Pit Bull tigrado 5 anos RISCO D ABATE E DOENTE - Canil Olhão
Moderador: mcerqueira
Está no Canil de Olhão um Pit Bull macho tigrado com cerca de 5 anos de idade.
Tem uma história complicada e algo estranha, já houvi várias versões da mesma que nem sei que chame a isto.. A que me foi dirigida mais vezes conta que o Tysen (nome do cão) foi dado pelo dono a alguém que o manteve em condições de acorrentamento no seu jardim, nas traseiras da sua casa. Um dia o cão soltou-se, ou esse personagem soltou-o e apareceu no meio da rua magro, sujo, triste...
Um senhor encontrou-o e levou-o para casa. A sua Rottweiler de 10 anos não o aceitou, tendo esse senhor sido forçado a deixá-lo no Canil de Olhão, que é um canil de abate.
O caso foi-me apresentado por uma srª e depois de me ter contado a história pedi-lhe que falasse com o senhor que o havia deixado no canil, a fim de ele acordar com o veterinário não abater o cão porque eu estava a tentar resgatá-lo.
Mais tarde falei com outra senhora que penso ser namorada ou esposa do senhor que deixou o Tysen no canil e acordei com ela que o cão não fosse abatido e que ela fizesse chegar esta informação do resgate ao veterinário. Ela disse-me que o Tysen não seria abatido.
Esta semana recebi um telefonema da senhora que me divulgou o caso a dizer que uma Srª da PRAVI do Núcleo do Algarve iria resgatar o cão e colocá-lo num hotel na zona de Palmela. Desisti então do caso, se ele iria ser resgatado, tanto melhor! Mas como nada estava ainda definido ela pediu-me que falasse com a senhora da respectiva associação para continuar a seguir o caso do Tysen.
Hoje recebi um e-mail a informar que, afinal, o Tysen não será resgatado. Ele tem uma rotura de ligamentos cruzada, cujo tratamento rondará os 330 euros, pelo que a Srª da PRAVI decidiu que não vale a pena resgatá-lo. Ou não tem dinheiro para tal, não sei, não percebi nem tão pouco me dei ao trabalho!
Como tal, voltamos à estaca zero! O Tysen não vai ser resgatado, continua em risco de abate. Apesar do veterinário prometer que não o vai eutanasiar, não dá para omitir que ele está num canil de abate e que como consequência disso, pode ser abatido a "qualquer momento".
Está também com a tal rotura de ligamentos e não está a receber nenhum tipo de tratamentos (nem sequer um mísero analgésico), pelo que está com umas dores insuportáveis. Para iniciar o tratamento (possívelmente até teremos que recorrer a cirurgia) terá que sair do canil e ser tratado numa FAT.
Outro problema é que ainda não temos os 330 euros! Alguém poderia ajudar, fazendo um donativo? Iremos começar a pedir o dinheiro quando tivermos uma FAT pronta a receber o Tysen e, como tal, podermos ter uma certeza absoluta de que ele não será abatido.
Tem uma história complicada e algo estranha, já houvi várias versões da mesma que nem sei que chame a isto.. A que me foi dirigida mais vezes conta que o Tysen (nome do cão) foi dado pelo dono a alguém que o manteve em condições de acorrentamento no seu jardim, nas traseiras da sua casa. Um dia o cão soltou-se, ou esse personagem soltou-o e apareceu no meio da rua magro, sujo, triste...
Um senhor encontrou-o e levou-o para casa. A sua Rottweiler de 10 anos não o aceitou, tendo esse senhor sido forçado a deixá-lo no Canil de Olhão, que é um canil de abate.
O caso foi-me apresentado por uma srª e depois de me ter contado a história pedi-lhe que falasse com o senhor que o havia deixado no canil, a fim de ele acordar com o veterinário não abater o cão porque eu estava a tentar resgatá-lo.
Mais tarde falei com outra senhora que penso ser namorada ou esposa do senhor que deixou o Tysen no canil e acordei com ela que o cão não fosse abatido e que ela fizesse chegar esta informação do resgate ao veterinário. Ela disse-me que o Tysen não seria abatido.
Esta semana recebi um telefonema da senhora que me divulgou o caso a dizer que uma Srª da PRAVI do Núcleo do Algarve iria resgatar o cão e colocá-lo num hotel na zona de Palmela. Desisti então do caso, se ele iria ser resgatado, tanto melhor! Mas como nada estava ainda definido ela pediu-me que falasse com a senhora da respectiva associação para continuar a seguir o caso do Tysen.
Hoje recebi um e-mail a informar que, afinal, o Tysen não será resgatado. Ele tem uma rotura de ligamentos cruzada, cujo tratamento rondará os 330 euros, pelo que a Srª da PRAVI decidiu que não vale a pena resgatá-lo. Ou não tem dinheiro para tal, não sei, não percebi nem tão pouco me dei ao trabalho!
Como tal, voltamos à estaca zero! O Tysen não vai ser resgatado, continua em risco de abate. Apesar do veterinário prometer que não o vai eutanasiar, não dá para omitir que ele está num canil de abate e que como consequência disso, pode ser abatido a "qualquer momento".
Está também com a tal rotura de ligamentos e não está a receber nenhum tipo de tratamentos (nem sequer um mísero analgésico), pelo que está com umas dores insuportáveis. Para iniciar o tratamento (possívelmente até teremos que recorrer a cirurgia) terá que sair do canil e ser tratado numa FAT.
Outro problema é que ainda não temos os 330 euros! Alguém poderia ajudar, fazendo um donativo? Iremos começar a pedir o dinheiro quando tivermos uma FAT pronta a receber o Tysen e, como tal, podermos ter uma certeza absoluta de que ele não será abatido.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Mas que raio se passa com os veterinários deste país que permitem que um animal sofra sob a sua responsabilidade? Será que não estão legalmente autorizados a tratar um animal que precisa? E ainda que não estejam, caramba, um analgésico e anti-inflamatório são baratos, aos vets ainda mais baratos ficam... não entendo, juro que não entendo.Marciia Escreveu: Está também com a tal rotura de ligamentos e não está a receber nenhum tipo de tratamentos (nem sequer um mísero analgésico), pelo que está com umas dores insuportáveis.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado out 22, 2005 8:00 pm
Já contactaram a ADAPO (Associação de Defesa de Animais e Plantas de Olhão)?
Talvez consigam dar-vos algum apoio...
http://www.adapo.pt/contactos.aspx
Talvez consigam dar-vos algum apoio...

http://www.adapo.pt/contactos.aspx
A Márcia está na zona de Lisboa, o cão está no Algarve, a história tem várias versões de diz que disse e nunca viu o cão, só teve mesmo conversas telefónocas sobre o assunto na qual uma diz que a Pravi não vai tirar o cão por estar necessitado de um tratamento que monta em 330 euros.
Pergunto eu quem fará um donativo para isto, sem fotos do animal, sem a própria Márcia que abre o tópico ter visto o animal, só com base nestas informações vagas e ainda por cima sem ter quem acolha o animal.
Primeiro arranja quem vá tirar o cão do canil (e sendo um pp certamente não é uma menor que o vai fazer) e quem o acolha, depois consulta o vet para saber o que é necessário para tratar e depois vem fazer a colecta, não acha que é assim que deve ser?
Pergunto eu quem fará um donativo para isto, sem fotos do animal, sem a própria Márcia que abre o tópico ter visto o animal, só com base nestas informações vagas e ainda por cima sem ter quem acolha o animal.

Primeiro arranja quem vá tirar o cão do canil (e sendo um pp certamente não é uma menor que o vai fazer) e quem o acolha, depois consulta o vet para saber o que é necessário para tratar e depois vem fazer a colecta, não acha que é assim que deve ser?
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
Volto então a ressaltar a questão de se contactar a Associação Local ADAPO, como estão mais perto do local poderão retirar as fotos, publicitar no blog e quem sabe ajudar a encontrar uma familia de acolhimento temporário...dinodane Escreveu:A Márcia está na zona de Lisboa, o cão está no Algarve, a história tem várias versões de diz que disse e nunca viu o cão, só teve mesmo conversas telefónocas sobre o assunto na qual uma diz que a Pravi não vai tirar o cão por estar necessitado de um tratamento que monta em 330 euros.
Pergunto eu quem fará um donativo para isto, sem fotos do animal, sem a própria Márcia que abre o tópico ter visto o animal, só com base nestas informações vagas e ainda por cima sem ter quem acolha o animal.![]()

Já temos o dinheiro para a operação e tratamentos. Queria agradecer imenso à Sofia Oliveira pela ajuda!
Quanto ás restantes pessoas que queiram fazer donativos, eventualmente, poderá haverá algum tratamento adicional que se tenha que fazer. Se necessitarmos de mais ajudas monetárias, informar-vos-ei.
Agora falta mesmo é uma FAT! Precisamos de uma FAT para onde o Tysen possa seguir para fazer o tratamento. Se esta não o puder manter até ser adoptado, pedimos que o acolha durante 3 semanas, tempo de recuperar totalmente e se arranjar uma vaga no hotel, que será um aqui na Margem Sul.
Quanto à saída do cão do canil, já há quem o tire de lá
Relativamente à ADAPO, à mesma já foi solicitada ajuda para o Tysen, mas não se mostraram interessados em ajudá-lo.
Falarei com o veterinário municipal ainda hoje. Liguei agora mas tem o telemóvel desligado.
Quanto ás restantes pessoas que queiram fazer donativos, eventualmente, poderá haverá algum tratamento adicional que se tenha que fazer. Se necessitarmos de mais ajudas monetárias, informar-vos-ei.
Agora falta mesmo é uma FAT! Precisamos de uma FAT para onde o Tysen possa seguir para fazer o tratamento. Se esta não o puder manter até ser adoptado, pedimos que o acolha durante 3 semanas, tempo de recuperar totalmente e se arranjar uma vaga no hotel, que será um aqui na Margem Sul.
Quanto à saída do cão do canil, já há quem o tire de lá

Relativamente à ADAPO, à mesma já foi solicitada ajuda para o Tysen, mas não se mostraram interessados em ajudá-lo.
Falarei com o veterinário municipal ainda hoje. Liguei agora mas tem o telemóvel desligado.
Infelizmente não posso ajudar.. Sei que é, pelo menos, tolerante com cadelas fêmeas, mas mais informações nesse campo não sei..SandraGap Escreveu:Marcia sei que a pergunta é um pouco dificil de responder... mas não perco nada em perguntar... Faz ideia de se o Tyson da-se bem com gatos?
-
- Membro Veterano
Só com fêmeas? Machos já não é aconselhável?Marciia Escreveu:Infelizmente não posso ajudar.. Sei que é, pelo menos, tolerante com cadelas fêmeas, mas mais informações nesse campo não sei..SandraGap Escreveu:Marcia sei que a pergunta é um pouco dificil de responder... mas não perco nada em perguntar... Faz ideia de se o Tyson da-se bem com gatos?
Eu poderia ficar com ele mas não tendo a certeza se ele se dá bem com gatos é complicado... Ainda por cima tenho um gatinho em processo de socialização.

Vou divulgar a palavra a ver se consigo alguém...
Mesmo que ele se deia razoávelmente bem com outros machos, não é minimamente aconselhável deixá-los juntos devido à raça do Tysen
Ele só irá para uma FAT se ficar num canto só para ele, sozinho, nada de grandes proximidades com outros animais
Os processos de socialização, claro, terão que ser feitos, mas isso já é uma questão à parte a ver com a FAT
Obrigada, Sandra, pela ajuda ao Tysen!

Ele só irá para uma FAT se ficar num canto só para ele, sozinho, nada de grandes proximidades com outros animais

-
- Membro Veterano
Espero que encontrem uma Boa Familia para ele!Marciia Escreveu:Mesmo que ele se deia razoávelmente bem com outros machos, não é minimamente aconselhável deixá-los juntos devido à raça do Tysen![]()
Ele só irá para uma FAT se ficar num canto só para ele, sozinho, nada de grandes proximidades com outros animaisOs processos de socialização, claro, terão que ser feitos, mas isso já é uma questão à parte a ver com a FAT
![]()

Quanto tiverem o email de divulgação criado depois podem enviar para mim se faz favor?