Nova Iguana Verde e algumas dúvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Kyapo
Membro
Registado: quarta nov 17, 2010 8:52 pm
Localização: Iguana Verde, Cobra do Milho (fase amel. albina), Chinchila (cor Cinza), Ratazana Doméstica, Gato Eu

quarta nov 17, 2010 9:53 pm

Boas,
Sou novo por cá, registei-me à pouco para apresentar a minha nova iguana verde, a Nessie :D
Estou muito contente com ela, é de facto um animal bonito e meigo que poderão ver mais ao pormenor no petsite que fiz para ela. Na sexta-feira 5 de Novembro, ainda este mês trouxe-a para casa de uma loja de animais e fiz deste dia o seu aniversário a pesar de ela ser um pouquito mais velha, cerca de uns 2/3 meses. Assim que cheguei instalei logo o animal devidamente, a principio num pequeno aquário, pois estava a fazer um terrário e pensei que ainda no mesmo dia o teria pronto mas infelizmente enquanto cortava o vidro este partiu e bem lá teve a Nessie que ficar pelo aquário mais uns dias até arranjar outro vidro :|
Neste momento ela está bem instalada na sua nova casa. O terrário tem 75cm de altura e 80cm de comprimento, para uma iguana com uns 30cm penso que está bom, tem também um tronco para que ela possa apanhar a luz da lâmpada UVA, UVB (daquelas finas e compridas, tem 75cm) que tenho lá e além disto tem um fundo com substrato próprio que me recomendaram na loja, tem também uma taça com água e outra com comida sempre renovadas todos os dias bem como um termómetro e um higrómetro.
A humidade está nos 80% quase sempre e quando baixa é apenas por uns valores mínimos, mas o problema é a temperatura que está pelos 20-21 graus e sei que deveria estar no 30 mas no entanto não sei como a fazer subir até este valor e era isso que tenciono saber com este post. O terrário tem poucas aberturas, apenas o suficiente para que possa respirar e nada mais e queria saber se há algo que possa fazer para que a temperatura aumente até aos 30 graus mas sem ter de gastar uma grande quantia pois o que tinha já foi gasto nos equipamentos que referi anteriormente.
Outra dúvida minha, é que quando a comprei ela era mais verde e agora está mais escura principalmente nas costas, o que posso fazer para que tenha um belo e bonito verde? (Podem vê-la pela minha foto de perfil para terem uma noção da cor)

Cumps,
Vitor Salvador
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta nov 17, 2010 10:04 pm

Vitor algo esta mal. alias convem que tenhas boa ventilaçao,nao é por ai, que usas para aquecer? é que a lampada uvb nao aquece! compra uma boa lampada de ceramica
Kyapo
Membro
Localização: Iguana Verde, Cobra do Milho (fase amel. albina), Chinchila (cor Cinza), Ratazana Doméstica, Gato Eu

quarta nov 17, 2010 10:09 pm

cris17 Escreveu:Vitor algo esta mal. alias convem que tenhas boa ventilaçao,nao é por ai, que usas para aquecer? é que a lampada uvb nao aquece! compra uma boa lampada de ceramica
Boas Cris,
Eu informei-me sobre muito a cerca das iguana e sei que é necessário um bom sistema de ventilação para que o ar circule e ao que parece está adequado. A lâmpada que tenho tem 25W, 75cm e segundo aqui a caixinha emite 30% de luz UVA e 4% de luz UVB e pelo que a dona da loja me disse é suficiente para o terrário que tenho, acha mesmo necessário comprar uma lâmpada de cerâmica?
cris17
Membro Veterano

quarta nov 17, 2010 10:12 pm

regra geral: os lojistas nao sabem a ponta do que falam! essa lampada nao é la grande coisa se puderes trocar troca por uma que tenha 5% de uvb no minimo, eu pessoalmente gosto das da exoterra 8.0. uma vez mais digo que uvb nao é aquecimento sao ambos necessarios, vais mesmo ter que comprar uma destas lampadas de ceramica para complementar a de uvb, caso contrario a iguana nao irá aguentar este inverno
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

quarta nov 17, 2010 10:16 pm

Para ter uma boa temperatura de dia e de noite, não vejo melhor maneira do que ter uma lâmpada de cerâmica ligada a um termostato
E se for á loja pedir aquecimento e se o senhor(a) da loja lhe quiser vender uma pedra de aquecimento, recuse. :wink:
Última edição por vasco94 em quarta nov 17, 2010 10:19 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong></strong></p>
Kyapo
Membro

quarta nov 17, 2010 10:19 pm

cris17 Escreveu:regra geral: os lojistas nao sabem a ponta do que falam! essa lampada nao é la grande coisa se puderes trocar troca por uma que tenha 5% de uvb no minimo, eu pessoalmente gosto das da exoterra 8.0. uma vez mais digo que uvb nao é aquecimento sao ambos necessarios, vais mesmo ter que comprar uma destas lampadas de ceramica para complementar a de uvb, caso contrario a iguana nao irá aguentar este inverno
Pois realmente já reparei nisso e ainda esta semana vou tratar de comprar a lâmpada de cerâmica para aquecer mais o terrário.
Obrigado pelas dicas Cris, foram muito uteis. No entanto se me puderes dar umas dicas sobre a cor do animal eu ficaria ainda mais agradecido :wink:
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta nov 17, 2010 10:22 pm

E a lampada UVB só se liga de dia...
cris17
Membro Veterano

quarta nov 17, 2010 10:23 pm

atençao que as lampadas de ceramica teem q ser reguladas com termostato ou reostato (mais barato, apenas controla a intensidade mas para quem esta smpre de olho é do melhor).
quanto á cor a minha quando vinha bebé á 3 anos tb vinha assim com restos de pele seca de mas mudas, basta dares lhe uns banhos de agua morna na banheira saladinhas e 33º de temperatura para ficar verdinha brilhante
Kyapo
Membro

quarta nov 17, 2010 10:30 pm

Isso da lâmpada UVB só a ligo de dia sim, e quando à pedra de aquecimento já me informei que faz mal às iguanas e a outros lagartos. E em principio ainda esta semana trato do resto.
Em relação aos banhos, eu tenho receio que ela fique com medo de mim por a pegar e a levar ao banho, não sei mesmo, o que me dizem? Até ver ela deixa-me fazer-lhe festas sem problemas mas penso que daí a pegar-lhe ainda vai um grande passo.
Mais uma vez obrigado pelas dicas :D
cris17
Membro Veterano

quarta nov 17, 2010 10:42 pm

sem medos 8)
Kyapo
Membro

quarta nov 17, 2010 10:46 pm

É bom saber :D
Muito obrigado a todos pelas dicas que me deram neste tópico.

Cumps,
Vitor Salvador
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”