Cão de Fila da Terceira
Moderador: mcerqueira
Muito interessante. Confesso que nunca tinha ouvido falar ou antes, no livro Mau Tempo no Canal fala-se de um rabo torto mas pensei sempre que era um fila s. miguel....
Nunca vi nenhum e já estive várias vezes na Terceira, mas mesmo os Barbados pouca gente os conhece e divulgação é quase nenhuma.
Nunca vi nenhum e já estive várias vezes na Terceira, mas mesmo os Barbados pouca gente os conhece e divulgação é quase nenhuma.
Provavelmente está já considerado extinto, por não haver exemplares suficientes para fazer reviver a raça. Tal como acontece com o podengo português grande.
E como quase aconteceu com o cão-de-água português.
Quando leio como foram reconstituídas várias raças dadas por extintas por esse mundo fora, fico sempre a pensar por que raio não se faz o mesmo por cá...
Quando leio como foram reconstituídas várias raças dadas por extintas por esse mundo fora, fico sempre a pensar por que raio não se faz o mesmo por cá...
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Implica custos, muita pesquisa, cohecimentos cientificos no campo da genética e muitos conhecimentos. Ora por cá, até com raças mais que conhecidas se fazem grandes asneiras, quanto mais desenterrar uma raça....
Depois temos de nos render à evidencia, há dezenas de raças que foram desaparecendo, extintas por que a funcionalidade original deixou de ser útil ou deixou de exisitir, ou porque raças novas mais atractivas surgiram, no reino dos spaniels vê-se muito isso.
Havia imensos spaniels com mais qualidades do que o cocker e agora são quase invisiveis, algumas desapareceram mesmo. E venceu o cocker que por acaso nunca me conquistou....
Mas lá está: entrou na moda, era mais pequeno, protagonizou um Disney...
Os setters ingleses são lindissimos, mas quase invisiveis ao pé dos irlandeses.
Os podengos grandes cerdosos desapareceram com a competição de raças estrangeiras e com o rarear de veados.
Os rafeiros alentejanos quase desapareceram a seguir ao 25 Abril.
As raças portuguesas mais rústicas não tem grande saida...são cães de trabalho, não são "finos" e na moda!
Se calhar o fila s. miguel, mais ligeiro, mais pequeno, destronou o rabo-torto. Teria a raça alguma disfunção interna que provocava pouca fertilidade?
Em contrapartida no Algarve querem lançar o cão do barrocal algarvio.
Depois temos de nos render à evidencia, há dezenas de raças que foram desaparecendo, extintas por que a funcionalidade original deixou de ser útil ou deixou de exisitir, ou porque raças novas mais atractivas surgiram, no reino dos spaniels vê-se muito isso.
Havia imensos spaniels com mais qualidades do que o cocker e agora são quase invisiveis, algumas desapareceram mesmo. E venceu o cocker que por acaso nunca me conquistou....
Mas lá está: entrou na moda, era mais pequeno, protagonizou um Disney...
Os setters ingleses são lindissimos, mas quase invisiveis ao pé dos irlandeses.
Os podengos grandes cerdosos desapareceram com a competição de raças estrangeiras e com o rarear de veados.
Os rafeiros alentejanos quase desapareceram a seguir ao 25 Abril.
As raças portuguesas mais rústicas não tem grande saida...são cães de trabalho, não são "finos" e na moda!
Se calhar o fila s. miguel, mais ligeiro, mais pequeno, destronou o rabo-torto. Teria a raça alguma disfunção interna que provocava pouca fertilidade?
Em contrapartida no Algarve querem lançar o cão do barrocal algarvio.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
o podengo portugues grande não está extinto, até tem aparecido em expos.LuluB Escreveu:Provavelmente está já considerado extinto, por não haver exemplares suficientes para fazer reviver a raça. Tal como acontece com o podengo português grande.
Tanto quanto sei, contam-se por poucas centenas os seus exemplares em todo o país. Ou melhor, até há meia dúzia de anos estava recenseado em todo o país um número considerado insuficiente para se confirmar a sobrevivência desta variante da raça. Se daí para cá se incrementou a sua criação, isso já não sei, mas se é o que se passa, ainda bem!buzio Escreveu:o podengo portugues grande não está extinto, até tem aparecido em expos.LuluB Escreveu:Provavelmente está já considerado extinto, por não haver exemplares suficientes para fazer reviver a raça. Tal como acontece com o podengo português grande.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Por acaso gostava de saber quantos existem actualmente, mas nas estatísticas do CPC só aparece "Podengo Português", não distinguem variedadesLuluB Escreveu:Tanto quanto sei, contam-se por poucas centenas os seus exemplares em todo o país. Ou melhor, até há meia dúzia de anos estava recenseado em todo o país um número considerado insuficiente para se confirmar a sobrevivência desta variante da raça. Se daí para cá se incrementou a sua criação, isso já não sei, mas se é o que se passa, ainda bem!buzio Escreveu:o podengo portugues grande não está extinto, até tem aparecido em expos.LuluB Escreveu:Provavelmente está já considerado extinto, por não haver exemplares suficientes para fazer reviver a raça. Tal como acontece com o podengo português grande.

Eis o que encontrei no site do Clube da raça:c_saraiva Escreveu:Por acaso gostava de saber quantos existem actualmente, mas nas estatísticas do CPC só aparece "Podengo Português", não distinguem variedadesLuluB Escreveu:Tanto quanto sei, contam-se por poucas centenas os seus exemplares em todo o país. Ou melhor, até há meia dúzia de anos estava recenseado em todo o país um número considerado insuficiente para se confirmar a sobrevivência desta variante da raça. Se daí para cá se incrementou a sua criação, isso já não sei, mas se é o que se passa, ainda bem!buzio Escreveu:o podengo portugues grande não está extinto, até tem aparecido em expos.LuluB Escreveu:Provavelmente está já considerado extinto, por não haver exemplares suficientes para fazer reviver a raça. Tal como acontece com o podengo português grande.
...
O Podengo Grande é usado na caça grossa, nomeadamente o javali. Ainda hoje desempenha essa função, embora tenha sofrido forte diminuição de efectivos nos anos setenta devido à política agrícola e florestal do país. Actualmente esta variedade ressurge, embora as duas variedades, de pelo liso e cerdoso, estejam apenas a ser defendidas por dois criadores, que o salvaram da extinção.
Integra matilhas e segue pistas, sendo considerado um excelente cão de corso na caça grossa, por vezes com o sacrifício da própria vida. Actua nas Beiras e Alentejo, adaptando-se perfeitamente ao clima seco e quente do Sul.
...
Em http://clubedopodengoportugues.com/podengo.html
O que refrescou um pouco a memória. De facto, lembro-me de ter lido, aquando de uma pesquisa que fiz para um trabalho, que haveria em Portugal pouco mais de uma centena de podengos grandes.
E pelo que se vê no quadro que encontrei no mesmo site, tem havido alguma criação desta variedade, mas a mim parece-me que ainda não é suficiente para se poder dar como certo terem saído da extinção.
Nesse quadro, pode ler-se que entre 1984 e 2001, foram registados 245 podengos grandes de pêlo cerdoso, contra 26 de pêlo liso. Ou seja, uma média de trinta por ano nas duas variedades do tamanho grande.
Em 2004, três anos depois, foram registados 18 cerdosos e 13 lisos: em 2005, 53 e 13, respectivamente. A partir de 2005, o Clube não regista nenhum, não sei por não ter tido conhecimento, se por não haver ninhadas registadas no CPC.
Penso que os exemplares apresentados nas exposições e que a Búzio tem visto, serão certamente dos dois criadores referidos no site.
E é aqui exactamente que me surge a interrogação: entre tantos criadores a criarem raças mais em moda, como huskies (que utilidade terão os huskies entre nós?), labradores e outras raças estrangeiras, não haverá nenhum que se apaixone pelo portuguesíssimo podengo português grande?
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Pois, os podengos pequenos e médios abundam e fervilham como pulgas em pêlo sujo. São um bom negócio para os criadeiros, como se viu pelo caso do Zé da Burra e se vê nos anúncios de venda dos sites "especializados"...moslie Escreveu:Penso que o Podengo Grande é raro. O que abunda são os médios e pequenos.
Foi ultrapassado na caça grossa por outras raças mais "vistosas".
Mas a falta de caça grossa não pode ser desculpa para o desinteresse que leva à extinção do podengo grande. O que não falta por aí é raças reconvertidas, e esta variedade pode também sê-lo, pois são conhecidas as suas qualidades como cão de vigia e alarme...
Digo eu, sei lá. Se calhar até estou enganada...
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Cães de matilha e caça grossa não são fáceis de adaptar a outros fins, tais como os cães de gado, por serem geralmente ou demasiado independentes ou demasiado territoriais ou exigirem bastante espaço.
Há imensas raças estrangeiras de corso que se pesquisarem em bons livros e mesmo os seus criadores aconselham logo se são ou não adaptáveis á vida na cidade ou mesmo como cão de companhia.
Gosto imenso do podengo port. pequeno mas a maioria das pessoas concorda que é demasiado barulhento (característica apreciada na caça), demasiado vivaz e pode demonstrar demasiado interesse em pequeno animais de companhia.
Além disso o podengo grande não é assim muito "bonito", quer dizer para os padrões de "beleza de cão de companhia...
Porque é que acham que os filas s. miguel nunca foram muito populares?
E os castros laboreiros?
Há imensas raças estrangeiras de corso que se pesquisarem em bons livros e mesmo os seus criadores aconselham logo se são ou não adaptáveis á vida na cidade ou mesmo como cão de companhia.
Gosto imenso do podengo port. pequeno mas a maioria das pessoas concorda que é demasiado barulhento (característica apreciada na caça), demasiado vivaz e pode demonstrar demasiado interesse em pequeno animais de companhia.
Além disso o podengo grande não é assim muito "bonito", quer dizer para os padrões de "beleza de cão de companhia...
Porque é que acham que os filas s. miguel nunca foram muito populares?
E os castros laboreiros?
-
- Membro Veterano
... bem não há muitos, mas pode-se constatar o crescimento na pág. 14
http://www.cpc.pt/cpc/relatorios/RELATO ... S_2008.pdf
http://www.cpc.pt/cpc/relatorios/RELATO ... S_2008.pdf
-
- Membro Veterano
aqui, ja no relatório de 2009, nota-se um pequeno decréscimo do número de podengos grandes lisos e aumento dos cerdosos. Há que ter em atenção que as cadelas nascidas em 2008, só mais tarde vão contribuir (ou não) para um aumento de número de exemplares da raça.
http://www.cpc.pt/cpc/relatorios/RELATO ... S_2009.pdf
pag. 16
http://www.cpc.pt/cpc/relatorios/RELATO ... S_2009.pdf
pag. 16
É verdade, sim.
O que é animador. Só tenho é pena que se tenda a criar mais os podengos grandes de pêlo cerdoso, em vez dos de pêlo liso, quanto a mim mais bonitos.

</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>