Displasia da anca-Cirurgia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kaminaru
Membro Veterano
Mensagens: 577
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
Localização: Pulgas, Bekas, Yu~Ki

segunda nov 15, 2010 5:39 pm

Olá a todos,
A minha cadela que tem displasia da anca de grau elevado vai ser operada no próximo dia 7.
O vet já explicou o procedimento mas continuo a ter dúvidas existenciais. ;)
O procedimento consiste em retirar parte da cabeça do femur e como deixa de existir o roçar osso com osso a cadela vai deixar de ter dores e vai poder correr e saltar normalmente.

Mas faz-me isto cá umas comichões que nem posso... Ele diz que já fez este procedimento em N animais e que os bichos todos levam uma vida normal. Como é que ter não a cabeça do femur completa não é um elemento necessário para a vida normal dos cães?
Alguém aqui mais entendido no assunto me explica um pouco esta situação?

Estou um bocado ansiosa por causa desta cirurgia... já vai ser a segunda anestesia geral da bicharoca. :(
chowista
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
Localização: *chow chow
*shar pei

segunda nov 15, 2010 6:01 pm

a intervenção em causa é a ablação da cabeça do fémur. é estranho que consigam movimentar-se bem sem esta parte do osso, mas os casos que conheço pouco ou nada se nota no andar. atenção que o período de recuperação é grande e aborrecido já que imobilizar o animal custa bastante.
não tenha receio e fale com o vet melhor para que ele lhe explique exactamente em que consiste a cirurgia.
os avanços na medicina permitem que estas intervenções se tornem cada vez mais seguras. se ele opta pela ablação é porque provavelmente é a melhor solução para o caso do seu canito. boa sorte. vai correr tudo bem. :wink:
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda nov 15, 2010 6:04 pm

Penso que a cabeça do fémur é substituída por uma prótese.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
BrownEye
Membro Veterano
Mensagens: 1152
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
Localização: caes e tartarugas terrestres

segunda nov 15, 2010 6:23 pm

Kaminaru
Imagino o quanto está desesperada, desejo que tudo corra bem na operação da sua cadelinha.
Faça todas as perguntas ao seu vet., todas as que se lembrar de fazer, todas as dúvidas,mesmo que pareça chata, vai ver que ele saberá responder melhor que ninguém.

Força aí!
Arguida
Membro Veterano
Mensagens: 3773
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

segunda nov 15, 2010 6:30 pm

Acabei por adoptar uma cadelinha, a Estrelita, que fez esta operação e, Junho e hoje felizmente está bem.

Não sei se é o caso da sua cadelita mas ela fez a ablação da cabeça do fémur às duas patinhas em simultâneo. :cry: :cry: É uma operação bastante dolorosa e com uma recuperação longa. :cry:

Ela esteve internada 16 dias mas foi porque entretanto se descobriu que tinha leish e a situação poderia complicar-se pois poderia ocorrer uma sépticémia. :cry: :cry:

Ao fim de poucos dias (sinceramente não me recordo quantos) começou logo a fazer estimulação eléctrica e fisioterapia no hospital e como ela na altura era bastante "preguiçosa" ainda se tentou a hidroterapia ... só que infelizmente não resultou pois a seguir aos tratamentos ela deveria andar, o que infelizmente não aconteceu.

Perante este "quadro" resolvemos trazê-la para casa (onde acabou por ficar :D ) e a partir daí teve uma recuperação excelente pois o vet aconselhou-nos a começar por pequenos passeios ... ir aumentando a duração dos mesmos e muito importante ... levá-la à praia para andar na areia seca e na molhada para recuperar a massa msucular que entretanto tinha perdido (não só por causa da operação mas pelo tempo em que esteve sem dono) :cry:

É normal durante os 1º tempos a cadelinha andar com a patinha encolhida por causa das dores mas, à medida de for ganhando confiança, irá "reaprender" a usá-la e a ganhar confiança. :D

No caso da Estrelita ela fez a ablação das duas cabeças do fémur e não colocou nenhuma prótese. Sei no entanto que existem casos em que a mesma é aplicada mas penso que é prótese da anca.

Por aquilo que escreveu quer-me parecer que a operação da sua cadelinha é em tudo semelhante à da Estrelita.

Vai correr tudo bem ... BOA SORTE e vá dando notícias da miúda.
perapado
Membro Veterano
Mensagens: 4001
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

segunda nov 15, 2010 7:05 pm

LuluB Escreveu:Penso que a cabeça do fémur é substituída por uma prótese.
Foi o que o ortopedista me disse, relativamente a uma das minhas cadelas.
mar72
Membro Veterano
Mensagens: 1439
Registado: sexta mai 21, 2010 6:44 pm

segunda nov 15, 2010 7:16 pm

perapado Escreveu:
LuluB Escreveu:Penso que a cabeça do fémur é substituída por uma prótese.
Foi o que o ortopedista me disse, relativamente a uma das minhas cadelas.
sao 2 procedimentos distintos.. a ablação da cabeça do fémur e a protese da anca não sao a mesma coisa embora se utilizem para tratamento da displasia da anca sendo q o segundo além do mais é muito mais caro...
kaminaru
Membro Veterano
Mensagens: 577
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
Localização: Pulgas, Bekas, Yu~Ki

segunda nov 15, 2010 7:46 pm

Obrigada a todos pelas respostas.

Partilhando o que o vet disse e que me pareceu simplesmente bom demais...
1) Não vai ser colocada nenhuma prótese na cadela. Vai ser cortada uma parte da cabeça do femur para impedir o contacto osso com osso.

2) O procedimento vai ser simples... operação dia 2 (e não dia 7 como disse inicialmente). Cadela levada em jejum total de comida e àgua. Não sei ainda a que horas será feita a cirurgia porque estão sempre a aparecer casos urgentes que passam à frente de tudo o que já está marcado. Também não sei quanto tempo vai estar internada, mas deu-me a entender que virá para casa muito pouco tempo depois (se tudo corresse bem, evidente).

3) Acerca da recuperação o que o vet me disse foi... "ponha a cadela fora casa e a andar por ela própria o mais cedo possível. Quanto mais ela andar sozinha melhor".

Evidente que calculo que a cadela vá ter umas dores terríveis, terá de vir medicada e ter consultas de acompanhamento. Surpreendeu-me o facto de ele ter dito para a por fora de casa (ou seja, no jardim) logo no dia seguinte, mas nem vou discutir o porquê de ele ter dito isto já que é um dos mais conceituados veterinarios que conheço. Sei também que é verdade que já fez N cirurgias destas, que conhece extremamente bem os animais e etc etc etc.

@ Arguida - O vet disse-me para evitar a praia a todo o custo. Numa situação destas só iria piorar o estado do animal por causa do piso desnivelado. :(
Nunca me falou em fisioterapia ou algo do género porque diz que ela tem muito espaço para correr e exercitar todos os músculos.

Confio neste homem a 100%, mas mesmo assim tenho medo que aconteça alguma coisa durante a operação. Anestesias gerais são sempre perigosas e a cadela só fez agora 1 aninho.

Mais uma vez obrigada a todos pela força. :)
Arguida
Membro Veterano
Mensagens: 3773
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

segunda nov 15, 2010 10:24 pm

Vai correr tudo bem ... vai ver que não tarda nada a cadelinha já estará aí para as curvas.

No caso da Estrelita ela realmente também deveria ter começado a andar o mais cedo possível só que ela na altura da operação infelizmente ainda não tinha um lar pelo que, no hospital era de todo impossível dedicarem-lhe o tempo necessário para a "obrigar" a fazê-lo.

Depois disso foi para casa da dona do hotel e obviamente por muito boa-vontade que existisse não havia tempo para andar com a Estrelita. Ora como ela tinha dores e ao mesmo tempo não era "forçada" a andar ... a recuperação foi muito mais lenta. :cry:

Entretanto veio cá para casa e a partir daí como realmente passou a ser "obrigada" a fazer exercício (andar) é que se notaram umas melhorias espectaculares. :wink: :wink:

O vet (não o que a operou mas o meu) quando ela lá foi passados dois meses da operação é que a aconselhou a ir à praia para ela andar ora na areia seca, ora na molhada para ganhar massa muscular mas isto só depois de 3 semanas a fazer passeios. Primeiro eram vários de curta duração e depois passámos para menos mas mais longos. Mas, o mais importante é sem dúvida andar, andar, andar. :cry: :cry:

Vai ver que a recuperação dela vai ser rapidinha ...

Boa sorte para a miúda. :wink: :wink:
unha
Membro Veterano
Mensagens: 781
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm
Localização: 13 pestinhas lindas!!!

terça nov 16, 2010 2:01 am

Kaminaru desejo-lhe sorte e que corra tudo bem vai ver que a menina vai aguentar bem a anestesia, até porque já tem 1 anito... :arrow: :arrow: :idea:


Tudo de bom para a pequenota.
Depois diga como correu a operação?
Boa sorte Unha
Moinhodoceu
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am

terça nov 16, 2010 10:16 am

Olá bom dia,

tenho uma cadela labrador que com três meses e meio teve luxação da patela nas duas patas, foi operada com 4 meses às 2 patas ao mesmo tempo. Recuperou rápidamente, apesar de ter que ter algum cuidado com ela. Hoje tem 4 anos e está óptima.
Boa sorte para a sua menina e vai ver que tudo vai correr bem, os nossos amigos surpreendem-nos.

Teresa
kaminaru
Membro Veterano
Mensagens: 577
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
Localização: Pulgas, Bekas, Yu~Ki

terça nov 16, 2010 10:43 am

Obrigada a todos pelas vossas palavras de encorajamento.
Vai correr tudo bem!!!! Não tarda nada tenho a maluca da cadela a trepar por tudo quanto é lado lá em casa. :) 8)
Sophiedi
Membro
Mensagens: 70
Registado: segunda jan 18, 2010 11:23 am
Localização: Jacó, Nina,Tobias, Carlota e Mafalda

terça nov 16, 2010 11:24 am

Não te fazia por aqui :) Aqui a Missdreams :wink: passou só para deixar um beijinho e para dizer que vai correr tudo bem com a tua miúda!!

Força nisso!!
Turrinhas e ronrons do Jacó, da Nina e do Tobias
Lambidelas da Carlota e da Mafalda
kaminaru
Membro Veterano
Mensagens: 577
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
Localização: Pulgas, Bekas, Yu~Ki

terça nov 16, 2010 12:24 pm

Sophiedi Escreveu:Não te fazia por aqui :) Aqui a Missdreams :wink: passou só para deixar um beijinho e para dizer que vai correr tudo bem com a tua miúda!!

Força nisso!!
Enaaa!!! Minha linda, andas por aqui também??? :) Que bom!
Obrigada pelos beijinhos. Depois mantenho-te informada.
Que tal andam os teus terroristas? ;)
bjukas
kaminaru
Membro Veterano
Mensagens: 577
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
Localização: Pulgas, Bekas, Yu~Ki

terça nov 16, 2010 12:58 pm

Olá a todos,

Devido ao agravamento dos sintomas da Bekas que nitidamente está em sofrimento, decidi telefonar para o vet e tentar adiantar a cirurgia.
Sendo assim, em vez de ser operada no dia 2 de Dezembro, a Bekas vai para o hospital no dia 19, esta Sexta feira.
Ai.... :( já nao consigo ver a bixa assim.
Responder

Voltar para “Cães”