Ajuda na escolha da raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fmgomes
Registado: terça nov 23, 2010 8:34 am

terça nov 23, 2010 8:45 am

Bom dia

Sei que já é um tópico bastante debatido, mas não encontrei resposta a algumas das minhas pelo que vinha aqui pedir a vossa ajuda. Após bastante meditação sobre ter ou não um cão, decidimos arranjar um 'companheiro' novo lá para casa, coisa que os meus filhos pediam à bastante tempo (tenho 3 filhos, entre os 8 e os 16 anos). Tenho um espaço exterior (quintal / jardim / pátio) com pouco mais de 200m2. Já avaliei algumas hipóteses, uma das que me parecia mais adequada seria o boxer (embora a minha filha não goste muito do seu ar 'mal disposto'). Houve também a sugestão do Spitz Alemão, embora eu me pareça (e confesso que conheço pouco) que essa raça seja mais adequada para viver dentro de casa (tal como outras sugestões que nos deram, como o Shi Tzu, etc.). Podem dar uma ajuda na escolha? Como tenho pouca experiência com cães, gostaria de um que não fosse muito difícil de educar.

Desde já agradeço!

Fernando
dolphy
Membro
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

terça nov 23, 2010 11:19 am

Bom dia,

Depende sempre um pouco de vários factores:
- se é para guarda do espaço
- se é fundamentalmente para companhia
- se tem sempre pessoas em casa
....

Já tive várias raças, sempre para exterior da habitação.
Neste momento tenho uma rafeira do alentejo, que recomendo e um bullmastiff.
Esta última raça é muito mais dedicada aos donos e por isso precisa sempre da presença de alguém.

Ambos são tidos como bons guardas. Ela é, ele espero que seja, pois ainda tem só 9 meses.

Cumps
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

terça nov 23, 2010 12:13 pm

<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça nov 23, 2010 12:14 pm

Eu advogo um SRD, vulgo rafeiro. Há tantos e tão lindos, abandonados e a precisar de donos...

Uns serão bons guardas, outros nem por isso, mas todos têm uma coisa em comum: são dedicados até à morte a quem os salva do abandono, e também são uns companheirões para as crianças.

E se optar por um jovem adulto ou um adolescente, não terá surpresas quanto ao carácter. E na sua generalidade também são muito saudáveis e resistentes.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
NunoNunes
Membro
Registado: terça set 28, 2010 7:35 pm

terça nov 23, 2010 1:55 pm

E se optar por um jovem adulto ou um adolescente, não terá surpresas quanto ao carácter.
Acho bem as pessoas adoptarem cães, mas não concordo com a frase dita, pois uma das coisas más destes cães é não sabermos o seu carácter, o seu verdadeiro temperamento.
Os cães de raça existem para que as pessoas possam escolher, qual se adequa mais a si.
chino
Membro
Registado: quinta set 02, 2010 1:17 pm

terça nov 23, 2010 2:00 pm

NunoNunes Escreveu:
E se optar por um jovem adulto ou um adolescente, não terá surpresas quanto ao carácter.
Acho bem as pessoas adoptarem cães, mas não concordo com a frase dita, pois uma das coisas más destes cães é não sabermos o seu carácter, o seu verdadeiro temperamento.
Os cães de raça existem para que as pessoas possam escolher, qual se adequa mais a si.
A Lulu não se estava a referir a saber o carácter por ser um SRD mas sim por ser jovem adulto... :wink:
NunoNunes
Membro
Registado: terça set 28, 2010 7:35 pm

terça nov 23, 2010 2:12 pm

Mesmo assim. No canil são uma coisa, em casa são outra e no futuro nunca se sabe.
Não sou contra SRD! Gosto de todo o tipo de cães e animais. Merecem todo o amor e vida quanto os de raça.
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

terça nov 23, 2010 2:16 pm

E porque não um West-Highland-White Terrier, são muito alegres vivaços embora seja um animal pequeno è considerado um animal de guarda, aguenta bem no quintal em adulto claro , o shih-tzu se é para quintal não aconselho por causa do pelo, outro muito alegre é o Spitz mas não é animal de quintal mas dá-se muito bem com crianças..

Boa sorte na escolha do cachorro :)

Unha
fmgomes
Registado: terça nov 23, 2010 8:34 am

terça nov 23, 2010 5:41 pm

Obrigado pela ajuda! Respondendo a algumas das perguntas:

O cão poderá ser de guarda / alarme, não é essa a principal razão para o ter, é mais um 'já agora', até porque ficando a habitar no espaço que circunda a casa dá sempre alguma segurança extra. Mas a razão da adopção é fundamentalmente para companhia.

Não tenho sempre gente em casa, pelo que o cão poderá ter que passar algumas partes do dia sozinho

O meu receio de ter um SRD é fundamentalmente a minha 'inexperiência' como dono :D No entanto estou disponivel para mudar de opinião, aliás já tinha pensado mesmo nessa solução, apenas fiquei com duvidas porque penso que se adoptar um SRD ainda cachorro não vou ter a minima ideia das suas tendencias futuras, e se o adoptar já mais crescido não sei se será mais dificil a adaptação de parte a parte. Por outro lado é uma pena não aproveitar a decisão de ter um cão para dar abrigo a um dos muitos existentes nos vários centros de acolhimento, canis, etc.

Fernando
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

terça nov 23, 2010 5:49 pm

ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

terça nov 23, 2010 9:13 pm

NunoNunes Escreveu:
O que o nuno diz está mais do que provado. Se quer ter boas garantias de que vai ter um cao obdiente, adquirir um cao do canil, por mais que me custe dizer, é um tiro no escuro. Ou consegue um que tenha passado por poucos traumas ( antes dos 3 meses) ou entao pode ter problemas
LuluB
Membro Veterano

terça nov 23, 2010 10:02 pm

ovcharka Escreveu:
NunoNunes Escreveu:
O que o nuno diz está mais do que provado. Se quer ter boas garantias de que vai ter um cao obdiente, adquirir um cao do canil, por mais que me custe dizer, é um tiro no escuro. Ou consegue um que tenha passado por poucos traumas ( antes dos 3 meses) ou entao pode ter problemas
Eu nunca cesso de me espantar com a quantidade de lugares-comuns que se debitam orgulhosamente por estas páginas fora... :roll: E são precisamente estas coisas que fazem reagir contra o fanatismo por raças.

Cão é sempre cão, quer tenha um pedigree do tamanho de um braço, quer seja o mais puro rafeiro abandonado que por aí apareça. O convívio que os humanos lhe dão, o amor, o carinho e acima de tudo a educação que se lhe dá, é que fazem de todos eles os companheiros que queremos e desejamos.

Que um desgraçado de um rafeiro que tenha andado meses ou anos ao deus-dará e a apanhar pancada de todos os bípedes que encontrou se mostre desconfiado, tímido, medroso ou até mesmo agressivo, é um facto que se verifica vezes demais - mas deve-se ao comportamento dos humanos para com ele, e não a nenhuma característica inerente à não-raça.

Ao mesmo, os cães de raça com LOP e cheios de pergaminhos e garantias não são inexoravelmente iguais como duas gotas de água nem apresentam todos sem excepção um carácter plano e sem defeitos. Ao lado de um boxer encantador e cheio de bom feitio, por exemplo, encontra-se frequentemente um irmão de raça, e até de ninhada, torcido, tímido, desconfiado, mesmo agressivo. E isto vale para todas as raças. Chamem-lhe o que quiserem, atavismo, regressão, seja o que for. Acontece, e quando se leva um cachorro de raça para casa também não se sabe o que se leva. Há mais probabilidades de ser um cão-padrão, mas também pode não vir a sê-lo.

Com um rafeiro, dá-se exactamente a mesma coisa. O que acontece quando se adopta um tirando-o de uma má e sofredora vida num canil ou na rua para lhe dar aquilo que todos os cães, sem excepção, precisam - um lar -, o que se verifica (e há centenas e milhares de casos que o provam) é que o animal fica tão reconhecido e apega-se tanto aos donos que depressa faz esquecer a sua falta de pergaminhos.

Para finalizar, em parte nenhuma eu recomendei ao fmgomes que fosse buscar um a um canil de abate, cheio de traumas e de doenças físicas e taras. Há muito cão para adoptar que já está devidamente tratado e estudado, do qual já se conhece o carácter e o comportamento. Para um dono em primeira viagem e sem fixação na raça A ou B, este seria o melhor caminho.

Continuo a defender os SRD por serem os desgraçados abandonados vilipendiados e perseguidos que são. Mas isso não me leva a anatemizar os cães de raça, que, coitados, não têm culpa nenhuma dos preconceitos dos humanos. Portanto, façam o favor de me respeitar as escolhas, tal como eu respeito as vossas.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça nov 23, 2010 10:12 pm

É uma tristeza que os canis estejam cheios mas se alguém quer um cão de raça e se precisa de algo especifico, não é um rafeiro que serve.

E a escolher um rafeiro, eu pessoalmente nunca iria a um canil, preferia um animal em FAT, já socializado e já sem mazelas, porque os cães do canil muitas vezes chegam a casa e ficam gravemente doentes, ou levam bastante tempo a adaptar-se, fogem.

Quando se tem crianças em casa é bom pensar bem antes de ir buscar um animal que pode ter sarna, tinha, etc.

Um cão em FAT já fez a quarentena, já se sabe como se comporta em casa e já se sabe do seu temperamento, coisa que num canil, duvido muito que alguém possa garantir dado que os animais estão aterrorizados e stressados.

Boxer é uma boa opção, eu tenho em contra apenas que a esperança média de vida é curta .
LuluB
Membro Veterano

terça nov 23, 2010 10:15 pm

moslie Escreveu:É uma tristeza que os canis estejam cheios mas se alguém quer um cão de raça e se precisa de algo especifico, não é um rafeiro que serve.

E a escolher um rafeiro, eu pessoalmente nunca iria a um canil, preferia um animal em FAT, já socializado e já sem mazelas, porque os cães do canil muitas vezes chegam a casa e ficam gravemente doentes, ou levam bastante tempo a adaptar-se, fogem.

Quando se tem crianças em casa é bom pensar bem antes de ir buscar um animal que pode ter sarna, tinha, etc.

Um cão em FAT já fez a quarentena, já se sabe como se comporta em casa e já se sabe do seu temperamento, coisa que num canil, duvido muito que alguém possa garantir dado que os animais estão aterrorizados e stressados.

Boxer é uma boa opção, eu tenho em contra apenas que a esperança média de vida é curta .
Acabei de escrever isso mesmo, ainda bem que me dá razão.
<p>&nbsp;</p>
horsepower
Membro
Registado: sábado nov 13, 2010 3:57 pm

terça nov 23, 2010 10:25 pm

fmgomes Escreveu:Obrigado pela ajuda! Respondendo a algumas das perguntas:

O cão poderá ser de guarda / alarme, não é essa a principal razão para o ter, é mais um 'já agora', até porque ficando a habitar no espaço que circunda a casa dá sempre alguma segurança extra. Mas a razão da adopção é fundamentalmente para companhia.

Fernando
A parte do "já agora" espero que tenha consciência que com a conjuntura actual os ladrões vão começar a andar armados e com tiro...xau Boxer, Spitz, ou mesmo SRD... :|
Responder

Voltar para “Cães”