Como posso fazer uma denuncia de maus tratos a um cão??????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pascalle
Registado: sexta ago 31, 2007 8:34 am

segunda nov 15, 2010 4:59 pm

Olá á todos,

Tenho um vizinho que tem um cão lindíssimo da raça basset round,
O cão passa o tempo inteiro preso numa varanda ao relento a tomar chuva e sol, chora a noite toda de frio e se calhar de fome também.
Gostava de fazer uma denuncia, mas não sei onde nem como como.
Alguém pode me ajudar??? Moro em Almada, teria de ser algo aqui perto, ou não? Estou um bocado desorientada, mas algo tem de ser feito por este podre animal. Por favor me ajudem.

Agradeço a atenção de todos,

:( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :(
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

segunda nov 15, 2010 5:10 pm

Também preciso de saber o que se pode fazer!
A GNR nesta zona não faz nada, ou melhor, goza com a situação.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Pascalle

segunda nov 15, 2010 5:23 pm

Pelos vistos nada pode ser feito aos podres animais.
Liguei a sociedade protectora dos animais e me disseram que somente a policia é quem tem autoridade para fazem alguma coisa nesta situação.
Isto é quando eles querem!!!
Enquanto os policiais gozam, os pobres animais continuam a sofrer.
É mesmo impressionante!!!!!!!
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

segunda nov 15, 2010 5:28 pm

Tente isto:

http://www.ci.esapl.pt/ecoesa/SOS%20ambiente.htm

Para a minha situação não vale a pena, porque o caso passa-se numa aldeola, com uma familia "Importante e influente".
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

segunda nov 15, 2010 5:31 pm

http://www.mundodosanimais.com/portal/d ... ncias.html

Segundo este artigo a policia é obrigada a actuar... mas infelizmente neste país a historia é sempre outra.
Pascalle

segunda nov 15, 2010 5:47 pm

Quanta injustiça da parte dos homens perante aos animais!
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda nov 15, 2010 6:05 pm

Mas é por o ouvir ganir que acha que ele está mal, consegue ver para dentro da varanda e ver se ele não tem um abrigo e dentro do abrigo alguma manta, terá realmente fome??...ha quanto tempo se depara com essa situação...será apenas um cachorro que ainda se está a adaptar a estar sozinho e por isso gane???

A raça é Basset Hound ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda nov 15, 2010 7:46 pm

Se meterem queixa e eles se mostrarem irónicos ou cínicos peçam (é um direito) o número de identificação e façam queixa no comando regional.

Pode fazer queixa para o SEPNA

http://adopta-me.org/news/61.php
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Pascalle

segunda nov 15, 2010 8:07 pm

Não é apenas por ouvi-lo ganir que acho que ele está mal.
É simples, o coitado fica ao relento, toma chuva e sol. Fica preso numa varanda pequena que mal pode andar ou fazer suas necessidades o dia inteiro. Para não dizer que ele não tem nenhum abrigo, sim ele tem um travesseiro que molha durante á noite com o sereno e com a chuva, pois aqui é um quarteirão da praia. Nunca ninguém vê o tira-lo de lá. Ele chora a noite inteira e treme de frio. Há e a varanda é sim aberta com grades de vidros e dá para vê-lo. Infelizmente! Ele já vive assim algum tempo, e de certeza que não é questão de hábito.
Quanto ao nome da raça sabia que era basset hound.
Mas de facto não sabia como escrever, obrigada !

mas é por o ouvir ganir que acha que ele está mal, consegue ver para dentro da varanda e ver se ele não tem um abrigo e dentro do abrigo alguma manta, terá realmente fome??...ha quanto tempo se depara com essa situação...será apenas um cachorro que ainda se está a adaptar a estar sozinho e por isso gane???

A raça é Basset Hound :wink: :wink:
fsilva185
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 3:52 pm

terça nov 16, 2010 4:23 pm

parece-me entao que a policia so actuou no meu caso.
incrivel

muito cuidado com as denuncias, é preciso ter a certeza
como sabe que o cao nao vai a rua? esta o dia todo a olhar para ele? a noite toda ?

porque nao confrontar os donos se a situacao incomoda? ou se existem duvidas.

o meu cao uivava muito quando estava sozinho, e como ele é magro, uma bela de uma vizinha dizia que ele chorava porque passava fome !!!

tomara ela ser tao bem tratada como meu cao é .

por pouco nao lhe pus eu uma denuncia por difamacao.
achei que nao valia a pena o trabalho.

e ai esta, a policia foi la casa ( por causa do barulho), e é por estas e outras que eles acabam por nao ligar, por exageros cometidos e ampliacao das queixas.
CarlotaM
Membro
Registado: segunda nov 15, 2010 1:03 pm

terça nov 16, 2010 4:37 pm

Pascalle,

Tive uma experiência semelhante á sua. É uma história uma bocado longa...espero que ajude.

O meu vizinho da frente deixava o seu cão preso a uma casota na horta. A horta fica em frente à minha casa, separada da casa do vizinho (esta zona é aldeia, portanto a divisão de habitações é um pouco atípica). O cão chorava imenso, e logo que tive oportunidade, quando encontrei o vizinho na rua, dei-lhe uma palavrinha sobre o cão que não estava bem ali, preso, e que chorava e que para além disso, não nos deixava dormir, até porque os cães não gostam de estar assim presos.
Ele concordou comigo mas disse-me que não havia lei que proibisse barulho durante o dia pelo menos, lá lhe expliquei que já não era bem assim, e tal, e para ele tentar resolver até por causa do sofrimento do animal. Foi uma conversa a bem, que não levou a lado nenhum. O cão continuou lá.
Numa Sexta de madrugada (2h00 da manhã) liguei para a GNR a fazer queixa que o cão gania e não deixava ninguém descansar e que além disso era uma crueldade. O GNR respondeu-me que estava sozinho na esquadra, tinha mais que fazer e se eu queria que ele fosse lá dar uma palavra ao cão (?!).
Fiquei com o nome dele “cabo X” e de seguida telefonei para a PSP que me disse para ligar para a Polícia Municipal que é quem resolve estes assuntos. Assim fiz. Expliquei à Polícia Municipal a situação e de como eu já tinha falado a bem com o vizinho e também contei a atitude do GNR. A Polícia Municipal ficou espantada com a resposta da GNR, disse que a GNR tinha que agir, mas que a Policia Municipal podia fazê-lo, se fizesse era para ir buscar o cão para entregá-lo a um canil. Eu fiquei de verificar de novo a situação com o vizinho, até para ele não ficar sem o cão, e de informar de seguida a Polícia Municipal.
Ainda nessa mesma madrugada voltei a ligar para o mesmo GNR “cabo X” e confrontei-o com a atitude da GNR face à atitude precisamente contrária da Policia Municipal, disse-lhe que os seus colegas Polícias tinham ficado muito espantados com a atitude da GNR, o que o deixou envergonhado/constrangido e ele disse-me que não me tinha dito que não ia resolver, mas antes que me disse que tinham casos prioritários nesta noite e que depois disso passavam pela minha casa. Eu disse-lhe que ele não me tinha dito nada disso, pois se tivesse eu teria percebido, não sou analfabeta, e não teria telefonado aos colegas dele das outras polícias, e para a próxima vez que uma cidadã ligasse para a GNR com uma queixa para ele atender como é obrigação da GNR que é para isso que ela existe.
Ainda lhe disse que talvez telefonasse para falar com o seu chefe no dia a seguir para lhe apresentar o atendimento do sr.”cabo X”.

Bom, tanto refilei, até que o cabo me disse que já tinha mandado uns GNR que estavam a caminho, e é verdade, pouco depois apareceram os GNR e tomaram nota da ocorrência. Embora na altura o cão já não estivesse a ganir, diziam os GNR (é preciso ter paciência para levar essas coisas, e ás vezes até fazer-mo-nos de "desentendidas"), eu respondi que de facto, assim que lá chegou a GNR o cão calou-se, deve ter sido de propósito certamente!!! O que aparentemente os deixou satisfeitos como ordem da lei.:roll:

No dia seguinte de manhã fui a casa do meu vizinho e expliquei-lhe tudo o que eu tinha feito e que a Polícia Municipal estava à espera da minha informação para ir lá buscar o cão e falar com os donos do mesmo, se a situação continuasse. Eu não tinha agido por mal mas antes para meu bem para poder descansar e para bem do cão, expliquei-lhe isto, e para ele não levar a mal, até porque já tinhamos conversado sobre o assunto.
O cão foi tirado de lá e puseram-no em casa deles (que eu saiba).

Espero que ajude – insista sempre até chegar a uma autoridade que a oiça, mesmo quando não querem ouvir - faça-se ouvir. Se tem esse objectivo - siga em frente.
Boa sorte.
yety
Membro
Registado: sábado ago 14, 2010 9:30 pm
Localização: Cães: D.Gastão, Indy, Sasha, Buu, Ben, Fix. Tartarura: Cascuda

quarta nov 17, 2010 6:31 pm

Olá!
Por acaso já tentou falar com eles? muitas vezes estão mortinhos para se verem livres do animal :evil:
Por vezes a via diplomática resulta melhor, dizendo que gostaria muito de ter um cãozinho daqueles, que o tem visto e que o acha muito giro....
São só exemplos mas já resultou comigo com um canito preso a uma corrente de 50cm, andei meses a "remoer" no assunto e a tentar dar a volta pelos "meios" legais e resolvi o problema em 5 minutos porque me deram o canito. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”