Tita foi castrada e eu tou em pânico!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

franjinhas1
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm

terça nov 16, 2010 2:25 pm

A minha Baixinha como ficou uma noite para observação, no dia sentido começou logo a saltar para todos os sitios! Era impossível não deixar... mas também era porque não tinha dores... :)

Em relação ao antibiotico, dei sempre como a Vet recomendou (isto para gatos que é impossível meter um comprimido na boca :twisted: ): enrolado num bocadinho minimo de fiambre... Era uma delicia!! Nem desconfiava que estava a tomar o antibiotico!!

Em relação ao colar, eles fazem sempre uma grande fita... mas é importante e não devemos tirar antes do vet aconselhar.
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

terça nov 16, 2010 2:32 pm

NessieG Escreveu:A minha Buffy fez pontos internos por isso não tenho a experiencia do capacete, também não precisou de antibiotico, mas tomou uns antinflamatorios.

Nos 1ºs dias foi horrivel... ela é mto mariquinhas, então sempre que se mexia dava uns miados horriveis, parecia que lhe estava a ter dores horriveis... foi muito complicado para mim... Tinha que lhe dar comida à boca, ajudar a ir à casa de banho (é mesmo mariquinhas ela)

Mas passado 2dias já andava na boa, só não saltava... passado uns 4dias já estava tudo normal, nós tínhamos que andar sempre atrás dela a ver se não andava a saltar, mas era impossível...

A minha Mia vai ser para a semana, também vão ser pontos internos, mas como também vai retirar o globo ocular vai ter de levar pontos externos, lá vai ter que por o colar :(. Mas a Mia é a minha valente, de certeza que vai correr melhor!
Eu a Tita tambem tenho de lhe dar comidinha à boca, e só está a comer a húmida, porque a ração desde ontem nem lhe tocou, e quando lhe chego uns gãos aos bigodes ela torce o nariz!
Agora ao almoço continuava deitava no ninho dela, quando me viu veio para junto de mim um pouco, foi ao wc deixar um presentinho minusculo, tornei a meter-lhe betadine e deixei-a no ninho descansadinha.
Mete-me um pouco de confusão a sutura, sei lá, estava a espera que fosse uma coisa mais pequenina e melhor cozida :?
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça nov 16, 2010 2:55 pm

A costura se for bem feita depois nem se nota. A da Suri já não se vê.
Mas ela foi tapada com um penso e a desinfecção fez no consultorio passado 3 dias.
Parece que cada vet tem a sua tecnica. Assim ao ar é capaz de secar mais cedo, apesar de tb poder ter os seus contras, é preciso cuidados extras.
Mary83
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 3:18 pm

99smiles Escreveu:A costura se for bem feita depois nem se nota. A da Suri já não se vê.
Mas ela foi tapada com um penso e a desinfecção fez no consultorio passado 3 dias.
Parece que cada vet tem a sua tecnica. Assim ao ar é capaz de secar mais cedo, apesar de tb poder ter os seus contras, é preciso cuidados extras.
A vet a mim o que me disse é que assim a sutura cicatriza e cura mais depressa ao ar, e por outro lado explicou que já basta o "capacete" para a gatinha se sentir desconfortavel, se levasse o penso iria-se sentir ainda pior a nivel de conforto. Eu reparei que ela vai tentando lamber, mas como tem a protecção não consegue chegar a barriguita! Imagino que a deve incomodar mesmo, aquela coisa na cabeça, principalmente para comer, ou não consegue chegar ao prato, ou fica-lhe ali a comida no capacete, tenho de estar a dar-lhe bocadinho a bocadinho.
Tou a ver que no fim disto tudo vou ter de lhe dar uma banhoca daqui a umas semanitas :D 1º para retirar estas gorduras que vão ficando da comida e que embora eu limpe com toalhete nca fica muito bem, e depois em 2º porque ela não consegue dar o seu banho de cuspo diário como costumava fazer :lol: e finalmente em 3º, porque aquele belissimo pelo típico dos azuis da russia, na barriguita agora está mais pró alaranjado da betadine :roll:
Mary83
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 3:23 pm

NessieG Escreveu:A minha Buffy fez pontos internosquote]

Pontos internos???? E como é que fazem isso? Parece-me bem mais prático e menos desconfortável para os bixanitos! Mas também deduzo que deve ser mais caros.
A minha vet nunca me falou dessa opção. A verdade é que por tudo paguei cerca de 100 tustanitos, ou seja a OVH + funil + consulta daqui a 10 dias para retirar os pontos incluída no preço (96 tustanitos). Depois tive de comprar o antibiotico + a betadinhe à parte...
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça nov 16, 2010 3:52 pm

os pontos são absorvíveis, na costura intradérmica. :)

Atenção ao Betadine, basta pôr UMA vez por dia, senão é iodo a mais e acaba por fazer mais mal do que bem! o ideal é mesmo... não pôr nada! 8)

Eu acho que já "tive" (salvo seja...) todo o tipo de esterilizações meos o usado nas gatas ferais: desde sutura interna, penso e vestidinho, sutura externa, penso e vestidinho, dupla sutura (ehehe, a gaja é pespineta!), penso e vestidinho... (o vestidinho, o máximo que aguentou, foram 5 dias numa gata, nas outras durou apenas algumas horas; nesta gata mais paciente, houve foi alergia ao penso, ficom com a pele como que queimada!). As minhas últimas experiências, noutro vet, são de sutura externa e colar. A maioria dos vets prefere a sutura externa, é mais segura. Este vet não põe penso nem manda desinfectar, e o colar é obrigatório durante, pelo menos, 10 dias.
Também todas as minhas gatas menos uma, que é horrível de dar medicação, tomaram antibiótico oralmente. Só a fera tomou Convenia, um antibiótico de longa duração dado no vet.

por mim, fazia-se a todas o que se faz às ferais: sutura interna, antibiótico injectável de longa duração, 4 ou 5 dias de P:O. e "goodbye Maria Ivone"! Mas apenas para não me dar trabalho... parece que o melhor para as gatas é mesmo o procedimento habitual, mesmo com as variáveis. Até hoje, nenhum PO me correu mal. :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

terça nov 16, 2010 3:54 pm

Não faço ideia como eles fazem :), mas os pontos não está à vista,o organismo é que irá absorver os pontos, fica só uma cicatriz à mostra (também não taparam a cicatriz), não muito feia, e não é preciso proteger tanto pois não há o perigo de eles arrancarem as costuras, por isso não precisam de andar com o colar.
Só precisou de ir lá para ver se estava a curar.

A Buffy fez num veterinario amigo meu, por isso ficou ao mesmo preço que a sua vet lhe fez. Também já com os anti-inflamatórios.

Mas acho que não tem haver com o preço, é mesmo técnica de cada veterinário, ou fazem pontos internos ou externos, não há opção.

O veterinário onde eu vou agora com a Mia (o meu vet amigo não sabe retirar o globo ocular) fica a 135eur a OVH, creio que não inclui medicamentos.
Na altura perguntei-lhe se os pontos eram internos ou externos e ele disse que só fazia pontos internos (só no olho é que tinham de ser externos)
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
NessieG
Membro Veterano
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

terça nov 16, 2010 4:01 pm

Chamarrita Escreveu:
A maioria dos vets prefere a sutura externa, é mais segura. Este vet não põe penso nem manda desinfectar, e o colar é obrigatório durante, pelo menos, 10 dias.
Pois, não faço ideia se é melhor ou pior, a verdade é que a da Buffy correu tudo super bem, não tive trabalho nenhum, a não ser as mariquisses dela :P, mas com a ferida em si não fiz absolutamente nada a não ser dar-lhe o comprimido (que na altura tomava super bem, se fosse agora estava feita).

Agora espero que corra também o da Mia, mas de momento preocupa-me mais o olhinho dela :S
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça nov 16, 2010 4:03 pm

Não concordo, se o vet mandou desinfectar com betadine, deve-se fazer, até para evitar infecções na costura, o que se pode e deve fazer para o betadine não se tornar toxico é diluir num pouco de agua para não ser tão forte. Essa foi sempre a recomendação da vet onde vou.

Eu colocava uma tigelinha meia de agua e esguinchava um pouco de betadine lá pra dentro e desinfecto a zona afectada com uma rodela de algodão embebido.
Mary83
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 5:08 pm

99smiles Escreveu:Não concordo, se o vet mandou desinfectar com betadine, deve-se fazer, até para evitar infecções na costura, o que se pode e deve fazer para o betadine não se tornar toxico é diluir num pouco de agua para não ser tão forte. Essa foi sempre a recomendação da vet onde vou.

Eu colocava uma tigelinha meia de agua e esguinchava um pouco de betadine lá pra dentro e desinfecto a zona afectada com uma rodela de algodão embebido.
Pois... eu agora estou perdida, já não sei que faça, a vet só me disse para colocar batadine, mas não referiu quantas vezes. Coloquei directamente o betadine de manhã e ao almoço, mas se calhar a partir de amanha coloco só de manha e à noite. Eu tentei colocar com algodão mas não estava a conseguir, por isso agarrei nela, meti-a no meu colo de barriguinha para cima e como ela estava quietinha coloquei as gotas de betadine directamente, via-se que aquilo absorvia/entrava pela cicatriz. Mas se calhar em vez de meter 4 vezes ao dia, para não ficar aquilo muito humido, meto apenas duas. :roll:
NessieG
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 5:16 pm

Relativamente ao betadine, não tenho experiência com os animais, mas tenho experiência comigo própria...

Depois de ter ficado com a pele queimada para cicatrizar uma ferida, o medico disse que não se deve colocar demasiadas vezes pois queima (é sempre bom saber) lol.

Por isso deve funcionar da mesma forma com eles, não se deve colocar demasiadas vezes...
Mary83
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 5:22 pm

Enfim... no que me fui eu meter! :lol: Nunca imaginei há um ano atrás ser "mãe" desta gatinha e muito menos ficar tão dependente dela. Acho que sou eu mais dependente dela que ela de mim, ontem quando a vi naquele estado entrei mesmo em pânico, só queria que ela ficasse bem depressa e sentia-me culpada. Já não me consigo imaginar sem a bichanita.
Obrigada a todas vocês pela ajuda e esclarecimentos, ajudaram-me!

Quanto a Betadine, acho que 4 vezes ao dia como pensei inicialmente também seria demais, vou experimentando com duas e vou vendo como corre.
SusanaBor
Membro Júnior
Registado: terça mai 25, 2010 1:17 pm

terça nov 16, 2010 6:27 pm

Só agora vi que a Tita foi esterilizada. E pelo que vejo está a correr bem. :)
Bem eu esterilizei as minhas duas gatas vai fazer dois meses e foram as duas ao msm tempo. No dia em que vieram para casa tb entrei em pânico. Custa tanto ver as nossas meninas assim n é? Bem mas depois passou. Elas tiveram pontos internos reabsorviveis pelo organismo. A única indicação que tive da vet foi para desinfectar uma vez por dia com betadine, para ajudar a secar melhor. Tomaram antibiótico e dp a Julie msm assim fez infecção e teve que tomar anti-inflamatório. Mas tudo correu bem. Inclusivé no dia antes de lhes tirar o colar imagina duas gatas a correr uma atrás da outra com aquilo na cabeça. Uma comédia :P.
As melhoras para a Tita. :)
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça nov 16, 2010 8:06 pm

Mary83 Escreveu:
Quanto a Betadine, acho que 4 vezes ao dia como pensei inicialmente também seria demais, vou experimentando com duas e vou vendo como corre.
basta uma... mas porque não telefona à vet? :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça nov 16, 2010 8:29 pm

pode pôr betadine em creme. mas para quê põr tantas vezes? eu nunca pus betadine nenhum. aliás, se calhar o bepantene plus é melhor. definfecta e cicatriza. usei bastante nas feridas da kitty
Responder

Voltar para “Gatos”