Cães vivos usados como cobaias na Universidade de Évora?

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

domingo nov 21, 2010 8:55 pm

LuMaria Escreveu:Drilldow1 folgo em sabê-la tão atenta e na rectaguarda.
Não tirou o importante da questão, o afaga o ego. Isso era o importante.

Estes animais não contribuiem para o avanço da ciência, são meros bonecos para os alunos treinarem. Acho vergonhoso.
Ë o seu ponto de vista, não é o meu...mas, como diz lá mais atrás, cada um vê o que quer!
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
surceror
Membro Veterano
Registado: terça ago 31, 2010 8:29 am

domingo nov 21, 2010 9:19 pm

LuluB Escreveu:
Exactamente, Surceror, e era isso que se estava a discutir antes de entrarem na liça os egos inflamados.

E eu acrescentaria ainda que ao utilizar-se os animais marcados para abate daí a algum tempo se está a retirar-lhes a oportunidade de serem adoptados à última hora, para além de também se retirar a animais de donos de fracas posses a oportunidade de receberem os tratamentos ou cirurgias de que necessitem.

Que isto colida com os interesses pecuniários dos veterinários também não me oferece dúvida, e penso que será esse o principal motivo por que não "cola" a ideia de colaboração das escolas médicas com associações, que não é nova e até já se tentou pôr em prática, em vão.

Além disso, as escolas médicas também não assumem esse lado beneficiente. Em Lisboa, por exemplo, a Faculdade de Medicina Veterinária tem uma clínica onde os seus estudantes podem aprender na prática o que as aulas teóricas não lhes podem dar, mas os seus preços são os normais de qualquer clínica privada.

Ora, eu pergunto: se os alunos pagam propinas, se os aparelhos e outro material usado na actividade faz parte do material escolar (portanto, existiria sempre, houvesse actividade clínica ou não), por que razão se faz pagar aos utentes o recurso a esses serviços como se de uma clínica privada se tratasse? E porque se recusa liminarmente a atender animais que não sejam "pagantes"?

Julgo que a ética anda um bocadinho a leste de tudo isto, mas se calhar sou eu a julgar mal... :?
:o :o :o
Infelizmente há um lado economista por trás de facto, o que não deixa de ser frustrante que esta vertente seja sempre e invariavelmente prioritária...
Cobram preços normais? Para complementar o ensino dos alunos? :o :o Impressionante...acho que o máximo deveria ser um valor simbólico apenas para ajudas de custo digamos assim (tendo em conta que há faculdades onde as propinas não são suficientes)..mas um valor igual a qualquer outro consultório acho um completo exagero..
"Primeiro foi necess&aacute;rio civilizar o homem em rela&ccedil;&atilde;o ao pr&oacute;prio homem. Agora &eacute; necess&aacute;rio civilizar o homem em rela&ccedil;&atilde;o a natureza e aos animais."&nbsp; (Victor Hugo) "N&atilde;o h&aacute; diferen&ccedil;as fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento" (Charles Darwin)
VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

domingo nov 21, 2010 9:33 pm

è dificil escrever para pessoas que não estão por dentro. Assistir em medicina é muito diferente de efectuar.Daí que leu esse resumo de programa mas não o compreendeu, o que não é problema, pois que eu saiba diz ser tradutora...o que não lhe dá capacidade para fazer essa avaliação, nada de mal nisso, note-se, cada um sabe o que faz e do que faz.

Há terminologias próprias utilizadas. Por isso é que não pode ou não poderia ser ser uma pessoa qualquer a efectuar traduções técnicas...corremos o risco de erros graves.

Alguem que faz o estágio curricular ou lida com cadáveres ANTES de o fazer ou então estará muito limitado...há uns anos queixavamo-nos muito de licenciados de uma faculdade( cujo nome não vou dizer) pelo facto de terem muita teoria mas depois não conseguirem cateterizar uma veia...

No que se refere aos preços dos hospitais veterinarios públicos, sei bem que algumas pessoas estavam à espera do maná do serviço nacional de saúde que é pagar tudo ao preço da uva mijona...ora bem é fácil de responder.

Se algum hospital veterinario publico decidir começar a fazer esses preços, fecha em um ano pois não recebe verbas do estado. E relembro que os animais são nossa responsabilidade pois se é verdade que ninguem escolhe estar doente...também é verdade que escolhemos ter animais..mas muita gente se esquece de que ao fazer essa escolha há a obrigação e os tratar bem.

Já a esteriliziação total dos animais abandonados e o abate dos irrecuperáveis, era o que se devia fazer..mas enfim...ninguem o quer fazer e cada vez isto piora...
Última edição por VascoDV em domingo nov 21, 2010 9:36 pm, editado 1 vez no total.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo nov 21, 2010 9:35 pm

drilldown1 Escreveu:
LuMaria Escreveu:Drilldow1 folgo em sabê-la tão atenta e na rectaguarda.
Não tirou o importante da questão, o afaga o ego. Isso era o importante.

Estes animais não contribuiem para o avanço da ciência, são meros bonecos para os alunos treinarem. Acho vergonhoso.
Ë o seu ponto de vista, não é o meu...mas, como diz lá mais atrás, cada um vê o que quer!
Pois drilldow1, mas ao que parece, a lei defende o meu ponto de vista.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
VascoDV
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 9:37 pm

A lei diz muita coisa...é preciso é saber lê-la. O próprio Bastonário da Ordem dos advogados tanto quanto sei defende que se passe a usar linguagem mais simpese e que seja CLARA...o que hoje em dia não acontece.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
prakti
Membro Veterano
Registado: sábado fev 27, 2010 6:23 pm

domingo nov 21, 2010 10:16 pm

Desculpem estar a intrometer-me neste forum tão ácido.
Só tenho uma coisa para dizer:

Se não fossem as experiencias efectuadas pela FMV na minha DA e que têm resultado, a esta hora estava eutanasiada há pelo menos 4 meses e 7 palmos abaixo da terra!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo nov 21, 2010 10:22 pm

prakti Escreveu:Desculpem estar a intrometer-me neste forum tão ácido.

Se não fossem as experiencias efectuadas pela FMV na minha DA e que têm resultado, a esta hora estava eutanasiada há pelo menos 4 meses e 7 palmos abaixo da terra!
prakti, não é isso que está em discussão.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
VascoDV
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 10:49 pm

LuMaria Escreveu:

Lumaria..acho que está tudo em discussão e isto não é para si, mas há pessoas que discutem coisas que não compreendem minimamente.. já a lumaria discute a ética de uma situação concreta...
Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

domingo nov 21, 2010 10:51 pm

Do meu conhecimento com consultas com estagiários, assistir e ajudar em procedimentos simples é uma coisa, intervencionar está fora de questão. Recordo-me de há uns anos atrás ter ido com uma cadela com problemas muito graves fazer um eco cardiograma. Eram muitos alunos, mas quem liderou o exame foi sempre o médico. Pediu-me se deixava o estagiário fazer na sua presença, um pequeno exame com a eco. Pediu-me se podia fazer ficar com uma cópia do exame para aulas pois era uma caso muito grave a nível cardíaco. Não vi mal nenhum.Não vi mal em ambos os procedimentos dado que em nada poderiam colocar a vida da cadela em risco.

Agora deixar um animal meu, seja um dos meus protegidos, a ser intervencionado numa cirurgia por um estagiário está completamente fora de questão. Assistir é uma coisa e intervencionar é outra bem diferente.
Aliás em clínicas privadas deverá existir a ética de perguntar ao cliente se não se importa dos estagiários estarem presentes.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

domingo nov 21, 2010 11:02 pm

LuMaria Escreveu:

Claro que também está em discussão
Taro
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 11:04 pm

--e mesmo que seja com protocolos estabelecidos com canis de abate ou associações acho aberrante que um estagiário possa intervir de forma prática em situações que a vida do animal possa vir a estar em risco. :arrow:
VascoDV
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 11:06 pm

Taro Escreveu:--e mesmo que seja com protocolos estabelecidos com canis de abate ou associações acho aberrante que um estagiário possa intervir de forma prática em situações que a vida do animal possa vir a estar em risco. :arrow:
Como eu já disse, legalmente não pode, a única pessoa que pode praticar um acto médico veterinário é um médico veterinário inscrito na ordem.
Taro
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 11:27 pm

VascoDV Escreveu:
Taro Escreveu:--e mesmo que seja com protocolos estabelecidos com canis de abate ou associações acho aberrante que um estagiário possa intervir de forma prática em situações que a vida do animal possa vir a estar em risco. :arrow:
Como eu já disse, legalmente não pode, a única pessoa que pode praticar um acto médico veterinário é um médico veterinário inscrito na ordem.
Pois fico bem contente que assim seja.. pena é que as entidades responsáveis não olhem também para os casos de quem diz que é e não o é...falo de consultas da especialidade. O que me parece ser a mesma coisa..poder colocar a vida em risco de um animal. :roll:
Mas isso não parece incomodar ninguém, quer pelo ponto de vista profissional, ético e económico :roll:
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

domingo nov 21, 2010 11:38 pm

Taro Escreveu:Do meu conhecimento com consultas com estagiários, assistir e ajudar em procedimentos simples é uma coisa, intervencionar está fora de questão. Recordo-me de há uns anos atrás ter ido com uma cadela com problemas muito graves fazer um eco cardiograma. Eram muitos alunos, mas quem liderou o exame foi sempre o médico. Pediu-me se deixava o estagiário fazer na sua presença, um pequeno exame com a eco. Pediu-me se podia fazer ficar com uma cópia do exame para aulas pois era uma caso muito grave a nível cardíaco. Não vi mal nenhum.Não vi mal em ambos os procedimentos dado que em nada poderiam colocar a vida da cadela em risco.

Agora deixar um animal meu, seja um dos meus protegidos, a ser intervencionado numa cirurgia por um estagiário está completamente fora de questão. Assistir é uma coisa e intervencionar é outra bem diferente.
Aliás em clínicas privadas deverá existir a ética de perguntar ao cliente se não se importa dos estagiários estarem presentes.
voces acreditam mesmo que é sempre o veterinário que faz as cirurgias?? ou que por acaso não deixa o estagiário "dar um cortezinho"? 8)
Taro
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 11:48 pm

omegaa Escreveu:
Taro Escreveu:Do meu conhecimento com consultas com estagiários, assistir e ajudar em procedimentos simples é uma coisa, intervencionar está fora de questão. Recordo-me de há uns anos atrás ter ido com uma cadela com problemas muito graves fazer um eco cardiograma. Eram muitos alunos, mas quem liderou o exame foi sempre o médico. Pediu-me se deixava o estagiário fazer na sua presença, um pequeno exame com a eco. Pediu-me se podia fazer ficar com uma cópia do exame para aulas pois era uma caso muito grave a nível cardíaco. Não vi mal nenhum.Não vi mal em ambos os procedimentos dado que em nada poderiam colocar a vida da cadela em risco.

voces acreditam mesmo que é sempre o veterinário que faz as cirurgias?? ou que por acaso não deixa o estagiário "dar um cortezinho"? 8)

Acredito que se cometem ilegalidades, mas acredito que a saber também apresento queixa.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”