Gato gordo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta nov 24, 2010 6:13 pm

Mary, eles engordam pela continuidade de maus habitos alimentarem aleanados com a falta de exercicio, podes acabar com a que tens sem qualquer problema e a quantidade que ela está habituada a comer.
Eu optei por dar logo a ração de esterilizados assim que eles foram operados, fui misturando com a que tinha para eles não estranharem e exporadicamente de 3 em 3 meses dou-lhes um saco de uma ração normal que gostem só para não enjoarem sempre a mesma, mas a dosagem é sempre a mesma de todos os dias.
Eles também são novinhos e faltam-se de correr e pular 8)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta nov 24, 2010 6:43 pm

Mary83 Escreveu:
pathelen Escreveu:Pois... eu faria como a Catrules :)

Não gosto de gatos gordos, e nenhuma das minhas gatas é gorda, nem a Rita que já tem 2 anos e ainda não come ração para esterilizados... mas se elas comem a ração diária e quando eu me vou deitar elas não tiverem lá nada... eu ponho mais um pouco... :wink:

Gatos têm hábitos nocturnos e de noite gostam de comer... era uma maldade não terem lá nada para petiscar!
Ora aqui está a minha dúvida... eu castrei a minha Tita há uma semana e meia, estava-lhe a dar RC Kitten 36, como ela só tem 6 meses, mas agora disseram-me para ter cuidado que ela vai engordar muito, mas ela é tão linda assim, não a queria ver roliça tipo a Popota :|
Como ainda tenho um pouco de ração, continuo a dar-lhe da mesma, umas 60gr por dia (tal como indica na embalagem), mas depois de acabar estava a pensar mudar para a de gatos esterilizados :roll:
Pessoalmente nunca dei alimentação para gatos castrados, nem daria, mais uma minhoquice. A minha gata mais velha foi a que engordou demais, mas já estava com 16 anos e não me preocupei. Fora ela, todos mantiveram a elegância. Arranjei duas cadelas que se encarregaram de controlar o exercicio deles. Corre para cá, corre para lá. Pula para o alto, foge daqui, foge dali. O exercicio é fundamental.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta nov 24, 2010 8:59 pm

Eu tenho comida à discrição, Renal, porque tenho uma gata com insuficiência renal. Depois, quando apanho essa gata distraída, dou aos outros ração para gatos esterilizados, uma vez que o estão. Não me parece que seja uma minhoquice, uma vez que é necessário ir adaptando a alimentação à idade, ao estado de saúde do gato, à circunstância de serem castrados ou não...

Com isto, tenho gatos que são gordos e outros que não são, sendo que todos dispõem das mesmas áreas cá em casa. Acho que acontece é como as pessoas: não só têm metabolismos diferentes como comportamentos diferentes -- uns são mais activos, outros menos. E depende também da estrutura: se um gato de constituição mais pequena e outro maior têm ambos 6 kgs, não é bem a mesma coisa.

Perante tudo isto, o veterinário, que conhece o animal e a sua situação, dir-lhe-á se o gato está gordo ou não, e o que deverá fazer caso esteja.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quarta nov 24, 2010 9:06 pm

99smiles Escreveu:
catrules Escreveu:Eu como adoro os gatitos mais para o roliço (não obesos, claro) se visse que ele não comia a ração tod,a optaria por complementar a alimentação dele com a humida.
Não posso fazer isso Sónia. No dia que ele achar que pode fazer fita e não comer a seca em detrimento da humida tou lixada.
Humida, só mesmo como miminho 1 vez por semana, senão ele deixa de comer a seca.
Foram 2 meses a obriga-lo a comer a seca e largar a humida. Cheguei a sentar-me no chão e a enfiar-lhe as bolinhas da ração seca na boca até ele as engolir. Fiz o desmame da humida durante quase 2 meses, como era bebezinho (3 meses), permiti andar com a historia do coitadinho não come e lá ia misturando a humida com a seca. Passodo 2 meses retirei a humida de vez. Eu chegava a noite a casa nos 1ºs dias e a tigela estava praticamente na mesma. Com medo que lhe desse alguma fraqueza lá lhe enfiava a ração na boca, mas tb não lhe dava nenhuma da húmida. Ele lá desistiu e lá se convenceu que tinha de comer aquela e pronto.
Pedi tudo o que era amostras de rações, ele experimentou de tudo. A Hills foi a que comia melhor na altura.
Agora já come bem a seca, a dosagem diária fica lá toda disponivel e eles vão comendo durante o dia mas fica sempre um bocadinho para o dia seguinte.
Ai o Jimmy é "fiteiro"? Mas ele come mais alguma coisa para além de ração? Eu aos meus de vez em quando dou-lhes peixe, ou frango, ou peru, ou atum o Suki é louco por fruta pede sempre agora experimentou romã e adorou a bem dizer eles comem que se fartam :roll:
S&oacute;nia
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

quarta nov 24, 2010 10:22 pm

Tassebem Escreveu:Eu tenho comida à discrição, Renal, porque tenho uma gata com insuficiência renal. Depois, quando apanho essa gata distraída, dou aos outros ração para gatos esterilizados, uma vez que o estão. Não me parece que seja uma minhoquice, uma vez que é necessário ir adaptando a alimentação à idade, ao estado de saúde do gato, à circunstância de serem castrados ou não...
Concordo e questiono se por essa ordem de ideias então rações para problemas específicos, como a Renal ou Urinary, também serão inúteis? Sinceramente não me parece :wink:!

Duas das minhas gatas fizeram a transição para ração para gatos castrados logo após a castração.
Não esquecer que a castração pode ser considerada um factor de risco que pode predispôr um gato à obesidade.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta nov 24, 2010 10:37 pm

a alice voltou a engordar imenso, o que não é nada bom. tenho andado a controlar-lhe a ração mas ela finta-me. esconde-se na casa de banho e come a ração renal da rita :roll:
99smiles
Membro Veterano

quinta nov 25, 2010 10:33 am

catrules Escreveu:Ai o Jimmy é "fiteiro"? Mas ele come mais alguma coisa para além de ração? Eu aos meus de vez em quando dou-lhes peixe, ou frango, ou peru, ou atum o Suki é louco por fruta pede sempre agora experimentou romã e adorou a bem dizer eles comem que se fartam :roll:
Fiteiro é o apelido dele LOL Dou-lhes só a latinha de schesir 1 vez por semana, mais nada! Comida nossa não lhe tocam. Tentei uma vez dar-lhes uma rodelinha de cenoura, mas o meu namorado entra logo em stress de estar a dar comida nossa com medo que eles fiquem doentes ou indespostos (mariquices a mais, mas pronto!) É da forma que eles também não chateiam a hora da refeição ou quando estou a cozinhar com pedinchices.
O Jimmy só se manifesta quando abro latas de atum, mia que se desunha, mas acaba por se calar quando vê que coloco as latas vazias no lixo e não lhe dei :lol:
E dou-lhes normalmente os miminhos da wiskas, aqueles dentabits, mas tb não é 4 biscoitinhos minusculos que os vão alimentar :D
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quinta nov 25, 2010 12:32 pm

O metabolismo, quantidade e tipo de comida e a actividade energética têm muita importância na obesidade.

Tenho duas gatas, mãe e filha com 6 e 4 anos, ambas esterilizadas. Mãe toda enxutinha, nem precisava de ração light, filha toda gordalhufa. Comem a mesma comida light, à disposição (uma coisa seria na minha casa outra é na dos meus pais e é chover no molhado dizer certas coisas à minha mãe como dar várias vezes ao dia). Não noto que uma coma muito mais que a outra, nem que uma se mexe muito mais que a outra mas pronto, são mesmo assim. Xaninha no ponto e Luna gorducha.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta nov 25, 2010 1:37 pm

A minha opinião sobre rações é definitivamente diferente e aposto sempre em bastante comida natural, pelo que nem vou concordar ou discordar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

quinta nov 25, 2010 7:51 pm

Obrigado pela preocupação. Vou ao vet então a idade ele tem uns 6 meses e deve ter uns 6 Kg, eu não sou entendido em raças de gatos, e este ficou comigo porque ele estava debaixo do meu carro e para não o pisar veio comigo. Mas não é de certeza um Europeu comum pois a cabeça dele é bastante grande e muito diferente dos vadios e tem muito pêlo, mas tambem não é persa.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta nov 25, 2010 8:34 pm

grande, cabeçudo e peludo... deve ter aí genes de Maine Coon ou Bosques da Noruega. Pelo peso e idade, apostaria em Maine Coon. Daqueles que eu chamo "dos chineses", por terem um grande conjunto de características de uma determinada raça, mas serem rafeiros. 8) :lol: Ainda assim, 6 quilos para 6 meses, sejam quais forem os genes... é badochita, o felino! :wink: Suponho que rações light estejam fora de questão, o "miúdo" está em crescimento... :? portanto... exercício, muito, e consulta de nutrição! :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
99smiles
Membro Veterano

quinta nov 25, 2010 8:56 pm

6 meses com 6kg?? Bolas que até disse uma asneira feia :lol: :lol:
Isso não é um gato é um leão bebe juba :lol: :lol: :lol:
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

quinta nov 25, 2010 9:27 pm

:lol:

Bolas, confesso que desta não estava à espera :o!

Subscrevo a opinião da Chamarrita acrescentando só :arrow: vet o mais rápido possível :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Responder

Voltar para “Gatos”