Cães vivos usados como cobaias na Universidade de Évora?

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo nov 21, 2010 12:29 pm

Tassebem Escreveu:É exactamente porque a moral e a compreensão das coisas mais elementares não chegam, porque nem todos as têm, que existe a lei.
Muito bem :wink:
Sónia
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

domingo nov 21, 2010 1:02 pm

drilldown1 Escreveu:
BrownEye Escreveu:
drilldown1 Escreveu:O que ouvi desta história é que os alunos treinavam em animais que iam ser abatidos, depois de devidamente anestesiados. Antes de acordarem eutanasiam os animais.
(...)
Nem sempre isto acontece, lê-se um testemunho no link que a Chowista deixou no primeiro post:

"No meu primeiro ano do curso foi utilizada uma cadela para a parte da prática da disciplina de Anestesiologia. Todos os dias, de segunda a sexta-feira, aquele animal foi anestesiado e acordado. Até que no último dia foi abatido", refere uma aluna. No segundo ano, o cenário piorou, com cães a serem "abertos para aprendermos como se retira órgãos, como o baço. Por ser demasiado cruel, não voltei às aulas".

Isto parece-me demasiado cruel...
...mas foi o que relatei, que alunos disseram na tv.
Sinceramente, se são animais que ninguém quer e, que por isso, vão ser mortos...não vejo o drama ou imoralidade em estagiar desta forma, desde que os animais não sofram e lhe dêm a injecção, antes de acordar.
O problema é que nem sempre é assim sem dor nem sofrimento, o problema é que são seres sem ninguém por eles e fazem deles carne para canhão, o problema é que são saudáveis e ainda assim submetidos a cirurgias sem necessidade delas,
enquanto outros podiam ser salvos, aqueles que padecem de doenças reais e não conseguem quem os trate por falta de meios financeiros.

O problema maior é que esta prática não é legal.
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

domingo nov 21, 2010 1:06 pm

BrownEye Escreveu:
drilldown1 Escreveu:
BrownEye Escreveu:
drilldown1 Escreveu:O que ouvi desta história é que os alunos treinavam em animais que iam ser abatidos, depois de devidamente anestesiados. Antes de acordarem eutanasiam os animais.
(...)
Nem sempre isto acontece, lê-se um testemunho no link que a Chowista deixou no primeiro post:

"No meu primeiro ano do curso foi utilizada uma cadela para a parte da prática da disciplina de Anestesiologia. Todos os dias, de segunda a sexta-feira, aquele animal foi anestesiado e acordado. Até que no último dia foi abatido", refere uma aluna. No segundo ano, o cenário piorou, com cães a serem "abertos para aprendermos como se retira órgãos, como o baço. Por ser demasiado cruel, não voltei às aulas".

Isto parece-me demasiado cruel...
...mas foi o que relatei, que alunos disseram na tv.
Sinceramente, se são animais que ninguém quer e, que por isso, vão ser mortos...não vejo o drama ou imoralidade em estagiar desta forma, desde que os animais não sofram e lhe dêm a injecção, antes de acordar.
O problema é que nem sempre é assim sem dor nem sofrimento, o problema é que são seres sem ninguém por eles e fazem deles carne para canhão, o problema é que são saudáveis e ainda assim submetidos a cirurgias sem necessidade delas,
enquanto outros podiam ser salvos, aqueles que padecem de doenças reais e não conseguem quem os trate por falta de meios financeiros.

O problema maior é que esta prática não é legal.

Sao tao saudaveis que tem 8 dias para serem abatidos mal entrem no canil 8) mas para os vets que precisam de corpos vivos e mortos pas aulas xapeu...já e ilegal
Continuo a dizer...desta maneira são uteis! nao sao so "carne para canhão"
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo nov 21, 2010 1:09 pm

A maior parte dos animais que entra num canil não é abatido num prazo de 8 dias, esse prazo é de facto indicado, porém, há muitos animais que estão no canil vários meses e que são até, pasme-se, adoptados :o :wink:
Sónia
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo nov 21, 2010 1:18 pm

Os animais não sentiam dor, portanto e iam ser eutanasiados.

Este é um tema polémico, mas o avanço da medicina, deveu-se muito a roubos de cadáveres e outros actos "imorais".

Para tratar os meus, recuso estagiários. Daí recorrer sempre ao Prof. Salles Luis.
:o :o

A sua posição é absolutamente incongruente.

Não se rala que se utilizem animais de companhia vivos e saudáveis para o «avanço da medicina» (para já, aqui não se trata de avanço da medicina, mas de transmissão de conhecimentos), mas já se recusa a que os seus animais sejam tratados com a ajuda de estagiários...
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo nov 21, 2010 1:25 pm

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/co ... id=1714329

Felizmente, a bastonária da OMV manifestou-se «chocada» e «profundamente abalada» contra esta prática defendida pelo veterinário municipal de Évora e pelo director do departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Évora – e, surpreendentemente, por supostos amigos dos animais que escreveram neste tópico.

Não só foi aberto inquérito contra o responsável pelo canil como criada uma comissão de trabalho para averiguar o que se passa a nível nacional. A julgar pela naturalidade com que muitos encaram este tipo de situações, incluindo testemunhos de alunos de MV que vi, ela é bem necessária.

Já agora, exorto todos os que aqui se manifestaram preocupados com a possibilidade de os alunos de MV não poderem aprender se não tiverem à sua disposição animais vivos e saudáveis provenientes dos canis a fornecer, «a bem da ciência», os seus próprios animais vivos às faculdades, quando esta prática for erradicada na sequência desta denúncia.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo nov 21, 2010 1:40 pm

Mas custará assim tanto estabelecer protocolos com uma associação e utilizar benéficamente ambos os interesses? É mais fácil ir ao talho e levantar o estandarte da ciência?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Tassebem
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 1:53 pm

LuMaria Escreveu:Mas custará assim tanto estabelecer protocolos com uma associação e utilizar benéficamente ambos os interesses? É mais fácil ir ao talho e levantar o estandarte da ciência?
E com os canis, para minorar o sofrimento dos animais doentes que lá se encontram, venham ou não a ser abatidos? E para esterilizar, por exemplo, os que são dados em adopção?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
miguelabm
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 2:10 pm

Tassebem Escreveu:
LuMaria Escreveu:Mas custará assim tanto estabelecer protocolos com uma associação e utilizar benéficamente ambos os interesses? É mais fácil ir ao talho e levantar o estandarte da ciência?
E com os canis, para minorar o sofrimento dos animais doentes que lá se encontram, venham ou não a ser abatidos? E para esterilizar, por exemplo, os que são dados em adopção?
Mas é mesmo necessario mais caes para adopçao? 8)
Ja existem tantos...porque defender s a existencia de mais?...

Mas isso já sao outros assuntos 8) ...

A cruz já chegou 8)
Tassebem
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 2:12 pm

miguelabm Escreveu:
Tassebem Escreveu:
Mas é mesmo necessario mais caes para adopçao? 8)
Ja existem tantos...porque defender s a existencia de mais?...
:o :o :o
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
horsepower
Membro
Registado: sábado nov 13, 2010 3:57 pm

domingo nov 21, 2010 2:16 pm

Na minha opinião acho que deveria de haver uma petição à OMV a pedir para se fazer um acordo com todas as associações, canis, instituições que têm animais ao seu cuidado, no sentido de se esterilizar e castrar TODOS os animais, eutanasiar TODOS os que não têm QUALIDADE de vida, nem previsão de MELHORIAS no seu estado de Saúde e principalmente fazer ABORTO a todas as femeas que estejam grávidas!

Cumprimentos
miguelabm
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 2:23 pm

horsepower Escreveu:Na minha opinião acho que deveria de haver uma petição à OMV a pedir para se fazer um acordo com todas as associações, canis, instituições que têm animais ao seu cuidado, no sentido de se esterilizar e castrar TODOS os animais, eutanasiar TODOS os que não têm QUALIDADE de vida, nem previsão de MELHORIAS no seu estado de Saúde e principalmente fazer ABORTO a todas as femeas que estejam grávidas!

Cumprimentos
Com isto já concordo. :wink:
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

domingo nov 21, 2010 2:34 pm

Tassebem Escreveu:

Este é um tema polémico, mas o avanço da medicina, deveu-se muito a roubos de cadáveres e outros actos "imorais".

Para tratar os meus, recuso estagiários. Daí recorrer sempre ao Prof. Salles Luis.

Não se rala que se utilizem animais de companhia vivos e saudáveis para o «avanço da medicina» (para já, aqui não se trata de avanço da medicina, mas de transmissão de conhecimentos), mas já se recusa a que os seus animais sejam tratados com a ajuda de estagiários...
Aonde é que está a incongruência?
Os meus têm dono e escolho o melhor para eles, inclusive o vet assistente...aqueles, são os cães que vão ser abatidos, por serem os cães de ninguém, os que ninguém quer!
...Aonde está a incongruência?
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 2:46 pm

drilldown1 Escreveu:
Tassebem Escreveu:

Aonde é que está a incongruência?
Os meus têm dono e escolho o melhor para eles, inclusive o vet assistente...aqueles, são os cães que vão ser abatidos, por serem os cães de ninguém, os que ninguém quer!
...Aonde está a incongruência?
Drilldown, se não percebeu a incongruência por aquilo que eu disse acima, lamento, mas aqui não consigo fazer bonecos, senão tentava explicar-lhe melhor.
Tassebem
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 2:48 pm

A minha incapacidade para explicar aqui por bonecos vale também para o miguelabm, que percebeu da minha defesa da esterilização dos animais que são dados em adopção que eu defendia a existência de mais.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”