Questão sobre LOP

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quinta nov 18, 2010 2:51 pm

Uma amiga minha ficou com 2 gatas mãe e filha enquanto esta foi bebé correu tudo lindamente depois cresceu e não se podem ver uma à outra. Aquilo é mesmo de uma agressividade que nunca vi têm de estar ambas separadas.
Também tenho uma vizinha que tem duas gatinhas manas e estão sempre cada uma para seu lado, é como se a outra não existisse, nem sequer dormem na mesma divisão, não são agressivas apenas ignoram-se totalmente.
Para mim o melhor mesmo é macho e femea, devidamente castrados, entendem-se melhor e já nos cães também é o que resulta :wink:
Sónia
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

quinta nov 18, 2010 2:54 pm

Chamarrita Escreveu:acrescento ainda outra raça muito apreciada, os siameses. Os siameses eram criados em mosteiros e em palácios, e NUNCA eram oferecidos (vender estava fora de questão...) senão a outros mosteiros e outros palácios. A partir do momento em que cairam nas mãos ocidentais, passaram a ser comercializados, tornaram-se longilíneos e esguios, passaram a ter problemas de pele... E os gatos siameses tradicionais, de cabeça redonda, passaram a ser vistos como gatos domésticos comuns com pelagem colourpoint, o que também é um erro. Há quem crie profissionalmente os siameses tradicionais, mas não têm um aspecto tão exótico...

Ou seja, todas as raças criadas pelo homem têm problemas associados aos genes, porque são os genes que conferem a forma e a pelagem aos gatos. Não é difícil perceber que um persinha com o nariz demasiado "esborrachado" irá ter problemas e infecções respiratórias e oculares e, se não for escovado diariamente, terá rastas e infecções na pele. Ainda que o animal seja de uma linhagem saudável, com todos os despistes feitos, se se perder ou fugir ou os donos falecerem e ninguém quiser/souber tomar conta dele, terá uma vida muito curta, triste e acabará por falecer em grande sofrimento.

Com respeito aos gatos azuis... há por aí muito azul rafeirinho de gema criado como Azul da Rússia ou como Chartreaux. A cor azul é apenas preto diluido; junte-se um macho e uma fêmea destas cores, e sairão lindos gatinhos rafeiros... mas azuis. Tal como a história da minha Joaninha amarela, a diferença é que não há Amarelos da Rússia como há os Azuis. :twisted:
Sei que muita gente tem paixão pelos persas, mas eu pessoalmente não lhes acho piada nenhuma e desde que alteraram geneticamente os bichanos, para ficarem com o focinho achatado menos gosto deles. Acho uma estupidez de todo o tamanho alterarem geneticamente os animais, só mostra como nós humanos somos egoistas e temos a mania que somos Deuses, e tudo tem de ser de acordo com a nossa real vontade. Não seria contra as alterações geneticas nos animais se fosse para melhorar as sua vida, mas infelizmente não é esse o caso.

Tal como os gatos Siameses, os que são considerados de raça nos nossos dias para mim são feios e têm um aspecto frágil, gosto mais dos "siameses refeiros" com o craneo mais redondinho e com aspecto mais saudavel.

No que toca a Gatos Azuis da Rússia, pessoalmente acho que nada têm a ver com o British Azul ou Chartreaux, embora sejam muitas vezes confundidos são bastantes diferentes. Sou uma apaixonada da raça há anos, e pelo que sei é uma raça pura que até ao momento não sofreu modificações geneticas, felizmente o Homem ainda não se lembrou de alterar isto e aquilo, mas aconteceu o mesmo que aos Siameses, era um gato da nobresa Russa, muito estimado pelos Czares, não se sabe muito bem como chegou a Europa, mas mal chegou, toca a fazer negocio com eles. Não desprezo um gato que seja rafeiro, para mim rafeiro ou de raça é um gato acima de tudo, simplesmente me deixei fascinar pelos Azuis da Russia e quando decidi ter um Azul da Russia a sério, dirigi-me a uma criadora reconhecida pelo Clube Português de Finicultura, onde os gatos são de linhagem pura e têm Lop.
Última edição por Mary83 em quinta nov 18, 2010 4:38 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quinta nov 18, 2010 2:55 pm

No meio disto tudo, esqueci-me de reforçar a ideia de que o LOP só pode ser solicitado pelo proprietário da gata mãe (ou gatos) à altura do parto. Se não fôr devidamente solicitado ao Clube de Felinicultura pelo criador, os proprietários não podem solicitar o LOP à posteriori.

Edito para acrescentar:

http://www.cpfelinicultura.pt/expo/regulamentodoLOP.htm

Têm todas as informações sobre o LOP em felinos.
Mary83
Membro Veterano

quinta nov 18, 2010 3:04 pm

Tassebem Escreveu:Quanto à questão referida pela Mary83, eu não sou muito versada em LOPs, mas possivelmente a gatinha que adquiriu não seria um excelente exemplar da raça, com que valesse a pena fazer reprodução, e por isso também lhe terá sido vendida a um preço inferior, como animal de companhia.
Daí, digo eu, que a criadora só tenha querido entregar o LOP depois da esterilização, para se assegurar, da forma que lhe é possível, de que não haveria reprodução com a gatinha, dando origem à proliferação de mais exemplares «não tão bons» da raça.
Relativamente à minha gatinha quanto a questões de preço preferia não entrar por aí :D mas digamos que de barata não teve absolutamente nada. Tenho a certeza que é um excelente exemplar da raça, pois conheci pessoalmente a criadora, tal como o pai da gata (campeão internacional nesses concursos que eu confesso não perceber nada), e a mãe da gata.

Na altura entrei inclusivamente em contacto com o clube português de finicultura e recomendaram-me a criadora onde comprei, e quando eu referi a gata que estava a pensar comprar, disseram-me que a ninhada tinha sido registada. A questão aqui do LOP apenas ser entregue após a castração é simples, não ponho em causa o facto da criadora poder adorar os seus gatos, mas para poder entrar em concursos internacionais e ser reconhecida e recomendada pelo CPF é preciso dinheiro, e para ter dinheiro é preciso ter gatas a render, e quanto mais rara é uma raça, mais cobiçada e mal alto pode ser o seu valor. Assim o Lop é uma garantia que ela tem, de que do lado de lá não lhe vão fazer concorrencia no negócio, pois eu posso ficar com uma gata e dizer que a quero apenas para companhia, a criadora da-me o Lop e eu passado um ano estou a fazer criação e a vender gatos, a entrar em concursos... ou seja fazer concorrencia. Assim, depois de castrada, não há problema de eu ter o Lop, de ter um atestado da linhagem pura dela, pois daquele mato, já não vai sair concorrência 8)
Última edição por Mary83 em quinta nov 18, 2010 4:39 pm, editado 1 vez no total.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta nov 18, 2010 3:14 pm

Eu por acaso sei o preço porque liguei para o gatil das torres para me informar, e só me disseram o preço do gato para companhia, porque para exposição nem quis saber.
Acho uma estupidez essa diferenciação de companhia ou para exposição. Seja o gato de for acaba por ser de companhia, não me digam que têm o animal o dia todo num pedestal a ser escovado e a entupirem-nos com vitaminas e afins para o pêlo mais brilhante e mais forte e mais mariquice praki e prali.
O animal sem defeitos, o puro dos puros, não acredito nessas coisas. Todos os animais têm diferenças é como 2 zebras nunca terem riscas iguais.
exasimoes
Membro Júnior
Registado: sexta out 15, 2010 11:17 am

quinta nov 18, 2010 3:17 pm

catrules Escreveu:Pois, lá está, eu não acharia uma delicia ver a minha gata a ser mamã, apesar de adorar ver gatinhos bebés (quem não gosta) ela é e será sempre a minha bebé.

Atenção que é só a minha opinião é o que eu sinto, sei que a maioria das pessoas pensa como voces, querem ter um filhote dos seus animais e se estes forem de raça a percentagem sobe ainda mais, é um facto e sei que é assim.

Aqui em minha casa, quando estes já não estiverem neste mundo, (espero que seja só daqui a 20 anos :)), podem vir outros, ou não, não sei, mas diferentes sempre, aliás o que eu gosto de todos os animais que sempre fui tendo, foi a forma como chegaram até nós, à excepção de 1 todos foram inesperados, nada planeado, mas sempre muito amados.

Cada um sabe de si pesem então os prós e os contras e decidam com consciência e se de facto decidiram deixar vir mais ninhadas ao mundo sejam responsáveis por esses seres e tentem lhes dar um lar em condições :)
Tem razão catrules, a maneira como as vezes os animais chegam a nós e simplesmente fantástica.
"O senso comum n&atilde;o &eacute; t&atilde;o comum assim"
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

quinta nov 18, 2010 3:18 pm

99smiles Escreveu:Eu por acaso sei o preço porque liguei para o gatil das torres para me informar, e só me disseram o preço do gato para companhia, porque para exposição nem quis saber.
Acho uma estupidez essa diferenciação de companhia ou para exposição. Seja o gato de for acaba por ser de companhia, não me digam que têm o animal o dia todo num pedestal a ser escovado e a entupirem-nos com vitaminas e afins para o pêlo mais brilhante e mais forte e mais mariquice praki e prali.O animal sem defeitos, o puro dos puros, não acredito nessas coisas. Todos os animais têm diferenças é como 2 zebras nunca terem riscas iguais.
Exactamente o que faço aos meus, alguma coisa contra?? :evil: 8)
S&oacute;nia
99smiles
Membro Veterano

quinta nov 18, 2010 3:21 pm

catrules Escreveu:
99smiles Escreveu:Eu por acaso sei o preço porque liguei para o gatil das torres para me informar, e só me disseram o preço do gato para companhia, porque para exposição nem quis saber.
Acho uma estupidez essa diferenciação de companhia ou para exposição. Seja o gato de for acaba por ser de companhia, não me digam que têm o animal o dia todo num pedestal a ser escovado e a entupirem-nos com vitaminas e afins para o pêlo mais brilhante e mais forte e mais mariquice praki e prali.O animal sem defeitos, o puro dos puros, não acredito nessas coisas. Todos os animais têm diferenças é como 2 zebras nunca terem riscas iguais.
Exactamente o que faço aos meus, alguma coisa contra?? :evil: 8)
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Queres fazer o mesmo ao Jimmy?? Arranjavas já um amigo, ele é doido por ser escovado, simplesmente adora!!!!
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

quinta nov 18, 2010 3:23 pm

Claro que sim, só tenho é de ver com estes dois se podem emprestar o pedestral 8)
S&oacute;nia
Mary83
Membro Veterano

quinta nov 18, 2010 3:23 pm

Acho uma estupidez essa diferenciação de companhia ou para exposição. Seja o gato de for acaba por ser de companhia, não me digam que têm o animal o dia todo num pedestal a ser escovado e a entupirem-nos com vitaminas e afins para o pêlo mais brilhante e mais forte e mais mariquice praki e prali.
O animal sem defeitos, o puro dos puros, não acredito nessas coisas. Todos os animais têm diferenças é como 2 zebras nunca terem riscas iguais.
Concordo, acho uma estupidez os preços que se praticam e essa diferenciação, mas como no dia a dia tenho de lidar com o mercado, acredito que nestas questões os criadores de gatos de raça se guiem também apenas pelos lucros o que a mim me choca um pouco. Mas no final de contas... quem queria a gata era eu, por isso la tive de me sujeitar. :|
Agora a minha irmã brinca com a situação, diz que não posso deixar a Tita ir para o terraço porque se ela se manda dele a baixo são um bando de notas a voar, eu não consigo ver as coisas assim, quando olho para a gata não olho para a questão ser de raça ou rafeira, trataria ambos da mesma forma.
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

quinta nov 18, 2010 3:26 pm

quando olho para a gata não olho para a questão ser de raça ou rafeira, trataria ambos da mesma forma.

Isso é verdade, independentemente de ser de raça ou rafeiro, de ter sido comprado ou adoptado, para quem gosta de animais, são todos iguais aos nossos olhos.
S&oacute;nia
amus
Membro Veterano

quinta nov 18, 2010 4:15 pm

Mary83 Escreveu:
Concordo, acho uma estupidez os preços que se praticam e essa diferenciação, mas como no dia a dia tenho de lidar com o mercado, acredito que nestas questões os criadores de gatos de raça se guiem também apenas pelos lucros o que a mim me choca um pouco. Mas no final de contas... quem queria a gata era eu, por isso la tive de me sujeitar. :|
Agora a minha irmã brinca com a situação, diz que não posso deixar a Tita ir para o terraço porque se ela se manda dele a baixo são um bando de notas a voar, eu não consigo ver as coisas assim, quando olho para a gata não olho para a questão ser de raça ou rafeira, trataria ambos da mesma forma.
Mary83

Aconselho-a vivamente a editar o nome do gatil onde comprou a sua gata. Não só é considerado publicidade, como o que refere a seguir não é nada abonatório para a criadora, nem para qualquer criador. Não se não concordava com as condições da criadora, ou não comprava ou apresentava as razões à própria.

Passo a explicar a diferença entre gato de companhia ou pet e de criação/expo. Os gatos considerados de companhia ou adquiridos para tal (a um preço bem mas baixo, diga-se) são animais que apresentam falhas mais ou menos graves ao estalão da raça e que não são cruzados para não perpetuarem essas falhas. Caso o fossem cada vez mais apareceriam animais com os mesmos "defeitos" ou piores, nesse caso acabava-se com o estalão e, obrigatoriamente, com a raça.

Outra situação são os animais que, apesar de não apresentarem nenhumas falhas ao estalão, o criador opta por vender a um preço mais baixo também para pet. Porquê? Porque assim o decidiu. Por vezes são animais que podem participar perfeitamente nas expos na Classe de Neutros.

Relativamente à entrega ou não do Lop no acto da compra de um animal para pet, não é de todo (ou pelo não o deveria ser) pelos motivos que apresentou. Se um animal é vendido só para companhia não o é para fazer criação e muito menos para andar em expos (expecto no caso apresentado). O trabalho de um criador é dificil e nenhum gosta de ver as suas linhagens associadas a ninhadas e pedigrees que em pouco ou nada dignificam a raça ou querem o seu tranalho difundido de forma menos escrupulosa (atenção que não digo que seria o seu caso;)).

Não sei se terei sido claro, mas de facto nos ultimos tempos a minha retórica anda péssima (é da idade :lol: )

Ps não sou criador de gatos nem advogado do diabo, simplesmente gosto de ver os 2 lados referidos :wink:
99smiles
Membro Veterano

quinta nov 18, 2010 4:38 pm

Amus, a opinião foi aos criadores em geral, sejam gatos ou cães, não está dirigido em particular ao gatil em causa que de certo tenta difundir a raça de que tanto gostamos com dignidade :wink:

A diferenciação que fazem dos animais de companhia e exposição é que é um pouco reprovável em sí, não deveria existir.
Os esmiuçamento dos pormenores a busca do animal perfeito é ridiculo a meu ver. Afinal eles sao todos animais e estão-se a borrifar para o capricho dos humanos que os obrigam a estar ali em exposição e a serem avaliados para uma coisa que a eles nem é sequer útil, reconhecimento da raça e um trofeu na prateleia.

Eles querem é como todos os outros felinos serem bem tratados, terem mimos e poderem estar sossegados em casa a brincar com um ratinho de corda :-)
amus
Membro Veterano

quinta nov 18, 2010 4:52 pm

Mas 99smiles se não houvesse essa distinção e esse "esmiuçamento" deixavam de existir as raças, pelo menos como as conhecemos. Está a imaginar o Azuis da Rússia de olhos castanhos, mancas brancas e pêlo comprido? Eram menos adoráveis ou adorados?? Claro que não... só não eram azuis da rússia... eram outra coisa. Acredite que se deixasse de seguir os estalões era isso que acontecia.

A busca do animal perfeito é dificil, porque de facto não existe. Existem exemplares muito próximos do estalão e alguns quase perfeitos. Não é uma idiotice é um objectivo.

Se me disser que algumas raças foram levadas ao extremo, pois ai concordo, mas continuo a conseguir ver a beleza dessas raças.
Mary83
Membro Veterano

quinta nov 18, 2010 5:07 pm

amus Escreveu:Aconselho-a vivamente a editar o nome do gatil onde comprou a sua gata. Não só é considerado publicidade, como o que refere a seguir não é nada abonatório para a criadora, nem para qualquer criador. Não se não concordava com as condições da criadora, ou não comprava ou apresentava as razões à própria.

Passo a explicar a diferença entre gato de companhia ou pet e de criação/expo. Os gatos considerados de companhia ou adquiridos para tal (a um preço bem mas baixo, diga-se) são animais que apresentam falhas mais ou menos graves ao estalão da raça e que não são cruzados para não perpetuarem essas falhas. Caso o fossem cada vez mais apareceriam animais com os mesmos "defeitos" ou piores, nesse caso acabava-se com o estalão e, obrigatoriamente, com a raça.

Outra situação são os animais que, apesar de não apresentarem nenhumas falhas ao estalão, o criador opta por vender a um preço mais baixo também para pet. Porquê? Porque assim o decidiu. Por vezes são animais que podem participar perfeitamente nas expos na Classe de Neutros.

Relativamente à entrega ou não do Lop no acto da compra de um animal para pet, não é de todo (ou pelo não o deveria ser) pelos motivos que apresentou. Se um animal é vendido só para companhia não o é para fazer criação e muito menos para andar em expos (expecto no caso apresentado). O trabalho de um criador é dificil e nenhum gosta de ver as suas linhagens associadas a ninhadas e pedigrees que em pouco ou nada dignificam a raça ou querem o seu tranalho difundido de forma menos escrupulosa (atenção que não digo que seria o seu caso;)).

Não sei se terei sido claro, mas de facto nos ultimos tempos a minha retórica anda péssima (é da idade :lol: )

Ps não sou criador de gatos nem advogado do diabo, simplesmente gosto de ver os 2 lados referidos :wink:
Resolvi seguir a sua indicação :wink: não era minha intenção fazer publicidade ou denegrir a imagem da criadora, muito pelo contrário, se não concordava com as opções dela simplesmente não tinha comprado a gatinha onde comprei.

Apenas queria relatar o meu caso. A entrega ou não do Lop no acto de compra, ou apenas depois da castração pode ser uma salvaguarda que os criadores têm pelas várias razões aqui apresentadas:
- Ou porque são animais que apresentam falhas ao estalão da raça,
- Ou porque o criador assim quis,
- Ou até mesmo pelas razões que eu referi, que embora possam parecer frias a qualquer um de nós, provavelmente não o é para todos os criadores.
Não tenho nada a apontar de nagativo à criadora, simplesmente foi a impressão com que fiquei.

Antes de adquirir a gata conversamos, trocamos mais de 40 mails com esclarecimentos e dúvidads de parte a parte, informei-me junto do CPF e até coloquei essa questão do Lop apenas ser entregue depois de eu enviar comprovativo de castração da gata, e eles próprios referiram essa hipotese, que era uma salvaguarda que muitos criadores de animais impunham para que não haja, digamos, concorrencia directa no futuro. Sei que a gata é de linhagem pura, se assim se pode dizer, :P (ainda estou a aprender estas coisas) porque a própria criadora o referiu, no contrato de venda vêm referidos os pais da gata, nomeadamente o pai gatão sendo um campeão internacional, e a minha gata era a ultima da ninhada. Ou seja, sendo a ultima da ninhada, se tivesse as tais falhas de estalão da raça, não se poderia colocar a questão se é para concurso ou companhia, nem se poderia diferenciar o preço, sendo a ultima da ninhada, não havia hipotese, ou tinha "defeito" ou não tinha, não podia ter defeito se fosse para companhia e não ter defeito se fosse para criação ou concursos! Pelas longas trocas de impressão que tive com a tratadora, a ideia com que fiquei e que me foi passada foi exactamente essa, que ela como criadora por mais que acreditasse na minha palavra (em que a gata seria apenas para companhia e não para concursos ou criação), se me entregasse logo o Lop nada lhe daria garantia que dentro de um ano eu não estaria a vender gatos e em concursos a fazer concorrência!

Não sei se me fiz entender :roll: mas resumindo, acredito que muitos criadores estimem os seus animais e queiram o melhor para eles, mas também acredito que em muitos dos criadores o €€€ fala mais alto, e que embora gostem dos animais e os estimem, tudo não passa de um negócio.

Não quero com isto ferir susceptibilidades, é apenas uma opinião! :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”