gata gulosa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

sexta nov 28, 2003 1:03 pm

Olá amigos,

Tenho uma gata há cerca de 2 anos, que eu achei em pessimo estado quando fui de férias, era ela ainda bébé. Estava magrissima, com uma coriza avançada, nem abria os olhos de tao colados que estavam.
Por acaso, sempre gostei muito mais de caes do que de gatos e nunca me passou pela cabeça ter um gato a viver comigo .... Mas nao pude ignorar aquele bichinho.

Passei as minhas férias a tratar da gatinha que á custa de antibioticos e muita dedicaçao, tornou-se um menina lindissima, que se dá muito bem com o meu cao (brincam que nem dois gaiatos) e com os meus filhos.
Eu costumo dizer que ela tem uma "paciencia de ´jó" com eles.

Aprendi a gostar de gatos e a ter uma opiniao bem mais favoravel a respeito deles.
A minha gatinha é um verdadeiro "doce" mas é uma menina muito gulosa, e está a começar a engordar (pesa 5 kg).
Gostaria de saber se é prejudicial dar-lhe além da raçao seca, pescada cozida. E que ela , á hora do almoço vai sentar-se na bancada do lava-louça a olhar para o fogao, a ver se estao a cozer peixe para lhe dar. Mia imenso como que a dizer "Entao o meu peixe sai ou nao?"

Vai comendo tambem raçao e até durante a noite ela tem que petiscar, senao nao deixa dormir ninguem, de tanto miar por nao encontrar a comida.
O que me aconselham: Deixo de lhe dar o peixe ou nao trará grandes problemas?
Esqueci de dizer que ela foi esterilizada há um ano.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta nov 28, 2003 2:17 pm

Olá

O peixe em demasia faz mal aos gatos. Dê só como mimo.
As gatas depois de esterilizadas têm tendência a engordar, aconselhava a que lhe desse uma ração própria para gatas esterilizadas ou então uma ração light, assim ela já não engordava tanto. Dê só a dose diária recomendada.

Beijokas
kathleen
Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

sexta nov 28, 2003 5:51 pm

Olá,

O meu gato tb estava habituado a comer pescada, apos ter sido capado, continuei a dar. Para alem de ter engordado um pouco, ganhou tb cristais na bexiga (não te consigo explicar o que é). Portanto, deixou defazer xixi.

Fui imediatamente ao vet, que me informou que gato capado tem mais possibilidades de contrair infecções na bexiga, principalmente qd a alimentação não é cuidada. Deixei de lhe dar peixe.

Custou-me ver o gatinho a chorar por peixe durante 3 dias, mas passou. E hoje é um gato saudavel, brincalhão e alegre. Nunca mais teve nenhuma infecção, e eu uma vez por mês dou-lhe um 1/4 de um carapau. E para te ser sincera, ele vai lá, come dois ou tres pedaços e depois vai-se embora.

Acho que é melhor cortar agora, do que sofrer depois.

Miaus

Sgomes :lol:
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta nov 28, 2003 5:56 pm

Olá juju

O meu Tobias é um gato muito gordo, engordou muito depois de ter sido castrado, pesa agora 6.5 Kg :oops: :oops: :oops: , e só come light, mas parece que está sempre gordo. Já lhe comprei ração da Royal Canin Obesity, mas ele odiou-a, nem lhe tocava e eu, parva, não insisti... :oops:

Agora se esta não lhe fizer nada, vou-lhe dar novamente

Beijinhos

Tchinho
alexandra_conde
Membro Júnior
Registado: quinta nov 20, 2003 8:39 pm

sexta nov 28, 2003 6:19 pm

Mas o peixe cozido, simples sem tempero nenhum faz mal aos gatos ?

A minha Bonequinha adora peixe, farta-se miar e depois corre para o frigorífico e depois para o fogão. Eu ultimamente não lhe tenho dado porque aquela teimosita já não queria comer secos só pescada cozida e comecei a achar que só peixe não era alimentação e comecei-lhe a deixar só secos. No primeiro dia não comeu nada mas agora já vai pestiscando desde que seja purina one de salmão. Se lhe quiser dar uns sequitos da royal só bem misturados com os outros e numa porção pequenina.

Beijocas,

Alexandra
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

sexta nov 28, 2003 6:25 pm

Olá!!

A minha gata desde que veio cá para casa(2 meses),que todos os dias de manha come peixe cozido! Já à varios anos tenho dito para ele parar de dar,porque faz mal,mas ele diz que não...À noite como outra ração, e tem todo o dia ração seca e agua!!
A gata pesa uns 4 Kg e tem 10 anos!!

Bjinhos
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

sábado nov 29, 2003 9:55 pm

Segundo a minha vet, o porquê de não se dever dar peixe em demasia é devido ao magnésio que este contém e que pode dar origem à formação de cristais na urina ou piorar a situação.

jokas
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado nov 29, 2003 10:20 pm

Olá!

Os problemas urinários são fundamentalmente dos machos. As fêmeas raramente os têm.
Logo que a maior parte da alimentação seja da ração, não vejo mal nenhum em dar à gatinha peixe, mesmo que seja um bocado só, pelo menos dá-lhe esse gostinho.
Como ela está a engordar, reduza a quantidade, e pode até ir alternando os dias em que dá.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo nov 30, 2003 1:10 pm

se o gato tem problemas renais, não deve dar peixe.
os mmeus velhotes duraram cerca de 16 anos e comeram muito peixe. naquela altura, não se falava muito em rações. a verdade, é que o gato teve algumas infecções urinárias. com o tempo, começaram só a comer ração. agora que descobri que o pantufa é insuficiente renal, acabou-se o peixe. estão bons e recomendam-se. até tenho medo de lhes dar ração à base de peixe :roll: :roll:
Lazuliy
Membro Júnior
Registado: segunda ago 18, 2003 6:27 pm

domingo nov 30, 2003 2:59 pm

Olá a todos,

os meus miaus também comem muito peixe. São muito esquisitos. Bem é mais o Nino, a Joaninha a pequenina come tudo bem desde que o Nino a deixe comer também. Tem «biscoitos» sempre mas quando chega a hora de comer o Nino mia que se farta pelo peixe. Ele é castrado, e por isso não lhe devia dar peixe mas ele só come peixe. Come de vez enquando biscoitos, frango cozido, e costuma enjoar as latinhas e as saquetas. Basta comer muitas vezes da mesma que pronto enjoa-se e vira mesmo o prato. O pior que o tempo não está para peixinho e já nem sei o que fazer para que ele coma outras coisas. Ja pensei em deixa-lo a miar até que se farta, mas o Nino é um gato matreiro e mia sem parar, miau, miau, miau e pronto lá se vai fazer o peixe para o menino, que come muitas vezes ainda meio morno. :oops:
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo nov 30, 2003 5:35 pm

Olá!

Tem de ter muito cuidado porque os machos podem fazer problemas urinários e muito mais sendo castrados.

Mesmo que ele teime tem que ser mais inflexível - é a saúde do seu gato que está em causa - o peixe dado frequentemente pode despoletar esses problemas. E olhe que é grave. Se não for tratado a tempo pode ser fatal.

:|
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”