ratazanas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sexta nov 19, 2010 11:42 am

Bom dia. Para o ano vou comprar a minha primeira ratazana. Já estive a pesquisar um pouco e gostava que me esclarecessem em relação a algumas questões.
Pelo que vi, as ratazanas são animais muito inteligentes e sociaveis mas devem ser compradas a um criador que as tenha socializado devidamente. Onde posso contactar um criador? As lojas também cumprem este requesito ou os animais são mais "medrosos" e menos sociaveis?
Também vi que podem ser trinadas a usar a caixinha de areia para fazer as necesidades. No entanto, vi também que têm tendencia a urinar fora dela para marcar território. Isto é verdade para os machos e as femeas ou só para os machos? Não me sinto muito confortável com o facto de elas fazer as suas necessidades, principalmente urina, nos tapetes, sofás, etc., até porque gostaria de as soltar durante uma ou duas horas todos os dias. Como é que voces lidam com isto?
Por ultimo, vi também que não se eve comprar uma sozinha porque aborrece-se e chega até a deprimir. Obviamente não quero que isto aconteça, dois seria um numero bom? Ou convém que seja um grupo maior? Queria compra-las do mesmo sexo, para evitar ninhadas, uma vez que sou inesperiente. Há algum problema em ter, por exemplo, duas femeas?
Obrigada, Joana
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta nov 19, 2010 5:54 pm

Olá Joana!
Encontras criadores por aqui.
Sim é mais provável que uma ratazana comprada em criador tenha melhor feitio, mas é claro que depende de indivíduo para indivíduo. Por acaso (ou não), a minha ratz mais assustadiça é a única que veio de loja.

Sobre a marcação com urina, a minha única experiência é com machos. Raramente fazem algo mais que urina fora da gaiola, mas sim, lá deixam umas gotinhas de vez em quando. Tenho uma manta velha que estendo sempre que os solto sobre superfícies com tecidos e toalhitas sempre à mão para as outras xD

Dois chega bem, dois machos ou duas fêmes, tanto faz :)
alvespaula
Membro Júnior
Registado: sexta nov 05, 2010 6:19 pm

sexta nov 19, 2010 11:04 pm

Olá Joana,

em setembro adoptámos duas fêmeas adultas de uma loja de animais e uma delas vinha grávida. Teve 8 crias no dia 27 de setembro: 1 menina e 7 meninos. Resolvemos ficar com a menina e dar para adopção os meninos. Já conseguimos dar 1 menino a alguém que já tem ratazanas mas os restantes estão sem perspectiva de lar (tinha 2 pessoas interessadas que desistiram).

Não os quisemos dar à loja onde fomos buscar as fêmeas porque elas não foram manuseadas e por isso são umas verdadeiras pestes. Simplesmente não queríamos que acontecesse com os bebés o que aconteceu com elas. Além disso vinham da loja com pulgas...

Não somos criadores, nada disto foi planeado, mas dedicamos muito tempo aos bebés.
São soltos 2 vezes ao dia: 3 horas de manhã e 1 hora à tarde. E as raparigas são soltas à noite durante 5/6 horas.
Cada um tem a sua personalidade e já os reconhecemos pelo comportamento. São sociáveis, dóceis, meigos e super-beijoqueiros. Mas tenho aqui um, que é o mais medroso de todos, que apesar de vir comer à mão não me faz festa como os irmãos: isola-se um bocadinho quando os outros estão em cima de mim a morderem-me os cabelos ou a darem-me beijinhos ou quando brinco com eles. Cheguei à conclusão que, apesar de terem sido todos manuseados desde recém-nascidos, a personalidade prevalece.
Em relação aos xixis é-nos difícil ter os olhos em cima de todos mas reparei que quando brincam ás lutas urinam-se.

Uma das raparigas adultas, a texuga, é uma verdadeira porcalhona e faz xixi e cocó num cantinho aqui do quarto e atrás da secretária do computador. Tenho 3 caixinhas de litter dispostas em pontos estratégicos mas a pilantra gosta é de fazer xixi nos cantinhos. Já a nina, a outra adulta, usa as caixinhas de litter que estão espalhadas e nunca a apanhei a fazer xixi ou cocó fora. Ás vezes acontece elas assustarem-se com alguma coisa e soltarem um xixi ou um cocó.
Mesmo com a porcalhona da texuga a fazer as necessidades onde quer foi sempre no chão. Nunca fizeram em cima das camas ou da mesa.

Como temos diariamente 9 ratazanas soltas limpamos o chão de 2 em 2 dias, ás vezes de 3 em 3, depende do caos, mas é varrido diariamente.

Isto tudo para te dizer que se quiseres adoptar 1 par dos meninos que aqui tenho ficaria eternamente agradecida. A gaiola já está a ficar pequena para tantos rapazes e eles merecem alguém que lhes dê muito amor e carinho.

Neste link podes ver as fotos deles:http://www.mundodosanimais.com/foruns/a ... as-lisboa/

Obrigada,
Paula
joana_boris
Membro Veterano

sábado nov 20, 2010 10:52 am

Muito obrigada a todos pelas respostas, de facto fiquei muito mais esclarecida.
Acho que vou, portanto, adoptar duas femeas a um criador e ainda pequeninas. Assim evito as marcações e posso escolher as mais doceis e sociaveis.
Paula, a sua história deixou-me preocupada, e de certeza que não vou comprar numa loja, depois do que dise, vou adoptar pelo criador e vou querer compra-las ainda em pequeninas, para as poder tornar mais sociaveis.
Infelizmente, como disse, netem memento não tenho condições para as ter, vivo com os meus pais e nenhum deles (especialmente o meu pai) é fã de bichinhos como estes.
Para o ano vou viver sozinha e, se verificar que tenho condições e disponibilidade irei ponderar adquirir um par delas. Por isso não posso aceitar os seus meninos, com grande pena minha :(. Pode sempre tentar por anuncios no olx, etc. ou procurar uma loja que lhe inspire maior confiança para as por...

Ttenho mais uma pergunta, já vi que as ratazanas precisam de muito espaço para se exercitarem e trepar. Posso construir uma gaiola para elas? Tenho duas gailas de pássaros grandes (de papagaios) e estava a pensar personaliza-las com andares, escadas, tuneis, etc. para as ratazanas. Acham que esta é a melhor opção, ou comprar uma na loja serve melhor o proposito?

Edi: Paula, fui ver as fotos das ratazanas e são lindas, parabéns :D
marianamar
Membro Veterano

sábado nov 20, 2010 11:52 am

Provavelmente as da alvespaula ainda fazem necessidades cá fora por serem pequeninas... os meus rapazes felizmente só mesmo xixis, a não ser que se assustem muito com algo :P

Sim Joana, é possível fazer isso na boa. A minha gaiola foi feita assim. O único cuidado extra que tenho além da limpeza semanal é passar uma toalhita ou papel higiénico pelo nível de cima diariamente, é o mais usado ;)
Convém no entanto que tenha portas bem grandes. Preferia que a porta da minha fosse muito maior, mas como há mais duas pequenas laterais, lá se safa.

Também convém, ao acrescentar os níveis, pensar no circuito que vão fazer a subir e descer, para os colocar de maneira a que seja difícil cair.

Esta foto é muito velha mas dá pra ilustrar o que quero dizer, com os níveis colocados alternadamente.
http://lh6.ggpht.com/_M_iXOudMMMQ/SuILg ... G_4061.JPG

Esta é mais recente.
http://lh5.ggpht.com/_M_iXOudMMMQ/TOe1a ... G_5415.JPG
joana_boris
Membro Veterano

sábado nov 20, 2010 12:26 pm

olá marianamar. As minhas gaiolas são um pouco mais baixas, mas pelo que vi, não utilizas a altura toda da tua. Inicialmente pensei construir os niveis em madeira, por questões de estética, mas agora que penso niss, o plastico é muito mais higienico.
As minhas têm três portyas um pouco maiores que essa. É preciso bastante força para as abrir e fechar, espero qe elas não consigam, até porque tenho medo que o meu Bosques se atire a elas, caso elas saiam (apesar de ele ser um paz de alma, nunca é de confiar), sei que se estiverem comigo ele não lhes faz mal, mas sozinhos... talvez o melhor seja por um cadeado?

Estive a ver algumas fotos na internet, e adorei aquelas ratazanas cinzentas claras (em cães e gatos chama-se azul, não sei se nos roedores também é assim :lol: ) e com uns orelhões grande e redondos. Não percebo nada da genética delas. Estas aqui são fáceis e encontrar?
marianamar
Membro Veterano

sábado nov 20, 2010 5:16 pm

Pois, não uso a altura toda porque tenho medo que caiam!... Claro que trepam as grades até ao topo, mas lá está, trepam, bem agarrados, não andam aos saltinhos e pinotes naquela altura toda xD

Sim a madeira ía acabar por absorver a urina... os meus níveis são tabuleiros de escorredor de pratos de cozinha, furados e presos com arame (ocultando bem as pontas para não se magoarem) ou com braçadeiras.

Em princípio não serão capazes de abrir a porta, se é uma questão de força. Quando se abre através de um engenho o caso pode ser outro, há ratazanas que aprendem a abrir e aí é meter um pequeno embude :)

Pela discrição pareces falar da cor blue, com orelhas dumbo.
Sim existem em Portugal (digo assim porque nem todas as cores existem aqui ainda), mas se há ou não de momento é um questão de sorte. Podes ir falando com criadores para te guardar um blue quando surgir numa ninhada.

Mas sobre isso da cor há muito a ver :)
http://www.afrma.org/fancyrm.htm
alvespaula
Membro Júnior

sábado nov 20, 2010 6:36 pm

marianamar Escreveu:
Em princípio não serão capazes de abrir a porta, se é uma questão de força. Quando se abre através de um engenho o caso pode ser outro, há ratazanas que aprendem a abrir e aí é meter um pequeno embude :)
a nossa nina, a que foi mãe, consegue abrir a gaiola seja a porta lateral ou a de cima. tivemos de encostar a porta lateral à parede e a de cima é "trancada".
alvespaula
Membro Júnior

sábado nov 20, 2010 6:48 pm

joana_boris Escreveu: Paula, a sua história deixou-me preocupada, e de certeza que não vou comprar numa loja, depois do que dise, vou adoptar pelo criador e vou querer compra-las ainda em pequeninas, para as poder tornar mais sociaveis.
Infelizmente, como disse, netem memento não tenho condições para as ter, vivo com os meus pais e nenhum deles (especialmente o meu pai) é fã de bichinhos como estes.
Para o ano vou viver sozinha e, se verificar que tenho condições e disponibilidade irei ponderar adquirir um par delas. Por isso não posso aceitar os seus meninos, com grande pena minha :(. Pode sempre tentar por anuncios no olx, etc. ou procurar uma loja que lhe inspire maior confiança para as por...

Edi: Paula, fui ver as fotos das ratazanas e são lindas, parabéns :D
Infelizmente, as pessoas que trabalham naquela loja não percebem nada de ratazanas. Eu quando as fui buscar encarei aquilo mais como um salvamento do que uma adopção (nem sequer estavam à venda, queriam apenas livrar-se delas). E ficaram lá 3 machos já com 1 ano... que me partiu o coração porque não podia trazer todos para casa. Consegues imaginar? Tinham nascido na loja... há um ano ali enfiados sem contacto humano!!!

Eu já pus alguns anúncios na internet... não perdi a esperança.

Desejo-te boa sorte para o ano e que encontres uns super bebés que te derretam o coração.

Paula
marianamar
Membro Veterano

sábado nov 20, 2010 7:08 pm

alvespaula Escreveu:
Infelizmente, as pessoas que trabalham naquela loja não percebem nada de ratazanas. Eu quando as fui buscar encarei aquilo mais como um salvamento do que uma adopção (nem sequer estavam à venda, queriam apenas livrar-se delas).
Paula
Quando comecei pela primeira vez à procura de ratz em lojas respondiam-me que aquilo não eram ratazanas, mas cobaias ou ratos de laboratório. Quando as corrigia insistiam comigo em como não eram ratazanas. Arre burrice.

Já me aconteceu duas vezes chegar a lojas, pedir comida para ratazanas e perguntarem-me se quero veneno -_-
alvespaula
Membro Júnior

sábado nov 20, 2010 7:21 pm

marianamar Escreveu:
Quando comecei pela primeira vez à procura de ratz em lojas respondiam-me que aquilo não eram ratazanas, mas cobaias ou ratos de laboratório. Quando as corrigia insistiam comigo em como não eram ratazanas. Arre burrice.

Já me aconteceu duas vezes chegar a lojas, pedir comida para ratazanas e perguntarem-me se quero veneno -_-
desde aquele dia que boicoto aquela loja...

felizmente, abriu ao fundo da minha rua uma loja de animais cujos donos são extremamente prestáveis: encomendam-me a mistura para ratazanas e as sacas de 25L de litter. E também me deixam escolher no catálogo os brinquedos para eles roerem... :D
joana_boris
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 11:35 am

Já fui ver o site que a mariaa me mostrou e estou completamente deliciada, são todas tão giras!

Já fi a várias lojas perguntar se tinham e em todas me responderam o mesmo: "não, credo, a cauda faz-nos impressão", ou então "nem pensar, cheiram muito mal" :roll: ´Já agora, cheiram assim tão mal? É que nessas lojas, por norma têm coelhos, hamsters, porquinhos da india, etc., cheiram pior do que esses? OU é só a ignoancia?

Paula, será que nessa loja nova que abriu não lhe aceitam os pequenotes? Se tem confiança, seria uma boa opção a experimentar.

Edit: Estive a ver as fotos no site e fiquei apaixonada pelas silver blue e silver fawn, algém aqui me pode dizer se existem em Portugal? :oops:
alvespaula
Membro Júnior

domingo nov 21, 2010 3:57 pm

joana_boris Escreveu: Já fi a várias lojas perguntar se tinham e em todas me responderam o mesmo: "não, credo, a cauda faz-nos impressão", ou então "nem pensar, cheiram muito mal" :roll: ´Já agora, cheiram assim tão mal? É que nessas lojas, por norma têm coelhos, hamsters, porquinhos da india, etc., cheiram pior do que esses? OU é só a ignoancia?

Paula, será que nessa loja nova que abriu não lhe aceitam os pequenotes? Se tem confiança, seria uma boa opção a experimentar.
isso dos cheiros não te posso esclarecer porque não faço a mínima ideia como cheiram os coelhos ou os porquinhos ou os hamsters...

como as gaiolas onde tenho as minhas ratazanas são provisórias, são demasiado pequenas para tantos, são limpas todos os dias.
as raparigas não cheiram mal... cheiram ao cheiro delas....
os rapazes como são bebés, e como já te tinha dito em cima que urinavam quando brincavam ás lutas, volta e meia há um ou outro que cheira a xixi...
acho que também vai depender do litter que uses na gaiola...

em relação à loja nova era demasiado bom para ser perfeito... infelizmente, a dona tem pavor de roedores pelo que não lhes prestaria a devida atenção diária que necessitam e voltaríamos ao mesmo: sem manuseamento ficariam demasiado medrosos.

ainda não perdi a esperança que apareça alguém interessado (na verdade ontem apareceu um senhor mas não é certo...)
marianamar
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 6:45 pm

As ratazanas não cheiram a practicamente nada :P
A gaiola suja sim, pode cheirar mal! Eu pessoalmente só começo a sentir o cheiro uma semana certinha depois de limpar. Limpo uma vez por semana.

Num outro fórum havia uma base de dados de ratazanas domésticas criado pela Búzio, que dava para ter uma idea das cores que haviam... mas já está na altura de ser actualizada, porque entretanto já temos mais, como os rex ;)

http://www.mundodosanimais.com/foruns/m ... ratazanas/
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

segunda nov 22, 2010 4:53 pm

Aqui tens uma imagem da minha gaiola, atençao eu tenho 2 chinchilas, mas para o teu caso axo que tb serve a maneira como coloquei as parteleiras, eu coloquei escadas em todos os niveis que no meu caso elas particamente nao utilizam.
Assim sempre ficas com uma idea como pode dispor as parteleiras.

Imagem
Responder

Voltar para “Exóticos”