amus Escreveu:Aconselho-a vivamente a editar o nome do gatil onde comprou a sua gata. Não só é considerado publicidade, como o que refere a seguir não é nada abonatório para a criadora, nem para qualquer criador. Não se não concordava com as condições da criadora, ou não comprava ou apresentava as razões à própria.
Passo a explicar a diferença entre gato de companhia ou pet e de criação/expo. Os gatos considerados de companhia ou adquiridos para tal (a um preço bem mas baixo, diga-se) são animais que apresentam falhas mais ou menos graves ao estalão da raça e que não são cruzados para não perpetuarem essas falhas. Caso o fossem cada vez mais apareceriam animais com os mesmos "defeitos" ou piores, nesse caso acabava-se com o estalão e, obrigatoriamente, com a raça.
Outra situação são os animais que, apesar de não apresentarem nenhumas falhas ao estalão, o criador opta por vender a um preço mais baixo também para pet. Porquê? Porque assim o decidiu. Por vezes são animais que podem participar perfeitamente nas expos na Classe de Neutros.
Relativamente à entrega ou não do Lop no acto da compra de um animal para pet, não é de todo (ou pelo não o deveria ser) pelos motivos que apresentou. Se um animal é vendido só para companhia não o é para fazer criação e muito menos para andar em expos (expecto no caso apresentado). O trabalho de um criador é dificil e nenhum gosta de ver as suas linhagens associadas a ninhadas e pedigrees que em pouco ou nada dignificam a raça ou querem o seu tranalho difundido de forma menos escrupulosa (atenção que não digo que seria o seu caso;)).
Não sei se terei sido claro, mas de facto nos ultimos tempos a minha retórica anda péssima (é da idade

)
Ps não sou criador de gatos nem advogado do diabo, simplesmente gosto de ver os 2 lados referidos

Resolvi seguir a sua indicação

não era minha intenção fazer publicidade ou denegrir a imagem da criadora, muito pelo contrário, se não concordava com as opções dela simplesmente não tinha comprado a gatinha onde comprei.
Apenas queria relatar o meu caso. A entrega ou não do Lop no acto de compra, ou apenas depois da castração pode ser uma salvaguarda que os criadores têm pelas várias razões aqui apresentadas:
- Ou porque são animais que apresentam falhas ao estalão da raça,
- Ou porque o criador assim quis,
- Ou até mesmo pelas razões que eu referi, que embora possam parecer frias a qualquer um de nós, provavelmente não o é para todos os criadores.
Não tenho nada a apontar de nagativo à criadora, simplesmente foi a impressão com que fiquei.
Antes de adquirir a gata conversamos, trocamos mais de 40 mails com esclarecimentos e dúvidads de parte a parte, informei-me junto do CPF e até coloquei essa questão do Lop apenas ser entregue depois de eu enviar comprovativo de castração da gata, e eles próprios referiram essa hipotese, que era uma salvaguarda que muitos criadores de animais impunham para que não haja, digamos, concorrencia directa no futuro. Sei que a gata é de linhagem pura, se assim se pode dizer,

(ainda estou a aprender estas coisas) porque a própria criadora o referiu, no contrato de venda vêm referidos os pais da gata, nomeadamente o pai gatão sendo um campeão internacional, e a minha gata era a ultima da ninhada. Ou seja, sendo a ultima da ninhada, se tivesse as tais falhas de estalão da raça, não se poderia colocar a questão se é para concurso ou companhia, nem se poderia diferenciar o preço, sendo a ultima da ninhada, não havia hipotese, ou tinha "defeito" ou não tinha, não podia ter defeito se fosse para companhia e não ter defeito se fosse para criação ou concursos! Pelas longas trocas de impressão que tive com a tratadora, a ideia com que fiquei e que me foi passada foi exactamente essa, que ela como criadora por mais que acreditasse na minha palavra (em que a gata seria apenas para companhia e não para concursos ou criação), se me entregasse logo o Lop nada lhe daria garantia que dentro de um ano eu não estaria a vender gatos e em concursos a fazer concorrência!
Não sei se me fiz entender

mas resumindo, acredito que muitos criadores estimem os seus animais e queiram o melhor para eles, mas também acredito que em muitos dos criadores o €€€ fala mais alto, e que embora gostem dos animais e os estimem, tudo não passa de um negócio.
Não quero com isto ferir susceptibilidades, é apenas uma opinião!