URGENTE, DB não come

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

LTmaverick
Membro Veterano
Registado: segunda nov 15, 2010 1:36 pm

terça nov 16, 2010 6:02 pm

Viva pessoal, peço desculpa por estar a postar sem antes fazer a apresentação mas preciso mesmo de ajuda.
Ontem ofereceram-me um DB com +/- 1 ano, o que acontece e que ainda não o vi comer nem beber e está sempre com a boca aberta é normal? a temperatura do terrario anda por volta dos 32º, tem grilos, zophobas, cenora, agua..
os gilos andam por cima dele(a pouco estavam 3 em cima da cabeça) e ele não os come, está sempre deitado em cima do tronco, quando pego nele e o meto no chão do terrario ele da um salto para o tronco...
aguardo resposta urgente
neusub
Membro
Registado: quinta abr 15, 2010 7:36 pm

terça nov 16, 2010 6:11 pm

Não sou a pesooa mais indicada para te indicar algo sobre DB's mas pelo que vejo o pessoal por aqui a falar acho que,

não deves deixar os grilos dentro do terrario se ele não os come, pois pode causar feridas;

32º acho que é pouco, penso que eles necessitam de mais calor (um spot a 40º);

se chegou a pouco tempo pode estar stressado;

se houver muito movimento em torno do terrario e andares sempre a pegar nele também stressa;

e quanto ao tamanho do terrario iluminação e tudo isso tambem deves ter em atenção.

Espera por respostas concretas porque o que eu te estou a dizer são coisas que vejo o pessoal dos DB's a falar :wink:
filipe95
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2008 9:06 pm

terça nov 16, 2010 7:15 pm

Para te pudermos ajudar melhor tens de dizer:

Tamanho do terrario
Tipo de substrato
Tens lampada Uvb 10.0

(acho que nao me esqueço de nada)

32 graus é pouco...
No teu terrario deveras criar uma zona fria, uma zona quente e um basking spot.

Zona fria-26 a 30
Zona quente-34 a 36
Basking spot-40º
<p>Cumprimentos, Filipe Jorge</p>
LTmaverick
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 7:49 pm

tenho a lampada que me indicaram na loja de animais no norte-shoping, deitei a caixa fora por isso não sei se é UVB 10.0, o terrario é feito em madeira com frente em acrilico, fiz ontem para remediar até acabar de fazer um maior, este tem 50x40x40, substrato refereste ao solo? é umas pedrinhas que me indicaram no norte shopping tambem, eu perguntei se não era perigoso e ele engulir e o gajo disse que não porque é um reptil do deserto e no deserto á areia..
diz que é um substracto calcico e diz que em caso de ingestão assilmilam facilmente pelos acidos gastricos.

ainda não tenho lampada de ceramica, só chega sexta feira,assim como o tapete de aquecimento. como posso remediar a situação? detesto ter o animal assim mas o antigo dono ia deita-lo a bouça...
é triste o que faz hoje em dia com os animais.
LTmaverick
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 7:54 pm

filipe95
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 8:51 pm

Na minha humilde opniao ele engolui essas lindas pedrinhas recomendadas pelo vendedor e podera ter ficado com ela impactada, pode nao ser casso para isso mas se fosse animal meu, ia ao vet :roll: .
Retira essas pedras TODAS e mete papel de cozinha a substituir.
(Deverias ter pesquisado antes de ter o animal para teres umas bases.)

A lampada nao consigo ver bem mas nao me parece de todo uma Uvb, tenta tirar uma foto a lampada com ela apagada.

Por enquando nao estou a ver como remediar a situaçao da lampada ceramica, tenta ir a outra pet-shop o mais rapido possivel.

A quanto tempo esta o Db em tua casa?
LTmaverick
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 9:26 pm

tenho-o desde ontem, o substracto só as meti hoje ao final do dia, por isso não deve ser dele, hoje a noite para a temperatura não baixar deixo a lampada ligada ou desligo??meti uma caixa de cartão a servir de toca por causa da luz, a temperatura neste momento com a luz ligada está a 30º.

as zophobas mudam de pele? é que uma delas deixou a pele para tras..lol

edit: ele não parece estar mal, alias ele e bastante activo, simplesmente não tocou nos grilos e nas zophobas e o dono disse que ele comia zophobas todos os dias, apesar de ser mau para a saude...
aqui fica um video para voces avaliarem

http://www.youtube.com/watch?v=GLXHq8PC5Ek
filipe95
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 10:45 pm

Entao o caso muda de figura, pensei que ja o tinhas a algum tempo e so agora tinha deixado de comer.
De qualquer das formas retira esse substrato e coloca papel de cozinha, é menos pratico para a limpeza mas sem duvida mais seguro :wink: .

De noite convem desligares a lampada para nao haver luz (nao o deixa descansar e ira stressar) ate porque de noite a temperatura pode baixar ate aos 23 graus.

Ele provavelmente nao esta a comer por ainda se estar a ambientar e nao ter as temperaturas certas nao ajuda, espera ate amanha a tarde para fazer mais uma tentativa de o alimentar, entretando evita mexer-lhe (andar constantemente a insistir acaba por ser um erro).

Ja agora teras de arranjar um termostato para a lampada ceramica (mando-te pm com um link).
E tenta tirar uma foto a essa lampada que esta ligada.

Ps: Sim, é normal e faz parte do crescimento.
Ps1: Nao me parece que o Db tenha um ano, é que nem de perto nem de longe :? .
filipe95
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 10:54 pm

element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

terça nov 16, 2010 11:00 pm

O termometro tem de estar no chão do terrário, caso contrário não sabes a que temperatura está o DB em contacto.
A boca aberta costuma ser sinal de temperatura a mais, tens termostato?
De noite podes desligar o aquecimento, desde que a temperatura ambiente não desça abaixo dos 20º.
LTmaverick
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 11:00 pm

obrigado pela resposta, ja tinha visto esses topicos, ajudaram muito.
nunca tinha pensado em ter um reptil, achava-os "esquezitos" mas desde que o DB chegou que é o centro das atençoes. Nunca pensei que um reptil pudesse ser um animal de estimação tão fixe.. só não quero que lhe aconteça nada de mal por não comer..tenho medo que se desligar a luz a temperatura desça abaixo dos 23º....

quanto custará um termostato? vi uns tutos de como fazer um mas parece complicado, será que compensa? alguem da zona norte que possa dar uma maozinha?
filipe95
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 11:25 pm

Tens pm
Osama
Membro Júnior
Registado: quinta set 30, 2010 12:45 am

quarta nov 17, 2010 2:56 am

LTmaverick Escreveu:tenho a lampada que me indicaram na loja de animais no norte-shoping, deitei a caixa fora por isso não sei se é UVB 10.0, o terrario é feito em madeira com frente em acrilico, fiz ontem para remediar até acabar de fazer um maior, este tem 50x40x40, substrato refereste ao solo? é umas pedrinhas que me indicaram no norte shopping tambem, eu perguntei se não era perigoso e ele engulir e o gajo disse que não porque é um reptil do deserto e no deserto á areia..
diz que é um substracto calcico e diz que em caso de ingestão assilmilam facilmente pelos acidos gastricos.

ainda não tenho lampada de ceramica, só chega sexta feira,assim como o tapete de aquecimento. como posso remediar a situação? detesto ter o animal assim mas o antigo dono ia deita-lo a bouça...
é triste o que faz hoje em dia com os animais.
Eles vivem em zonas rochosas aonde não existe areia, lol
Tira o substrato que tens actualmente e põe papel de cozinha (como aqueles das mesas dos restaurantes) como já foi dito, tenta arranjar o termostato. Não te preocupes mt de ele não comer, por enquanto ainda se deve estar a ambientar, no futuro vais ver que ainda te vais queixar de ele comer demais :lol:
Ja agora se possível tira o respiro da parte de cima, e põe-no de lado.
Boa sorte
<strong>
</strong>
LTmaverick
Membro Veterano

quarta nov 17, 2010 9:54 am

este terrario é so para desenrrascar enquanto faço o outro, este fizi-o a pressa numa tarde lol, mas não ficou mau, falta apenas decoração e fica um terrario porreirinho :P
LTmaverick
Membro Veterano

quarta nov 17, 2010 11:57 am

a lampada é uma destas..a imagem da 1ª é de 40W mas a que tenho é de 60W

Imagem

Namiba Terra Basking® - Sun Spot, 60 W, E 27
Namiba Terra Basking® SunSpots are special reflector lamps, which provide the nessecary combination of light and heat, like a sunspot in your terrarium. The warm colour of light is similar to the atmosphere of a natural late afternoon.

Imagem

Namiba Terra Basking® CrystalSun® Spot, 60 W, E 27
Namiba Terra Basking® CrystalSun®Spots are special reflector lamps, which provide a full spectrum of light up to the uv-range. The warm colour of light is similar to the atmosphere of a natural early morning.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”