tinha ouvido falar. Sabia que havia algo para acelerar o Ciclo, mas eu só ia por o Subtrato, as plantas e a água, claro.

Obrigado por tudo!
dinodane
Membro Veterano

sexta nov 19, 2010 11:48 pm

Sim, a pedra difusora pode colocar-se no fundo. Há umas com ventosas que podem ser fixadas aos vidros.

Pois não sabia que estava nos Açores, acredito que aí o material seja mais caro com menos locais para comprar e que também hajam poucas espécies de plantas e peixes disponíveis.

Bom, só nos resta aguardar por fotos dessa primeira montagem. :)

XkO20
Membro

sábado nov 20, 2010 1:44 am

Na próxima semana já devo iniciar a montagem :D

Obrigado pelo apoio!
tugz
Membro
Registado: sexta out 15, 2010 10:30 pm

domingo nov 21, 2010 5:02 pm

Duas sugestões, para além das óptimas ajudas já aqu idadas.

cague de alto no anti cloro, deixe a agua em repouso dum dia para o outro e insira-a no aquario. (ou faça como eu que é directa. Depois de ler muito sobre este assunto, percebi que uma pequena quantidade de cloro não faz assim tanto mal, e pode até ser benefica, mas atenção eu faço pequenas tpas, e tenho aquarios maturados e muito plantados).

Outra coisa, Um bom raspador para o vidro é um velho cartão de crédito. Eu no entanto não faço limpeza dos vidros á muito tempo, pois os ancistrus tratam disso, e como tenho o aquario equilibrado cria poucas algas. Tente manter um equilibrio no aquario, nos primeiros tempos com muitas tpas de pequena dimensão. Vá conhecendo o seu aquario, o ecossistema que criou, e vai ver que a manutenção se simplifica com o passar dos meses.
Responder

Voltar para “Peixes”